Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas vai divulgar indicados aos GPs
A Abracomp vai revelar ao público
este ano, antes da votação dos jurados, as empresas e profissionais
indicados aos Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário
do Ano, Profissional do Ano, Anunciante do Ano e Veículo do Ano. Os
4 indicados de cada categoria serão selecionados a partir das indicações
do próprio mercado publicitário, através de um formulário
disponível no site da premiação, em www.colunistas.com.
O Prêmio Colunistas sempre aceitou que empresas ou profissionais interessados
em disputar os Grandes Prêmios apresentassem as suas candidaturas ou
fossem indicadas por terceiros. O objetivo do prêmio, agora, é
tornar este processo mais aberto, dando reconhecimento público a quem
se destacou na publicidade brasileira no último ano, além de
permitir que os indicados — ou pessoas interessadas nas indicações
— forneçam ao júri mais informações para facilitar
a escolha final.
Faveco sai e Abap-Brasil deve contratar novo
presidente
O presidente-executivo da Abap-Brasil,
Flávio "Faveco" Corrêa oficializa esta manhã de sexta-feira,
durante a reunião nacional da entidade que ocorre no Costão
do Santinho, em Florianópolis, o seu pedido de demissão do cargo
para assumir uma função na área comercial do SBT-Sistema
Brasileiro de Televisão.
A notícia, que começou a correr ainda ontem, pegou o presidente
da Abap-Rio, Caio Cezar Valli, e o vice-presidente da Abap-Brasil, Valdir
Siqueira, de surpresa, quando a Janela os localizou em seus taxis a caminho
do Santinho. Ainda assim, Siqueira, que está presidindo o encontro
devido à ausência do presidente Sérgio Amado, adiantou
à Janela que apesar de lamentar muito a saída de Faveco, isso
não mudará os planos da entidade de ter um presidente-executivo
contratado. Durante a reunião, novos nomes já começarão
a ser levantados para ocupar o cargo.
GAP-Rio promete realizar projetos mesmo sem
apoio formal da classe
Apesar de menos de 10 profissionais terem
comparecido à reunião convocada pelo Grupo de Atendimento e
Planejamento do Rio, na última segunda-feira, para aprovar os projetos
que a diretoria da entidade (também incompleta na reunião) estaria
propondo para implantar este ano, o presidente do GAP, Marcio Borges, garante
que vai tocar as idéias adiante.
O projeto que a nova diretoria pretende lançar em primeiro lugar é
o "Intervalo GAP", no qual profissionais que se relacionam com o atendimento
darão seus pontos de vista sobre o que a área poderia aprimorar.
Acontecerão 3 debates no período de 1 mês, sendo o 1º
com criação e mídia, o 2º com os clientes e associações
de classe e o último com o próprio atendimento. O objetivo é,
a partir dessa identificação, criar cursos para desenvolver
os pontos fracos da área.
Outra iniciativa é passar a publicar, no site do GAP, um resumo diário
das notícias provenientes dos outros sites especializados em publicidade.
O site também promoverá um chat mensal para discutir temas específicos.
Finalmente, o GAP-RJ está agendando uma programação de
almoços com notáveis a cada trimestre, para integrar os profissionais
das agências e, ao mesmo tempo, aprimorar o conhecimento através
de palestras com assuntos pertinentes ao segmento. Segundo Marcio Borges,
os convidados para agregar valor aos encontros serão "de economistas
a publicitários".
G/Staff
empacota menores para angariar fundos
Para incentivar as doações,
a nova campanha da Cruzada do Menor, criada pela G/Staff, compara pessoas
com produtos em promoção, mostrando que para ajudar a quem precisa
não é necessário muito dinheiro. Nos anúncios,
as fotos de crianças, adolescentes e idosos, vêm embaladas em
saco plástico, como produtos num supermercado. Um adesivo faz alusão
a promoção. Na foto de uma menina, a promoção
diz: "De: Me dá um troco aí!. Por: Adorei a escola.", indicando
que a doação para a Cruzada pode tirar uma criança da
rua e colocá-la em sala de aula. Na foto do menino, traz a frase: "Cuido
do seu carro. Por: A aula foi legal".
