Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas 2002 é lançado e anuncia
júri popular
A Abracomp-Associação Brasileira
dos Colunistas de Marketing e Publicidade lançou esta semana a 35ª
versão do Prêmio Colunistas de Propaganda, que, dividido em 9
regionais que cobrem todo o território brasileiro, se confirma como
a maior e mais antiga premiação do setor no Brasil. Nos últimos
três anos, o Colunistas manteve a média de inscrições
de 9 mil peças de 235 agências para 1840 anunciantes.
Este ano, o Prêmio Colunistas incorpora algumas novidades significativas,
tanto em sua estrutura quanto em seu regulamento. A mais importante é
a decisão de o prêmio se tornar nacionalmente um festival aberto.
Várias de suas regionais — como o Rio — promoverão exibições
públicas dos trabalhos concorrentes, dando à platéia
o direito de escolher quem receberá os prêmios de "voto popular".
Ao mesmo tempo, a Abracomp lançará um concurso para que o próprio
público indique que nome deve ter este prêmio de votação
popular do Colunistas.
No regulamento, a maior novidade é a adoção de pesos
diferentes para as medalhas concedidas, de acordo com a complexidade e o volume
do trabalho. Assim, uma campanha premiada terá peso 2, contra uma peça
isolada, cuja pontuação terá peso 1. A iniciativa, apoiada
pelo mercado a partir de consulta feita pela Abracomp, tem como objetivo corrigir
distorções como uma agência que receber 3 Ouros de Banner
aparecer no ranking de criatividade acima de outra que tenha 2 Ouros de Campanha.
Para maiores informações sobre como participar do Prêmio
Colunistas 2002, os interessados podem acessar o site do concurso, em www.colunistas.com,
onde encontrarão, além do regulamento, o software utilizado
para facilitar o preenchimento das fichas técnicas e automatizar a
emissão dos formulários de inscrição.
Contemporânea combate os "gatos" da Light
Já está no ar a nova campanha
criada pela Contemporânea para a Light contra o roubo de energia. Com
o bordão 'quem faz miau é lalau', o objetivo é causar
indignação na população, mostrando que o "rato"
não somente rouba energia da Light como faz muita gente inocente pagar
caro por isso.
Uma novidade na campanha é o resgate das radionovelas, adaptadas para
publicidade. Foram produzidos pela Mr.Vox 4 spots de mais de 2 minutos cada,
dramatizando o tema com títulos como 'Confissões de uma ladra'
e 'Os poderosos também pagam'. O esforço também conta
com painéis externos e internos que foram instalados no Sambódromo,
no Rio.
O combate ao roubo de energia será a prioridade da Light em 2002, que
está investindo, neste ano, R$100 milhões na luta contra as
perdas, que chegam a R$300 milhões por ano. A criação
foi de João Bosco Franco e Felipe Rodrigues, com direção
de criação de José Guilherme Vereza e Mauro Matos. Na
Mr.Vox, a direção é de Luiz Carlos "Gaúcho".
Editoras de listas telefônicas brigam
no Conar
A editora carioca Telelistas enviou email
à redação da Janela acusando a concorrente paulista Listel
de plágio de sua campanha publicitária, ao usar a mesma frase-tema
- 'Quem procura acha aqui'.
A Telelistas explica que a JVA, sua agência, sempre deixou claro não
ser a autora da frase e sim estar se utilizando do direito de paródia
(prática legalmente admitida na Lei do Direito Autoral e no Conar.
Como a NeoGama, agência da Listel, se declarou autora e plagiada pela
campanha da editora carioca, esta ingressou com prova no Conar demonstrando
que as peças veiculadas em busdoor, outdoor e spots de rádio
com a frase 'Quem Procura Acha Aqui' foram primeiro utilizadas por ela em
outubro de 2001, em Salvador. A briga agora está para ser decidida
pelo Conar.
Garotinho combate exploração sexual
infantil
A Secretaria de Ação Social
e Cidadania do Rio lançou esta semana campanha assinada pela Agência3 contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.
No filme de 30" que será veiculado em todas as emissoras de TV aberta,
na MTV e em cinema, uma menina maquia inocentemente sua boneca, cantarolando
uma música, quando, de repente, uma mão masculina tira o brinquedo
da garota, a acaricia, borra sua pintura e a arremessa ao chão. O encerramento
é sempre feito com a fala de uma das 28 personalidades participantes:
"Eu combato esse crime". O flight segue até dia 13, contando ainda
com mobiliário urbano e mídia impressa.
