Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
100% completa fusão com JVA, que desaparece
A partir de 1º de fevereiro, a fusão
da 100% com a JVA se consolida e as 2 se juntam definitivamente sob a marca
100%Propaganda, desaparecendo a marca JVA. A fusão começou desde
o momento que a JVA teve que realizar cortes com a perda da conta dos supermercados
Extra. Juan Vicente, da JVA, passa a ser diretor geral, Gustavo Bastos, da
100%, segue como diretor de criação e Fábio Augusto como
diretor de arte.
A agência também está anunciando a chegada de um sócio
investidor, o empresário Marcelo Jucá, dono da Promax (empresa
que representa os principais fabricantes de embalagens e máquinas para
a indústria cosmética e de laboratórios), que faz sua
estréia no mercado publicitário. Jucá acumula passagens
pela Ford Motors Co. norte-americana, Volkswagen do Brasil (Autolatina) e
Banco Pactual. O objetivo das mudanças, segundo Gustavo Bastos, é
ter uma agência "cada vez mais criativa, bem estruturada e preparada
para 2002".
A 1ª contratação é Felipe Barbosa, que vem do marketing
da Alpargatas para o atendimento da 100%Propaganda. A agência já
está realizando contratações também na criação
e pretende, até o fim da semana, anunciar 2 nomes do mercado carioca.
As mudanças coincidem com o aniversário da 100%Propaganda, que
fará uma grande festa, depois do carnaval, para comemorar a fusão
e 1 ano de agência. As novidades não param por aí. A agência
vai lançar um portfólio com os melhores trabalhos desse 1º ano
segundo o critério da criação e dos prêmios que
a agência já acumulou, como o New York Festival, Prêmio
O Globo, Prêmio Colunistas, Festival da ABP e Melhor do Rio, entre outros.
A 100%Propaganda ficou com as contas da Telelistas Brasil, AGO Mercedes-Benz,
Warner Music, Jagger Audi, 1ª Vara da Infância e da Juventude, K Editores,
Colégio e Faculdades Anglo Americano, Blue Star Motel, Rio Convention
& Visitors Bureau, Music Plus e Copacabana Palace Hotel. Mês que
vem a agência pretende divulgar mais novidades, dessa vez na carteira
de clientes.
JB divulga hoje sua segunda agência
O diretor-presidente da JB Comercial,
Jarbas Nogueira, pretende ter até o final desta tarde definido o nome
da agência que atenderá a parte de comunicação
para o trade do Jornal do Brasil. Na última semana, havia sido divulgada
a entrada da Ogilvy na conta do JB, mas a Janela detectou que a agência
ficará responsável apenas pela parte de comunicação
com o leitor.
Outra novidade no Jornal do Brasil é a contratação de
Marco Aurélio Vitale, ex-Folha e Diário de São Paulo,
como Diretor de Marketing e Circulação.
Loducca leva o chá da Coca
O
1º grande lançamento da Coca-Cola para 2002, que ficou em sigilo absoluto
até agora há pouco, é o Nestea, chá pronto para
beber, que chega a todo o país entre fevereiro e maio, em 4 sabores
— os tradicionais limão e pêssego (também nas versões
light), que já são comercializados em 32 países, e os
novos maracujá e tangerina, que foram regionalizados de acordo com
o gosto do consumidor brasileiro. A novidade foi anunciada ontem pela manhã
em coletiva de imprensa realizada no prédio da Coca-Cola, na Praia
de Botafogo, no Rio, e apresentada pelo diretor de novos negócios da
Coca, Hector Nuñez, e pelo diretor da divisão de alimentos e
bebidas da Nestlé Brasil, Andrei Rakowitsch. O lançamento do
chá faz parte da estratégia da Coca em diversificar o seu portfólio
de produtos.
Para o lançamento do Nestea, inicialmente a empresa vai focar na degustação
em supermercados e pontos de venda tradicionais, além de contar com
material de suporte para a venda do produto em bares, restaurantes, supermercados,
entre outros. Depois de analisar a reação dos consumidores,
a Coca vai estrear no 2º semestre uma campanha publicitária, veiculada
em várias mídias. A Janela conseguiu apurar que agência
escolhida para atender a Nestea, que só seria anunciada oficialmente
na semana que vem, foi a Loducca, do grupo Lowe, que concorreu com McCann
Erickson, DPZ e Ogilvy. A verba prevista ainda não pode ser divulgada.