A campanha teve apoio de vários fornecedores e veículos e a
participação especial do ator Milton Gonçalves, na locução
do spot (produzido pela Mr. Vox) e do filme - feito pela Tec-Cine, sob a direção
de Felipe Joffily. As peças serão veiculadas, a partir da semana
que vem, em revistas das editoras Abril, Globo, Revista Simples e About, além
de outdoors e mobiliário urbano e rádios do Sistema Globo de
Rádio e Sistema O Dia de Rádio. A criação é
de Marcelo Giannini e Marcos Bassini, com direção de criação
de Marcelo Giannini. A fotografia é de Alexandre Salgado.
|
|
Contemporânea ajuda Firjan contra analfabetismo
Com o conceito 'Mais importante que construir
fábricas é construir brasileiros', a Contemporânea estréia
dia 18, durante o Jornal Nacional, filme para divulgar o Projeto transFORMAR,
lançado em 1999, pela Federação das Indústrias
do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para erradicar o analfabetismo. Essa
é a 1ª campanha feita para o projeto que irá divulgar os resultados
obtidos durante os primeiros 2 anos.
Sob o título 'Rostos', o filme de 60" utiliza um efeito especial, desenvolvido
pela produtora CaradeCão, sob a direção de Juarez Precioso.
Durante os primeiros segundos, não é possível ver o rosto
dos jovens e aos poucos a imagem vai se definindo, para associar ao efeito
que o projeto tem: transFORMAR os jovens.
A criação do filme, assim como a locução, é
de Mauro Matos, sócio da Contemporânea. A direção
de criação é de Mauro Matos e José Guilherme Vereza.
A produtora responsável pelo som é a Magic Chorus. A aprovação
por parte do cliente foi de Francisco Eduardo de Almeida Magalhães
e José Zimbres.
Criadores querem voltar a Búzios
Está para nascer, com a chancela
do CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro, o Festival Melhor
do Rio em Búzios. Com a previsão de acontecer em agosto, por
2 ou 3 dias, e com as mesmas regras do Melhor do Rio, a entidade pretende
reunir em um único evento não só o exibição
do material finalista para concorrer aos Grand Prix pelo júri e pelo
voto popular, nas categorias de mídia: TV, cinema, rádio, mídia
impressa, mídia exterior e Web, mas também uma premiação
especial para o melhor diretor de arte e o melhor redator do Rio. Também
fazem parte do projeto do mega-evento o lançamento do novo anuário,
palestras com publicitários nacionais e internacionais e um workshop
para alunos de propaganda.
Mas para o Festival de Búzios acontecer, só falta dinheiro.
O Clube está à procura de patrocinadores. Quem se interessar
em patrocinar, procure o presidente do CCRJ, Fernando Campos, pelo e-mail
fcampos@fcb.com.
Rock leva publicitários de volta à
Apoteose
O sucesso da apresentação
de Roger Waters no Rio, este sábado, mostrou que a Kaiser tem na mão
uma fantástica oportunidade de ocupar o espaço deixado pelo
fim do inesquecível Hollywood Rock e a proibição de novos
patrocínios de shows pela indústria do cigarro.
O público lotou o Sambódromo no Rio para assistir a um show
perfeito de música, som e imagens que vai tornar difícil encontrar
outro que o supere tão cedo. Wish you were there.
Como era de se imaginar, a alma roqueira de muitos publicitários falou
mais alto e não faltou quem cantasse junto com o baixista do Pink Floyd.
