Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
ATL e Telefônica combinam lançar
Torpedo uma na outra
Parece
piada, mas não é. Para poderem trocar Torpedos entre si, a Telefonica
Celular e a ATL tiveram que fazer uma trégua na sua guerra pelo consumidor.
"Torpedo" é o termo registrado pela Gradiente para as mensagens curtas
de texto (SMS-Short Message Service), que a Telefonica já vinha utilizando
há algum tempo para promover o seu serviço, sob licença
daquele fabricante. A ATL também já utilizava a troca de mensagens
há dois anos, mas só entre seus próprios clientes.
A partir desta semana, porém, pelo que a Janela levantou, entrou em
prática um acordo de tecnologia entre as duas operadoras — que não
chegou a ser divulgado publicamente — para seus usuários poderem trocar
mensagens entre si. Como resultado, ambas as empresas entraram na mídia,
cada uma pelo seu lado, para promover o serviço, oficializando a marca
"Torpedo" como tradução brasileira para o SMS.
Segundo a assessoria da ATL informou à Janela, a empresa movimentou
14,5 milhões de mensagens em 2001, um aumento de 400% sobre o ano anterior.
Este ano, a expectativa é dobrar aquele número. Na Telefonica,
só no ano passado, a conta foi de 33,7 milhões de mensagens
de texto enviadas. "O uso do SMS dominará o Brasil assim como está
dominando o restante dos usuários mundiais. Estamos assistindo a um
crescimento definitivo neste setor", comentou o vice-presidente executivo
da Telefônica Celular, Paulo Cesar Teixeira.
Torpedo no Chefe
Na campanha da AdHoc, agência da
Telefonica, que estreou esta semana, uma mulher fala sobre o cuidado que ela
tem em não interromper seu chefe durante as reuniões. Mas quando
é a esposa dele que telefona, não tem jeito: tem que ser mandado
um Torpedo. A criação foi de André Pedroso, Alessandra
Sadock, David Tabalipa e Marcelo Conde. Para a ATL, a campanha foi assinada
pela sua agência Salles D'Arcy. Na linha mais popular tradicionalmente
adotada pela operadora, a campanha mostra o efeito multiplicador causado pelo
Torpedo inicialmente trocado por um grupo de amigos que decide fazer "uma
festa na casa do Fred", praticamente parando a cidade nos arredores do local
pela multidão que tomou conhecimento da "reuniãozinha". A criação
foi de Fred Moreira, Humberto Fernandez e Rodolfo Sampaio, com a aprovação,
pelo cliente, de Roberto Guenzburger, Hugo Eisenstadter e Fernanda Araújo.
Casa & Vídeo entrega a conta para
a Artplan
A aproximação das duas
empresas, que começou no Rock in Rio, quando a Casa & Vídeo
comercializou os produtos com a marca do evento, transformou-se numa relação
formal esta semana, com a rede de varejo entregando a sua conta para a agência
Artplan.
Atualmente o maior anunciante do Rio — e um dos maiores do Brasil — , a Casa
& Vídeo vai continuar fazendo internamente a criação
das campanhas e negociando a verba de mídia com os veículos,
mas passará para a Artplan, remunerada por fee, o seu planejamento
estratégico, pesquisas e operação de mídia em
TV e rádio. Na agência, o atendimento ficará a cargo de
Roberta Barros.
FHC leva Prêmio Comunicação
da ABP
A edição 2001 do Prêmio
Comunicação da Associação Brasileira de Propaganda
(ABP) vai homenagear o presidente Fernando Henrique Cardoso como Personalidade
do Ano, "por ele ter liderado o país num período de transição
para a modernidade, sempre reforçando o compromisso com a liberdade
de expressão", segundo explicação que a assessoria de
imprensa da entidade deu para o voto dos diretores que fizeram parte do júri.
Os prêmios serão entregues durante almoço na sexta-feira,
12 de abril, no Hotel Sofitel Rio, quando também receberão homenagem
a Talent como Agência do Ano, a Nestlé como Anunciante do ano,
a CBN como Veículo do Ano, e o publicitário Octávio Florisbal
(superintendente de comercialização da TV Globo), destacado
para uma homenagem especial por méritos que incluem a luta contra a
entrada dos bureaus de mídia no Brasil e a manutenção
da política de Bonificações de Volume (BV) para as agências
de publicidade, duas atitudes que vêm garantindo a sobrevivência
de muita agência boa no mercado nestes tempos de queda de faturamento.
Os interessados em aplaudir os premiados da ABP podem comprar seus convites
por R$180, diretamente na entidade, através dos telefones (21) 2263-3261
ou 2218-4629.
Varig coloca propaganda no ar. Literalmente
Muita
gente que embarcou na Ponte Aérea Rio-São Paulo esta semana
viu duas novidades. Uma delas foi a presença dos aviões da Gol,
numa tarifa para arrebentar a concorrência. A outra foi uma das reações
da Varig para compensar a queda de faturamento que estas mudanças no
mercado estão causando: a empresa vai passar a comercializar merchandising
na fuselagem de seus aviões.
