Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Doctor brinda Saúde como primeira conquista
federal
A Agência Nacional de Saúde
Suplementar, vinculada ao Ministério da Saúde, notificou a carioca
Doctor que ela foi a vencedora da licitação pela sua conta publicitária,
com 98,2 pontos. Mesmo a Publicis.Norton tendo vencido na Proposta de Preços,
a Doctor — melhor na avaliação técnica — aceitou baixar
as suas condições para igualar ao daquela agência e foi
considerada a vencedora da conta.
Na disputa dos preços, a Doctor havia oferecido um desconto de 10%
sobre os custos internos da tabela do Sindicato das Agências do Distrito
Federal, além de uma comissão de produção de 15%
sobre trabalhos veiculados e de 10% sobre não veiculados. Na proposta
da Publicis.Norton, o desconto sobre os custos internos havia sido de 50%,
com 10% para a comissão de produção de material veiculado
e 5% nos demais. A Engenho Novo teria aceitado, segundo sua proposta, 50%
de desconto na tabela do Sindicato, 10% na produção de material
de veiculação e 8% para os demais. Quanto à Agnelo, o
desconto nos custos internos chegou a 70%, com taxa de produção
de 12% para ambos os casos.
Esta foi a primeira vez que a Doctor ganhou uma conta do Governo Federal.
A agência superou a Publicis.Norton, que chegou a 95,4 pontos e a baiana
Engenho Novo, com 79,4 pontos. A paulista Agnelo Pacheco, segundo a Comissão
de Licitação, presidida por Tânia Viegas, não atingiu
a pontuação mínima, com 62,9 pontos.
Na concorrência da ANSS, as agências Artplan, Carioca, Fischer
América e V&S, do Rio, e a RC, de Belo Horizonte, chegaram a ser
aprovadas no processo de pré-qualificação, mas não
se interessaram em apresentar propostas.
Abracomp define o júri do Prêmio
Colunistas no Rio
A
Abracomp está anunciando a lista de jurados do 21º Prêmio
Colunistas Rio de Janeiro, cujo julgamento ocorre em abril: Armando
Ferrentini (Editora Referência), Elisa
Araújo (Blue Bus), Cláudia
Penteado (Advertising Age), Jomar
Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcello
Queiroz (Propaganda & Marketing), Marcio
Ehrlich (Janela Publicitária) e Nelson
Vasconcelos (O Globo).
As inscrições para o prêmio foram prorrogadas até
esta segunda-feira, 1º de abril e as informações podem ser conseguidas
com Joana Aguiar, na Dinâmica Promoções, pelo telefone
(21) 2537-8180 ou no site www.colunistas.com.
Semana Internacional de Criação
começa a definir palestrantes
A Semana Internacional de Criação
Publicitária, que acontece entre os dias 8 e 12 de abril simultaneamente
no Rio e em São Paulo, já tem alguns palestrantes definidos.
Já está certa a presença de Chris Wall, diretor de criação
da Ogilvy; Richard Rosen, presidente da Rosen/Brown Direct; e Milka Pogliani
- diretora de criação da McCann em Milão). Os encontros
acontecerão na sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde
podem ser comprados os ingressos, através do telefone 2292-2000. Estudantes
pagam R$ 60,00 e profissionais R$ 120,00.
Agências confirmam encontro nacional em
maio
A Associação Brasileira
das Agências de Publicidade (ABAP) e a Federação Nacional
das Agências de Propaganda (FENAPRO) realizam entre os dias 27 e 29
de maio, em Belo Horizonte, no Ouro Minas Palace Hotel, o 5º Encontro Brasileiro
de Agências de Publicidade, o 5º EBAP. O tema do evento será
'Repensando o Nosso Negócio', quando serão debatidos assuntos
como concorrência, licitações, ativação
do mercado, liberdade de expressão comercial e o modelo brasileiro
das agências de publicidade.
O Encontro contará com palestrantes internacionais como Jacques Séguéla
e Brendan Ryan, presidente da FCB Worldwide e chairman do board da Associação
Americana de Agências de Publicidade (AAAA). As inscrições
poderão ser feitas em www.abap.com.br
e custam R$ 700 para as agências associadas e R$ 800 para os não
associados.
Aviz fecha Aquatro e cria nova sociedade
Luiz Aviz, sócio-diretor da agência
carioca Aquatro, está se unindo a RDC e a Foto Design para criar uma
nova agência, que irá atuar sob o nome Grupo Comunicação.
Além de minimizar custos, o objetivo é, segundo Aviz, "levar
a minha experiência com agência, na área de mídia,
somado a uma empresa de produção gráfica (RDC) e a outra
especializada em imagem e fotografia (Foto Design)".
