Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Dercy censurada mais uma vez: ATL suspende filme
da Telemar
O Conselho de Auto-Regulamentação
Publicitária–Conar, através de voto do seu conselheiro Clementino
Fraga Neto, emitiu uma liminar aceitando a queixa da ATL contra o comercial
da Telemar em que a atriz Dercy Gonçalves xinga seu aparelho de celular
e o joga no lixo, revoltada contra os preços das ligações.
A peça, criada pela Propeg-Rio para incentivar o uso do telefone convencional,
foi retirada do ar pelas emissoras e até o momento, por informações
que chegaram à Janela, nem a Propeg nem a Telemar conseguiram ter acesso
ao conteúdo da queixa e da liminar para decidir a atitude será
tomada.
Em release distribuído à imprensa na última semana, o
presidente da ATL, Carlos Henrique Moreira, havia considerado que o comercial
denegria o serviço de celular, além de ser "enganoso, pois induz
o consumidor a pensar que está pagando tarifas diferentes por serviços
iguais".
Com a retirada do filme de Dercy, retornou ao ar para completar o flight o
filme de estréia da campanha, estrelado por Pedro Cardoso. A campanha
da Telemar, no entanto, prossegue, tendo inclusive um novo filme — mais uma
vez destacando com humor o baixo preço das tarifas de telefonia fixa
— estreando esta noite de sexta-feira.
Script
ganha concorrência para liquidação do Iguatemi
Estréia no início de março
mais uma campanha publicitária da Script para o Iguatemi, desta vez
com veiculação nacional em tevê, rádio, mídia
impressa e mídia exterior, para divulgar a liquidação
das lojas do Shopping de todo país. A conquista foi resultado de uma
concorrência disputada contra todas as agências que atendem o
grupo através do Brasil.
No filme, produzido pela Atmosfera sob a direção de Líbero
Saporetti, um casal vai às compras e a mulher resolve levar a loja
toda. Olhando para o prejuízo que isso vai causar à sua carteira,
o marido complementa: 'Só isso, querida? Que tal levar uma camisa...
de força?'.
A criação é de Fábio Seidl e Ricardo Real, com
direção de criação de Ricardo Real. A fotografia
é de Márcia Ramalho.
Type Account conquista cliente do Nordeste
A Type Account acaba de ganhar a conta
do IAENE - Instituto Adventista de Educação do Nordeste, que
fazia parte da carteira de clientes da bahiana Zaz Publicidade. Entidade educacional
há mais de 20 anos na Bahia, congrega, entre outras instituições,
um colégio de ensino básico, 1 escola de música e 3 faculdades,
cujas campanhas para os respectivos vestibulares já estão sendo
preparadas.
O planejamento anual inclui mídia impressa, mídia de rua e divulgação
via Internet, com a reformulação do site, além de todo
o material interno e promocional. O consultor de marketing do Instituto, Heber
Sales, fará a ponte entre a agência, no Rio, e o cliente, na
Bahia. O profissional responsável pela nova conta será Marcos
Moulin.
Porcão investe em restaurantes temáticos
O Grupo Porcão, especializado
em rodízio de carnes, abrirá ainda este ano 2 restaurantes temáticos,
ambos na Barra da Tijuca, no Rio. Essa é uma das estratégias
da empresa para 2002, definida esta semana em reunião com a nova agência
Wox Comunicação, que também atenderá as novas
marcas. A verba ainda não pode ser anunciada.
Toni Varella, da Wox, já deu início a criação
do novo conceito dos restaurantes temáticos, que terão nomes
próprios. Segundo Pedro Paulo Varella, responsável pelo atendimento
da conta, a proposta do novo cliente é diversificar a Rede.
Listel responde denúncia da Telelistas
Em relação à nota
'Editoras de listas telefônicas brigam no Conar', publicada na última
edição da Janela, a assessoria da Listel, acusada pela concorrente
Telelistas de plagiar sua campanha, enviou email à nossa redação.
Diz primeiramente que o Conar está investigando a campanha da Telelistas
a partir de denúncia da Listel e não o contrário, como
foi informado pela Telelistas. Afirma ainda que sua campanha não está
suspensa nem em julgamento.