Sociedade
O associação do nome Nestea
com a Nestlé não é mera coincidência. Leva as iniciais
da Nestlé, já que o chá gelado chega através da
BPW (Beverage Partners Worlwilde) - sociedade consolidada ano passado entre
a Coca-Cola e Nestlé para atuar no segmento de cafés e chás
prontos para beber. Segundo Hector Nuñez, não há previsão
de lançamento dos cafés no Brasil. Apesar de cada uma das empresas
deter 50%, a administração da marca no Brasil, inclusive a distribuição,
ficará a cargo da Coca-Cola e a Nestlé vai ajudar e participar
das pesquisas e do desenvolvimento do produto. Anteriormente a Nestlé
tinha no varejo um chá gelado, que foi retirado do mercado para o lançamento
do Nestea. Entretanto, Andrei Rakowitsch deixou claro que vai continuar com
a linha de chá em pó nos sabores natural, limão e pêssego,
"já que a parceria é só para líquido".
O Nestea, que usa o mesmo logotipo dos outros países, chega ao consumidor
com o preço entre R$1 e R$1,20. A Coca-Cola promete lançar até
o 1º semestre deste ano novas embalagens do produto, que tem como público-alvo
jovens de 20 a 35 anos.
As empresas não quiseram revelar números, portanto, não
foi anunciado qual o investimento feito até agora, nem a verba que
ainda será utilizada para o Nestea. Segundo Hector Nuñez, a
expectativa é que em 2 anos a marca Nestea impulsione a categoria de
chás, alavancando o seu crescimento anual de 18% para 30%.
Produtoras cariocas mostram trabalho do trimestre
Cerca de 70 das principais agências
de publicidade do Rio — selecionadas a partir do cadastro do CCRJ-Clube de
Criação do Rio de Janeiro — estão recebendo esta semana
o novo portfólio carioca de produção, uma fita VHS e
um CD reunindo comerciais e fonogramas produzidos no último trimestre
por 6 produtoras de filmes (TV Zero, Atmosfera, Mr. Magoo, Set TV Cine, Up
Rio e Imagina) e 6 produtoras de som (Mr. Vox, Studio Hitz, Base Sonora, Zuêra,
Vital Studio e Disco Voador), todas sediadas no Rio de Janeiro.
Esta edição do portfólio, cuja capa foi criada pela Casa
da Criação, terá uma tiragem de 100 unidades, distribuídas
prioritariamente para diretores de criação e de RTV. Agências
que não estejam listadas ou anunciantes diretos que queiram receber
o material podem submeter seu pedido à apreciação do
CCRJ, através de seu diretor-executivo Igor Cunha, pelo email ccrj3@terra.com.br
ou pelos telefones (21) 2221-5859 e (21) 9305-5565.
Montanhas não vão a Maomé
nem à DiretaCom
Esta semana, a edição on-line
da Janela divulgou uma nota solicitada por Fabíola Borba, da DiretaCom,
com o seguinte teor: "Se alguém souber onde Eduardo de Castro da Montanhas
está, favor entrar em contato com urgência com a DiretaCom (2494-5934).
Estamos com um trabalho urgente parado sob responsabilidade dele e ninguém
consegue fazer contato".
Ontem, Fabíola nos contou que notícia do sujeito ela ainda não
obteve, mas desde que a Janela divulgou a nota a agência recebeu vários
telefonemas e e-mails de pessoas que tiveram problemas com ele. Uma delas
pelo menos ajudou no mais importante para a DiretaCom: descobrir onde se encontrava
o material que a agência estava procurando.
Ao que parece, está dado início a um mutirão de ajuda
entre quem procura o Eduardo. Se você está neste caso, fale com
a Fabíola que ela com certeza poderá lhe ajudar a se comunicar
com os outros prejudicados.
Ícone enxuga para se ajustar a 2002
Segundo fonte revelou a Janela, a carioca
Ícone Comunicação teria demitido este mês cerca
de 5 dos seus 18 funcionários por conta da "perda de contas e concorrências".
Procurado pela nossa redação, Murilo Continentino, diretor de
atendimento, desmente a informação da perda de contas e afirma
que foram apenas 3 cortes das áreas de atendimento, criação
e serviços, ficando agora com um total de 10 profissionais. Murilo
explica que as demissões ocorreram por força de "cortes normais
de início de ano, época em que os negócios estão
meio caídos".
Por outro lado, a agência está participando no momento de 2 concorrências,
além de continuar trabalhando para a sua maior conta, a CEG. A parte
comercial do cliente fica com a Ícone a parte de conversão -
de gás canalizado para gás natural - está com a Rebouças.
Murilo diz que "continua firme, correndo atrás e trabalhando normalmente".
