| 
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Benedita terá verba publicitária 
    de R$ 3,4 milhõesSegundo revelou à Janela o novo Secretário 
    de Comunicação do Governo do Rio, Chico Júnior, as 5 
    agências do Estado — Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni FCB e Internad 
    — terão uma verba publicitária de R$ 3,4 milhões, valor 
    referente ao que sobrou do Governo Garotinho, para trabalhar a comunicação 
    da fase de Benedita da Silva no poder, nos próximos 3 meses: "É 
    o que teremos para a propaganda institucional do Governo, pois a propaganda 
    não pode passar do dia 6 de julho, segundo a lei eleitoral", explica 
    Chico Júnior.
 Agências cariocas se preparam para o EBAPCaio Valli, presidente da Abap-Rio e 
    vice-presidente da Artplan, está convocando os donos de agências 
    cariocas para um almoço no próximo dia 15 de maio, às 
    12:30h, no Hotel Sofitel, para um debate sobre a posição do 
    setor sobre os temas a ser discutidos no 5º EBAP-Encontro Brasileiro de 
    Agências de Publicidade, que acontecerá em Belo Horizonte, entre 
    os dias 27 e 29 de maio.
 Durante o almoço, também serão definidas as comissões 
    das quais os publicitários cariocas participarão. Estas são 
    as 8 disponíveis:
 
    Relações com Agências-Anunciantes: 
      abordará a participação em concorrências governamentais 
      e da iniciativa privada, além de campanhas especulativas e acordo 
      entre agências.Relações com Agências-Veículos: 
      discutirá a comercialização das novas mídias, 
      a nova metodologia de pesquisa, o relacionamento comercial e as Normas-Padrão, 
      a presença do capital internacional nos veículos e o "cerco" 
      dos bureaus de mídia ao mercado brasileiro.Ativação do Mercado Publicitário: 
      debaterá sobre a recessão e as oportunidades oferecidas pelas 
      crises e a importância das campanhas de valorização 
      de marcas.Defesa das Normas-Padrão da Atividade 
      Publicitária: O que falta acontecer para que o acordo de agências, 
      anunciantes e veículos seja acatado efetivamente pelo mercado?Defesa de Liberdade de Expressão Comercial: 
      Falará sobre as ameaças à liberdade de anunciar e a 
      criação do fórum permanente de defesa de liberdade 
      de expressão comercial.Relações Governamentais: Sobre 
      a emenda à lei 8666, a representação em Brasília 
      e a regionalização das verbas federaisAssuntos Administrativos e Financeiros: terá sob o seu guarda-chuva 
      assuntos como remuneração, rentabilidade, taxas, e os aspectos 
      legais e econômicos das licitações e concorrências.
Assuntos Regionais: terá como pauta o 
      enxugamento dos mercados regionais, a presença de multinacionais 
      e as relações agências-governos estaduais e municipais. Segundo Caio Valli (Artplan), presidente do capítulo 
    carioca da ABAP, o convite para os associados será gratuito, mas as 
    agências não associadas terão de pagar R$ 60,00. As inscrições 
    devem ser feitas através da secretária-executiva da Abap-Rio, 
    Laura Rocha, pelos telefones (21) 2552-0496 ou 2551-7849. DPZ-Rio ganha conta da CamelO escritório carioca da DPZ é 
    o novo dono da conta da Camel, atendida anteriormente pela agência paulista 
    Issa Design. Segundo Camilla Oliveira, diretora de atendimento da conta da 
    Souza Cruz, a mudança ocorreu por força de um "alinhamento, 
    já que temos as contas do Carlton, Hollywood, Souza Cruz institucional, 
    entre outras". Para assumir a supervisão de atendimento da Camel, a 
    agência contratou a publicitária Flava Vianna, que tem passagens 
    pela Shell e Thompson-Rio.
 A primeira ação para o novo cliente será o 'Camel Conections', 
    evento fechado para convidados, que estréia em Belo Horizonte, e depois 
    segue, ao longo do ano, para São Paulo, Porto Alegre e Rio. Camila 
    revelou que a estratégia é "trabalhar o ponto de venda como 
    ponto de experiência, oferecendo interatividade e possibilitando o contato 
    mais próximo do consumidor com o marca, de forma a trazer diferenciação 
    no ponto de venda". Ela acrescentou ainda que "também faz parte da 
    nossa estratégia criar eventos fechados para convidados, maiores de 
    18 anos e fumantes".