A criação é de Nino Gariglio e Cristóvão
Martins, com direção de criação deste.
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Unlike ganha conta da rede Mitsubishi Rio
As concessionárias Mitsubishi
do Rio vão passar a assinar as suas campanhas através de uma
rede e não mais como cooperadas. A agência responsável
será a Unlike, que, no entanto, não substitui a possibilidade
de que cada concessionária tenha a sua própria agência
de publicidade. Na agência, Audrey Aarão fica como a responsável
pela gerência de atendimento da conta.
Segundo o diretor de criação Antônio Frota revelou à
Janela, o contrato firmado no início de janeiro prevê 1 ano de
job, com o conceito totalmente voltado para venda direta da fábrica.
A mídia prioritária continua sendo jornal.
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Miguel Patrício
se assustou com a fila de pretendentes ao camarote
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Disputa pelo camarote da Brahma chega às
empresas
Não são apenas os
candidatos a famosos que se estapeiam para conseguir entrar no tradicional
Camarote da Brahma. Agora, também as empresas disputam participar com
a Brahma do evento, ainda que discretamente, mostrando que o Camarote se transformou
em um grande negócio não apenas para a cervejaria.
Este interesse levou a que, pela 1ª vez, em 12 anos, a Brahma precisasse selecionar
quais empresas, entre as que apresentaram propostas, seriam suas parceiras
no evento. Em entrevista exclusiva à Janela, Miguel Patrício
(foto), diretor de marketing da empresa, revelou que a idéia das parcerias
não surgiu para gerar receita, mas para agregar valor ao evento. "Percebemos
que inúmeras marcas tinham interesse em se aproximar do público
altamente selecionado que trazemos aqui e muitas delas eram de produtos que
poderiam estar presente conosco sem competir com a Brahma nem descaracterizar
o camarote", revelou. Patrício lembra, por exemplo, que se é
preciso trazer uma Bárbara Bush para o Sambódromo, por que não
colocá-la em um sofisticado Audi blindado?
O diretor da Ambev deixa claro que apesar de os parceiros comparecerem com
cotas de patrocínio, eles não ganham espaço em merchandising
na cenografia ou na camiseta dos convidados. "Tudo tem que ser pertinente,
como colocar produtos de maquiagem da Christian Dior à disposição
dos convidados ou oferecer massagens com os cremes da Provence L'Occitane",
ele exemplifica.
Miguel Patrício ressalva ainda que não há limite para
estas participações. Para o próximo ano, por exemplo,
há novas idéias. "Se conseguir amanhã uma parceria com
um hotel sofisticado, ela será bem-vinda", conclui Miguel
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Carioca assina OPasquim21
A Comunicação Carioca conquistou
a conta do jornal OPasquim21, que chega às bancas dia 19 desse mês.
Nem houve concorrência, segundo o diretor de criação Silvio
Lachtermacher: "o cliente procurou por uma agência que tivesse a mesma
irreverência, o mesmo perfil do jornal".
A campanha de lançamento do novo Pasquim — O Pasquim do século
21 — já começou a ser veiculada em outdoors no Rio e em São
Paulo. Posteriormente, o esforço segue para mídia impressa com
o tema 'É difícil fazer humor com uma concorrência dessas',
fazendo referência a veia humorística dos políticos.
A idéia é mostrar que O Pasquim21 é um novo jornal, diferente
do antigo Pasquim, mas "sem deixar de ser crítico e cheio de humor".
A proposta é trazer uma análise profunda dos fatos, mostrando
o outro lado da história. A equipe de colaboradores reúne intelectuais
e cartunistas, como Aroeira, Ziraldo, Veríssimo e Fritz Utzeri, entre
outros.
T'ai denuncia pirataria no mercado publicitário
A carioca T'ai Comunicações
está entrando com processo contra o grupo hoteleiro que controla o
Diamond, Carícia, Carinhoso e Gallant, através de Paulo Casanova,
Juan Carlos Belay e Francisco Casanova. A acusação é
pirataria de material desenvolvido pela agência. Segundo o diretor de
criação Raul Miranda explicou à Janela, o grupo solicitou
à T'ai uma ampla campanha de lançamento, com logomarca, slogan,
spot, anúncio jornal, busdoor, cartaz de metrô e planejamento
de marketing.
