Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/MAR/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Talbot deixa Fischer pelo O Globo
Desde novembro de 2000 como diretor de operações e finanças da Fischer América Rio, que havia comprado o seu passe da agência Doctor, onde era sócio, Anthony Talbot (foto) pediu demissão esta semana do cargo para assumir a Diretoria de Circulação do InfoGlobo, responsável pelos jornais O Globo e Extra.
Esta será a primeira passagem de Talbot por veículo, ele que já esteve na Mesbla nos tempos da sua house-agency Provarejo. De lá foi dirigir a área administrativo-financeira da Young & Rubicam no Rio, quando a agência paulista absorveu a Provarejo para herdar a conta da Mesbla. Após o fechamento da Young no Rio, ele passou um período na Contemporânea, também na área de operações.
Os motivos de Anthony Talbot ter aceito o convite do Globo para sair da Fischer não estão claros, já que nem ele nem a agência se pronunciaram oficialmente sobre a mudança. Segundo Marcelo Gorodicht, presidente da agência no Rio, não haverá contratação de um novo profissional para a função.

Wesley oficializa saída da 100% com Rede Economia
Wesley Marine, que deixou a diretoria de operações e atendimento da 100%Propaganda para abrir sua própria agência, WM&S, está levando para a sua carteira de clientes a conta de supermercado Rede Economia. A nova agência também nasce com um novo cliente, o Restaurante Azurra, e com dois em perspectiva, um produto industrial e o outro da área imobiliária.
Pela facilidade de equipamento imediato, Wesley fechou um acordo operacional com o estúdio QJ, que fará a finalização das peças publicitárias. Questionado sobre sua relação com a 100%, Wesley disse que "pode ser que no futuro venhamos a fazer algum trabalho em conjunto".
O escritório da WM&S já está operando em Ipanema, na Visconde de Pirajá, 595 - grupo 1104 e o telefone é 2512-6118. No momento a equipe conta com 8 profissionais, entre eles Caio Leitão (ex-JVA, Fischer e Caio) no atendimento e Ernani "Naninho" Gouvêa (ex-Caio, MPM e SGB) na direção de criação.

Troca-troca de diretores de arte agita o Rio
Claro que foi coincidência mas até pareceu vendetta entre Andrés. Para compensar que André Lima, o diretor de criação da agência NBS, do Grupo da Propeg, tirou da AdHoc o diretor de arte José Luis Vaz, o diretor de criação dessa agência, André Pedroso, foi até a Propeg e tirou de lá a diretora de arte Alessandra Sadock, para ocupar o cargo vago.
Alessandra também acumula passagens pela DPZ, GR.3, McCann e Fischer América. Já ganhou o Prêmio Abril Nacional, Colunistas Rio e Festival da ABP em várias edições, Prêmio melhor do Rio e, recentemente, o London International Advertising Awards 2001.

Propeg coloca malabaristas de rua em filme do Dia
Os meninos que fazem malabarismo em praticamente todos os grandes cruzamentos da Zona Sul carioca, substituindo aos antigos vendedores de balas, finalmente foram institucionalizados pela publicidade.
O jornal carioca O Dia está saindo com um comercial, criado pela Propeg Rio, para declarar sobre seu compromisso com a educação. No filme, um menino tenta equilibrar bolinhas num sinal do Rio. As primeiras tentativas são frustradas, mas mesmo assim ele insiste até conseguir. Com dedicação, o menino acaba aprendendo. Neste momento entra o locutor com a frase - "Viu só como ele aprende rápido?" Como recompensa do seu esforço, o menino ganha um trocado de um dos carros parados. E a locução - "Imagine se estivesse na escola." No final a peça leva a assinatura - 'Compromisso do jornal O Dia com o leitor. E o futuro leitor'. A criação é de Francisco "Chiquinho" Lucchini e André Havt, com direção de criação de Ercílio Tranjan. O diretor do filme é Tadeu Jungle, da Academia de Filmes. O som é da produtora A Voz do Brasil.

Semana de Criação abre inscrições no Rio
A 16ª Semana Internacional da Criação Publicitária, que acontece nos dias 8 a 12 de abril no Rio, acaba de abrir as inscrições. O evento, que será realizado no auditório da ESPM (Rua do Rosário, 90), vai reunir alguns dos principais nomes da propaganda mundial e as maiores agências do país, entre elas AgênciaClick, Contemporânea, DM9DDB, DPZ, Fábrica Comunicação Dirigida, J.W. Thompson, Leo Burnett, Ogilvy e Talent. As produtoras-madrinhas são a Netfilmes, 5.6, Get Image e On Filme.
Os convites custam entre R$50 e R$120 e as inscrições podem ser feitas através do telefone (21) 2421-3566.