 CCRJ encerra hoje inscrições de 
    prêmioTerminam hoje as inscrições 
    para o 1º Prêmio CCRJ de Propaganda. O objetivo do concurso é 
    incentivar os alunos de publicidade e recém formados, que não 
    estão no mercado, a criar um anúncio divulgando a cidade como 
    um bom lugar para se fazer negócios. Os 23 vencedores ganharão 
    estágios no departamento de criação das agências 
    cariocas.
 Álvaro Rodrigues, redator da Giovanni FCB responsável pelo prêmio, 
    avisa que as inscrições feitas pelos Correios serão aceitas 
    desde que o material seja postado até esta sexta-feira. Qualquer dúvida, 
    os interessados devem entrar em contato com Igor (CCRJ) através dos 
    números (21) 2221-5859 ou 2242-9857.
 Conar sai da briga entre 100% e NeoGamaA novela mexicana sobre as campanhas 
    parodiadas da Telelistas (criada pela 100%) e da concorrente Listel (criada 
    pela NeoGama) chegou ao final. O Conselho de Auto-Regulamentação 
    Publicitária chegou a conclusão de que não tem condições 
    de julgar a favor ou contra nenhuma das duas agências. Segundo o diretor-presidente 
    de operações da 100%, Juan Vicente, o Conar alegou que "as datas 
    de veiculação das campanhas são muito próximas: 
    colocamos na mídia no dia 28 de outubro, enquanto a NeoGama veiculou 
    dia 10 de novembro". Isso quer dizer que ambas as agências têm 
    a liberdade de usar a frase 'Quem Procura Acha Aqui', "deixando ao bom senso 
    de cada empresa a tarefa de não confundir o consumidor", explica Juan, 
    que não pretende veicular mais tal campanha, a menos que seja uma decisão 
    da empresa:
 - Fomos prejudicados por conta do Conar ter liberado as duas campanhas sem 
    ter dado prazo para a 100% dar início a produção do filme, 
    enquanto o comercial da Listel já estava sendo veiculado em várias 
    praças. A Telelistas, como líder de mercado, não tem 
    o menor interesse em repetir o argumento de quem não é líder. 
    É bom não sermos confundidos com a Listel.
 Novas contas
 Juan Vicente conta que ele e seu sócio 
    Gustavo Bastos no momento estão mais envolvidos com as duas novas contas 
    em sua carteira de clientes - TG3 Consultoria Empresarial e Maikai, rede de 
    lojas de tênis e material esportivo. A TG3 já terá campanha 
    na Gazeta Mercantil na próxima semana, e a Maikai, entra no Dia das 
    Mães na Veja Rio.
  Terra 
    Mobile mostra seus diferenciais em campanha A Ad/Hoc-Rio está lançando 
    a campanha do Terra Mobile no mercado do sul, num primeiro momento e, em breve, 
    deve trazê-la para Rio e São Paulo.
 Segundo André Pedroso, diretor de criação da agência, 
    os 5 anúncios "apresentam para o consumidor os diversos serviços 
    do Terra Mobile para personalizar o celular, desde toques musicais diferenciados, 
    ícones até serviços de informação de economia, 
    esporte e lazer". O anúncio destaca que o produto é perfeito 
    para quem gosta de ícones.
 O esforço também conta com ações em rádio 
    e ponto de venda. A criação é de André Pedroso, 
    David Tabalipa, Marcelo Conde e José Luis Vaz (atual NBS), com direção 
    de criação de André Pedroso. A fotografia é de 
    Duda Carvalho.
 Proview faz festa de 15 anos e contrata diretor 
    fixoA produtora de filmes carioca Proview 
    está completando 15 anos de vida este mês. Para comemorar, promove 
    dia 29 de abril um "festão", como revelou à Janela o diretor-presidente 
    Sérgio Horovitz. A festa de debutante será na boate Baronete 
    (ex-Hippo), em Ipanema, a partir das 20:00h, e contará com a presença 
    de profissionais do mercado publicitário.
