Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 01/MAR/2002
Marcio Ehrlich

 

Boticário troca agência carioca por baiana
A regional Rio da conta da perfumaria Boticário, que vinha sendo atendida pela agência carioca Casa da Criação, acaba de passar para a carteira da agência baiana Idéia 3, que atendia há 3 anos o cliente apenas no Nordeste.
Uma das jovens agências criativas da Bahia, a Idéia 3 está formando mais um núcleo de atendimento para dar suporte à nova conta da agência e já tem em seus estudos abrir escritório no Rio, para dar atendimento local ao varejo do Boticário.

V&S contrata Rego Monteiro e conquista conta do JB
O Jornal do Brasil definiu esta semana a outra agência que vai atender sua conta, junto com a Ogilvy. Será a carioca V&S, que já cuidou do jornal no passado e desta vez ficará responsável pelos Classificados. O primeiro trabalho para o novo cliente será um anúncio, com veiculação em março, para alavancar o número de anunciantes do jornal.
A conquista já é fruto da atuação de Sérgio Rego Monteiro — que também é presidente da Associação Internacional de Marketing de Jornais e ex-diretor do JB — que está assumindo como o novo vice-presidente da V&S, responsável por novos negócios.

Ad/Hoc leva conta do Frade
A Ad/Hoc, agência carioca do Grupo Young & Rubicam, conquistou a conta do Hotel do Frade, em Angra dos Reis, que era da DPZ. Já no dia 4 de março, a agência lança a sua 1ª campanha, para divulgar os pacotes de baixa temporada do Resort. Sob o conceito 'Não é só o que você escolhe fazer do seu dinheiro. Mas também o que escolhe fazer da sua vida', o esforço contará com 1 filme, 4 anúncios impressos, spots de rádio, outdoors e mobiliários urbanos. As peças, sob o título 'Comparação', mostram que a pessoa pode gastar R$ 380,00 para comprar uma bolsa ou passar um final de semana no Frade com direito a uma praia particular, cachoeiras, quadras de tênis, futebol, 6 restaurantes e 4 bares.
Segundo o diretor de criação da agência, André Pedroso, "utilizamos o conceito de 'varejo chique' para mostrar as diversas atividades que compõem o complexo do Frade. Com isso, pretendemos aumentar a taxa de ocupação do hotel num período considerado de média e baixa temporada, tornando o local acessível para classe média". A criação é de David Tabalipa e Marcelo Conde, com direção de criação de André Pedroso.

Aedes vira bola de tênis em anúncio da V&S
Para divulgar o torneio Master Series de Tênis, cuja transmissão é exclusividade do Sportv a partir do dia 11, a V&S criou 4 anúncios que começam a ser divulgados na 1ª semana de março. A primeira peça brinca com a epidemia da dengue, colocando o mosquito no lugar da bola de tênis e o mata-mosquito no lugar da raquete de tênis. E traz a frase 'Tem um pouco de tênis em qualquer lugar. Muito, só aqui'.
A ação vai até o fim do ano e será veiculada nas revistas Caras, Quem, Época e CBT (a revista da Confederação Brasileira de Tênis). A foto é de Guto Seixas, que utilizou o mosquito produzido por uma miniaturista especializada em porcelana. A criação é de Bruno Pinaud e Luiz Cláudio Salvestroni, com direção de criação de Paulo Castro.

Twister Toons deixa Renato Aragão animado
A Twister Toons, braço da produtora carioca Twister, em conjunto com a Meklin (empresa de captação de recursos), está produzindo o desenho animado do Didi, que vai anteceder o novo filme do Renato Aragão 'O Cupido Trapalhão', que será lançado no final do ano. O curta, de 8', conta com os personagens mais famosos do ator, como Recruta 43, Severina, Som na Caixa, entre outros.
Segundo Zeca Magalhães, diretor de atendimento de novos negócios da Twister, "a nossa intenção é eternizar os personagens do Renato Aragão, transformando o desenho em um longa e até, quem sabe, uma série de TV". Ações de desenvolvimento de produtos dos personagens também fazem parte do projeto.

Casa dos Artistas ganha CD com campanha da 100%
A 100%Propaganda estréia neste domingo, 3 de março, nos intervalos da programação do SBT, um filme para lançar o CD da Casa dos Artistas, da Warner Music, cliente da agência. O CD, que chega ao mercado a partir do dia seguinte, tem as músicas que mais tocaram nas festas da Casa original, o tema do Supla e da Bárbara Paz, entre outros. O filme, de 30", anuncia os cantores como se fossem os novos integrantes da próxima Casa dos Artistas, mas no final é revelado que na verdade eles estão no CD. A peça termina com um locutor intérprete do Silvio Santos que diz: 'Eu não ouvi mas minha filha ouviu e é muito bom' - frase típica do apresentador. A criação é de Gustavo Bastos, Fabio Augusto e Marco Martins.