Intervalo reconta Adão e Eva em animação
A Intervalo acabou de criar o primeiro desenho animado para Home Vídeo VHS - 'Conta Vovô: Adão e Eva'. No curta, de 30", o avô conta a história de Adão e Eva para os seus netinhos, Paulo e Pedro, que acabam imaginando que são seus pais. O esforço mescla técnicas de computação gráfica, composição digital e manipulação de bonecos. 'Adão e Eva' é o primeiro episódio da série infantil 'Conta Vovô', que adapta histórias da cultura popular para uma linguagem infantil. A direção é de Levi Luz, especialista em animação e efeitos especiais e o roteiro é de Pedro Stilpen, o Stil, um dos pioneiros da animação no Brasil. O vídeo é distribuído pela Cosmos Vídeo e poderá ser encontrado em lojas de departamento e supermercados a partir de abril. Para assistir ao trailer entre no link https://www.intervalo.com.br/series/adaoeva/filmeadao.htm

Contemporânea lança campanha de turismo de R$ 2 milhões
Para comemorar seus 30 anos, a Queensberry - de turismo - está investindo cerca de R$2 milhões em uma campanha institucional de sua imagem e produtos, criada pela Contemporânea, como parte do reposicionamento da empresa. Para mostrar que com a Queensberry os brasileiros podem conhecer e dominar o mundo, as peças trazem bandeiras de alguns países pintadas com as cores verde e amarela e assina 'Agora o mundo fala a língua do turista brasileiro'.
Sob o tema 'Brasileiros no Mundo', as peças oferecem aos grupos tours completos em ônibus com guias brasileiros, percorrendo as principais cidades da Europa, Escandinávia, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Canadá. A veiculação será em mídia impressa. A criação é de Jorge Barros e Nathalie Cazes, com direção de criação de Mauro Mattos e José Guilherme Vereza. A fotografia é de Mauro Risch.

CR&R vence concorrência pela conta da Task
A carioca Campana, Resende & Resende acaba de conquistar uma nova conta, vencida por meio de licitação, na qual participaram Direta.com e Contemporânea. A agência ficará responsável por toda a comunicação da Task - uma das maiores empresas do Brasil na área de sistemas de computação específicos para identificação. A verba ainda não está definida.
Segundo Carlos Campana, que fará o atendimento ao novo cliente, "a estratégia é fortalecer a marca". Os primeiros jobs serão uma avaliação da identidade visual e a criação de folhetos técnicos.

Regina Duarte entra na série de estrelas da Technos
Regina Duarte será a protagonista da campanha de Dia das Mães da carioca V&S para o Technos. O objetivo é usar a imagem da atriz, que já foi a namoradinha do Brasil, como a representante da nova mãe brasileira. Através da sua empatia com os jovens, a campanha vai mostrar o quanto o tempo livre é importante para a atriz e sugerir aos filhos que os melhores modelos de relógio vão lembrar às suas mães que é hora do lazer, de descansar e desfrutar a vida da melhor forma possível.
Regina Duarte foi clicada essa semana para a campanha que terá veiculação na 2ª quinzena de abril em mídia impressa. A criação foi de Álvaro Rodrigues e Fábio Onofre, e a direção de criação é de Paulo Castro.

Wox lança no Brasil nova rede de fast-food
A carioca Wox Comunicação foi a escolhida para lançar a Redhouse - rede de hamburgers norte-americana - no Brasil. A primeira casa será no Barra World, shopping do Recreio, pelo cliente ter considerado que é "um bairro com grande potencial de crescimento", explica Pedro Varella, diretor da agência.
A escolha pela Wox foi por conta da agência já trabalhar na área de alimentação, sendo essa a sua especialidade, já que atende o Grupo Porcão e o Joe & Leo's burger. A verba ainda não está definida, pois depende de autorização da matriz nos EUA. O primeiro job está sendo climatizar o conceito da Redhouse para o Brasil. A previsão é de que o lançamento do primeiro restaurante seja no início de abril.

