Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
César Maia lança a sua primeira
campanha
Estreou esta semana a primeira campanha
da Prefeitura do Rio, criada pela vencedora da concorrência pela conta
de César Maia: a agência Tática. Composta por 12 filmes
produzidos pela Prodigital, a campanha tem como diferencial o uso de letras
animadas acompanhadas de músicas com a mesma linguagem de animação.
Nas peças, a Prefeitura irá divulgar todos os serviços
prestados à população, como Comlurb, Tele-buraco, Tele-saúde
e Defesa Civil, entre outros. Segundo o diretor da Prodigital, Otávio
Escobar, a intenção é manter a linha de sucesso do programa
do Canal Futura "Livros Animados". A criação é de Eduardo
Viana e Helena Lopes, com direção de criação de
Helena Lopes.
Wesley
deixa 100% e abre WM&S
Depois de 7 anos como diretor da JVA,
Wesley Marine (foto) deixa a Direção de Operações
e Atendimento da agência -- onde era associado -- neste momento em que
ela perde seu antigo nome para adotar o de 100% Propaganda. De acordo com
informações recebidas pela Janela, Marine parte para o seu próprio
negócio, abrindo a agência WM&S. Segundo Juan Vicente, fundador
da JVA, no entanto, não está havendo rompimento entre eles:
"Somos amigos há mais de 20 anos e estamos estudando inclusive a possibilidade
de que as duas agências sejam associadas". Até o final desta
semana, Vicente e Marine deverão oficializar para o mercado o novo
formato de funcionamento de suas empresas.
100% volta ao Conar contra NeoGama
A 100% entrou com um processo no Conar
propondo a suspensão da campanha de seu cliente Telelistas e do concorrente
Listel até que seja decidido qual das duas agências está
autorizada a usar a frase "Quem Procura Acha Aqui".
Juan Vicente, diretor-presidente de Operações da 100%Propaganda,
revelou que tomou esta decisão por considerar que foi prejudicado pela
decisão do Conar de liberar as duas campanhas sem ter dado prazo para
a agência dar início a produção do filme, enquanto
o comercial da Listel já estava sendo veiculado em várias praças.
Vicente explica que segurou a produção do trabalho, mantendo
apenas busdoors e outdoors, por respeito à primeira liminar do Conar
que havia suspendido a sua campanha.
Novela mexicana
O uso do slogan do SBT até parece
uma das novelas da emissora, com uma disputa que se arrasta desde outubro
de 2001, pouco depois de a 100% veicular anúncio para a Telelistas,
em busdoors e outdoors na Bahia e em Fortaleza, usando a paródia com
a frase do SBT 'Quem procura Acha Aqui'. Na mesma época entrou no ar
a campanha da concorrente Listel, criada pela NeoGama, e de lá para
cá ambas garantem que chegaram antes na mídia.
Juan Vicente chega a acusar a Listel de má fé, por ter entrado
com um processo de plágio no Conar, "mas fornecendo propositadamente
o endereço da Telemar, no lugar do da Telelistas, justamente para não
termos tempo de nos defender". Assim, a 100% só ficou sabendo sobre
o processo e a suspensão em dezembro.
Enfim, como o Conar não conseguiu comprovar quem parodiou primeiro
o SBT, liberou as duas empresas para veicularem os anúncios até
o processo chegar ao final.
Clipe do Botafogo Praia Shopping quer conquistar
público
A Set Filmes, sob a direção
de Sérgio Mesquita, já começou a produção
do 1º comercial para o Botafogo Praia Shopping criado pela DiretaCom que será
veiculado apenas em cinema. Com jingle de Kiko Fernandes, da Speedball, o
clipe de 60" será lançado no início de março e
irá trazer flashes com fachadas de lojas e pés caminhando no
local para informar as melhorias feitas de 2 anos para cá.
Para conquistar mais o público que mora e trabalha próximo,
o filme mostra que o shopping está cada vez mais completo, agora não
só com lojas desconhecidas, mas com marcas famosas, além do
melhor cinema (Cinemark), da entrada de restaurantes ótimos e com um
grande diferencial: vista panorâmica para a Praia de Botafogo. A profissional
da DiretaCom responsável pela criação é Socorro
Machado e a direção de criação é de Beth
Rocha.
