| 
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Colunistas vai divulgar indicados aos GPsA Abracomp vai revelar ao público 
    este ano, antes da votação dos jurados, as empresas e profissionais 
    indicados aos Grandes Prêmios de Agência do Ano, Publicitário 
    do Ano, Profissional do Ano, Anunciante do Ano e Veículo do Ano. Os 
    4 indicados de cada categoria serão selecionados a partir das indicações 
    do próprio mercado publicitário, através de um formulário 
    disponível no site da premiação, em www.colunistas.com.
 O Prêmio Colunistas sempre aceitou que empresas ou profissionais interessados 
    em disputar os Grandes Prêmios apresentassem as suas candidaturas ou 
    fossem indicadas por terceiros. O objetivo do prêmio, agora, é 
    tornar este processo mais aberto, dando reconhecimento público a quem 
    se destacou na publicidade brasileira no último ano, além de 
    permitir que os indicados — ou pessoas interessadas nas indicações 
    — forneçam ao júri mais informações para facilitar 
    a escolha final.
 Faveco sai e Abap-Brasil deve contratar novo 
    presidenteO presidente-executivo da Abap-Brasil, 
    Flávio "Faveco" Corrêa oficializa esta manhã de sexta-feira, 
    durante a reunião nacional da entidade que ocorre no Costão 
    do Santinho, em Florianópolis, o seu pedido de demissão do cargo 
    para assumir uma função na área comercial do SBT-Sistema 
    Brasileiro de Televisão.
 A notícia, que começou a correr ainda ontem, pegou o presidente 
    da Abap-Rio, Caio Cezar Valli, e o vice-presidente da Abap-Brasil, Valdir 
    Siqueira, de surpresa, quando a Janela os localizou em seus taxis a caminho 
    do Santinho. Ainda assim, Siqueira, que está presidindo o encontro 
    devido à ausência do presidente Sérgio Amado, adiantou 
    à Janela que apesar de lamentar muito a saída de Faveco, isso 
    não mudará os planos da entidade de ter um presidente-executivo 
    contratado. Durante a reunião, novos nomes já começarão 
    a ser levantados para ocupar o cargo.
 GAP-Rio promete realizar projetos mesmo sem 
    apoio formal da classeApesar de menos de 10 profissionais terem 
    comparecido à reunião convocada pelo Grupo de Atendimento e 
    Planejamento do Rio, na última segunda-feira, para aprovar os projetos 
    que a diretoria da entidade (também incompleta na reunião) estaria 
    propondo para implantar este ano, o presidente do GAP, Marcio Borges, garante 
    que vai tocar as idéias adiante.
 O projeto que a nova diretoria pretende lançar em primeiro lugar é 
    o "Intervalo GAP", no qual profissionais que se relacionam com o atendimento 
    darão seus pontos de vista sobre o que a área poderia aprimorar. 
    Acontecerão 3 debates no período de 1 mês, sendo o 1º 
    com criação e mídia, o 2º com os clientes e associações 
    de classe e o último com o próprio atendimento. O objetivo é, 
    a partir dessa identificação, criar cursos para desenvolver 
    os pontos fracos da área.
 Outra iniciativa é passar a publicar, no site do GAP, um resumo diário 
    das notícias provenientes dos outros sites especializados em publicidade. 
    O site também promoverá um chat mensal para discutir temas específicos.
 Finalmente, o GAP-RJ está agendando uma programação de 
    almoços com notáveis a cada trimestre, para integrar os profissionais 
    das agências e, ao mesmo tempo, aprimorar o conhecimento através 
    de palestras com assuntos pertinentes ao segmento. Segundo Marcio Borges, 
    os convidados para agregar valor aos encontros serão "de economistas 
    a publicitários".
  G/Staff 
    empacota menores para angariar fundos Para incentivar as doações, 
    a nova campanha da Cruzada do Menor, criada pela G/Staff, compara pessoas 
    com produtos em promoção, mostrando que para ajudar a quem precisa 
    não é necessário muito dinheiro. Nos anúncios, 
    as fotos de crianças, adolescentes e idosos, vêm embaladas em 
    saco plástico, como produtos num supermercado. Um adesivo faz alusão 
    a promoção. Na foto de uma menina, a promoção 
    diz: "De: Me dá um troco aí!. Por: Adorei a escola.", indicando 
    que a doação para a Cruzada pode tirar uma criança da 
    rua e colocá-la em sala de aula. Na foto do menino, traz a frase: "Cuido 
    do seu carro. Por: A aula foi legal".
