Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
André Barros assume publicidade de Benedita
O novo secretário de Comunicação
do Governo do Estado do Rio, Chico Júnior, já definiu o nome
da pessoa que será a intermediária entre as agências de
publicidade e o Governo Benedita. Assume a Subsecretaria de Publicidade, o
publicitário André Luiz Barros, que já atuou na Internad
(umas das agências do atual Governo), mas trabalhava até então
como free-lancer. Mesmo tendo tomado posse esta semana, a equipe da nova Secretaria
de Comunicação de Benedita já fez reuniões com
todas as agências que atendem o Governo — Agência3, Artplan,
DPZ, Giovanni e Internad, mas a verba destinada à publicidade ainda
está por ser definida por Chico Júnior, dentro da redistribuição
anunciada pela Janela na última semana, para contemplar veículos
comunitários através da criação da Subsecretaria
de Comunicação Popular:
|
Chico Júnior anuncia André Barros para publicidade de Benedita. |
GM-Rio aprova
A nova estratégia do Governo recebeu
a aprovação do presidente do Grupo de Mídia do Rio, Luiz
Fernando Novaes, que também é diretor de mídia do escritório
carioca da DPZ:
— Tecnicamente é difícil de avaliar, já que esses veículos
comunitários não disponibilizam seus resultados, mas teoricamente
acho que é a melhor solução para entrar com pertinência
nas comunidades carentes ambientado nesse conteúdo bem local.
Novaes acredita que a estratégia é coerente com a postura do
PT:
— O compromisso do partido é com as bases, com os trabalhadores. Faz
sentido essa população ter um apoio maior do que vinha tendo.
Será importante para a comunidade e para o próprio partido.
Usando a mídia comunitária, a Benedita conseguirá cobrir
a população como um todo.
Perguntado pela Janela, disse ainda que "esse apoio especial à mídia
comunitária não irá prejudicar a atuação
em mídia convencional, até porque o valor do investimento em
comunidades carentes é bem menor".
Marketing Promocional se reorganiza no Rio
Dezenove empresas de promoções
de marketing, eventos e design promocional sediadas no Rio resolveram se unir
para ativar o capítulo carioca da Associação de Marketing
Promocional (AMPRO-Rio), dando à entidade um novo foco, voltado para
a representação das empresas do ponto de vista de negócios,
no mesmo modelo adotado pela Abap para as agências de publicidade.
A novidade foi anunciada esta quarta-feira com a primeira reunião do
grupo durante café da manhã no Garcia e Rodrigues, no Leblon,
pelo presidente da Associação, Marcio Ehrlich (diretor da Dinâmica
Promoções), e pelos diretores das empresas envolvidas: Animus,
Bel & Lia, Dia Design, Dinâmica, Dream Factory, Fagga, Harmonia,
Hartmann, KMB, Mercado, Millenn, Multinational, New Business, PB, Planning,
Promo Office, Tátil, XL e W/Up. "A Ampro-Rio terá como foco
debater as necessidades das empresas cariocas de Marketing Promocional, dentro
de um negócio que em países de economia mais competitiva chega
a superar os 50% dos investimentos em comunicação de marketing
das empresas anunciantes", explicou Ehrlich.
Prioridades
As primeiras metas da AMPRO-Rio serão
definir um padrão de apresentação de propostas em concorrências
e, paralelamente, adequar a cobrança do ISS às empresas de promoção.
A questão da necessidade de chegar a um formato de apresentação
em concorrências foi unânime, já que "irá permitir
que o cliente também tenha critérios de avaliação",
explicam os participantes do encontro.
Outro tema debatido foi a cobrança tributária para empresas
promocionais do Rio. "Incomoda pagar imposto sindical para o Sindicato das
Agências de Publicidade, enquanto a realidade da promoção
é diferente da propaganda", revela Ehrlich. "Vamos pleitear uma revisão
dos critérios junto da Secretaria Municipal de Fazenda", completou.
Casa da Criação compra Tyocoi
para atuar em promoção
A agência carioca Casa da Criação
acaba de comprar a Tyocoi, que atuava tanto como agência de publicidade
quanto em marketing promocional. O objetivo, explicou Noel de Simone, diretor
de planejamento da Casa da Criação, é aumentar o leque
de serviços de comunicação da agência, com a criação
de um braço específico para promoções e eventos.
Com a absorção, a Casa está incorporando à sua
carteira de clientes as contas publicitárias da BF Goodrich, marca
pertencente à Michelin, as Concessionárias Honda Rio Tokio e
a AACN — Associação de Apoio à Criança com Neoplasia
—, responsável pela única Casa Ronald Mc Donald e gestora do
tradicional evento Mc Dia Feliz no Rio.