Calia estimula SAC da Coca-Cola
Para homenagear o Dia Internacional do Consumidor, comemorado todo dia 15 de março, a CaliaAssumpção (RJ) irá veicular um anúncio em mídia impressa para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Coca-Cola, a fim de reforçar o trabalho do serviço e agradecer ao consumidor por suas ligações.
Transformando as iniciais C e O da empresa em uma imagem de uma orelha, o objetivo é estimular o consumidor a ligar para 0800 da Coca-Cola para fortalecer ainda mais esse canal de comunicação com o cliente. A peça leva a frase 'Pode falar. A Coca-Cola é toda ouvidos'. A criação é de Mavi Soares e Bernardo Walckiers, com direção de criação de Marcelo Mendes.

Ultra conquista contas e investe na área artística
A agência carioca Ultra Comunicação está anunciando a conquista de 4 novos clientes. Dois deles são ligados ao Grupo Biruta, da socialite Vera Loyola: a churrascaria rodízio Art Grill, inaugurada em novembro passado, e o Art Café, que tem loja em São Conrado. Além disso, entra o Estaleiro Carbrasmar, especializado em lanchas, e o curso de inglês Number One, aberto há 2 meses no Shopping Downtown. Ambos terão campanha já em março.
Outra novidade empresa de Roberto Bonjean e José Francisco Tapajós é a abertura da Meta Produções Artísticas, que vai cuidar de carreiras artísticas em geral. A Meta nasceu através de uma sociedade firmada entre dois assessores free-lances, Renata Carvalho e Márcio Lima, que trouxeram seus clientes para a empresa, entre os quais Rafaela Fischer, Daniele Winits e Marcelo Faria.

Carillo convoca artistas para a seleção de Felipão
O Guaraná Antarctica - patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol - começou a veicular filmes que dão continuidade ao conceito 'Original do Brasil', explorado na campanha criada pela Carillo Pastore Euro RSCG, intitulada '170 Milhões de Técnicos'. O primeiro mostra Luiz Felipe Scolari dando instruções para a Seleção, quando percebe que tem alguém ao seu lado fazendo a mesma coisa. A câmera abre e revela que muitos outros ocupam o banco. Felipão, então, se dá conta que comanda a Seleção de um país com 170 milhões de técnicos.
Desta vez, Felipão não será a única celebridade em campo. Bussunda, Supla, João Gordo e Dercy Gonçalves também integram o time dos '170 milhões de técnicos' e, indiferentes às instruções de Felipão, comandam a Seleção. Mas Felipão surpreende pela sua reação à intromissão dos atores. Cada filme terá um final surpreendente. A criação é de Claudio Carillo, Ricardo Chester e Valdir Bianchi, com direção de criação de Claudio Carillo, Valdir Bianchi, Ricardo Chester. A produtora é a Digital 21, que teve direção de Luiz Ferré.