1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda
dá largada
Vão até 19 de abril as
inscrições para o 1º Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda,
criado pelo publicitário Álvaro Rodrigues, redator da Ogilvy
Rio e diretor do CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro. O
prêmio substituiu o 'Clube do Futuro' agora que tem o patrocínio
da Folha Dirigida, que rodará um jornal exclusivo para mostrar os trabalhos
dos vencedores e disponibilizar seus respectivos currículos. Os exemplares
serão distribuídos às agências de publicidade e
às universidades cariocas.
O objetivo é o mesmo do 'Clube do Futuro': dar oportunidades para os
estudantes de publicidade mostrarem seu talento, criando um anúncio
para divulgar a cidade como um bom lugar para se fazer negócios. Os
4 primeiros colocados ganharão da Folha Dirigida uma viagem para algum
Estado do Brasil. Ao todo serão 22 vencedores que terão como
prêmio principal uma oportunidade de estágio em algumas das 22
agências participantes.
Todas as informações para inscrição e o edital
do concurso estão disponíveis no site www.ccrj.com.br.
Órfãos da Provarejo querem matar
saudades
House-agency da Mesbla, que também
não existe mais, a Provarejo foi uma das mais criativas e premiadas
agências do mercado carioca, formando inúmeros profissionais
que hoje se destacam no mercado brasileiro.
Para matar as saudades dos velhos tempos, os ex-funcionários da agência
têm feito de tudo para se encontrar. A novidade agora é a criação
de um site exclusivo para os órfãos da agência: www.provarejo.net.
Segundo um dos responsáveis pela iniciativa, o empresário de
promoções Weimar Freitas, está sendo organizada uma listagem
de todos os nomes de profissionais que passaram pela Provarejo através
das gerações. "A idéia é depois realizarmos um
grande encontro", diz Weimar, que lembra:
-- A Pró sempre foi alto astral e apesar de muita ralação
e muita gente, sempre proporcionou amizades, união e boas festas. E
é isso que queremos reeditar proporcionando a todos um grande e ótimo
encontro.
O site www.provarejo.net
tem espaço para cadastro, fotos onde todos podem relembrar momentos,
mensagens e mural. Vale a visita até para quem não foi da agência.
Além disso, quem quiser mais informações pode conseguir
com o próprio Weimar, pelo email weimar@w-up.com.br.
Vale inunda a mídia para oferecer ações
Deste a última semana, mais de
10 comerciais criados pela Contemporânea para a Vale do Rio Doce estão
na mídia para estimular os brasileiros a comprarem ações
da companhia. Numa campanha de duas fases, a agência começou
com uma série de filmes institucionais, produzidos pela Yes com direção
de Caio Abreia, e trilha da Speedball, em que, simulando um set de
filmagem, uma atriz fala sobre os trabalhos realizados pela companhia - mineração,
exportação, conscientização e ação
social, entre outros.
Pouco depois, começaram a entrar no ar os filmes propriamente anunciando
que o BNDES está colocando as ações no mercado. Produzidos
pela Armazém de Filmes com direção do JB e trilha da
Zuêra, os comerciais começam com a palavra 'Ação'
na locução de Jorge Ramos, dono da voz da maioria dos trailers
dos filmes passados no Brasil. A partir daí, várias pessoas
são mostradas em diversos meios de transporte até chegar a um
banco para adquirir as ações da Vale. O esforço também
terá veiculação em rádio e mídia impressa.
Toda a criação da campanha foi de João Bosco e Rodrigo
Rosman, com direção de criação de José
Guilherme Vereza.
Coca-Cola Light lança campanha e muda
embalagens
Entrou
no ar esta semana a nova campanha 'Coca-Cola light. Você com tudo',
composta por dois filmes criados pela DPZ e com a direção de
Andrucha Waddington e Toni Vanzolini, da Conspiração Filmes.