Propeg faz mãos falarem para Wizard
O curso de inglês Wizard está
lançando seu novo filme criado pela Propeg e produzido pela Yes. Sob
o título 'Mãos', o comercial mostra 8 personagens feitos com
movimentos das mãos cantando "He’s got the whole world" para mostrar
que sabendo falar inglês "você tem o mundo em suas mãos".
O institucional, de 30", estreou ontem e fica no ar durante um ano em todo
o país, veiculado nas principais emissoras de canal aberto. Os bonecos
foram criados pela OBA, Oficina de Bonecos Animados, e o filme tem criação
de André Havt e direção de criação de Ercílio
Tranjan.
Rebouças ensina shoppings a planejar
mídia
Os 10 shoppings centers que a EGEC-Empresa
Gerenciadora de Empreendimentos Comercias administra através do país
vão ganhar um guia criado pela agência carioca Rebouças
& Associados para estabelecer critérios claros e adequados para
que cada shopping e suas respectivas agências desenvolvam seus planejamentos
de mídia. O trabalho, baseado numa análise dos planos de mídia
executados no ano passado, está sendo coordenado pelo diretor-sócio
da Rebouças, Antônio Jorge Pinheiro, que já foi mais de
uma vez presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.
Ainda dentro da iniciativa de Marcelo Araripe, diretor de marketing da EGEC,
Antônio Jorge, além de preparar o guia, que estará pronto
no final de fevereiro, vai ministrar aulas sobre Mídia para as equipes
dos diversos shoppings, ensinando as ferramentas que os ajudem a elaborar
seus próximos planejamentos.
DPZ quer associar Telesp Celular à praia
de paulista
A DPZ estréia hoje, na Rede Globo,
MTV e canais da Globosat, o novo filme para a Telesp Celular. Sob o título
'Blue Summer', o esforço dá continuidade ao tema 'Blue Moon',
e ressalta a cor azul, associando à logomarca do cliente. Desta vez
o ambiente é praia e sol, com trilha sonora 'Blue Moon' do grupo The
Marcels. A idéia é levar o telespectador ao glamour dos verões
dos anos 50 e mostrar que a Telesp Celular está presente na vida das
pessoas que vão passar o verão no litoral. O filme de 45", dirigido
por Jeff Chies, mostra o globo azul voando sobre imagens em preto e branco,
gravadas em São Vicente e Guarujá. A campanha também
conta com spot de rádio de 30'', que será veiculado na Rádio
Pan AM, CNN e Globo AM, além de material de ponto de venda. A criação
é de Frederico Sartorello e Tomas Almeida, com direção
de criação de Francesc Petit e Carlos Silvério.
Unilever penteia baianos para divulgar Seda
Com investimentos de R$ 500 mil, a linhs
para cabelos Seda, da Unilever, vai patrocinar mais uma vez o Festival de
Verão/2002 em Salvador, que acontece entre os dias 31de janeiro a 3
de fevereiro. A marca divulgará no evento o seu mais recente lançamento,
a linha SedaVerão Intenso, com produtos específicos para o cuidado
dos cabelos durante o verão.
A novidade é que a Seda terá um camarim, onde montará
um salão de beleza com 8 cabeleireiros que vão fazer penteados
rápidos, durante o Festival, utilizando o creme para pentear Seda Verão
Intenso. A idéia é oferecer um serviço de graça,
preparando os cabelos das mulheres para o festival e, ao mesmo tempo, apresentar
a elas a nova linha da Seda para o verão. As pessoas poderão
acompanhar tudo o que acontecer no camarim através de um telão
externo. A empresa espera superar o número de 800 pessoas penteadas,
conseguido no festival ano passado. Amostras grátis e ventarolas também
serão distribuídas ao consumidor. Além disso, a Seda
terá um camarote, no qual deve circular 500 pessoas, entre clientes,
consumidores e artistas.