Para mostrar o impacto desta nova mídia alternativa, a Varig pediu
à sua agência ID&A que envelopasse um dos Boeing 737-300,
que opera na Ponte, exibindo uma comemoração aos 75 anos da
empresa. A criação foi de Marcelo Bittencourt, com direção
de criação de Raoul Nótrica.
Kovak volta à mídia para crescer
15%
Ocupando
a 3ª posição no ranking nacional de bebidas destiladas, o Grupo
Thoquino está investindo R$ 1 milhão nos próximos 6 meses
através de sua agência Percepttiva, para trazer de volta à
mídia a sua vodca Kovak, aquela que ganhou notoriedade na década
de 70 com a campanha de slogan 'Vamos kovakear?'. Para buscar um aumento de
15% nas vendas, a empresa quer agora conquistar um público mais exigente,
sem perder os tradicionais consumidores da classe C. A campanha vai destacar
o tema 'Evolução em dose tripla', para evidenciar o fato de
ela agora ser tri-destilada.
Além disso, a Kovak ganha a extensão de linha através
do Kovak Ice, uma mistura de vodca com sabor limão, levemente gaseificada,
que terá como um dos diferenciais um preço menor que o da marca
líder do segmento, Smirnoff Ice. Segundo Rafael Duarte, diretor de
atendimento e sócio da agência, "a idéia é quebrar
a rotina do consumidor, que ainda opta pela cerveja ou pelo concorrente ".
Bausch & Lomb vai para Casa da Criação
A agência carioca Casa da Criação
é a nova responsável pela conta da Bausch & Lomb, uma das
maiores multinacionais do mercado de lentes de contato. Ogilvy, Doctor e Script
participaram da disputa da conta, que era atendida pela Giovanni FCB.
A Internet será o principal diferencial na estratégia de divulgação,
para atingir o público-alvo primário do cliente: os jovens.
A HomeWebbing, braço interativo do grupo Casa da Criação,
já deu início a elaboração de um hot site promocional
da marca.
100% mistura futebol e sexo em campanha de motel
A
100%Propaganda volta ao duplo sentido a partir da próxima semana para
promover seu cliente Blue Star, um motel de alta rotatividade. A agência,
diz Gustavo Bastos, diretor de criação, quer brincar com duas
coisas que os homens adoram: futebol e sexo. "Os anúncios são
pequenos, mas o importante é o prazer que eles proporcionam", se empolga
o criativo.
Durante o flight de lançamento, serão veiculados 8 anúncios
no Caderno de esportes 'Jogo Extra', do jornal Extra, criados por Fábio
"Caveira" Augusto, Gustavo Bastos e Marcelo Fenício. Entre as frases,
provocações que entram com bola e tudo, do tipo "O único
lugar onde perna-de-pau leva vantagem" e "Mete na zona do agrião".
OPM muda sua sede, inspirada numa carpintaria
A Oficina de Propaganda e Marketing (OPM)
inaugurou esta quinta-feira sua nova sede, adotando como visual uma oficina
de carpintaria. Segundo o publicitário Fábio Marinho, diretor
e fundador da empresa, a idéia é que cada detalhe da decoração
reflita o posicionamento da agência, "trabalhar a comunicação
e o marketing de forma quase artesanal, com criatividade e acabamento de qualidade".
Diz ele que a implementação também traz benefícios
internos: "Certamente, os funcionários têm mais prazer em trabalhar
em um ambiente agradável, moderno e criativo".
A agência, fundada em 1993, conta com 11 funcionários (autodenominados
"artesãos") e tem em sua carteira de clientes contas como Petrobras,
Eutelsat, Instituto Brasileiro de Petróleo, Colégio Andrews,
entre outras.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
22/03, sexta-feira: Ângela Milet (Dir.Atendimento e Planejamento
da Contemporânea);
23/03, sábado: Carla Magessi (Executiva de Contas da McCann
Erickson), Marum Odinho (Diretor de Criação da Prime);
24/03, domingo: Paulo Fernando Vogel, Claudia Franklin (Diretora de
Contas da V&S);
25/03, segunda-feira: Carlos Manga Jr. (Diretor de Comerciais), Cristiane
Dumont (Diretora de Contas da DPZ), Arthur Fonseca (Diretor de Arte da Agência3);
26/03, terça-feira: Cristina Amorim (Diretora de Criação
da Giovanni FCB), Denise Gorga (Diretora de Mídia da V&S), Gustavo
Monteiro (Diretor de Arte da Giovanni FCB);
27/03, quarta-feira: Carlos "Russo" Di Célio (Diretor de Arte
da Propeg Rio), Suzana Leal (Diretora Administrativa da Casa da Criação),
Flávia Vianna (Executiva de Contas da J.Walter Thompson);
28/03, quinta-feira: Pedro Galvão (Diretor de Criação
da Galvão), Bruno de Almeida (Diretor de Arte da Carioca);
* SOM NA CAIXA REGISTRADORA - A Contemporânea conquistou a conta
do recém-criado selo musical Biscoito Fino, de Kati Almeida Braga e
Olívia Hime, cuja campanha publicitária está prevista
para abril.