As responsáveis pela operação da Tyocoi serão
Mirela Monteiro (atendimento), e para a criação e planejamento,
Rodrigo Valente e Eduardo Garretano, que começam na nova casa na próxima
segunda-feira (15).
— A aquisição surgiu da necessidade de nossa atuação
multidisciplinar através de empresas especializadas. De um tempo para
cá, começamos a observar a demanda pela prestação
de serviços na área de promoções e eventos. Escolhemos
a Tyocoi por termos uma sintonia de pensamento com eles, esclareceu de Simone.
Com a aquisição, o Grupo Casa da Criação passa
a ter cinco empresas em ramos diferenciados: HomeWebbing (webmarketing), Qualidéia
(design de embalagens), Zilli (database marketing), Tyocoi (promoção
e eventos) e Casa da Criação (agência de publicidade).
Diretores de arte posam em anúncios da
Pancrom
Para criar a nova campanha da empresa
de fotolito Pancrom, a G/Staff resolveu mostrar os diretores de arte como
pessoas extremamente desconfiadas, chamando para posar nos anúncios
três dos nomes mais conhecidos da atividade: Guilherme Jahara (Almap),
Bob Gueiros (Thompson) e Marcelo Giannini (G/Staff), que é um dos criadores
do trabalho. Na peça que traz Bob Gueiros, por exemplo, ele aparece
num bar conferindo com uma régua o marcador de doses que vem junto
do Whisky. Na assinatura a frase: "Pelo menos na Pancrom o Bob Gueiros confia".
No outro anúncio de Guilherme Jahara, ele confere embaixo da cama de
casal para ver se tem algum amante. E no último da série, Giannini
passa a mão na frente do rosto de um ceguinho que pede esmola para
ver se ele é realmente cego. As fotos são de Márcia Ramalho.
A criação é de Marcelo Giannini e Marcos Bassini.
Quixot ganha a conta de eventos do Clube Marapendi
Com 6 meses de vida, a produtora e agência
Quixot, formada por Marcio Nobre, Ricardo Leite e Tatiana Azevedo, acaba de
conquistar a conta do Clube Marapendi, na Barra da Tijuca, ficando responsável
pelo cronograma de eventos do cliente. Entretanto, a conta da Universidade
Veiga de Almeida, com sede no Clube, permanece com a agência Comunicação
Carioca.
Marcio Nobre explica que sua empresa se define como uma produtora de idéias,
já que recebe o briefing e executa o job, fazendo o trabalho de agência
e produtora ao mesmo tempo:
— Atendemos o cliente, elaboramos o conceito, e o executamos. Temos diretor
de rádio, cinema, evento, TV, programação visual e estamos
trazendo um redator e um diretor de arte. Cada um é responsável
pela sua área, desde o atendimento até a produção.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ —
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
12/04, sexta-feira: Geraldo Rocha Azevedo (Diretor Superintendente
da The Marketing Store), Fabrício Cannavezes (Atendimento da Aquarela),
Leonardo Pazzini (Assistente de Atendimento da Giovanni FCB);
13/04, sábado: Luis Eduardo Teixeira (Diretor de Arte Júnior
da Eco), Bruno Leitão (Atendimento da Agência3), Fábio
Mendonça (Redator da TV Globo — Div.propaganda);
14/04, domingo: Cyd Alvarez (Vice—Presidente Executivo da Propeg Rio),
Marcia Dias (Diretora de Atendimento da Contemporânea), Patrícia
Pimenta (Contato da Publicis.Norton);
15/04, segunda-feira: Murilo Continentino (Diretor de Atendimento da
Ícone), Oswalber Fernandes (McCann, Diretor de Atendimento), Carlos
André Eyer (Diretor de Arte da Giovanni FCB), Gel Alvarez (Gerente
de Contas da Ronson);
16/04, terça-feira: Luis Macedo, Adriane Costa (Coordenadora
de Mídia da Propeg Rio), Antônio Jorge Feijó (Gerente
de Marketing da Rádio Mania);
17/04, quarta-feira: Wilson Loureiro (diretor de arte), Luiz Redinger,
Luciano "Animal" Gaberel (Diretor de Arte da Fischer América Rio);
18/04, quinta-feira: Paulo Levier (Diretor Geral da Aquatro);
* TALENTO LIVRE — O premiado diretor de arte Marcelo Noronha, ex-diretor
de criação da Staff e responsável pela retomada criativa
da agência na separação da CP&F, deixou a equipe da
agência, agora sob o comando criativo de Marcelo Giannini. Noronha disse
à Janela que está ouvindo propostas, mas ainda não sabe
qual será sua próxima casa.
