Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Talbot deixa Fischer pelo O Globo
Desde
novembro de 2000 como diretor de operações e finanças
da Fischer América Rio, que havia comprado o seu passe da agência
Doctor, onde era sócio, Anthony Talbot (foto) pediu demissão
esta semana do cargo para assumir a Diretoria de Circulação
do InfoGlobo, responsável pelos jornais O Globo e Extra.
Esta será a primeira passagem de Talbot por veículo, ele que
já esteve na Mesbla nos tempos da sua house-agency Provarejo. De lá
foi dirigir a área administrativo-financeira da Young & Rubicam
no Rio, quando a agência paulista absorveu a Provarejo para herdar a
conta da Mesbla. Após o fechamento da Young no Rio, ele passou um período
na Contemporânea, também na área de operações.
Os motivos de Anthony Talbot ter aceito o convite do Globo para sair da Fischer
não estão claros, já que nem ele nem a agência
se pronunciaram oficialmente sobre a mudança. Segundo Marcelo Gorodicht,
presidente da agência no Rio, não haverá contratação
de um novo profissional para a função.
Wesley oficializa saída da 100% com Rede
Economia
Wesley Marine, que deixou a diretoria
de operações e atendimento da 100%Propaganda para abrir sua
própria agência, WM&S, está levando para a sua carteira
de clientes a conta de supermercado Rede Economia. A nova agência também
nasce com um novo cliente, o Restaurante Azurra, e com dois em perspectiva,
um produto industrial e o outro da área imobiliária.
Pela facilidade de equipamento imediato, Wesley fechou um acordo operacional
com o estúdio QJ, que fará a finalização das peças
publicitárias. Questionado sobre sua relação com a 100%,
Wesley disse que "pode ser que no futuro venhamos a fazer algum trabalho em
conjunto".
O escritório da WM&S já está operando em Ipanema,
na Visconde de Pirajá, 595 - grupo 1104 e o telefone é 2512-6118.
No momento a equipe conta com 8 profissionais, entre eles Caio Leitão
(ex-JVA, Fischer e Caio) no atendimento e Ernani "Naninho" Gouvêa (ex-Caio,
MPM e SGB) na direção de criação.
Troca-troca de diretores de arte agita o Rio
Claro que foi coincidência mas
até pareceu vendetta entre Andrés. Para compensar que André
Lima, o diretor de criação da agência NBS, do Grupo da
Propeg, tirou da AdHoc o diretor de arte José Luis Vaz, o diretor de
criação dessa agência, André Pedroso, foi até
a Propeg e tirou de lá a diretora de arte Alessandra Sadock, para ocupar
o cargo vago.
Alessandra também acumula passagens pela DPZ, GR.3, McCann e Fischer
América. Já ganhou o Prêmio Abril Nacional, Colunistas
Rio e Festival da ABP em várias edições, Prêmio
melhor do Rio e, recentemente, o London International Advertising Awards 2001.
|
|
Propeg coloca malabaristas de rua em filme do
Dia
Os meninos que fazem malabarismo em praticamente
todos os grandes cruzamentos da Zona Sul carioca, substituindo aos antigos
vendedores de balas, finalmente foram institucionalizados pela publicidade.
O jornal carioca O Dia está saindo com um comercial, criado pela Propeg
Rio, para declarar sobre seu compromisso com a educação. No
filme, um menino tenta equilibrar bolinhas num sinal do Rio. As primeiras
tentativas são frustradas, mas mesmo assim ele insiste até conseguir.
Com dedicação, o menino acaba aprendendo. Neste momento entra
o locutor com a frase - "Viu só como ele aprende rápido?" Como
recompensa do seu esforço, o menino ganha um trocado de um dos carros
parados. E a locução - "Imagine se estivesse na escola." No
final a peça leva a assinatura - 'Compromisso do jornal O Dia com o
leitor. E o futuro leitor'. A criação é de Francisco
"Chiquinho" Lucchini e André Havt, com direção de criação
de Ercílio Tranjan. O diretor do filme é Tadeu Jungle, da Academia
de Filmes. O som é da produtora A Voz do Brasil.
Semana de Criação abre inscrições
no Rio
A 16ª Semana Internacional da Criação
Publicitária, que acontece nos dias 8 a 12 de abril no Rio, acaba de
abrir as inscrições. O evento, que será realizado no
auditório da ESPM (Rua do Rosário, 90), vai reunir alguns dos
principais nomes da propaganda mundial e as maiores agências do país,
entre elas AgênciaClick, Contemporânea, DM9DDB, DPZ, Fábrica
Comunicação Dirigida, J.W. Thompson, Leo Burnett, Ogilvy e Talent.
As produtoras-madrinhas são a Netfilmes, 5.6, Get Image e On Filme.
