Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Governo Benedita terá Chico Júnior
na comunicação
A poucas horas da saída de Anthony
Garotinho do Governo do Rio, com a passagem ao cargo da vice-governadora Benedita
da Silva, o PT já prepara a nova fase da comunicação
oficial do estado, liberado pela cassação da liminar que o próprio
partido havia conseguido para suspender qualquer tipo de propaganda oficial
de Garotinho.
Com o início do Governo Benedita, também a Secretaria de Comunicação
do Estado sofrerá mudanças. Para o lugar do atual secretário-geral
Carlos Henrique "Peninha" Vasconcelos — que passa a atuar na campanha presidencial
do político campista — chega o jornalista Chico Júnior, que
já foi subsecretário do Governo de Moreira Franco, já
deu consultoria para Benedita, trabalhando inclusive na Vice-Governadoria,
além de ser amigo pessoal dela.
Chico deixa sua empresa CJD, de assessoria de imprensa, e leva para fazer
parte da equipe, como subsecretária, Salete Lisboa, que já trabalhou
no jornal O Dia e ultimamente atuava como assessora de imprensa de Benedita.
Fernando Pereira, que já faz parte da coordenadoria econômica,
continuará na equipe. Roberta Ferraz (ex-diretora de conteúdo
do site "Feminíssima", de Luiza Brunet e ex-editora de cultura e variedades
do jornal Extra), Regina Castro (ex-O Globo, Estadão e assessoria do
CIEE) e Jan Theófilo (ex-O Dia e no.com) também foram chamados
por Chico. Ainda não está definido, porém, o nome do
profissional que assumirá a Subsecretaria de Publicidade, apesar de
Chico ter convidado o publicitário Lula Vieira (V&S) para ser o
consultor de marketing institucional da Secretaria. "Só um profissional
do porte dele para nos ajudar nisso", explicou.
Retomada
O fim da suspensão da propaganda oficial
do Estado do Rio liberará as agências Agência3, Artplan,
DPZ, GiovanniFCB e Internad — escolhidas em concorrência para a conta
— para voltarem ao trabalho. Por força do contrato, elas prosseguirão
na função pelo menos até o final do atual governo, em
2003, mas isto não será problema para Júnior: "Possuo
um ótimo relacionamento com toda elas", garantiu o próximo secretário
de Comunicação do Rio. Ele revelou à Janela, porém,
que fará algumas mudanças estratégicas na comunicação
do Governo. Entre elas está a criação da Sub-Coordenadoria
de Comunicação Popular, já que "iremos dar um apoio especial
à rádios, TVs e jornais comunitários para atingir a população".
De acordo com ele, o Governo Benedita terá uma verba específica
para essas mídias.
Carioca aponta coincidência em peça
premiada em São Paulo
. |
Acima, a peça da Carioca. Abaixo,
a da Contexto.
|
. |
O redator da agência Comunicação
Carioca, Adriano Matos, autor do anúncio do show Rock na Praia, promovido
pela Rádio Cidade (ex-cliente da agência), premiado pelo CCRJ,
ABP, Festival de Gramado e finalista do Festival de Londres, enviou à
Janela um outro anúncio criado pela agência nordestina Contexto
para a 1ª Copa de Surf Music, que, segundo ele, "na pior das hipóteses
foi uma infeliz coincidência".
Segundo Adriano, que não deixou de declarar a sua insatisfação,
uma das provas que a Carioca criou primeiro que a Contexto é a data
que consta na peça, 8 de abril de 2001, enquanto a da Contexto foi
veiculada com a data de 26 a 28 de outubro de 2001.
Questionado pela Janela, Matos diz que a providência será divulgar
o fato para "proteger uma peça que é patrimônio do portfólio
da agência, mas também para defender a credibilidade da publicidade
carioca, já que o anúncio deles foi premiado e selecionado pela
Revista da Criação".
A peça da Carioca foi criada por Adriano Matos e Bruno de Almeida,
sob a direção de criação de Silvio Lachtermacher
e Sérgio de Paula.
100% conquista Magia dos Pés
A rede de calçados Magia dos Pés,
com 20 lojas no estado do Rio, acaba de entregar sua conta para a 100%Propaganda.
Depois de deixar a RV Comunicação, o cliente analisou algumas
agências para fazer a escolha. A 1ª ação será uma
campanha institucional no final desse mês para marcar o novo conceito
da marca. Em seguida, lançará uma campanha para o Dia das Mães,
e em seguida, para o Dia dos Pais, entre outras datas comemorativas - o foco
da Rede.