 A campanha teve apoio de vários fornecedores e veículos e a 
    participação especial do ator Milton Gonçalves, na locução 
    do spot (produzido pela Mr. Vox) e do filme - feito pela Tec-Cine, sob a direção 
    de Felipe Joffily. As peças serão veiculadas, a partir da semana 
    que vem, em revistas das editoras Abril, Globo, Revista Simples e About, além 
    de outdoors e mobiliário urbano e rádios do Sistema Globo de 
    Rádio e Sistema O Dia de Rádio. A criação é 
    de Marcelo Giannini e Marcos Bassini, com direção de criação 
    de Marcelo Giannini. A fotografia é de Alexandre Salgado.
 
    
      |  |  
      |  |  Contemporânea ajuda Firjan contra analfabetismoCom o conceito 'Mais importante que construir 
    fábricas é construir brasileiros', a Contemporânea estréia 
    dia 18, durante o Jornal Nacional, filme para divulgar o Projeto transFORMAR, 
    lançado em 1999, pela Federação das Indústrias 
    do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para erradicar o analfabetismo. Essa 
    é a 1ª campanha feita para o projeto que irá divulgar os resultados 
    obtidos durante os primeiros 2 anos.
 Sob o título 'Rostos', o filme de 60" utiliza um efeito especial, desenvolvido 
    pela produtora CaradeCão, sob a direção de Juarez Precioso. 
    Durante os primeiros segundos, não é possível ver o rosto 
    dos jovens e aos poucos a imagem vai se definindo, para associar ao efeito 
    que o projeto tem: transFORMAR os jovens.
 A criação do filme, assim como a locução, é 
    de Mauro Matos, sócio da Contemporânea. A direção 
    de criação é de Mauro Matos e José Guilherme Vereza. 
    A produtora responsável pelo som é a Magic Chorus. A aprovação 
    por parte do cliente foi de Francisco Eduardo de Almeida Magalhães 
    e José Zimbres.
 Criadores querem voltar a BúziosEstá para nascer, com a chancela 
    do CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro, o Festival Melhor 
    do Rio em Búzios. Com a previsão de acontecer em agosto, por 
    2 ou 3 dias, e com as mesmas regras do Melhor do Rio, a entidade pretende 
    reunir em um único evento não só o exibição 
    do material finalista para concorrer aos Grand Prix pelo júri e pelo 
    voto popular, nas categorias de mídia: TV, cinema, rádio, mídia 
    impressa, mídia exterior e Web, mas também uma premiação 
    especial para o melhor diretor de arte e o melhor redator do Rio. Também 
    fazem parte do projeto do mega-evento o lançamento do novo anuário, 
    palestras com publicitários nacionais e internacionais e um workshop 
    para alunos de propaganda.
 Mas para o Festival de Búzios acontecer, só falta dinheiro. 
    O Clube está à procura de patrocinadores. Quem se interessar 
    em patrocinar, procure o presidente do CCRJ, Fernando Campos, pelo e-mail 
    fcampos@fcb.com.
 Rock leva publicitários de volta à 
    ApoteoseO sucesso da apresentação 
    de Roger Waters no Rio, este sábado, mostrou que a Kaiser tem na mão 
    uma fantástica oportunidade de ocupar o espaço deixado pelo 
    fim do inesquecível Hollywood Rock e a proibição de novos 
    patrocínios de shows pela indústria do cigarro.
 O público lotou o Sambódromo no Rio para assistir a um show 
    perfeito de música, som e imagens que vai tornar difícil encontrar 
    outro que o supere tão cedo. Wish you were there.
 Como era de se imaginar, a alma roqueira de muitos publicitários falou 
    mais alto e não faltou quem cantasse junto com o baixista do Pink Floyd. 
    A Janela esteve lá e registrou algumas das presenças ilustres.