A nova agência terá escritório em Ipanema (Rua Visconde
de Pirajá, 433/10º andar), cuja inauguração está
prevista para meados de abril.
Clima da Atmosfera muda com o fim da sociedade
A produtora Atmosfera terá que
mudar de nome por conta do acordo de rompimento da sociedade entre Mário
Nakamura e Líbero Saporetti.
O novo nome da produtora que Nakamura criará será anunciado
em breve. No momento, ele está vendendo o Marcos Felipe, como diretor
fixo, e Adilsinho como free-lancer.
O diretor de filmes Líbero, por sua vez, anda conversando com algumas
produtoras como Yes, CaradeCão, Academia de Filmes e Armazém
de Filmes, mas, por enquanto, está atuando como free-lancer. Agora
está finalizando uma campanha de 5 filmes pelo Armazém para
o Ministério da Saúde.
Ponto Frio lança promoção
para a Copa do Mundo
Na
última 2ª feira (25), Ana Maria voltou ao estúdio da produtora
carioca Tec Cine para gravar mais 4 filmes do Ponto Frio. Criada pela Fischer
América Rio, a nova campanha anuncia a mais recente promoção
da rede de eletrodomésticos, intitulada 'A copa na sua casa'. Nas compras
acima de R$ 30,00 o cliente concorre a prêmios instantâneos e
pode ganhar um Kit Torcedor para assistir à Copa em casa, composto
por DVD com Home Theatre, TV 29", microondas, refrigerador, despertador, 10
sacos de pipoca, 24 latas de cerveja, 24 latas de refrigerante, 11 camisetas,
11 cornetas, 11 porta-latas e 11 chapéus. Ana Maria assina a campanha
dizendo 'Ponto Frio faz o melhor por mim e por você'.
A criação é de José Christão, Marcos Flor,
Benjamim Nazareth, Andréa Lima, Jorge Gomes, Eduardo Machado, Moacyr
Marques, Ana França e Fabiano Pinheiro, sob direção de
Manoel Zanzoti. A produção é da Tec Cine, dirigida por
Ronaldo Uzeda. A aprovação do cliente foi de Marise Araújo
(diretora de marketing e vendas) e Márcia Aguiar (diretora de Comunicação).
Pasquale empresta credibilidade para Nationwide
Marítima
Com
verba de R$ 2,5 milhões, a Nationwide Marítima, seguradora de
vida e previdência que atua há 70 anos e possui 16 milhões
de clientes no mundo, estréia dia 1º de abril sua nova campanha, composta
por mídia impressa e 6 filmes de 30", produzidos pela CaradeCão.
O esforço terá como garoto-propaganda o Professor Pasquale e
segundo o diretor de marketing, Sérgio Coelho, a escolha aconteceu
por conta "da sua credibilidade ser extremamente elevada. Todos têm
alguma coisa para aprender com ele".
Os filmes mostram personagens em momentos do cotidiano fazendo gestos com
as mãos para retratar a logomarca da empresa, que finaliza com a assinatura
'Valorizando sua vida'. "O próprio logo já ilustra o nosso foco,
o cliente, o centro das nossas atenções", comenta Sérgio.
Durante 6 meses os comerciais serão veiculados nos intervalos do telejornal
'Em Cima da Hora', do canal pago GloboNews. Pela 1ª vez a seção
'A Semana', da revista IstoÉ, terá patrocínio através
de vinhetas da Nationwide.
A criação é da agência Estratégica em conjunto
com o marketing da seguradora. Os filmes tiveram a direção de
Juarez Precioso.
Twister Filmes estréia com promoção
do Lance!
A equipe da Twister Filmes, novo braço
da Twister Studio criado mês passado, gravou esta semana no Maracanã
sua 1ª produção para o mercado publicitário: um comercial
de 30" para o diário esportivo Lance!, cliente da agência carioca
Script. O filme faz parte da campanha de lançamento de uma promoção
que dará como prêmio a camisa oficial da seleção
brasileira na Copa. A garota-propaganda é a atriz e modelo Suzana Werner,
dirigida pela paulista Ana Sardinha, que também faz sua estréia
no mercado publicitário do Rio.
A veiculação da campanha começa em 4 de abril e abrangerá
todas as emissoras de TV aberta. Pela agência, a criação
é de Rodolfo Barreto e Marcelo Lobo, com direção de criação
de Ricardo Real.
Petroflex escolhe sua primeira agência
A carioca Scalla conquistou a conta de
uma das maiores indústrias de plásticos do Brasil, a Petroflex,
que pela 1ª vez contará com uma agência de publicidade. Os primeiros
jobs para o cliente são a modernização da marca, a programação
visual das instalações, e a criação de uma campanha,
prevista para 2ª quinzena de abril, para comemorar 10 anos de privatização,
dentro dos seus 40 anos de vida. O atendimento está a cargo de Paulo
Fontes e Patrícia Nashimura.