Casa da Criação conquista Newsweek
A carioca Casa da Criação
acaba de ganhar a conta da Newsweek, publicação com mais de
4 milhões de revistas em circulação e cerca de 10 milhões
leitores e presente em mais de 190 países. O objetivo da agência
é aumentar a base de assinantes da revista em 20% e fazer um trabalho
de prospecção e relacionamento junto ao mercado publicitário.
O cliente não possuía agência anteriormente.
Telefônica se antecipa a Oi e TIM e lança
a geração 2,5
A
Telefônica Celular está correndo para anunciar, nas próximas
semanas e antes do começo de vendas da Oi e da TIM, seus novos aparelhos
da geração 2,5, com a tecnologia 1XRTT. Toda a comunicação,
que está sendo criada pela Ad/Hoc, deverá evidenciar que o principal
benefício dessa nova tecnologia é o acesso à Internet
em alta velocidade, que passará de 14,4kbps para 144 Kbps. Mas para
isso, o usuário, que já é cliente da operadora, terá
que comprar um novo aparelho celular produzido especialmente para receber
a tecnologia 2,5G.
Essa é a 1ª estratégia da operadora com a chegada da concorrente
Telemar Oi, que nasce com a tecnologia GPRS (2ª geração e meia
da GSM) e que, mesmo sem ter produtos à venda, já está
na mídia procurando atrair o consumidor com a promoção
dos 31 anos de ligações gratuitas nos finais de semana, de Oi
para Oi.
Outra iniciativa da Telefônica esta semana foi envelopar um prédio
de 22 andares no Centro da Cidade (na Presidente Vargas, esquina com a Rio
Branco) com um painel de 2.800 m2 que nos próximos 2 meses
vai servir de suporte da campanha institucional da operadora, usando pela
primeira vez no Rio uma lona de cobertura de obra, como explica a gerente
de comunicação e publicidade da Telefônica Celular, Polika
Teixeira:
— Buscamos aliar uma das nossas principais vantagens competitivas, que é
a cobertura do maior número de localidades com a tecnologia digital,
à pertinência de utilizar uma lona de cobertura de obra como
mídia.
Já a concorrente ATL, através da sua assessora de imprensa Daniela
Camargo, diz que não tem intenção de sair, a curto prazo,
da tecnologia TDMA, considerada por muitos técnicos como superada.
Daniela explica: "A Oi e a TIM terão um tempo de maturação
até se tornarem concorrentes de fato, da mesma forma que a ATL demorou
um tempo específico para concorrer com a Telefônica". Assim,
conclui dizendo que "a ATL não traçará estratégias
direcionadas para a entrada das novas teles, mas continuará a lançar
planos e produtos novos, como o novo pré-pago ioiô e o Perfil
40".
Record lança programa de TV sobre publicidade
A TV Record do Rio estréia no
próximo dia 13, sábado, às 10:30h, o programa semanal
de 30' 'Painel Publicitário', voltado aos negócios de propaganda
e comunicação. Produzido pela MBW Marketing, será apresentado
pelo sócio da produtora, Márcio Pereira, e por Rubem Furtado,
sócio da empresa de mídia exterior Perfil Propaganda.
Essa 1ª edição terá reportagens com o making of de campanhas,
entrevista com Marcos Silveira (presidente e diretor de criação
da agência carioca Doctor), bloco com informações sobre
eventos e cursos ligados à área, além de explicações
sobre os termos publicitários. Segundo Pedro Lucínio, produtor
e diretor do programa, "o Painel Publicitário terá o foco no
profissional, diferente do programa do Lula Vieira (presidente de criação
da V&S) na TVE, que é focado no produto (prêmios, festivais
etc.)".
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
05/04, sexta-feira: Álvaro Ceciliano Filho (Diretor de Comunicações
da Sindicato dos Publicitários), Amilcar Comette (Diretor de Novos
Negócios da Roberto Bahiense);
06/04, sábado: Fernando Rocha (VP de Criação da
Carioca);
07/04, domingo: Daniela Neiva (Supervisora de Atendimento da Zapt),
Mara Ferrari (Diretora da Ml2 Design);
08/04, segunda-feira: Alex Periscinotto, Luciana Chatel (Coordenadora
de Mídia da Z+G Grey), Carmen Castello Branco (Diretora de Mídia
da Ad Hoc Young & Rubicam);
10/04, quarta-feira: Darlene Furtado (Supervisora de Atendimento da
Salles D'Arcy), Bruno Pinaud (Redator), Lincoln Moreira Pires (Diretor de
Arte da Tática);
11/04, quinta-feira: Diler Trindade, Fernanda Cordovil, Silvia Machado
(Diretora de Mídia da Contemporânea), Jair Barcellos (Coordenador
de Mídia da Doctor), Márcios Lee (Diretor de Criação
da Unlike);
* CONQUISTA - A multinacional de transporte marítimo e comércio
exterior Lachmann entregou sua conta para a carioca Agência3. O cliente,
que já foi conta da Contemporânea, será atendido pela
V.P. de atendimento Luciana Vasconi.