 
 
   
    |  |  |  |   
    | No camarote dos anfitriões, 
        Luis Fernando Mattos, gerente de marketing de Kaiser Summer e Júlio 
        Pedro, diretor de marketing da cervejaria. | Marcos Lacerda, diretor de atendimento 
        da Bates, representou a agência na festa e comemorou com André 
        Gomes, gerente de Kaiser Pilsen. | Tanto Elsa Felix e 
        Denise Gorga, da V&S, quanto Luis Fernando Novaes, da DPZ, só 
        tiraram o olho do palco para posar para a Janela. |   
    |  |  |  |   
    | Num show para todas as gerações, a modelo 
      Andrea Waebcker e Sérgio de Paula, da Carioca, com Ronaldo Limeira, 
      da Fischer, e seu filho Pedro. | Marcos Silveira e Pedro Nonato, 
        da Doctor, e mais Eduardo Forbes, brilhando que nem diamantes loucos. | Nem o calor que fazia na noite de 
        sábado desanimou o casal Nyala Hordones e Ronaldo Rangel. |  V&S demite 8 e cria board diretorA V&S demitiu esta semana 8 funcionários 
    — 2 em mídia, 2 em atendimento, 2 na administração e 
    2 na criação —, de um total de 100, por conta de uma reestruturação 
    "para integrar todas as áreas da agência de forma a garantir 
    operação mais ágil, eficiente e direta no atendimento 
    ao cliente", segundo comunicado oficial. Dentro da mudança, a agência 
    criou um board diretor que, a partir de agora, será constituído 
    pelos 2 acionistas, Valdir Siqueira e Lula Vieira, e pelos vice-presidentes 
    Carlos Alberto Carmo (operações), Paulo Castro (criação), 
    Cláudia Franklin (planejamento e atendimento), Denise Gorga (mídia), 
    Marcos Siqueira (finanças) e Sérgio do Rego Monteiro (desenvolvimento).
 A diretoria passa a trabalhar integrada numa única mesa, para que todas 
    as decisões - principalmente aquelas ligadas ao planejamento e execução 
    de serviços para clientes - possam ser tomadas com rapidez. Além 
    disso, o sistema de comunicação com as unidades São Paulo 
    e Brasília contará com equipamentos de teleconferência, 
    para que os responsáveis pelos escritórios possam participar 
    das reuniões diárias do board pela manhã.
  Barbara 
    pede Paz em anúncio da Du Loren Acaba de ser aprovado pelo cliente o 
    novo anúncio da campanha 2002 da Duloren criada pela Doctor. Segundo 
    Marcos Silveira, presidente e diretor de criação da agência, 
    "a Duloren, suas consumidoras e artistas estarão se posicionando contra 
    os maus tratos que vêm sendo praticados sistematicamente contra o nosso 
    planeta. De que adianta você numa lingerie linda num mundo feio?" Temas 
    como a destruição das matas, as queimadas, o pouco caso com 
    os mananciais d'água e até a pesca predatória fazem parte 
    da campanha da Duloren para 2002.
 O 1º anúncio traz a modelo e atriz Barbara Paz protestando contra a 
    derrubada indiscriminada de árvores. A veiculação será 
    em abril nas principais revistas femininas, além de banners em lojas 
    e cartazes em 15 mil pontos de venda em todo o país. A criação 
    é de Marcos Silveira e Fabiano Pinel, com o acompanhamento na direção 
    de arte de Guilherme Somensato.
 MKTMIX* PARABÉNS PARA VOCÊ - 
    A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
 15/03, sexta-feira: Líbero Saporetti (Diretor de Comerciais 
    da Atmosfera), Julieta Monteiro (Diretora de Contas da DPZ), Roberta Medina 
    (Diretora da Dream Factory), Paulo Bessa, Ruy Galindo (Luz);
 16/03, sábado: Eliana Gomes de Mattos (Diretora de Operações 
    da Elan Garden);
 17/03, domingo: Beto Macedo, Juan Vicente (Diretor Presidente da 100%), Valter 
    Hermann (Diretor de Atendimento da Gco Design), Carlos Roberto Paiva (Diretor 
    de Arte da Tática);
 18/03, segunda-feira: João Paulo Pereira (Diretor de Arte da 
    Ogilvy), Maria Luiza Barbosa, Sérgio do Rego Monteiro (Vice-Presidente 
    da V&S), Marco Ferreira (Redator da McCann Erickson);
 19/03, terça-feira: Felipe Rodrigues (Redator da Contemporânea), 
    Francisco Barboza Jr. (Locutor), Alexandra Pilli (Gerente de Contas da Ronson), 
    Suzana Prista (Diretora de Arte da V&S);
 20/03, quarta-feira: Leonardo Laginestra (Diretor de Contas da DPZ), 
    Marcelo Souza (Diretor de Arte da Type Account), Celso Batalha (Diretor de 
    Arte da Publicis.Norton);
 21/03, quinta-feira: Gustavo Bastos (Diretor de Criação 
    da 100%), Paulo Castro (Diretor de Criação da V&S), Eduardo 
    Pedreira (Dir.de Atendimento Grupo III da Giovanni FCB);
 * TELEFÔNICA TROCA WEB DESIGNER - A conta de Web da Telefônica 
    Celular passa para a Advice NetBusiness. De acordo com a assessoria da operadora, 
    o cliente deixa a Brainter por conta de uma "mudança natural do mercado". 