Reforços da Semana
DATAMIDIA,FCBi (RJ) -
A agência de promoções contratou Bruno Alvim (ex-Tesla e ex-Stafford-Miller) para o grupo que atende exclusivamente a Souza Cruz.
DPZ (SP) - Sheila Farah volta à DPZ, para o grupo que atende a Credicard, depois de 2 anos na DM9DDB.
DUETO (RJ) - A produtora contratou a diretora comercial Paula Moraes e o diretor de comerciais Rogério Velloso. Ambos ex-Quem?Eu.
E21 (RS) - Contratou dois diretores de arte: Ana Tomasini (ex-Norton NF) e Rodrigo Arriondo (ex-Logullo e Baccetti, de Buenos Aires).
GIOVANNI FCB (RJ) - Entram 10 profissionais: os redatores Fábio Penedo (ex-ID&A), Alexandre Motta (ex-Propeg) e Aline Arantes (ex-Script); os diretores de arte Vico Benevides (ex-G Staff) e Sérgio Lobo (ex-Script); os assistentes de direção de arte Gustavo Velloso (ex-Script), Fernanda Izar (ex-V&S), Gustavo Bittencourt (ex-Elipse) e Marcus Adriano (ex-Fischer América) e para o RTVC, Charles Nobili (ex-O2 Filmes).
JWT (RJ) - Levou para o atendimento Adriana Elias (ex-Young & Rubicam) e promoveu Aloísio Gomes, para supervisor da conta da TIM.
LEO BURNETT (SP) - A jornalista Marina Moraes, ex-Editora Abril e Folha de São Paulo, assume a direção de comunicação.
MAZZ DESIGN (SP) - Contratou Karin Leinemann, ex-Oz Design, para coordenar a conta da Nestlé.
MILLENN (RJ) - Contratou Silvia Grossmann, ex-Foote, Cone & Belding, Young & Rubicam e SFInteractive, para novas mídias e Internet.
Rynaldo GondimNBS (RJ) - O diretor de criação da NBS-Rio, André Lima, está levando para a agência o redator Rynaldo Gondim (foto), com que já havia trabalhado nos seus tempos de Giovanni FCB.
NEOGAMA (SP) - Roque Mendes, ex-Bombril e ex-Alpargatas, é o novo diretor de planejamento, atuando em todas as contas, na coordenação de pesquisas, promoções e marketing direto.
QG (RJ) - Promoveu Bárbara Lana, de assistente de direção de arte para diretora de arte. Eduardo Succini, ex-diretor de atendimento, ocupará o cargo de diretor de novos negócios.
QG (SP) - O diretor de criação Carlos Righi, também presidente do CCSP, está deixando a agência.
SALLES D'ARCY (DF) - Vanessa Braun, que há 3 anos atende a General Motors (Marketing Regional - Região Norte e Centro-Oeste), passa a responder por Brasil Telecom. Em seu lugar chega Mônica Taurisano, que está deixando a Publicis-D&M, em Brasília, depois de 3 anos atendendo a Volkswagen do Brasil (MKT Regional)/ Região Centro-Oeste e Norte).
TWISTER (RJ) - Carlos Eduardo Vieira, ex-White Martins e ex-Sul América, chega à produtora para o atendimento da área institucional e corporativa.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
01/03, sexta-feira: Benny Viana (Diretora de Conta da V&S), Joana Mariani, Paulo Cesar Ferreira (Diretor da Sr Produções);
02/03, sábado: Luiz Kroeff, Marcelo Santos (Diretor de Arte da Agência3);
03/03, domingo: Marilhia Viegas (Diretora da Type Account), Marcos Abrahão (Redator da Scalla);
04/03, segunda-feira: Ronaldo Soares, Mika Chermont, Rodrigo Westin (Diretor de Arte da Giovanni FCB), Marcelo Giannubilo;
05/03, terça-feira: Liu Brito (Diretora de Atendimento da Fiore);
06/03, quarta-feira: João Santos (Diretor de Arte da Publicis.Norton), Mauro Silveira (Diretor de Atendimento da Giovanni FCB), Luiz Antônio Periard (Redator da Promarket);
07/03, quinta-feira: Arthur Muhlemberg, Gustavo Nogueira, Lula Vieira (Presidente de Criação da V&S), Marcos da Luz (Supervisor de Atendimento da Luz), Sérgio Bruno Martins (Redator da Casa da Criação);
* ADEUS - Acontece esta sexta-feira a Missa de 7º dia de um dos pioneiros do cinema publicitário brasileiro, o diretor de fotografia René Persin, fundador da PPP-Perrin Persin Produções. Será na Igreja Sta.Margarida Maria, na Lagoa, às 18:00h. Outra perda do mercado esta semana foi do redator Renato Martins, que atuou em diversas agencias do Rio, foi assessor de publicidade do primeiro Governo Leonel Brizola. Renato estava com 60 anos e nos últimos tempos era proprietário de um restaurante em Belo Horizonte.
* GAP CONVOCA - O presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio, Marcio Borges, está convocando os profissionais cariocas da área para uma reunião, no próximo dia 11 de março, segunda-feira, às 20:00, na sala de cinema da Universidade Estácio de Sá da Rua do Bispo, quando serão apresentados os projetos que a entidade pretende implantar. Mais informações, pelo e-mail dele, em planejamento@ronson.com.br.
* QUEM É O PINK - A agência carioca Percepttiva, do publicitário Daniel Ferreira, conquistou o job de apoio à comercialização do show de Roger Waters no Rio de Janeiro, que acontece no próximo 9 de março.
* NO VAREJO - A Rede de Concessionárias Itavema, que vende e compra carros da Renault, Fiat, Mercedes-Benz e Alfa Romeu no Rio e em SP, passará a trabalhar, apenas no Rio, com mais uma marca de peso: General Motors. Para divulgar a novidade, a carioca Unlike está preparando uma campanha com lançamento previsto para 1ª quinzena de março.
* CASA NOVA - A agência carioca Elan Garden troca de escritório, mas permanece no Centro da Cidade. Passa a atender seus clientes na Rua do Ouvidor, 50, 11º andar. Os telefones continuam os mesmos: 2509-3255 ou 2221-3311.
* ICATU COMEMORA - Set TV Cine acaba de produzir o filme "Vídeo Wall", da agência Conquistadores Comunicação, para a comemoração dos 10 anos do Icatu Hartford. Dirigido por Vilson Junior o filme "Âncora" foi estrelado por Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, que vieram ao Brasil especialmente para fazer o comercial estilo telejornal, divulgando o Disque Invest Carro, da Icatu Hartford.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista Juliana Bertrand.