A campanha de divulgação da linha Seda Verão Intenso,
que teve início em novembro de 2001 e segue até o final deste
mês, inclui mídia nacional nas principais emissoras do país
e totalizou um investimento de R$4,5 milhões.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
25/01, sexta-feira: Jacob Steinberg (Diretor Presidente da Servenco),
Marcello Almeida (Ex-Diretor da Pixel), Rafael Genu (Redator da Artplan),
Sérgio Schmid (Diretor de Criação da Twister);
26/01, sábado: Andrea Gomes de Mattos (Diretora de Atendimento
da Ação), Luiz Nogueira (Diretor de Criação da
McCann Erickson), Agenilson Santos (Diretor de Mídia da Carioca), Sávio
Paixão (Redator da Agência3);
27/01, domingo: Armando Ferrentini (Diretor Presidente da Editora Referência),
Luiz Fernando Novaes (Diretor de Mídia da DPZ), Tereza Cristina Miranda
(Supervisora de Varejo da Casa da Criação), André Lima
(Redator da Giovanni FCB);
28/01, segunda-feira: Carlos Augusto Montenegro (Diretor Executivo
da Ibope), Paulo Henrique (Supervisor de Atendimento da Luz), Antônio
Mandim Pereira (Diretor da Up Rio);
29/01, terça-feira: André Araujo (Eventos Especiais da
Coca-Cola Refrescos), Ana Paula Souza (Supervisora da McCann Erickson);
30/01, quarta-feira: José Dias;
31/01, quinta-feira: Aías Lopes (Diretor Presidente da Sind.Agências
do Rio), Hélio do Val (Coordenador de Marketing da Promarket), Ronaldo
Uzeda (Diretor/Presidente da Tec Cine), Angelina das Virgens (Diretora de
Mídia da Criativa), Eliane Ornellas (Supervisora de Contas da Fischer
América Rio);
* COLUNISTAS - A Abracomp lança na próxima semana a 35ª
edição do Prêmio Colunistas.
Reforços Da Semana
FALLON
- O escritório brasileiro da agência, que ainda não começou
a operar, contratou Margareth Goulart como gerente de atendimento. Margareth
acumula passagens pela Talent e J.W.Thompson. Já Yara Hermeto, ex-Talent
e Holding Totalcom, será a diretora administrativo-financeiro. A Fallon
é uma associação entre a norte americana Fallon PMA e
os sócios brasileiros Roberta di Pace (ex-Talent) e os diretores de
criação Eugênio Mohallen e Marcelo Aragão (ex-Almap
BBDO).
FISCHER AMÉRICA RIO - Fabiano Pinheiro, ex-Dia Design, é
o mais novo diretor de arte da agência. A medida faz parte de uma ampliação
da área de design da Fischer, que promete mais uma contratação
na semana que vem. Já a design Ludmila Lacerda deixou a Fischer para
encarar novos desafios na Indústria Nacional de Design. Ludmila também
tem passagem pela Doctor.
GIOVANNI FCB - O escritório carioca da agência está
anunciando a contratação de Mônica Rodrigues, ex-marketing
de Telemar. Assume o cargo de executiva de conta para o grupo de atendimento
que cuida dos clientes CCAA, Sendas e Disney Buena Vista.
DM9DDB - Fernanda Romano será responsável pela área
de Internet da agência. Está deixando a diretoria de conteúdo
do portal e provedor iBest, cujo cargo será substituído por
Marco Chiaretti, que acumula passagens pelo Uol, Abril, Starmedia, entre outros.
Fernanda, que já atuou na Carillo Pastore, Parlo.com e Tanto faz.net,
começa na DM9DDB no final de janeiro.
MEGA DIGITAL - A produtora contratou Gilvana Viana para integrar a
equipe de prospecção de clientes, junto a agências de
publicidade e produtoras de cinema. Chega para reforçar a equipe de
Lais Dias. A publicitária já atuou como coordenadora de produção
da Cubo Filmes, e foi responsável pelo atendimento interno da Zohar
Cinema e da Film Planet.
PONTO DE CRIAÇÃO - Contratou para a gerência de
negócios Marina Donat König, que vai atender a conta da Kraft
Foods do Brasil, com os produtos Tang Plus, Fresh, Animalocos, Trakinas e
Iracema. A profissional já atuou como gerente de marketing da Assist
Telefonica e gerente de contas da Art Company e DPTO.
CALIA ASSUMPÇÃO - Fernando Botelho, que ocupava o cargo
de diretor de contas, passar a ser o novo diretor geral de atendimento da
agência. Terá sob sua responsabilidade uma equipe de 6 profissionais
e se reportará diretamente ao diretor-presidente da empresa, Ronald
Assumpção.
UPPER - Contratou o publicitário Manolo Quadros (ex-RBA) para
a diretoria de arte da agência gaúcha. Chega para reforçar
a área de criação, que é formada por Marcelo Pires,
Cado Bottega e Luiz Henrique Rosa. Manolo já teve alguns jobs premiados,
entre eles Prêmio Archive no ano de 2000, com o cliente Luz da Lua.
V&S
- Num esforço para a implantação de uma nova arquitetura
para a criação, a agência está contratando Daniel
Japa (foto) para integrar a equipe comandada por Paulo Castro. O criativo,
ex-Giovanni FCB, vai fazer dupla com o diretor de arte Fábio Onofre.
Japa acumula prêmios como Ouro em Nova York, 2 peças finalistas
em Cannes, Londres e Fiap, além de trabalhos vencedores no Colunistas,
ABP e melhor do Rio.
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