Bob's entra na briga do Cheddar
O
Bob's está colocando no mercado seu Big Cheddar, para concorrer com
o Cheddar Mc Melt, e a Contemporânea é quem anuncia a chegada
da novidade. O filme, que estreou esta semana no Rio e em São Paulo,
aposta no visual para mostrar a composição do novo sanduíche,
que será oferecido nas opções carne ou frango. O lançamento
do Big Cheddar faz parte das comemorações de 50 anos da rede
de lanchonetes, que se completam em junho.
A campanha também conta com materiais de ponto de venda. A criação
é de José Guilherme Vereza e Alicia Osborne, com direção
de criação de Mauro Matos e José Guilherme Vereza. A
produtora do filme é a Movie & Art, que teve direção
de Luis Crispino, e o som é da Beat Carioca. A aprovação
do cliente foi de Peter Vader e Marcelle Mari.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
29/03, sexta-feira: Antônio Luis Hamdan (Diretor da Studio H),
Suzana Cardoso (Diretora de Atendimento da Concreta);
30/03, sábado: Acúrcio R.Oliveira (Diretor Presidente
da Monitor Mercantil), Igor Broseghini, Ney Leandro de Castro, Andrea Borges
Martins (Diretora de Arte da Elan Garden), Karina Rei (Atendimento da Imagina);
31/03, domingo: Gilda Antoniazzi (Tv Globo - Div.propaganda), João
Daniel Tikhomiroff (Diretor da Jodaf), Oswaldo Gonçalves (Diretor de
Operações da Braumar);
02/04, terça-feira: Álvaro Resende (Presidente da RC),
Andréa Marangoni (Executiva de Contas da Mix Marketing), Vitor Masset
Borges (Diretor de Arte da Ronson), Adriano Matos (Redator da Carioca), Cadu
Xavier (Atendimento da Doctor);
03/04, quarta-feira: Maria Amalia Machado (Supervisora de Mídia
da Salles D'Arcy), Lúcia Matuschka (Diretora da Ml2 Design);
04/04, quinta-feira: Jean Pierre Resmond (Diretor de Operações
da Harmonia), Sérgio Luis Montes (Diretor de Operações
da Graphis), Josiane Feil (Diretora da Ronson);
* PUBLICITÁRIOS DIGITAIS - O IBest 2002 selecionou como finalistas
de "Melhor Profissional de Marketing & Negócios Juarez Queiroz
(Globo.com), Osvaldo Barbosa (MSN) e Yon Moreira (Telefônica). Já
em Publicitário Interativo, os mais votados foram Luciana Maltchik
Garcia (J. Walter Thompson), PJ Pereira (Agência Click) e Roberta Raduan
(Euro Interaction).
* DE VOLTA A CANAAN - A agência carioca Internad acaba de conquistar
a conta do Café Canaan, que há anos estava afastado do mercado
publicitário. O primeiro trabalho da agência é recuperar
a imagem da marca, que já foi tradicional no Rio.
* NOVA REPRESENTAÇÃO - A Columbia Tristar trocou a F
Rio pela MK Produções Jornalísticas, da Monika Corbal,
que passa a ser a nova representante comercial dos canais Sony e AXN no Rio.
Segundo Maurício Kotait, executivo de contas da Columbia Tristar, "houve
um interesse por uma maior exclusividade, já que a F Rio também
trabalha para a HBO e algumas revistas".
* CARREIRA ALTERNATIVA - O redator carioca Fábio Seidl, que
também é baixista e vocalista da banda de rock alternativo Ack,
lança este sábado seu novo disco Granada Drive-in, com o clipe
'Você não gosta de música', na festa Loud!, no centenário
Cine Íris, na Rua da Carioca, Centro da Cidade, a partir das 22:30h.
O clipe, dirigido por Daniel Seidl, tem estréia prevista na MTV para
as próximas semanas. Mais informações sobre a banda em
www.ackpage.com.
* TEM QUE SUAR - A empresa de produtos esportivos Asics abriu concorrência
pela 1ª vez para a escolha de uma agência publicitária. A vencedora
foi a paulista Lage´Magy. Os nomes das outras participantes da licitação
não foram revelados.
* ARTE DIRETA - A agência carioca de marketing direto i9Brasil
foi escolhida para criar ações de comunicação
dirigida para buscar novas empresas mantenedoras para o Museu de Arte Moderna
do Rio, além de ações para captar pessoas físicas
que também queiram apoiar a instituição e ainda fará
a reestruturação do programa de sócios e doadores do
MAM e de suas respectivas ações de relacionamento.