* HONORÁVEL OLIVETTO - Washington Olivetto foi convidado por
Andrew Jaffe, do Clio, para ser o "Honored Chairman" do Festival. A W/Brasil
é a única agência sul-americana que já foi premiada
com GP no Clio. Este ano, a 43ª edição acontece em Miami Beach,
no Loews Hotel, de 20 a 22 de maio.
* WEB-CRM - A agência paulista de marketing de relacionamento
Datamidia,FCBI será a responsável pela construção
e gestão da plataforma de CRM analítico do cliente.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
5.6 (SP)
- A produtora de filmes contratou Tina Ramos para sua equipe de atendimento.
Tina, que deixou o RTV da DM9, já atuou na J. Walter Thompson, Young
& Rubicam e Lux Filmes.
Account Publicidade (SP) - Contratou a diretora de arte Mônica
Yuri (ex-WGA, de Ribeirão Preto).
CaliaAssumpção (RJ) - Trouxe de Salvador o redator Marcelo
Lima, que atuava na agência Leiaute.
Datamidia,FCBi (SP) - Contratou Rui Piranda para a vice-presidência
de criação da agência de marketing de relacionamento,
no cargo deixado por Fernando Guimarães. Piranda era diretor de criação
da Draft Worldwide, além de já ter atuado nas agências
Direct & Ogilvy and Mather e Publiccitá.
EugênioWG (SP) - Contratou os diretores de criação
Alexis Leiria e Cláudio Freire, que ficarão sob o comando de
Marcos Pamplona, sócio-responsável pela área criativa
da agência. Alexis já atuou na sulista Vox e na Publicis de Portugal.
Cláudio já trabalhou em agências do sul como Opusmultipla
e Mercer Comunicação.
F/Nazca (SP) - Contratou Renata Salles (ex-Grupo Total e Brahma) e
Douglas Nascimento (ex-MA Comunicação) como executivos de conta
Senior, para integrar equipe que atende a BDU (Brand Developement Unit) Brahma.
Giovanni FCB (SP) - Contratou a redatora Caroline Define (ex-W/Brasil,
AlmapBBDO e Lew Lara) para fazer dupla com o diretor de arte Bob Kincey. Também
chegam à agência o diretor de arte Cristiano Neves (ex-W/Brasil
e F/Nazca) e o redator André Godoi (ex-BatesBrasil). Cristiano e André
formarão uma trinca de criação com o diretor de arte
Marcelo Pallotta. 01/04/2002
Grottera.com (SP) - Contratou Fernando Diniz (ex-Giusti Comunicação,
do grupo Loducca) para a gerência do departamento de planejamento.
Loducca (SP) - Contratou o redator Marcus Meirelles, que já
trabalhou na Caio Domingues, Staff (atual G|Staff), Artplan, Fischer América
e Salles D'Arcy.
MundoMedia (SP) - Essio Floridi deixa a direção de mídia
da Thompson Digital para assumir a diretoria comercial da MundoMedia, empresa
de soluções para publicidade online.
Publicis.Norton Brasil - Hughes Cavelan é o novo CFO (Chief
Financial Officer) da agência. Substitui Eduardo Daher, que passará
a gerenciar outros projetos da Publicis.
Souza Aranha (SP) - A agência de promoções
contratou Fabrisia Daniela Kuntz (ex-Ogilvy One) para o cargo de gerente de
atendimento.
Sun-MRM (SP) - A empresa especializada em mala-direta contratou o diretor
de CRM Luis Machado (ex-Rapp Collins).
Young & Rubicam (SP) - Após 2 anos à frente do atendimento,
o vice-presidente Celso Forster (ex-JWT, Publicis.Norton e DM9) se desliga
da agência para tocar novos projetos. Agora, o departamento será
dividido em 2 grupos comandados pelos diretores Valéria Ordonhez e
André Silveira.
|