Para surpresa da T'ai, que tinha há 6 anos o cliente em sua carteira,
a agência não foi paga pelos quase 3 meses de trabalho. Após
uma série de negociações e acertos, o cliente entregou
os layouts criados pela T'ai para o publicitário Ricardo Jannuzzi,
que, segundo Raul, adaptou os títulos e o slogan. Por isso, a T'ai
está entrando com uma ação por perdas e danos, através
da assessoria jurídica do Sindicato dos Publicitários do RJ
contra o Hotel Diamond e o Ricardo Jannuzzi, além de encaminhar uma
denúncia ao CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão.
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A Mangueira, símbolo
do carnaval carioca, retratada através do click de Rogerio
Ehrlich
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Fotógrafos de Publicidade fazem calendário
com imagens do Rio
Doze fotógrafos do Rio,
integrantes da Abrafoto-Associação Brasileira de Fotógrafos
de Publicidade, se reuniram para produzir um calendário de mesa com
imagens da cidade. O objetivo, segundo o fotógrafo Rogerio Ehrlich,
é "valorizar o local onde trabalhamos e vivemos". O calendário,
com tiragem limitada de 3 mil, está sendo distribuído ao pessoal
do mercado publicitário, escolhido através dos mailings dos
próprios fotógrafos.
As imagens da cidade maravilhosa foram retratadas por Aderi Costa, Alexandre
Salgado, Cristina Paranaguá., Daniel Geller, Guido Paternó,
Humberto Medeiros, Leonardo Vilela, Mauro Risch, Patti Neves, Ricardo Cunha,
Roberto Rosa e Rogério Ehrlich. O design gráfico ficou a cargo
de Leonardo Eyer (da Caótica) e a produção ficou sob
a responsabilidade da Tátil Design.
Rogerio adiantou à Janela que o grupo vai começar a fazer
uma série de eventos, como exposições, relacionados à
beleza do Rio de Janeiro.
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MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
08/02, sexta-feira: Antônio Servolo;
09/02, sábado: César Porto dos Reis (Diretor de Arte
da Agência3);
10/02, domingo: Alcir Gomes Leite (VP de Operações da
Dm9ddb), Francisco A.Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia), Polika
Teixeira (Gerente de Publicidade da Telefônica Celular), Andréa
Afonso (Gerente de Mídia da Fischer América Rio), Juçara
Carvalho (Mídia da Senior);
12/02, terça-feira: Alexandre Uzeda (Diretor da Tec Cine), Alexandre
Monteiro (Diretor de Arte da Millenn);
13/02, quarta-feira: Lucília Coelho (Sócia Gerente da
Innova), Álvaro Esteves (Diretor de Planejamento da Giovanni FCB);
14/02, quinta-feira: Rafael Peracio (Diretor de Criação
da Domanni), Ronald Assumpção (Diretor Presidente da CaliaAssumpção),
Rodrigo Romano (Diretor de Arte da Professa);
* BOAS VINDAS - Apesar de não caber aqui detalharmos as informações
policiais do caso, nós da Janela não podemos deixar de manifestar
uma grande alegria pela volta para casa de Washington Olivetto -- o Publicitário
do Século escolhido pelos leitores desta coluna. Agora, é torcer
para que ele supere o mais rapidamente possível o trauma do seqüestro
e volte à ativa, porque a publicidade brasileira não pode abrir
mão do seu talento.
* A CARNE É FRACA - Churrascaria especializada em rodízio,
o Porcão está trocando mais uma vez de agência. Menos
de um ano depois de deixar a Carioca pela Giovanni FCB, o grupo presidido
por Neodi Mocelin está entregando sua conta para a agência Wox,
de Paulo Varella.
* FAÇA-SE A LUZ - A conta da GE Iluminação não
é mais da paulista Trinity. Passa agora para a carteira de clientes
da carioca Artplan. Nada mais adequado, para uma agência que monta a
Árvore de Natal da Lagoa e já promoveu concurso de iluminação
nas varandas do Rio... A profissional responsável pelo atendimento
da nova conquista será Claudia Lima.
* PLANEJE-SE - Marco Antonio Vieira Souto, um dos mais conceituados
planejadores de comunicação do Brasil, dará um curso,
a partir de março sobre o tema, na Faculdade Cândido Mendes.
A duração será de um mês, com aulas às terças
e quintas, à noite. As inscrições custam R$ 300 e podem
ser feitas com Judith, pelo telefone 2531-2000, ramal 277.
* HIGH-PROFILE - A Ronson começa a divulgar a mudança
na sua filosofia até então de ser low profile. Uma série
de anúncios assinados pelo diretor de criação Fábio
Barreto vão mostrar "o show e o business que a Ronson vem desenvolvendo
para cada cliente da agência", nas palavras do criativo.