    A nova agência fará o gerenciamento e implementação 
    de soluções de e-marketing para fortalecer a presença 
    da marca e favorecer a aproximação com clientes no ambiente 
    online.
 * TRABALHAR NO RIO - Para a próxima campanha, será a 
    vez de 22 diretores de criação de agências cariocas responderem 
    a pergunta 'Por que eu quero trabalhar no Rio?'. As opiniões estarão 
    em uma exposição, que deve acontecer em meados de abril. A próxima 
    ação será ouvir o lado dos clientes. Segundo José 
    Luis Vaz, responsável pelo projeto do CCRJ, o objetivo é o mercado 
    refletir sobre o que fazer para manter contas, resgatar as perdidas e conquistar 
    as de outros estados".
 * DE NY PARA A CHORUS - A produtora de fonogramas Chorus fechou parceria 
    com o maestro Paulo Vivacqua, da produtora Sonic Objects, de Nova York, para 
    produzir trilhas. Na próxima semana, Edison Campos, diretor da produtora, 
    começará a distribuir 2 CDs com os trabalhos de Marcos Cunha 
    (estilo moderno e convencional), Ricardo Mendes (vertente rock e pop) e Vivacqua.
 * MELHORES SITES - O Prêmio iBEST escolheu, pelo júri 
    popular, os sites da Almap BBDO, Full Jazz e W On, e, pelo júri oficial, 
    os da DM9, F Nazca e W On na categoria de Agências de Publicidade. Na 
    categoria Design os Top 3 são Citröen C5, Full Tecno, e MTV Brasil 
    (votação popular) e Citröen C5, Exclam Comunicação 
    e Sapien Design (Academia iBEST). A votação popular continua 
    no para a escolha dos vencedores. Os internautas podem votar pelo site www.premioibest.com.br.
 * ELE DE NOVO - Nizan Guanaes voltou à DM9DDB de surpresa esta 
    semana, comprando 40% de participação na empresa. De cara demitiu 
    60 funcionários, para a DM9 sair do vermelho. Quem imaginaria que ela 
    estava!
 * LULA FALA - Lula Vieira, sócio-diretor da V&S, será 
    palestrante do Pró-Consumidor, nesta 6ª feira (15), em evento comemorativo 
    ao Dia do Consumidor, no Rio, no Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 
    16). Às 14:30h, o publicitário vai falar sobre o tema 'Consumidor 
    na Propaganda/CONAR'.
 * ACELERA FITTIPALDI - O ex-piloto esteve no Rio esta semana, gravando 
    seu segundo ano de participação na campanha da Michelin. O filme 
    foi dirigido por Paulo Netto, da Mr. Magoo, com direção de criação 
    é de Marcelo Giannini, da G/Staff.
 * FAST ACCOUNT - A agência Wox será a responsável 
    pela criação e conceito da nova rede de alimentação 
    natural do ator Ricardo Macchi (participante da Casa dos Artistas 2), de nome 
    Maxx Natural Sport Taste. A inauguração da 1ª loja será 
    em maio, na Barra da Tijuca.
 * QUEM? - A Contemporânea conta para a Janela que não 
    participou da concorrência pela conta da Task, vencida pela CR&R, 
    ao contrário da informação dada por esta agência. 
    Armando Strozenberg, da Contemporânea, pediu à sua assessoria 
    de imprensa para informar que nem conhece ninguém da Task!!