Os convites custam entre R$50 e R$120 e as inscrições podem
ser feitas através do telefone (21) 2421-3566.
Intervalo
reconta Adão e Eva em animação
A Intervalo acabou de criar o primeiro
desenho animado para Home Vídeo VHS - 'Conta Vovô: Adão
e Eva'. No curta, de 30", o avô conta a história de Adão
e Eva para os seus netinhos, Paulo e Pedro, que acabam imaginando que são
seus pais. O esforço mescla técnicas de computação
gráfica, composição digital e manipulação
de bonecos. 'Adão e Eva' é o primeiro episódio da série
infantil 'Conta Vovô', que adapta histórias da cultura popular
para uma linguagem infantil. A direção é de Levi Luz,
especialista em animação e efeitos especiais e o roteiro é
de Pedro Stilpen, o Stil, um dos pioneiros da animação no Brasil.
O vídeo é distribuído pela Cosmos Vídeo e poderá
ser encontrado em lojas de departamento e supermercados a partir de abril.
Para assistir ao trailer entre no link https://www.intervalo.com.br/series/adaoeva/filmeadao.htm
Contemporânea lança campanha de
turismo de R$ 2 milhões
Para comemorar seus 30 anos, a Queensberry
- de turismo - está investindo cerca de R$2 milhões em uma campanha
institucional de sua imagem e produtos, criada pela Contemporânea, como
parte do reposicionamento da empresa. Para mostrar que com a Queensberry os
brasileiros podem conhecer e dominar o mundo, as peças trazem bandeiras
de alguns países pintadas com as cores verde e amarela e assina 'Agora
o mundo fala a língua do turista brasileiro'.
Sob o tema 'Brasileiros no Mundo', as peças oferecem aos grupos tours
completos em ônibus com guias brasileiros, percorrendo as principais
cidades da Europa, Escandinávia, Rússia, Austrália, Nova
Zelândia, África do Sul e Canadá. A veiculação
será em mídia impressa. A criação é de
Jorge Barros e Nathalie Cazes, com direção de criação
de Mauro Mattos e José Guilherme Vereza. A fotografia é de Mauro
Risch.
CR&R vence concorrência pela conta
da Task
A carioca Campana, Resende & Resende
acaba de conquistar uma nova conta, vencida por meio de licitação,
na qual participaram Direta.com e Contemporânea. A agência ficará
responsável por toda a comunicação da Task - uma das
maiores empresas do Brasil na área de sistemas de computação
específicos para identificação. A verba ainda não
está definida.
Segundo Carlos Campana, que fará o atendimento ao novo cliente, "a
estratégia é fortalecer a marca". Os primeiros jobs serão
uma avaliação da identidade visual e a criação
de folhetos técnicos.
Regina Duarte entra na série de estrelas
da Technos
Regina Duarte será a protagonista
da campanha de Dia das Mães da carioca V&S para o Technos. O objetivo
é usar a imagem da atriz, que já foi a namoradinha do Brasil,
como a representante da nova mãe brasileira. Através da sua
empatia com os jovens, a campanha vai mostrar o quanto o tempo livre é
importante para a atriz e sugerir aos filhos que os melhores modelos de relógio
vão lembrar às suas mães que é hora do lazer,
de descansar e desfrutar a vida da melhor forma possível.
Regina Duarte foi clicada essa semana para a campanha que terá veiculação
na 2ª quinzena de abril em mídia impressa. A criação
foi de Álvaro Rodrigues e Fábio Onofre, e a direção
de criação é de Paulo Castro.
Wox lança no Brasil nova rede de fast-food
A carioca Wox Comunicação
foi a escolhida para lançar a Redhouse - rede de hamburgers norte-americana
- no Brasil. A primeira casa será no Barra World, shopping do Recreio,
pelo cliente ter considerado que é "um bairro com grande potencial
de crescimento", explica Pedro Varella, diretor da agência.
A escolha pela Wox foi por conta da agência já trabalhar na área
de alimentação, sendo essa a sua especialidade, já que
atende o Grupo Porcão e o Joe & Leo's burger. A verba ainda não
está definida, pois depende de autorização da matriz
nos EUA. O primeiro job está sendo climatizar o conceito da Redhouse
para o Brasil. A previsão é de que o lançamento do primeiro
restaurante seja no início de abril.
Ponto Frio substitui artistas por Ana Maria
Braga
A apresentadora Ana Maria Braga foi escolhida
para atuar na nova campanha da rede Ponto Frio, criada pela Fischer América
Rio. Sob o título 'Ponto Frio faz o melhor por mim e por você',
os filmes mostram a apresentadora em sua casa explicando os motivos pelos
quais compra no Ponto Frio. O telespectador vai ver alguns produtos que estão
na casa da apresentadora ser anunciados por ela com preços e condições
de pagamento atraentes. Ela reforça a idéia de que pesquisou,
comparou e não achou ofertas melhores, incentivando o consumidor a
fazer o mesmo.