Segundo o release, a Listel foi ao Conar, em dezembro, em razão da
retratação do outdoor veiculado pela Telelistas em Fortaleza
ser uma cópia da estruturação da campanha 'Quem procura
acha aqui', que já vinha sendo utilizada pela Listel no Sul do país.
Revela, ao contrário do que foi passado pela concorrente, que o Conar
concedeu liminar suspendendo a campanha da Telelistas, em Fortaleza, em dezembro
de 2001. Mas conclui que na última semana, em reunião da 2a.
Câmara do Conselho de Ética, o Conar decidiu transformar o julgamento
em diligência, ou seja, suspendeu a liminar concedida anteriormente
que proibia a veiculação da campanha da Telelistas. O motivo
da suspensão ainda não é do conhecimento oficial das
2 empresas.
Intervalo produz curta com verba federal
A produtora carioca Intervalo deu início
a produção do curta-metragem 'Conta Vovô: A Festa no Céu',
desenho animado de aproximadamente 20 minutos que reúne técnicas
de animação, manipulação de bonecos e computação
gráfica. Sob a direção de Levi Luz, o curta deverá
ser finalizado em junho. Baseado no conto do folclore brasileiro 'A Festa
no Céu', conta a história de um sapo que deseja entrar na festa
do céu, imitando o jabuti da lenda original.
O projeto da Intervalo ganhou a verba do Ministério da Cultura de R$40
mil, depois de aprovado no Concurso de Apoio à Realização
de Projetos Audiovisuais Cinematográficos Inéditos de Curta
Metragem, do gênero ficção e animação, pela
Comissão Especial de Seleção, instituída pelo
Ministério.
Herbert Richers reabre Tijuca ao mercado
Com a concentração das
produções da Rede Globo no Projac, a emissora liberou todas
as instalações da Herbert Richers que ela ocupava há
20 anos no alto da Tijuca, e que agora passam a estar disponíveis para
locação por outras produções.
O lugar é gigantesco. Além de toda a área de apoio, com
camarins, salas de produção, carpintaria e casa de força,
o complexo da Herbert Richers tem dois estúdio: um deles com 650m²
e 15m de altura, refrigerado e à prova de som, com grid móvel
para iluminação e piscina seca de 60 m²; e o outro, com 200
m² e 7m de altura, igualmente refrigerado e à prova de som. Quem quiser
mais informações pode conseguir pelo telefone (21) 2570-8142.
Publicitários no Carnaval carioca
O Carnaval de 2002 no Rio foi tão
animado quanto no último ano. E mais uma vez a Janela esteve presente
no Sambódromo, registrando a festa. Aí vão alguns flashes
da folia, nos desfiles de domingo e segunda.
Na segunda-feira, aliás, saiu na Imperatriz Leopoldinense a Ala dos
Publicitários e Afins, considerada um sucesso por sua diretora Lúcia
Camilotti. Publicitários de diversas partes do Brasil esgotaram as
fantasias disponíveis de Chacrinha e de Gilberto Gil. Quem estiver
no Rio, aliás, volta à Sapucaí este sábado,
para brincar na comemoração pelo terceiro lugar da escola.
|
|
|
Na fantasia de Gilberto Gil -- também
na Publicitários e Afins -- Flávio Bastos e Dionara Porto,
da Produtores Associados, e seu convidado Galid Osman Didi, da Polimix.. |
Mesmo perto da dispersão, este
colunista ainda puxa a animação da ala dos Publicitários
cantando o samba da Imperatriz sobre Campos de Goitacazes. |
|
|
|
No camarote da Brahma, Alexandre Leitão,
da Ambev, comemorava com sua mulher Flávia a volta ao Rio para
cuidar do patrocínio da Antarctica à Seleção
Brasileira. |
Um dos responsáveis pelo patrocínio
da Tam ao carnaval carioca e ao desfile do Salgueiro, Carlos Perrone,
da All-E, brinda com Camanho, diretor do Grupo Total.. |
Marcelo Gorodicht, diretor da Fischer-Rio
e da Ala Publicitários e Afins, e Priscila Franco, da Dinâmica,
fantasiada de Chacrinha, se preparam para o início do desfile da
Imperatriz. |
|
|
|
O diretor da McCann-Rio Júlio
Castellanos e sua mulher Renata ajudaram a animar o camarote da Rio Samba
e Carnaval. |
No camarote da Fischer América
Rio, André Golebiovski e sua mulher Ana podiam cantar sem medo
de ficarem roucos. Afinal, ele é diretor da Valda... |
Como todo ano, Mauro Ribas, diretor
da Leite de Rosas, recebeu em seu camarote artistas e empresários,
como Reinaldo Clemes,da Trade Rio. |
|
|
|
|
Os diretores da G/Staff, Cahique Equi
(foto) e Marcelo Giannini sairam na Ala Tuiuiú, da Grande Rio.