 A grande novidade é o convite. As agências, produtoras e empresas 
    começarão a receber no final desta semana um kit com uma camiseta 
    com velcro e 150 letrinhas. Isto porque os convidados terão que criar 
    frases para colar em suas camisetas a fim de concorrer à prêmios. 
    O publicitário dono da frase mais criativa ganhará uma viagem 
    Rio-Cannes-Rio e 2 profissionais de empresas que tiverem as melhores idéias 
    receberão, cada um deles, um DVD player.
 Nova estratégia
 Também em comemoração aos seus 15 anos, a Proview decidiu 
    contratar um diretor de filmes fixo. A produtora passará a vender como 
    diretor principal Duda Vaisman, que era free-lancer, e dirigia muitos comerciais 
    para a TV Zero. Segundo Horovitz, "uma produtora com diretor fixo é 
    mais fácil de fechar negócios, já que Duda vai participar 
    de todo o processo criativo junto com a criação, fazendo com 
    que o job tenha uma única cara".
  Carioca 
    traz falas típicas da publicitários em anúncios do Festival 
    Português A Comunicação Carioca acaba 
    de criar anúncios para o 3º Festival Internacional de Publicidade em 
    Língua Portuguesa, que acontecerá em Figueira da Foz, em Portugal, 
    entre os dias 16 e 18 de maio. As duas peças mostram falas típicas 
    do dia-a-dia das agências de publicidade na boca de pessoas comuns. 
    Em uma delas, um juiz de futebol anula um gol "chupado" porque "já 
    viu um igualzinho". No final, a frase - 'O Festival vai ser tão exigente 
    quanto o mercado'.
 No outro anúncio, uma senhora observa o netinho, mas comenta que se 
    a filha e o genro virassem a noite dava para ter feito um filho melhor, e 
    assina 'O Festival vai ser tão exigente quanto seu diretor de criação'. 
    A criação é de Adriano Matos e Bruno de Almeida, sob 
    direção de criação de Silvio Lachtermacher.
 MKTMIX* PARABÉNS PARA VOCÊ - 
    A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
 19/04, sexta-feira: Eduardo Corrêa (diretor de arte), Kiko Fiore 
    (Diretor Presidente da Fiore);
 20/04, sábado: João Carlos Olivieri (Agência3), 
    Maria "Dinha" Abraços (Supervisora de Contas da DPZ);
 21/04, domingo: Carlos Paiva (Diretor da Zohar), Marcelo Amarante (VP 
    Operações da Scope), Marcelo Lages Bittencourt (Diretor de Criação 
    da ID&A), Otto Pajunk (Diretor de Mídia da Artplan), Wesley Marine 
    (Diretor Presidente da WM&S);
 22/04, segunda-feira: Márcia Aguiar (Gerente de Contas da Fischer 
    América Rio);
 23/04, terça-feira: Marcelo Araripe, Alessandro Thomazini (Atendimento 
    da Aquarela);
 24/04, quarta-feira: Paola Mirandola, Lilian June (Gerente de Mídia 
    da Fischer América Rio);
 25/04, quinta-feira: Ângelo Ferrari (Diretor da Agência3);
 * LARES REFEITOS - Passado o rompimento da sociedade na produtora Atmosfera 
    do produtor Mário Nakamura com o diretor Líbero Saporetti, cada 
    um já encontrou seu caminho. Enquanto este fecha exclusividade com 
    Sérgio Cardoso, na produtora Armazém de Filmes, Naka se associa 
    à Mister Magoo Filmes, do produtor Ney Torres, que, numa coincidência 
    curiosa, é ex-sócio de Cardoso. Nakamura leva para o staff da 
    Magoo os diretores de filmes Stella Rizzo e Marcos Felipe Delfino.
 * ELEIÇÃO - O Grupo de Mídia do Rio abre processo 
    eleitoral para a escolha de sua nova diretoria no final desse mês. O 
    presidente Luiz Fernando Novaes (DPZ) e grande parte da diretoria atual irão 
    se candidatar à reeleição. Como nos últimos anos 
    o cargo tem sido alternado entre ele e o outro grande batalhador pela mídia 
    carioca, Antônio Jorge Pinheiro, é muito provável que 
    a reeleição seja fato consumado.