A empresa também aproveita o lançamento para mudar o visual
das embalagens que irão levar estampas de rostos de uma mulher e de
um homem, além de mudanças no site www.cocacolalight.com.br.
Os filmes têm os títulos 'Carro' e 'Serão' e mostram o
posicionamento da marca para este ano. 'Carro' é estrelado pela top
model Juliana Galvão, que fecha a porta do carro com a chave e com
a Coca-Cola light dentro e acaba abrindo o automóvel com o cinto de
um rapaz que passa pelo local no momento. Já em 'Serão', uma
mulher fala para um homem pela janela através de mímica que
sua Coca-Cola Light acabou. O homem passa o número do telefone de um
serviço de entrega. Para a surpresa da mulher, quem entrega o produto
mais tarde é o próprio.
'Carro' tem a criação de Ana Paula Figueiredo e Liliane Barabino,
com diretor de criação de Carlos Rocca. Já o filme 'Serão'
tem a criação de Eliana Sá e Reuber Marchesini, com diretor
de criação de Luiz Vieira.
Fanta também muda design
Depois de feita uma pesquisa com seus
consumidores, a Fanta está lançando novos sabores - Maçã
e Citrus - no Brasil a partir desse mês e a versão Fanta Uva
light. Para acompanhar o lançamento, as embalagens também ganharam
novos designs, estão mais coloridas. Para divulgar as novidades, foram
criados pela agência McCann-Erickson Rio 2 filmes, de 30", 'Elefantes'
e 'Noivas', que serão veiculados em todo o país a partir de
3 de março. Os comerciais mostram cenas inusitadas e bem-humoradas
com elementos que tradicionalmente não são coloridos, como as
noivas e os elefantes. Os filmes foram dirigidos por Oscar Rodrigues Alves,
da Academia de Filmes. A criação é de Beto Werneck e
Zil Ribas, com direção de criação de Luis Nogueira.
Sábado das Campeãs fecha
Carnaval dos publicitários
A Janela voltou este sábado à Marquês de
Sapucaí para registrar a folia dos profissionais de marketing e publicidade
no Carnaval carioca. E, claro, marcar presença na Ala Publicitários
& Afins, da Imperatriz Leopoldinense.
Para fechar o registro do Carnaval 2002, fiquem com mais algumas imagens da
festa.
A Janela voltou este sábado
à Marquês de Sapucaí para registrar a folia dos profissionais
de marketing e publicidade no Carnaval carioca.
E, claro, marcar presença na Ala Publicitários & Afins,
da Imperatriz Leopoldinense.
Para fechar o registro do Carnaval 2002, fiquem com mais algumas imagens
da festa.
|
|
|
O anfitrião
Miguel Patrício, diretor da Ambev (ao centro), comemora o sucesso
do Camarote da Brahma com os diretores da InPress, Kiki Moretti e Ivandel
Godinho.
|
A modelo Mariana Zander,
com Maria Viveiros, do marketing da Brascan, e Priscila Franco, da Dinâmica
Promoções, enfeitando o Camarote da Brahma. |
|
|
|
O diretor de arte
da AdHoc, José Luis Vaz, e Malu Miranda, atendimento da McCann,
aproveitam o Sábado das Campeãs para curtir o último
dia de festa do carnaval carioca. |
No camarote da Produtores
Associados, Dionara Porto recebe como convidado Alberto Cabaleiro Neto,
diretor de atendimento da Publicis.Norton. |
Gerusa Rosa, coordenadora
de produto da Embratel, aproveita um intervalo do desfile para confraternizar
com Paulinho Figueiredo, RTV da Contemporânea, e sua mulher Regina. |
Reforços da Semana
CALIAASSUMPÇÃO (RJ) -
Cristiane Bonotto, ex-DPZ e ex-Standard, chega para reforçar o atendimento.
Atenderá a Coca-Cola, entre outras contas.
CÂNDIDO & ORTIZ (RJ) - Contratou Márcia Torres, ex-Comunicação
Carioca, como assistente de atendimento.