Segundo a agência, a escolha pela Ana Maria Braga foi por conta por
do seu "perfil batalhador, de quem trabalha e dá valor ao seu dinheiro,
o que a identifica com os consumidores de todas as classes". A campanha, que
estreou domingo (03/03), é composta por 4 filmes, anúncios e
diversos materiais de ponto-de-venda.
A criação é de Andréa Lobato, Benjamin Nazareth,
Moacyr Marques, Marcos Flor, Eduardo Machado, Jorge Gomes, José Christão,
Ana Paula França e Fabiano Pinheiro, com direção de criação
de Manoel Zanzoti. A produtora dos filmes é a Tec Cine, que teve direção
de Ronaldo Uzeda.
Campanha
contra violência ganha Grand Prix da Estácio
Otávio Mello foi o grande vencedor
do Festival de Publicidade da Estácio de Sá, promovido pelos
próprios alunos, tendo como jurados profissionais como Jairo Carneiro
(ABP), Márcio Borges (GAP-RJ) e Luis Fernando (Grupo de Mídia),
além de representantes do CCRJ. Otavio é recém formado
em publicidade, mas a condição por ter participado do concurso
foi a campanha ter sido criada quando cursava o 4º período da Faculdade.
Otavio, que é atualmente redator da Artplan, recebeu o Grand Prix com
sua campanha, composta por anúncio, cartaz e outdoors, contra a violência
nos estádios de futebol. O anúncio traz uma pessoa de cadeira
de rodas sentada na arquibancada de um estádio de futebol e a frase
- 'Ele vinha às arquibancadas para brigar. Agora só assiste
aos jogos de cadeira'. Os outdoors mostram uma camisa de um clube de futebol
com um furo de bala e manchada de sangue. Levam os títulos: 'Entrou
na área adversária', 'Deu sangue pelo time' e 'Matou no peito'.
Exposição de Ousadia
Outra novidade da Estácio é
a exposição Marketing Radical, que reúne peças
publicitárias da Benetton e Du Loren. Segundo o coordenador do curso
de publicidade, Anderson Guimarães, "as marcas foram escolhidas pelos
próprios alunos do curso para esse projeto por serem duas das marcas
que mais ousam em suas campanhas". Quem não conhece os anúncios
provocativos, e muito premiados, criados pela Doctor para a Du Loren, como
por exemplo Miguel Falabella e Dercy Gonçalves de calcinha, guarda
de trânsito de lingerie e duas mulheres se beijando?
A Benetton também está presente com suas peças agressivas,
criadas e fotografas por Oliviero Toscani, como uma criança de anjinho
e outra de diabinho, um padre beijando uma freira, um jovem excepcional como
garoto propaganda (foto) - que ainda não foi veiculada no Brasil -
entre outras.
A exposição ficará aberta ao público até
22 de março, na Casa de Cultura da Estácio, no Rio Comprido
(Rua do Bispo, 83), das 9:00h às 23:00h.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
08/03, sexta-feira: Artur Fontes (Diretor da Conspiração),
Paulo Salles (Presidente da Salles D'Arcy), Luiziana Etchecoin (Gerente Operacional
da Ad Hoc Young & Rubicam);
09/03, sábado: Lúcia Leme, Neuza Silveira, José
Carlos Gomes (Diretor de Criação da Comunicação
e Arte), André Norris (Diretor de Arte da J.Walter Thompson);
10/03, domingo: Marcos Spinola Montenegro (Diretor do Ibope), Viviane
Vianna (Multinational), Renato Reguffe (Redator da ID&A), Elaine Abrantes,
José Henrique (Diretor de Arte da Millenn), Daniela Croccia (Diretora
de Mídia da V7);
11/03, segunda-feira: Marcelo Guimarães (Diretor de Arte da
Agência3);
12/03, terça-feira: Andrea Lobato (FischerAmérica-Rio),
Carlos Eduardo Jardim;
13/03, quarta-feira: Marcelo Lobianco, Andréa Carrapito (Supervisora
de Contas da Fischer América Rio);
14/03, quinta-feira: Celso Japiassu (Diretor V.P. de Operações
da Publicis.Norton), Leonardo Arena (Diretor de Criação da Aquatro);
* LUTO NA JANELA - Este colunista está profundamente consternado
com o golpe que o destino acaba de dar em Vera e Paulo Giovanni, com a perda
de seus filhos João Pedro e Gustavo, que cheguei a conhecer pequenos
na casa de seus pais. Como sei que não há palavras que consolem
uma dor tão grande como essa, quero pedir que cada leitor da Janela
se una a mim em pensamento para transmitir a Giovanni e a Vera todo o carinho
e solidariedade que eles precisarão para ter a força de prosseguir
com suas vidas. E mais, leitor: aproveite o momento para falar do seu amor
a todos aqueles que faz tempo que você não diz que você
ama. (M.E.)