 * MAMA ÁFRICA - Os criadores das campanhas publicitárias 
    que conquistarem os grandes prêmios nas categorias Turismo e Ecologia 
    no XI FIPTUR (Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia) 
    serão premiados com duas passagens aéreas para a exótica 
    África do Sul, oferecidas pela SAA- South African Airways. À 
    cada agência premiada caberá definir qual dos criativos terá 
    a sorte grande. As inscrições para o XI FIPTUR-- estão 
    abertas até o dia 10 de maio e podem ser feitas através do site 
    www.fiptur.com.br. 
    O evento acontecerá nos dia 15, 16 e 17 de maio no Sofitel Rio.
 * COMUNICAÇÃO - Ivandel Godinho (InPress Porter Novelli) 
    assumiu a 2ª Vice-presidência da ABRACOM-Associação Brasileira 
    das Agências de Comunicação, criada esta semana para reunir 
    empresas de relações públicas e assessoria de imprensa. 
    O presidente é João Rodarte, da CDN - Cia de Notícias).
 * NOVA GERAÇÃO - Com investimento de R$16 milhões, 
    a Telefônica Celular já está oferecendo seus aparelhos 
    da Geração 2,5G, por enquanto voltada para quem precisa de Internet 
    no celular. A empresa estima que 12% da sua base de clientes utilizarão 
    a nova tecnologia até o fim de 2003.
 * EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista 
    Juliana Bertrand.
 Reforços da Semana
  100%Propaganda 
    (RJ) - Contratou Anita Linetzky (foto 
    à esquerda) para a coordenação do atendimento nacional 
    da Telelistas Brasil. Anita acumula passagens pela Provarejo, Contemporânea, 
    Lintas, Doctor, entre outras. Age (SP) - Claudia Giunta Bohçali (ex-Loducca, DPZ e Almap) 
    entra como supervisora de planejamento.
 Datamidia,FCBi (SP) - Contratou Eliane Parras para reforçar 
    o grupo que atende a Nívea. A profissional já atuou na Cidade 
    Internet, Submarino, Mandic e Ogilvy & Mather.
 DM9DDB (SP) - Chegam à agência o redator Fabio Victoria 
    e o diretor de arte Felipe Cama. Ambos deixam a Salles D'Arcy.
 F/Nazca (SP) - Entram mais quatro profissionais para trabalhar com 
    o Hipermercado Extra. Os redatores Hermes Zambini (ex-Grey, Thompson e Futura) 
    e Mariana Youssef (ex-Ogilvy e Guimarães), o assistente de arte Ricardo 
    Prado (ex-Master, Leo Burnett e Salles) e a executiva de contas Marcela Calfat 
    (ex-DM9).
 Fallon (SP) - Contratou Paulo Diehl como novo diretor de arte. O criativo 
    já trabalhou na DM9DDB, e, em Madri, na Young & Rubicam e na Cathedral.
 Giovanni FCB (DF) - Promoveu o redator Humberto Junqueira (ex-Publicis/D&M, 
    Oficina de Criação, Ratto Propaganda e Club Comunicação) 
    à direção de criação da agência em 
    Brasília. Seguindo o novo formato no departamento de criação 
    iniciado no Rio, que excluiu as duplas de criação, Junqueira 
    será responsável por um grupo de 8 criativos.
 Integrada (RS) - A agência gaúcha contratou Letícia 
    Rosa (ex-Martins+Andrade e Upper) como nova diretora de arte.
 NeoGama (SP) - Contratou para o atendimento Joana Tikhomiroff, que 
    já trabalhou na Leo Burnett de São Paulo e na McCann de Nova 
    York. Atuará no grupo de Paulo Celso Freitas, atendendo as contas de 
    Mitsubishi e Eletropaulo.
 O Dia (RJ) - Mário Reis, que vinha atuando como superintendente 
    das rádios FM O Dia e MPB FM assumiu o Departamento de Marketing de 
    todo o Grupo O Dia, no lugar de Fernando Pinheiro, que agora está na 
    Band, em São Paulo.
 Player Filmes (SP) - Tatiana Shibuya e Rodrigo Pedreira deixam a sociedade 
    da Showlivre Company para montar a Player Filmes, uma produtora on e off line.
 Script (RJ) - O redator Fabio Seidl (ex-Fischer e Cult) volta à 
    agência depois de 3 meses em que esteve no projeto da nova agência 
    de Gláucio Binder (Binder).
 |