* AÇÃO GANHA — A rede de lojas varejista Puppy Calçados
passa a ser atendida pela agência carioca Ação, que contará
com verba anual de R$1,5 milhão. A Agência3 foi chamada a apresentar
proposta, mas, segundo seu diretor Théo Drummond, ao descobrir que
o cliente estava realizando concorrência, decidiu ficar de fora.
* AGÊNCIA 3 CONQUISTA — Por sua vez, a carioca Agência3 ganhou a conta da Gamatour, empresa de turismo rodoviário.
* NO PAINEL — Ronaldo Conde, vice—presidente de atendimento da Propeg
Rio, que embarcou na última semana para 20 dias de férias em
Londres e Paris, deixou gravada sua entrevista no novo programa da TV Record
— 'Painel Publicitário' — que irá ao ar dia 20 desse mês.
A atração estréia neste sábado (13), e contará
com o making of do novo filme criado pela Fischer América, e produzido
pela Tec Cine, com a apresentadora Ana Maria Braga para o Ponto Frio. A entrevista
com Marcos Silveira, presidente e diretor de criação da Doctor,
também será exibida no capítulo de estréia, conforme
Janela divulgou na semana passada.
* ACARAJÉ - Esta sexta-feira o colunista Marcio Ehrlich estará
em Salvador, Bahia, onde se realizará o julgamento dos Prêmios
Colunistas Bahia e Norte-Nordeste.
* EXPEDIENTE — A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
Ação Propaganda (RJ)
— Contratou o diretor de arte Marvio Arede (ex-Unlike), o redator Alexei Louzada
(ex-Zapt e Unlike), a executiva de contas Marianna Malafaia (que atuava no
Grupo de Pesquisas da Universidade Estácio de Sá) e Lina Pinheiro
(ex-Standart, Thompson, Almap e Ellan Garden) para assumir a recém
criada divisão de planejamento estratégico e atendimento à
contas institucionais.
Bates Brasil (SP) — Contratou Luis Fábio Freitas (ex-Talent,
DM9DDB e Leo Burnett) como gerente de mídia, e os planejadores Marcello
Bolla (ex-Leo Burnett e Loducca) e Cristhiane Lozano (ex-Leo Burnett).
Capitão Musical — Andréia Grinszpan fará o atendimento
da produtora de fonogramas no eixo Rio—São Paulo.
Colucci (SP) — Contratou Rose Ferraz (ex-Ogilvy) como diretora de criação.
Já Elvio Tieppo, do atendimento, foi promovido à diretor de
contas da agência.
DM9 (SP) — Voltam à agência o redator Fábio Victória
e o diretor de arte Felipe Cama, ambos deixam a Salles D'Arcy.
DPZ (SP) — Promoveu Kleber Fonseca (ex-Thompson e Salles) e Ricardo
Velloso (ex-Young & Rubicam e Pró Varejo) à diretores de
criação da unidade de varejo da agência. Os criativos
já trabalhavam como redator e diretor de arte, respectivamente.
EugenioWG (SP) — Para cuidar da recém criada área de
comunicação interativa, chega à agência Lilian
Reis, que acumula passagens pelo UOL, O Site e Starmedia. Será responsável
pelo desenvolvimento estratégico online para todos os clientes e, nesse
primeiro momento, estará envolvida em um projeto para a Gol Linhas
Aéreas.
Gabarito Propaganda (SP) — Contratou o diretor de Arte Gunnar Pacheco
(ex-Vettor Propaganda e Z+) e o diretor de criação Rúbio
Marin (ex-ACE e Account).
Giovanni FCB (RJ) — Contratou Cynthia Massote (ex-Telemig Celular)
como analista de planejamento. Atenderá todas as contas da agência,
junto com o diretor da área Álvaro Esteves.
Lowe Lintas (SP) — Contratou o redator Rodrigo Kallas e os diretores
de arte Sérgio Barros e Carlos Murad, todos vindos da Leo Burnett.
Lumina1 (SP) — A empresa de marketing de relacionamento contratou mais
um reforço para atender as contas de Telemig Celular e Amazônia
Celular: o publicitário Cléber Alucci (ex-Sunset Marketing Direto),
que assume a supervisão das contas.
McCann (SP) — O braço interativo da agência contratou
Suzana Cersósimo, diretora de arte multimídia, para sua equipe
de criação.
Ogilvy (SP) — Contratou o diretor de arte Danilo Janjacomo (ex-Colucci)
e a redatora Ana Clélia Quarto (ex- DPZ, Young & Rubicam e McCann
Erickson).
Young & Rubicam (SP) — Contratou Patricia Favaro, que deixa o cargo
de supervisora de mídia da Leo Burnett.
|
|
Campanha do Prêmio Colunistas veiculada na Janela. |
|