 * AFIADA - A Casa da Criação conquistou a concorrência 
    do Laboratório Lâmina, para o qual já está produzindo 
    anúncios institucionais para veicular no Jornal Brasileiro de Medicina 
    e na Revista Brasileira de Medicina, além de uma nova logomarca. Em 
    breve sai campanha direcionada para médicos e o consumidor final.
 * TRATAMENTO FACIAL - Marcelo Jucá, sócio e diretor comercial 
    da 100%Propaganda, embarcou para Bolonha, na Itália, onde participa 
    da Cosmoprof, a maior feira de cosméticos do mundo. Jucá vai 
    saber quais as tendências mundiais do setor, acompanhando empresas da 
    área de cosméticos, já que a agência está 
    se preparando para atender esse nicho.
 * EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista 
    Juliana Bertrand.
  Reforços da Semana
 100% (RJ) 
    - Contratou o redator Marcelo Felício (Doctor, Publicis e W/Brasil), 
    que fará dupla com o diretor de arte Marco Martins. Felício 
    já ganhou prêmios como Melhor do Rio, Colunistas e Festival de 
    Gramado. ACCOUNT (SP) - Contratou Adriana Pagliaro (ex-APPC Comunicação 
    e Bradesco) para o atendimento, e Sandra Sansone para fazer dupla com Henrique 
    Batelli na criação.
 CÂNDIDO&ORTIZ (RJ) - Contratou o redator Flávio Gaspar 
    (Ex-V&S e Percepttiva) e os diretores de arte Roberto Cairo (ex-Unlike) 
    e Pedro Américo (ex-Animus).
 CASABLANCA (MG) - Vanessa Cardoso Costa (ex-Age) está retornando 
    à direção de criação da agência mineira.
 EDITORA GLOBO (SP) - Juan Ocerin substituirá Marcos Dvoskin 
    na direção geral. Ocerin vinha atuando como diretor executivo 
    do Diário de São Paulo, já tendo ocupado a posição 
    de diretor de planejamento e finanças da unidade de mídia impressa 
    e Rádio das Organizações Globo. No jornal, assume, interinamente, 
    Frederic Kachar, diretor de finanças e recursos, até que outro 
    nome seja anunciado.
 F/NAZCA (SP) - Contratou o diretor de arte Alfredo Maeoca, ex-Guimarães, 
    Ogilvy, Leo Burnett e DPZ, para a equipe do Extra Hipermercados, coordenada 
    pelo diretor de criação Márcio "Alemão" Delgado. 
    Já foi premiado no Festival de Nova Iorque, no Anuário do Clube 
    de Criação e recebeu o Prêmio Abril.
 GIOVANNI FCB (RJ) - Paula Coelho (ex-Ogilvy) e Mônica Rodrigues 
    (ex-V&S e Telemar) são as novas executivas de contas da agência, 
    e Graziella Gabbay (ex-Carioca) chega como assistente de atendimento. Claudia 
    Mattos e Aline Pimenta foram promovidas de supervisoras a diretoras de contas: 
    Claudia fica com Sendas, CCAA e Disney, e Aline com TIM.
 LAGE'MAGY (SP) - Contratou Giacomo Groff para trainee de planejamento 
    e Fabrícia Navarro (ex-Talent) para trainee de atendimento da Caloi, 
    RiHappy e Forbes.
 OPUSMÚLTIPLA (PR) - Promoveu Paulo Vitola, há 10 anos 
    na direção de criação, para a nova diretoria de 
    Projetos Especiais e Assuntos Institucionais da agência. Sérgio 
    Menezes será o novo diretor de criação.
 PROPEG RIO - Contratou Julieta Monteiro (ex-Thompson, DPZ e McCann) 
    para assumir a vice-presidência de atendimento da Telemar. Julieta já 
    atendeu contas como Brahma, Coca-Cola, Souza Cruz, McDonald's, Esso, Skol 
    e TIM.
 THOMPSON DIGITAL (SP) - O braço Web da J.Walter Thompson contratou 
    Mauro Alencar (ex-AgênciaClick e Fischer) para a direção 
    de criação da agência, juntamente com Cláudio Arriagada.
 TV1.COM (SP) - O braço Internet da agência contratou Fernanda 
    Décourt (ex-AgenciaClick) para o atendimento e Paola Gasparini (ex-Totem) 
    para novos negócios.
 |