* PELA ESTRADA A FORA - A agência carioca Comunicação
Estratégica assina campanha para a Bridgestone Firestone alertando
os motoristas a verificar as condições dos seus carros antes
de pegar a estrada. A peça 'Evite surpresas desagradáveis neste
Carnaval', será veiculada nas Vejinhas dos principais mercados nacionais,
com criação de Amândio Aleixo, Alessandro Rios e Albenzio
Jr. e direção de criação de Ana Paula Rodrigues.
* FIM DE FEIRA - Menos um evento para o Rio: a Asserj-Associação
dos Supermercados, cancelou a realização da SuperRio, a feira
dos supermercadistas do estado, que este ano chegaria à sua 16ª versão.
Realizada tradicionalmente no Riocentro, a SuperRio era uma prévia
da Abras, que acontece no segundo semestre. Na entidade, ninguém dá
explicações para o cancelamento.
* A GOSTOSA DE RAMOS - O Piscinão é o cenário
do novo clipe da dupla Claudinho & Buchecha, filmado esta semana sob a
direção de Toth Brondi e Marta Jordan, da carioca Aquarela Filmes.
O clipe fala sobre a gostosa que vai à praia de Ramos de biquíni
cavadão' e Brondi mostra "como é passar um dia no piscinão
de Ramos, onde está o público-alvo da dupla".
* AMENIZANDO O MENU - Entre as novidades criadas pela NBS para quando
a Oi for lançada está a série de mensagens que o usuário
vai ouvir quando ligar para pedir algum serviço. A voz do menu está
sendo produzida pela Speedball, com mensagens eletrônicas mais tranqüilas,
humanizadas e simpáticas que as das concorrentes, revela Kiko Fernandes,
diretor da produtora.
* PRESENTE DE NATAL - Uma agência de Natal, no Rio Grande do
Norte, está procurando um criativo que queira fugir do estresse do
Rio ou de São Paulo para assumir a sua direção de criação.
Quem vai encaminhar as indicações é Marcos Silveira,
diretor da carioca Doctor. Os interessados podem se manifestar através
de e-mail para doctor@doctorpropaganda.com.br
Reforços da Semana
100% DESIGN (SP)
- Entram na agência as designers Lilian Chiofolo (ex-Mazz Design) e
Tatiana Valiengo (ex-Brand Group) e, na produção gráfica,
Paula Giovana (ex-SD Comunicação).
CRIATIVOS DO BRASIL (SP) - Levou para a criação Caio
Vinícius Braga (ex-TC3 Comunicação), como diretor de
arte, e Rogério Schneider (ex-Adag), como redator. Para o atendimento,
Márcia Scansani e Maurício Polatti (ex-ADD, NewCommBates, Carillo
Pastore e NBK).
FISCHER AMÉRICA RIO - Contratou a designer Ana Paula França,
de volta ao Brasil há 5 meses, depois de concluir seu mestrado em Design
Gráfico na Pratt Institute, em Nova Iorque, Ana Paula estava na A10
Design em São Paulo. Nos EUA, trabalhou como designer na The Coleman
Group e na MTV Networks.
LUX FILMES (SP) - Entrou para o atendimento da produtora José
Ricardo Carapeto (ex-Continental Filmes) e voltou para o departamento Ana
Cristina Barbosa.
MAGIC CHORUS (RJ) - A produtora de fonogramas contratou o maestro Paulo
Vivacqua. Brasileiro, ele reside em Nova York e é responsável
por trilhas sonoras de programas do GNT.
NEOGAMA (SP) - Contratou o produtor gráfico Edgar Pasotti, ex-DPZ,
DPZ Varejo, DDB e Ghirotti, para a equipe de Robson Ciaramicoli.
PONTO DE CRIAÇÃO (PE) - A agência de promoções,
de Recife, contratou Tatiana Magalhães (ex-Arcos e TV Guararapes) como
gerente de contas, e Luiz Fernando Silva (ex-Fórmula Comunicação)
como diretor de arte.
SPEEDBALL (RJ) - Contratou o músico e compositor Lucas Reis
como assistente de produção. Ex-Discovery Studio, ele também
assina algumas faixas do novo disco de Ivan Lins.
TYPE ACCOUNT (RJ) - Contratou o redator Roberto Amaro (ex-Ação),
os diretores de arte Wendel Tavares (ex-Globosat) e Rejane Barbosa (ex-Ação)
e o webdesigner Marcos Moulin.
XL (RJ) - Eraldo Bastos, ex-Young & Rubicam, Casa da Criação
e Provarejo, é o novo produtor gráfico.
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