Pena que não deu pra mostrar Giannini sem vestir preto... |
|
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
15/02, sexta-feira: Armando Correia Ribeiro (Diretor Presidente da
Eurofort Ogilvy), Cristina Simões (Diretora de Produção
da Tec Cine). José Christão (Diretor de Arte - Merchandising
da Fischer América Rio), Paulo Azevedo (Diretor de Operações
da Carioca);
16/02, sábado: Eugênio Fernandes, Cláudia Kresch,
Gabriela Arroyo (Supervisora de Atendimento da DPZ);
17/02, domingo: Maria Salomé Gimenes, Raoul Nótrica (Diretor
de Criação da ID&A), André Regnier (Diretor de Arte
da Contemporânea);
18/02, segunda-feira: Jair de Souza, Marcos Calvi (Diretor de Operações
da Casa da Criação), Marcus Machado (Diretor da Preview), Valéria
Pereira;
20/02, quarta-feira: Eduardo Souto Neto, Paola Ballousier (Assistente
de Direção), Alexsandra Ayrão (Assistente da Presidência
da Eco);
21/02, quinta-feira: Priscila Norcia (Diretora de Marcas da Ogilvy);
* UNLIKE FAZ 15 ANOS - No último dia 9 de fevereiro, a carioca
Unlike completou 15 anos de vida. Para comemorar, está lançando
uma campanha com veiculação em painel, busdoor e mídia
impressa. Segundo o diretor de criação Antônio Frota,
o conceito é reafirmar a especialidade da agência - 'Propaganda
de varejo, a propaganda de resultado'.
* QUEM QUER BACALHAU? - A produtora carioca Proview já está
produzindo para a Páscoa um job criado pela Publicis.Norton. Com filmagem
prevista para final desse mês, 8 pessoas irão representar uma
família brasileira em almoço de domingo de Páscoa, claro,
comendo o Bacalhau da Noruega. O cliente quer mostrar que o Bacalhau é
o peixe que rende mais, portanto, a mesa de jantar e as pessoas presentes
irão triplicar através de efeito especial. O filme de 30" entra
no ar em março e contará com apoio de mídia impressa.
A direção é de Hector Sapia.
* EXPEDIENTE - A redação da Janela conta com a jornalista
Juliana Bertrand.
Reforços da Semana
ANA COUTO DESIGN (RJ)
- A agência de promoções contratou a designer gráfica
Cristiana Grether para atender os clientes Contax (Grupo Telemar) e Multistrata
(Grupo Vale do Rio Doce).
EURO RSCG INTERACTION (SP) - O mineiro Carlos Alberto Vilela chega
à agência para assumir a coordenação de projetos
e desenvolver ações de marketing voltadas para o varejo, sua
especialidade. Vilela, que já atuou na Intel, irá atender Nokia,
VCP (Votorantim Celulose e Papel), StarOne e Votocel.
PÓS-PROPAGANDA (SP) - Luiz César Alécio chega
para assumir a Diretoria Operacional e também o atendimento do Grupo
Paramount. Alécio, que tem mais de 20 anos de experiência no
mercado publicitário, já foi diretor da agência Pubblicità
e sócio-diretor da Works! e da B2B - Business.
TV1 (SP) - Está reforçando o atendimento da conta da
Volkswagen com a contratação de André Cardoso Mota, ex
Full Jazz.
|