A Janela esteve lá e registrou algumas das presenças ilustres.
|
|
|
No camarote dos anfitriões,
Luis Fernando Mattos, gerente de marketing de Kaiser Summer e Júlio
Pedro, diretor de marketing da cervejaria.
|
Marcos Lacerda, diretor de atendimento
da Bates, representou a agência na festa e comemorou com André
Gomes, gerente de Kaiser Pilsen.
|
Tanto Elsa Felix e
Denise Gorga, da V&S, quanto Luis Fernando Novaes, da DPZ, só
tiraram o olho do palco para posar para a Janela. |
|
|
|
Num show para todas as gerações, a modelo
Andrea Waebcker e Sérgio de Paula, da Carioca, com Ronaldo Limeira,
da Fischer, e seu filho Pedro. |
Marcos Silveira e Pedro Nonato,
da Doctor, e mais Eduardo Forbes, brilhando que nem diamantes loucos. |
Nem o calor que fazia na noite de
sábado desanimou o casal Nyala Hordones e Ronaldo Rangel. |
V&S demite 8 e cria board diretor
A V&S demitiu esta semana 8 funcionários
— 2 em mídia, 2 em atendimento, 2 na administração e
2 na criação —, de um total de 100, por conta de uma reestruturação
"para integrar todas as áreas da agência de forma a garantir
operação mais ágil, eficiente e direta no atendimento
ao cliente", segundo comunicado oficial. Dentro da mudança, a agência
criou um board diretor que, a partir de agora, será constituído
pelos 2 acionistas, Valdir Siqueira e Lula Vieira, e pelos vice-presidentes
Carlos Alberto Carmo (operações), Paulo Castro (criação),
Cláudia Franklin (planejamento e atendimento), Denise Gorga (mídia),
Marcos Siqueira (finanças) e Sérgio do Rego Monteiro (desenvolvimento).
A diretoria passa a trabalhar integrada numa única mesa, para que todas
as decisões - principalmente aquelas ligadas ao planejamento e execução
de serviços para clientes - possam ser tomadas com rapidez. Além
disso, o sistema de comunicação com as unidades São Paulo
e Brasília contará com equipamentos de teleconferência,
para que os responsáveis pelos escritórios possam participar
das reuniões diárias do board pela manhã.
Barbara
pede Paz em anúncio da Du Loren
Acaba de ser aprovado pelo cliente o
novo anúncio da campanha 2002 da Duloren criada pela Doctor. Segundo
Marcos Silveira, presidente e diretor de criação da agência,
"a Duloren, suas consumidoras e artistas estarão se posicionando contra
os maus tratos que vêm sendo praticados sistematicamente contra o nosso
planeta. De que adianta você numa lingerie linda num mundo feio?" Temas
como a destruição das matas, as queimadas, o pouco caso com
os mananciais d'água e até a pesca predatória fazem parte
da campanha da Duloren para 2002.
O 1º anúncio traz a modelo e atriz Barbara Paz protestando contra a
derrubada indiscriminada de árvores. A veiculação será
em abril nas principais revistas femininas, além de banners em lojas
e cartazes em 15 mil pontos de venda em todo o país. A criação
é de Marcos Silveira e Fabiano Pinel, com o acompanhamento na direção
de arte de Guilherme Somensato.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
15/03, sexta-feira: Líbero Saporetti (Diretor de Comerciais
da Atmosfera), Julieta Monteiro (Diretora de Contas da DPZ), Roberta Medina
(Diretora da Dream Factory), Paulo Bessa, Ruy Galindo (Luz);
16/03, sábado: Eliana Gomes de Mattos (Diretora de Operações
da Elan Garden);
17/03, domingo: Beto Macedo, Juan Vicente (Diretor Presidente da 100%), Valter
Hermann (Diretor de Atendimento da Gco Design), Carlos Roberto Paiva (Diretor
de Arte da Tática);
18/03, segunda-feira: João Paulo Pereira (Diretor de Arte da
Ogilvy), Maria Luiza Barbosa, Sérgio do Rego Monteiro (Vice-Presidente
da V&S), Marco Ferreira (Redator da McCann Erickson);
19/03, terça-feira: Felipe Rodrigues (Redator da Contemporânea),
Francisco Barboza Jr. (Locutor), Alexandra Pilli (Gerente de Contas da Ronson),
Suzana Prista (Diretora de Arte da V&S);
20/03, quarta-feira: Leonardo Laginestra (Diretor de Contas da DPZ),
Marcelo Souza (Diretor de Arte da Type Account), Celso Batalha (Diretor de
Arte da Publicis.Norton);
21/03, quinta-feira: Gustavo Bastos (Diretor de Criação
da 100%), Paulo Castro (Diretor de Criação da V&S), Eduardo
Pedreira (Dir.de Atendimento Grupo III da Giovanni FCB);
* TELEFÔNICA TROCA WEB DESIGNER - A conta de Web da Telefônica
Celular passa para a Advice NetBusiness. De acordo com a assessoria da operadora,
o cliente deixa a Brainter por conta de uma "mudança natural do mercado".