* BEM NA FOTO - A Casa da Criação (RJ) acaba de conquistar
mais uma conta, a Avaphoto, rede com 60 lojas no Brasil e líder no
mercado de prestação de serviços e revenda de material
fotográfico, além de habilitar e vender aparelhos celulares
em Minas gerais, serviços que estão se expandindo no Rio. O
cliente era atendido pela Criart.
* DOMANNI MUDA DE ENDEREÇO - O pessoal da agência carioca
está neste momento fazendo a mudança para o Centro da Cidade,
trocando os 90 m² do Leblon pelos 120 m² da nova sede (Rua 1º de Março,
23/20º andar). O novo telefone é o 3852-3001.
* ENGENHARIA NA REDE - A agência Scope, do Rio, será a
responsável por todo o website e ações online da Carioca
Engenharia, construtora que opera há 53 anos no Brasil.
* SERRA DEIXA DM9 - Depois de 12 anos à frente da DM9DDB, Affonso
Serra está deixando a agência. Em release enviado à imprensa
explica - "Esse meu ciclo na empresa, com muitas realizações,
muita satisfação e conquista, está se encerrando por
motivos absolutamente pessoais". Affonso e Steve Burton, presidente da DDB
para a América Latina, trabalharão juntos durante a transição,
em busca de um substituto.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand
Reforços da Semana
AGE (SP) -
Contratou Simone Varandas (ex-DM9, Ogilvy e Talent) para o cargo de diretora
de planejamento.
CALIAASSUMPÇÃO (SP) - Hildebrando "Neto" Maneira (ex-Salles
D'Arcy) é o novo diretor de contas para o grupo do Unibanco.com, Qualcomm,
Quacker e SBT.
CARILLO PASTORE EURO RCSG (SP) - Volta à agência a supervisora
de atendimento Renata Máximo (ex-Talent e Lew Lara). E entra no atendimento
Patrícia Vieira (ex-DPZ e Ogilvy), como supervisora regional de Pão
de Açúcar para as praças de Curitiba, Rio e Brasília.
CASTROL (RJ) - A gerente de marketing Maria Claudia Monteiro foi promovida
a diretora de marketing da empresa. A profissional já atuou na Souza
Cruz.
DOCTOR (RJ) - Contratou 3 diretores de arte: Guilherme Somensato (ex-Agência3), Antônio "Juninho" Guerra (ex-100%) e Tiago Tavares (ex-V&S),
e 2 redatores: Bruno Xavier (ex-house da Faculdade Estácio de Sá)
e Alexandre Leão (ex-100%).
F/NAZCA (SP) - Contratou Márcio "Alemão" Delgado - ex-Giacometti
e Futura - como diretor de criação responsável pela conta
do Hipermercados Extra, recentemente conquistada pela agência, além
de ter sido foi sócio da produtora de cinema Best Filmes
LEO BURNETT (SP) - A jornalista Marina Moraes está assumindo
a direção de comunicação da agência. Marina,
ex-Editora Abril, também atuou em Nova York como colaboradora de diversos
veículos, entre eles a Folha de São Paulo.
MCCANN ONLINE (SP) - Contratou Marco Formenton (ex-Media Contacts)
para a coordenação de mídia do grupo de contas gerenciado
por Gabriela Ben David.
MILLENN (RJ) - Está reforçando a criação
com a contratação de Silvia Grossmann, que ficará responsável
pela área de novas mídias e Internet. A criativa acumula passagens
pela Foote, Cone & Belding, Young & Rubicam e SFInteractive.
NEOGAMA (SP) - Paulo Celso Freitas é o novo diretor de atendimento
do grupo que atende Mitsubishi e Eletropaulo.
NEWCOMM (SP) - Contratou Isabel Cristina Arias para a direção
de recursos humanos. Cristina já passou pela Editora Abril, Banco Safra
e Grupo Total.
SENDAS (RJ) - Sol Garson é a nova gerente financeira da rede
de supermercados. Ela assumiu a Secretaria municipal de Finanças do
governo César Maia, quando Maria Silvia Bastos Marques foi para a CSN,
além de já ter atuado no BNDES por 18 anos. Já para a
diretoria de marketing acaba de chegar Patrícia Kubotta (ex-Lojas Americanas).
Patrícia será responsável pelo marketing das bandeiras
Sendas, Bon Marché e Casa Show.
|