* SITE DE CANNES - Por 2.950 euros (R$ 6.500,00) anuais, o site www.canneslions.com
passará a dar às empresas que se associarem — e a seus funcionários
— o acesso a seus arquivos, com mais de 55 mil trabalhos que já concorreram
em Cannes e mais de 9 mil contatos do setor e 4 mil empresas.
* ALMA CARIOCA - O novo comercial da Ronson para o Metrô, produzido
pela TV Zero, com direção de André Horta, traz como garota-propaganda
a cantora Fernanda Abreu. "Ela tem a alma, o jeito, a cara do carioca e ninguém
melhor para espelhar a qualidade do Metrô da Zona Norte à Zona
Sul", explica Fábio Barreto, diretor de criação da campanha,
que terá veiculação a partir de abril.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
AMI (SP)
- Roberta Raduan, sócia diretora da Euro RSCG Interaction, está
assumindo a diretoria de marketing da Associação de Mídia
Interativa.
CaradeCão (RJ) - Fabrício Cannavezes (ex- RTVC
da V&S) foi contratado pela produtora de filmes para trabalhar como atendimento.
Seu novo e-mail é fabricio@caradecao.com.br.
Carillo Pastore Euro RSCG (SP) - Está reforçando o atendimento
com a contratação de Guilherme Picchi (ex-DM9DDB). Será
executivo de contas do grupo que atende a Peugeot.
Contemporânea (RJ) - Contratou o redator Alexandre Simas, que
deixa a G/Staff. Alexandre também já atuou na Carioca, Doctor
e V&S.
DM9DDB (SP) - Sérgio Valente retorna à agência
no próximo mês para assumir a direção de criação.
Valente está deixando a Salles D'Arcy, depois de 6 meses, a convite
de Nizan Guanaes.
F/Nazca (SP) - Contratou a diretora de arte Soon I Oh para reforçar
a equipe de criação do Hipermercado Extra. Soon veio da W/Brasil,
onde trabalhou 1 ano e meio e atendeu clientes como Sadia, Mercedes, Editora
Globo e Piraquê. Soon teve passagem pela Logullo, além de ter
criado um escritório de criação em Miami.
Giovanni
FCB (RJ) - Contratou Álvaro Rodrigues (foto), que deixou a Ogilvy,
depois de 2 meses, por conta de uma "melhor proposta financeira e, principalmente,
de trabalho". Ele já atuou na Giovanni FCB 4 anos atrás. Rodrigues
revelou à Janela que seu objetivo é, nos próximos 3 ou
4 anos, ser um dos diretores de criação do Rio, o que acredita
que será "mais rápido e mais completo" na Giovanni por ter um
volume maior de negócios, com uma vasta carteira de clientes, de nichos
distintos. "Aqui vou conjugar o meu lado criativo com o gerencial", em conjunto
com o diretor de criação Fernando Barcellos. Seu núcleo
vai atender as contas Maguari, Pó Royal e Animaloucos (ambos da Kraft),
Ceras Johnson, TV Globo, Buena Vista (Disney) e João Fortes. Álvaro,
que também é diretor do CCRJ, já atuou na Doctor e V&S.
J.Walter Thompson Rio - Contratou o diretor de arte Bruno Castro (ex-Kobashi,
Carioca e Artplan) e o assistente de direção de arte Maurício
Ventura.
J.Walter Thompson (SP) - Renato Cavalher (ex-Master) está assumindo
o novo cargo criado pela agência. Será o vice-presidente nacional
de criação do Grupo.
Leo Burnett (SP) - Reforça a mídia com a contratação
de Sandra Lumie (ex-Editora Abril e Ibope). Sandra atuará na equipe
de mídia que atende a Fiat.
Lowe Lintas (SP) - O redator Marco Cremona retorna ao escritório
paulista da agência depois de atuar 2 anos na Lowe Lintas de Milão
(Itália).
Lumina1 (SP) - A empresa de marketing de relacionamento acaba de contratar
2 reforços para atender exclusivamente o grupo de contas do Unibanco.
Silvana Fava (ex-DPZ e 100% Design) assumirá a diretoria da conta.
Já a publicitária Paula Obata (ex-Organic) será a supervisora
da conta, cuidando do desenvolvimento e manutenção do unibanco.com.
As duas se juntam à Bernardo Kirschner, supervisor de marketing direto
e web marketing, e Nívio Domingues, sócio responsável
pela conta.
Mix 21 (SP) - Sérgio Penteado Perrenoud assume a direção
de atendimento e planejamento da agência de promoção,
merchandising, PDV e eventos. Perrenoud já atuou na Microtec, Sharp,
Telefonica Assist e Telefonica. A Mix 21 também contratou Tainá
Frota (ex-Americel e Anticorp Design) para o cargo de executiva de contas
do seu escritório na sede da Giovanni FCB em Brasília.
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