A nova agência fará o gerenciamento e implementação
de soluções de e-marketing para fortalecer a presença
da marca e favorecer a aproximação com clientes no ambiente
online.
* TRABALHAR NO RIO - Para a próxima campanha, será a
vez de 22 diretores de criação de agências cariocas responderem
a pergunta 'Por que eu quero trabalhar no Rio?'. As opiniões estarão
em uma exposição, que deve acontecer em meados de abril. A próxima
ação será ouvir o lado dos clientes. Segundo José
Luis Vaz, responsável pelo projeto do CCRJ, o objetivo é o mercado
refletir sobre o que fazer para manter contas, resgatar as perdidas e conquistar
as de outros estados".
* DE NY PARA A CHORUS - A produtora de fonogramas Chorus fechou parceria
com o maestro Paulo Vivacqua, da produtora Sonic Objects, de Nova York, para
produzir trilhas. Na próxima semana, Edison Campos, diretor da produtora,
começará a distribuir 2 CDs com os trabalhos de Marcos Cunha
(estilo moderno e convencional), Ricardo Mendes (vertente rock e pop) e Vivacqua.
* MELHORES SITES - O Prêmio iBEST escolheu, pelo júri
popular, os sites da Almap BBDO, Full Jazz e W On, e, pelo júri oficial,
os da DM9, F Nazca e W On na categoria de Agências de Publicidade. Na
categoria Design os Top 3 são Citröen C5, Full Tecno, e MTV Brasil
(votação popular) e Citröen C5, Exclam Comunicação
e Sapien Design (Academia iBEST). A votação popular continua
no para a escolha dos vencedores. Os internautas podem votar pelo site www.premioibest.com.br.
* ELE DE NOVO - Nizan Guanaes voltou à DM9DDB de surpresa esta
semana, comprando 40% de participação na empresa. De cara demitiu
60 funcionários, para a DM9 sair do vermelho. Quem imaginaria que ela
estava!
* LULA FALA - Lula Vieira, sócio-diretor da V&S, será
palestrante do Pró-Consumidor, nesta 6ª feira (15), em evento comemorativo
ao Dia do Consumidor, no Rio, no Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa,
16). Às 14:30h, o publicitário vai falar sobre o tema 'Consumidor
na Propaganda/CONAR'.
* ACELERA FITTIPALDI - O ex-piloto esteve no Rio esta semana, gravando
seu segundo ano de participação na campanha da Michelin. O filme
foi dirigido por Paulo Netto, da Mr. Magoo, com direção de criação
é de Marcelo Giannini, da G/Staff.
* FAST ACCOUNT - A agência Wox será a responsável
pela criação e conceito da nova rede de alimentação
natural do ator Ricardo Macchi (participante da Casa dos Artistas 2), de nome
Maxx Natural Sport Taste. A inauguração da 1ª loja será
em maio, na Barra da Tijuca.
* QUEM? - A Contemporânea conta para a Janela que não
participou da concorrência pela conta da Task, vencida pela CR&R,
ao contrário da informação dada por esta agência.
Armando Strozenberg, da Contemporânea, pediu à sua assessoria
de imprensa para informar que nem conhece ninguém da Task!!