CARILLO PASTORE EURO RSCG (SP) - Reestruturou o departamento de produção
gráfica. Ricardo Lívio, um dos produtores, passa a comandar
o recém-criado departamento de Art Buyer, e tem Fabiana Oliveira como
assistente. Leonora Albertoni, antes produtora gráfica, passa ao cargo
de coordenadora do departamento de produção gráfica e
faz dupla com Carlos Henrique, que têm como assistente Fábio
Alves. Valdir Bianchi comanda agora a direção de criação
da agência ao lado de Ricardo Chester e Cláudio Carillo. No RTV
entra Márcia Branco, ex-executiva de contas na Antena 1 e ex-DPTO.
CASA DA CRIAÇÃO (RJ) - Contratou a redatora Patrícia
Passos, ex-Draft e Dia Design. Fará dupla com Adriana Mello, sendo
responsável pelas contas da Vale do Rio Doce e Petros.
FABRAQUINTEIRO (SP) - Contratou Claudia Santos, ex-Ogilvy, como nova
diretora de mídia e Guilherme Rabboni, ex-Loducca e ex-Propeg, como
diretor de administração e finanças.
FUTURA (SP) - Contratou três profissionais para a equipe de atendimento
e criação. Eduardo Corrêa irá assessorar a conta
da Dana Autopeças e Fábio Henrique Luiz Mauro atenderá
as baterias Heliar, Power e Durex. Na criação, volta à
agência a diretora de arte Juliana Brichesi.
LODUCCA (SP) - Ken Fujioka é o novo diretor de planejamento
estratégico. Foi gerente de projetos da Asea Brown Boveri (ABB), BBN-Diretotal
e Frontier Internet Services.
NOVA ONDA (RJ) - Contratou Bárbara Borges para o atendimento
da produtora de áudio. Bárbara acumula passagens pela Fischer,
V&S, Contemporânea e CaradeCão.
RC COMUNICAÇÃO (MG) - Volta à agência Ana
Cristina Leão (ex-TV Alterosa) como Atendimento e Planejamento.
TYPE ACCOUNT (RJ) - Reforçar a área de web-design, contratando
o jornalista Victor Fraga, ex-Lancenet e ex-O Globo, como webwriter.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
22/02, sexta-feira: Rogério Cavalcanti (Diretor de Arte da XL),
Viviano Caldas (Diretor de Atendimento da Propeg Rio);
24/02, domingo: Delano D'Ávila;
25/02, segunda-feira: Sérgio Cardoso (Diretor da Armazém
de Filmes), Priscila Franco (Diretora da Dinâmica Promoções),
Francisco Lucchini (Redator da Propeg Rio);
26/02, terça-feira: Márcia Souza (Diretora de Atendimento
da Arteplus), Bárbara Carauta (Diretora de Arte da G/staff), Brahim
Jorge (Redator da Agência3);
27/02, quarta-feira: Adonis Alonso, Eduarda Eugênio (Produtora
da MktMix), Fábio Seidl, Isabela Silveira;
28/02, quinta-feira: Christina Carvalho Pinto (Diretora Presidente
da Full Jazz), Elísio Paula Leite (Supervisor de Mídia da Premium),
Eliana Veras (Executiva de Contas Senior da Mix Marketing);
* BOOMERANG AO VIVO - Para comemorar seus 3 anos de vida, a Rebouças
& Associados promove seu debate Boomerang Ao Vivo sobre 'A evolução
das empresas no processo de gestão socialmente responsável'.
Cristina Muracho, do Instituto Ethos, fará a abertura do evento e participarão
da mesa de debate Claudia Jeunon, da Fundação CSN, Patrícia
Menezes, de relações comunitárias da IBM, Luiz Antônio
Godoy, da Fundação Vale do Rio Doce, e Lia Blower, da Petrobras.
O encontro será dia 26 no Hotel Marina Palace, no Leblon, Rio, das
8:30h às 10:30h. Mais informações pelo telefone 25231399
ou pelo site www.reboucaseassociados.com.br.