* MAIS UMA DO BAIANO - Em nova movimentação para surpreender
o mercado, Nizan Guanaes comunicou esta semana a saída da agência
do V.P. de criação, Ehr Ray, com o retorno de Sérgio
Valente que estava na Salles. A surpresa da notícia é que, antes
da volta do baiano à agência, o nome de Ehr Ray chegou a aparecer,
nas especulações do mercado, como cotado para assumir a presidência
deixada por Affonso Serra.
* EM SUMA - A V&S Pontocom, empresa do Grupo V&S, conquistou
a conta da editora Suma Econômica, que anteriormente era a responsável
pelos seus próprios jobs. Segundo Rodrigo Lopes, diretor da empresa,
a previsão é que as primeiras ações, de comunicação
online, sejam lançadas em abril.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
Agência3 (RJ)
- Contratou os diretores de arte Jonga Olivieri (ex-Contemporânea, Salles
D'Arcy e V&S) e Bruno Portugal (ex- Carioca e Agilidad). Para o atendimento,
chega à agência Sandra Maria Gomes Braga (ex-Cult, Trinta Filmes
e Aquarela). Grecina Vereza (ex-Fischer América, G/Staff e Salles)
atuará na revisão.
Bates Institucional (SP) - O braço de marketing político
do grupo Newcommbates no Brasil contratou Haroldo Cardoso, que já atuou
na agência, para as áreas de atendimento e planejamento.
EugênioWG (SP) - Marcos Pamplona, um dos 4 sócios da agência,
mudou-se do Paraná para São Paulo para assumir o comando do
departamento de criação.
Giovanni FCB (SP) - Geraldo Mosse assume a Direção de
Atendimento ao lado de Aline Bettendorf, que foi promovida de diretora de
contas a diretora de atendimento. Mosse acumula passagens pela Brasil Connects,
Leo Burnett, Editora Globo, Lintas, Salles, Almap e McCann, além da
Kenion&Eckart e Grey Advertising, ambas de Nova York.
Incentive House - André Sapoznik, criador e diretor da e-bit
(de marketing e pesquisa online), assumiu a Diretoria Geral da Incentive House
no lugar do fundador Gilmar Pinto Caldeira, que deixou a empresa de Marketing
de Incentivo e de Relacionamento.
J. Walter Thompson Rio - Carlos Eduardo Pollhuber (ex-Shell, Coca-Cola
e Telemar) chega para assumir a Diretoria de Planejamento de Comunicação.
Leo Burnett (SP) - Depois de demitir na semana passada 15 profissionais,
agora é a vez da agência contratar. A equipe de mídia
terá o reforço de Sandra Lumie (ex-Editora Abril e Ibope), que
integrará o grupo que planeja ações para a Fiat.
Loducca (SP) - Contratou o diretor de arte, holandês, Marc Schwarzberg.
O profissional, que está há 1 mês no Brasil, já
atuou em agências de Amsterdã, como a McCann-Erickson, e de Lisboa,
como a BBDO.
NeoGama (SP) - Contratou o redator Omar Caldas, ex-UpGrade, DM9DDB
e Giovanni FCB.
Ogilvy (SP) - Adriana Cury é a nova vice-presidente de criação
da agência. A publicitária está deixando o comando de
criação da Colucci Propaganda.
Propeg Rio - Chega à agência a diretora de arte Fernanda
Fróes (ex-McCann-Erickson) que fará dupla com Flávio
Medeiros.
Salles D'Arcy (SP) - Tião Bernardi (ex-vice-presidente de criação
da Young & Rubicam) é o novo VP de criação da agência.
O criativo acumula passagens pela Talent, DPZ, Lowe Lintas, MPM e AlmapBBDO.
Já ganhou prêmios no Festival de Cannes, Clio, New York Festival,
Clube de Criação de São Paulo. Bernardi dividirá
a vice-presidência de criação com Rodolfo Sampaio, que
atua no Rio.
Souza Aranha Marketing Direto (SP) - Contratou Fabrisia Daniela Kuntz
(ex-OgilvyOne) para o cargo de gerente de atendimento da Embratel.
Thompson Connect (SP) - O braço de marketing direto e
de relacionamento da Thompson contratou Neide Macedo (ex-Souza Aranha Marketing
Direto) para a diretoria geral. Chega para substituir Alexandre Borges, que
deixou o cargo na semana passada.
Thompson Digital (SP) - O braço web da J.Walter Thompson está
reforçando sua equipe com a contratação do diretor de
arte Athila Armstrong (ex-Zentropy Thunder House e F/Nazca) e com o diretor
de criação Mauro Alencar Mauro (ex-DM9, OneStop e AgênciaClick).
|