Ponto Frio substitui artistas por Ana Maria Braga
A apresentadora Ana Maria Braga foi escolhida para atuar na nova campanha da rede Ponto Frio, criada pela Fischer América Rio. Sob o título 'Ponto Frio faz o melhor por mim e por você', os filmes mostram a apresentadora em sua casa explicando os motivos pelos quais compra no Ponto Frio. O telespectador vai ver alguns produtos que estão na casa da apresentadora ser anunciados por ela com preços e condições de pagamento atraentes. Ela reforça a idéia de que pesquisou, comparou e não achou ofertas melhores, incentivando o consumidor a fazer o mesmo.
Segundo a agência, a escolha pela Ana Maria Braga foi por conta por do seu "perfil batalhador, de quem trabalha e dá valor ao seu dinheiro, o que a identifica com os consumidores de todas as classes". A campanha, que estreou domingo (03/03), é composta por 4 filmes, anúncios e diversos materiais de ponto-de-venda.
A criação é de Andréa Lobato, Benjamin Nazareth, Moacyr Marques, Marcos Flor, Eduardo Machado, Jorge Gomes, José Christão, Ana Paula França e Fabiano Pinheiro, com direção de criação de Manoel Zanzoti. A produtora dos filmes é a Tec Cine, que teve direção de Ronaldo Uzeda.

Campanha contra violência ganha Grand Prix da Estácio
Otávio Mello foi o grande vencedor do Festival de Publicidade da Estácio de Sá, promovido pelos próprios alunos, tendo como jurados profissionais como Jairo Carneiro (ABP), Márcio Borges (GAP-RJ) e Luis Fernando (Grupo de Mídia), além de representantes do CCRJ. Otavio é recém formado em publicidade, mas a condição por ter participado do concurso foi a campanha ter sido criada quando cursava o 4º período da Faculdade.
Otavio, que é atualmente redator da Artplan, recebeu o Grand Prix com sua campanha, composta por anúncio, cartaz e outdoors, contra a violência nos estádios de futebol. O anúncio traz uma pessoa de cadeira de rodas sentada na arquibancada de um estádio de futebol e a frase - 'Ele vinha às arquibancadas para brigar. Agora só assiste aos jogos de cadeira'. Os outdoors mostram uma camisa de um clube de futebol com um furo de bala e manchada de sangue. Levam os títulos: 'Entrou na área adversária', 'Deu sangue pelo time' e 'Matou no peito'.
Exposição de Ousadia
Outra novidade da Estácio é a exposição Marketing Radical, que reúne peças publicitárias da Benetton e Du Loren. Segundo o coordenador do curso de publicidade, Anderson Guimarães, "as marcas foram escolhidas pelos próprios alunos do curso para esse projeto por serem duas das marcas que mais ousam em suas campanhas". Quem não conhece os anúncios provocativos, e muito premiados, criados pela Doctor para a Du Loren, como por exemplo Miguel Falabella e Dercy Gonçalves de calcinha, guarda de trânsito de lingerie e duas mulheres se beijando?
A Benetton também está presente com suas peças agressivas, criadas e fotografas por Oliviero Toscani, como uma criança de anjinho e outra de diabinho, um padre beijando uma freira, um jovem excepcional como garoto propaganda (foto) - que ainda não foi veiculada no Brasil - entre outras.
A exposição ficará aberta ao público até 22 de março, na Casa de Cultura da Estácio, no Rio Comprido (Rua do Bispo, 83), das 9:00h às 23:00h.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
08/03, sexta-feira: Artur Fontes (Diretor da Conspiração), Paulo Salles (Presidente da Salles D'Arcy), Luiziana Etchecoin (Gerente Operacional da Ad Hoc Young & Rubicam);
09/03, sábado: Lúcia Leme, Neuza Silveira, José Carlos Gomes (Diretor de Criação da Comunicação e Arte), André Norris (Diretor de Arte da J.Walter Thompson);
10/03, domingo: Marcos Spinola Montenegro (Diretor do Ibope), Viviane Vianna (Multinational), Renato Reguffe (Redator da ID&A), Elaine Abrantes, José Henrique (Diretor de Arte da Millenn), Daniela Croccia (Diretora de Mídia da V7);
11/03, segunda-feira: Marcelo Guimarães (Diretor de Arte da Agência3);
12/03, terça-feira: Andrea Lobato (FischerAmérica-Rio), Carlos Eduardo Jardim;
13/03, quarta-feira: Marcelo Lobianco, Andréa Carrapito (Supervisora de Contas da Fischer América Rio);
14/03, quinta-feira: Celso Japiassu (Diretor V.P. de Operações da Publicis.Norton), Leonardo Arena (Diretor de Criação da Aquatro);
* LUTO NA JANELA - Este colunista está profundamente consternado com o golpe que o destino acaba de dar em Vera e Paulo Giovanni, com a perda de seus filhos João Pedro e Gustavo, que cheguei a conhecer pequenos na casa de seus pais. Como sei que não há palavras que consolem uma dor tão grande como essa, quero pedir que cada leitor da Janela se una a mim em pensamento para transmitir a Giovanni e a Vera todo o carinho e solidariedade que eles precisarão para ter a força de prosseguir com suas vidas. E mais, leitor: aproveite o momento para falar do seu amor a todos aqueles que faz tempo que você não diz que você ama. (M.E.)
* BEM NA FOTO - A Casa da Criação (RJ) acaba de conquistar mais uma conta, a Avaphoto, rede com 60 lojas no Brasil e líder no mercado de prestação de serviços e revenda de material fotográfico, além de habilitar e vender aparelhos celulares em Minas gerais, serviços que estão se expandindo no Rio. O cliente era atendido pela Criart.
* DOMANNI MUDA DE ENDEREÇO - O pessoal da agência carioca está neste momento fazendo a mudança para o Centro da Cidade, trocando os 90 m² do Leblon pelos 120 m² da nova sede (Rua 1º de Março, 23/20º andar). O novo telefone é o 3852-3001.
* ENGENHARIA NA REDE - A agência Scope, do Rio, será a responsável por todo o website e ações online da Carioca Engenharia, construtora que opera há 53 anos no Brasil.
* SERRA DEIXA DM9 - Depois de 12 anos à frente da DM9DDB, Affonso Serra está deixando a agência. Em release enviado à imprensa explica - "Esse meu ciclo na empresa, com muitas realizações, muita satisfação e conquista, está se encerrando por motivos absolutamente pessoais". Affonso e Steve Burton, presidente da DDB para a América Latina, trabalharão juntos durante a transição, em busca de um substituto.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand

Reforços da Semana
AGE (SP) -
Contratou Simone Varandas (ex-DM9, Ogilvy e Talent) para o cargo de diretora de planejamento.
CALIAASSUMPÇÃO (SP) - Hildebrando "Neto" Maneira (ex-Salles D'Arcy) é o novo diretor de contas para o grupo do Unibanco.com, Qualcomm, Quacker e SBT.
CARILLO PASTORE EURO RCSG (SP) - Volta à agência a supervisora de atendimento Renata Máximo (ex-Talent e Lew Lara). E entra no atendimento Patrícia Vieira (ex-DPZ e Ogilvy), como supervisora regional de Pão de Açúcar para as praças de Curitiba, Rio e Brasília.
CASTROL (RJ) - A gerente de marketing Maria Claudia Monteiro foi promovida a diretora de marketing da empresa. A profissional já atuou na Souza Cruz.
DOCTOR (RJ) - Contratou 3 diretores de arte: Guilherme Somensato (ex-Agência3), Antônio "Juninho" Guerra (ex-100%) e Tiago Tavares (ex-V&S), e 2 redatores: Bruno Xavier (ex-house da Faculdade Estácio de Sá) e Alexandre Leão (ex-100%).
F/NAZCA (SP) - Contratou Márcio "Alemão" Delgado - ex-Giacometti e Futura - como diretor de criação responsável pela conta do Hipermercados Extra, recentemente conquistada pela agência, além de ter sido foi sócio da produtora de cinema Best Filmes
LEO BURNETT (SP) - A jornalista Marina Moraes está assumindo a direção de comunicação da agência. Marina, ex-Editora Abril, também atuou em Nova York como colaboradora de diversos veículos, entre eles a Folha de São Paulo.
MCCANN ONLINE (SP) - Contratou Marco Formenton (ex-Media Contacts) para a coordenação de mídia do grupo de contas gerenciado por Gabriela Ben David.
MILLENN (RJ) - Está reforçando a criação com a contratação de Silvia Grossmann, que ficará responsável pela área de novas mídias e Internet. A criativa acumula passagens pela Foote, Cone & Belding, Young & Rubicam e SFInteractive.
NEOGAMA (SP) - Paulo Celso Freitas é o novo diretor de atendimento do grupo que atende Mitsubishi e Eletropaulo.
NEWCOMM (SP) - Contratou Isabel Cristina Arias para a direção de recursos humanos. Cristina já passou pela Editora Abril, Banco Safra e Grupo Total.
SENDAS (RJ) - Sol Garson é a nova gerente financeira da rede de supermercados. Ela assumiu a Secretaria municipal de Finanças do governo César Maia, quando Maria Silvia Bastos Marques foi para a CSN, além de já ter atuado no BNDES por 18 anos. Já para a diretoria de marketing acaba de chegar Patrícia Kubotta (ex-Lojas Americanas). Patrícia será responsável pelo marketing das bandeiras Sendas, Bon Marché e Casa Show.