* PORTFÓLIO MULTIMÍDIA - A produtora de filmes carioca
Tec Cine produziu seu novo portfólio em mini-CD em vez da tradicional
fita VHS. O responsável pelo desenvolvimento do projeto multimídia
é o produtor Luiz Carlos Pucci, que criou efeitos de animação
(Flash) e de transição entre imagens, além de fundo musical.
Segundo Pucci, os mini-CDs "são uma maneira prática e econômica
de divulgar a empresa, mostrando a sofisticação e atualização
tecnológica dela". Quem quiser solicitar uma cópia, peça
pelo telefone (21) 2543-3404 ou pelo email teccine@ajato.com.br.
* DE OLHO NA PÁSCOA - A carioca Comunicação &
Arte irá fazer toda a programação visual (banners, galhardetes
etc.) das lojas da delicatessen Lidador para a Páscoa, além
de encartes promocionais que serão distribuídos em pontos de
venda e encartados nos jornais. A campanha, com estréia prevista para
início de março, terá veiculação em mídia
impressa. O mote é destacar os 77 anos de tradição de
entrega de cestas de Páscoa. A criação e a direção
de criação ficarão sob a responsabilidade de José
Carlos Gomes.
* ASSIM NA TV - Estréia ainda este mês a nova campanha
da agência Motrix, produzida pela Produtores Associados, para o Plano
de Saúde Assim. Serão 3 filmes de 60", com adaptação
para 30", além de mídia impressa, spot, busdoor e outdoor. Cada
um traz um personagem que mudou completamente seu estilo de vida depois que
foi para a Assim. Por exemplo, uma jovem casada que não aproveitava
a vida e não freqüentava praias, passa a viver a vida intensamente.
Ou um executivo que vivia só para o trabalho começa a fazer
esportes e cuidar da saúde. A criação de toda a campanha
é de Marcílio do Carmo e Antônio Lima, com direção
de criação de Lúcia Prista. Os filmes foram dirigidos
por Beto Macedo.
* ALTA VOLTAGEM - A agência carioca 220 volts acaba de conquistar
a Gastroclínica, do Dr. Penteado. O cliente não possuía
agência (era atendido por um designer), mas, segundo Renata Alves, diretora
de atendimento da agência, "agora quer lançar uma estratégia
de conquistar novos clientes e fortalecer a marca". A primeira ação
desenvolvida pela 220 volts será em março, com criação
de um mascote - 'Gastrinho', malas-diretas e reformulação do
site, além do relançamento da linha 0800 SOS Hálito,
que terá veiculação em mídia impressa. Renata
ficará responsável pelo atendimento do novo cliente. Todos os
jobs terão criação e direção de criação
de Alessandra Queiroz.
* ARTPLAN BENEFICENTE - A Artplan está lançando campanha
em TV, jornal e spot em rádio para o hospital Mario Kröeff, visando
chamar a atenção para o trabalho que a instituição
vem desenvolvendo na luta contra o câncer. O objetivo é aumentar
as doações para o hospital, mantido pela ABAC (Associação
Brasileira de Assistência aos Cancerosos), entidade não governamental
e sem fins lucrativos. O filme de 1', dirigido por Manitou Felipe da produtora
Yes, tem a participação dos próprios pacientes do hospital,
da atriz Cristiane Torloni e trilha inédita de Jacques Morelembaum.
A criação é de Roberto Vilhena, Rafael Genu e Renata
Curado, com direção de criação de Chico Abreia
e Marcos Apóstolo.
* TRANQUILIDADE INGLESA - A carioca Scorcelli Comunicação
já deu início à nova campanha de matrículas do
Curso de Inglês Oxford, cliente conquistado em novembro do ano passado.
Com foco em mídia impressa, o Oxford espera aumentar o número
de matrículas com relação ao ano de 2001. Com um estratégia
contrária dos outros cursos que atraem alunos ansiosos com o tema 'fale
inglês em 1 ano', a intenção é justamente mostrar
a tradição de 47 anos do Oxford, para destacar sua metodologia
diferenciada. As peças serão veiculadas até domingo.
A criação e direção de criação são
de Edson Scorcelli.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
|