* AFIADA - A Casa da Criação conquistou a concorrência
do Laboratório Lâmina, para o qual já está produzindo
anúncios institucionais para veicular no Jornal Brasileiro de Medicina
e na Revista Brasileira de Medicina, além de uma nova logomarca. Em
breve sai campanha direcionada para médicos e o consumidor final.
* TRATAMENTO FACIAL - Marcelo Jucá, sócio e diretor comercial
da 100%Propaganda, embarcou para Bolonha, na Itália, onde participa
da Cosmoprof, a maior feira de cosméticos do mundo. Jucá vai
saber quais as tendências mundiais do setor, acompanhando empresas da
área de cosméticos, já que a agência está
se preparando para atender esse nicho.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
100% (RJ)
- Contratou o redator Marcelo Felício (Doctor, Publicis e W/Brasil),
que fará dupla com o diretor de arte Marco Martins. Felício
já ganhou prêmios como Melhor do Rio, Colunistas e Festival de
Gramado.
ACCOUNT (SP) - Contratou Adriana Pagliaro (ex-APPC Comunicação
e Bradesco) para o atendimento, e Sandra Sansone para fazer dupla com Henrique
Batelli na criação.
CÂNDIDO&ORTIZ (RJ) - Contratou o redator Flávio Gaspar
(Ex-V&S e Percepttiva) e os diretores de arte Roberto Cairo (ex-Unlike)
e Pedro Américo (ex-Animus).
CASABLANCA (MG) - Vanessa Cardoso Costa (ex-Age) está retornando
à direção de criação da agência mineira.
EDITORA GLOBO (SP) - Juan Ocerin substituirá Marcos Dvoskin
na direção geral. Ocerin vinha atuando como diretor executivo
do Diário de São Paulo, já tendo ocupado a posição
de diretor de planejamento e finanças da unidade de mídia impressa
e Rádio das Organizações Globo. No jornal, assume, interinamente,
Frederic Kachar, diretor de finanças e recursos, até que outro
nome seja anunciado.
F/NAZCA (SP) - Contratou o diretor de arte Alfredo Maeoca, ex-Guimarães,
Ogilvy, Leo Burnett e DPZ, para a equipe do Extra Hipermercados, coordenada
pelo diretor de criação Márcio "Alemão" Delgado.
Já foi premiado no Festival de Nova Iorque, no Anuário do Clube
de Criação e recebeu o Prêmio Abril.
GIOVANNI FCB (RJ) - Paula Coelho (ex-Ogilvy) e Mônica Rodrigues
(ex-V&S e Telemar) são as novas executivas de contas da agência,
e Graziella Gabbay (ex-Carioca) chega como assistente de atendimento. Claudia
Mattos e Aline Pimenta foram promovidas de supervisoras a diretoras de contas:
Claudia fica com Sendas, CCAA e Disney, e Aline com TIM.
LAGE'MAGY (SP) - Contratou Giacomo Groff para trainee de planejamento
e Fabrícia Navarro (ex-Talent) para trainee de atendimento da Caloi,
RiHappy e Forbes.
OPUSMÚLTIPLA (PR) - Promoveu Paulo Vitola, há 10 anos
na direção de criação, para a nova diretoria de
Projetos Especiais e Assuntos Institucionais da agência. Sérgio
Menezes será o novo diretor de criação.
PROPEG RIO - Contratou Julieta Monteiro (ex-Thompson, DPZ e McCann)
para assumir a vice-presidência de atendimento da Telemar. Julieta já
atendeu contas como Brahma, Coca-Cola, Souza Cruz, McDonald's, Esso, Skol
e TIM.
THOMPSON DIGITAL (SP) - O braço Web da J.Walter Thompson contratou
Mauro Alencar (ex-AgênciaClick e Fischer) para a direção
de criação da agência, juntamente com Cláudio Arriagada.
TV1.COM (SP) - O braço Internet da agência contratou Fernanda
Décourt (ex-AgenciaClick) para o atendimento e Paola Gasparini (ex-Totem)
para novos negócios.
|