Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/JAN/2002
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Nico abre produtora e desfunde Magic Chorus
Edison Campos e Nico Rezende estão desmontando a fusão que há 2 anos fizeram de suas produtoras originais Chorus Estúdio e Magic Music para surgir a Magic Chorus. Campos segue com o nome Chorus, passando a contar com o maestro Marcos Cunha como arranjador, enquanto o compositor Nico Rezende até o final deste mês inaugura uma nova produtora no Rio, agora associado aos maestros Leo Gandelman e José Neto.
Sediada em Ipanema, a nova produtora ainda não tem nome definido, mas o conceito sim: Nico pretende fugir da fórmula consagrada atualmente de sampling e retomar o formato clássico das trilhas e jingles gravados com músicos ao vivo.

Arnaldo Cardoso Pires e André Calainho, sócios da nova rede carioca de emissoras de rádio

Manchete AM renasce e Cardoso Pires promete mais investimento em rádio
No coquetel de lançamento da nova rádio Manchete AM, esta segunda-feira, Arnaldo Cardoso Pires, adiantou à Janela que ainda este semestre o grupo de empresários que também já havia relançado a rádio Jovem Pan no Rio — do qual também participa Alexandre Accioly — estará anunciando uma nova emissora no grupo, cujo nome não quis revelar. Como os dois relançamentos foram a partir da compra de marcas de emissoras que estavam inativas, cabe aos especialistas no mercado de rádio no Rio especular qual será a próxima aquisição.

Frederico Tejado, diretor geral da Domino's no Brasil come uma pizza servida por Marcos Silveira e Pedro Nonato, de sua agência Doctor.

Domino's lançará 6 campanhas este ano
Depois de ganhar a conta da rede americana Domino's Pizza, a Doctor estréia mês que vem a 1ª campanha do cliente, para lançar 3 sabores do produto, mais sofisticados, para atender um público mais exigente. O esforço contará com outdoor, busdoor, spot, jornal e folhetos distribuídos em pontos de venda. A medida acontece no mesmo ano que a rival Pizza Hut reabre suas lojas no Rio e em São Paulo.
A novidade anunciada esta semana na inauguração da 13ª Domino's no Rio — na galeria do Cine São Luis, no bairro do Flamengo — é o sistema de franquias da rede no Brasil. A empresa será sócia e investirá parte do capital, que poderá variar de 40% a 85%, com a intenção de atrair mais investidores. Segundo Francisco José, gerente de marketing, a Domino's, que tem atualmente 15 lojas no país, pretende fechar este ano com 35 (mais 4 no Rio) e, assim, duplicar o faturamento, cujo valor ele não quis declarar.
A previsão é de que sejam lançadas, pela Doctor, 6 campanhas publicitárias este ano. Em cada uma o cliente deve investir em média R$ 200 a R$ 300 mil. A próxima ação, prevista para final de março, sairá sob o título 'Terça, 2 por 1' - toda 3ª feira, o cliente que comprar 2 pizzas, só paga o preço de uma.

InVent aberta a propostas de agências menores
Depois de ter anunciado que a conta não está mais com a Thompson, a holding de empresas de Internet InVent-Internet Ventures já começou a conversar com algumas agências menores, mas diz que está aberta a mais propostas. As interessadas devem contatar a gerente de marketing Vanessa Duchheim.
Segundo a assessoria da InVent, o contrato de 2 anos com a Thompson acabou e não foi renovado por força de uma "redefinição de estratégia", já que a partir de agora cada projeto escolherá sua própria agência.
Procurada pela Janela, a Thompson explica que foi uma decisão em conjunto, uma vez que "o foco da InVent deixou de ser propaganda", dando destaque para ações pequenas isoladas, muitas delas dentro do próprio site www.invent.com.br.

Taxistas do Rio vendem ingressos do Wet´n Wild
Desde ontem, 100 táxis estão circulando pelas ruas do Rio veiculando publicidade do Wet´n Wild tanto no painel luminoso colocado no teto quanto através de folhetos promocionais colocados em um "take-one" dentro do veículo.
A grande novidade, que segue até março, é que próprios taxistas estarão vendendo ingressos do parque aquático para seus passageiros, com o atrativo de garantirem um desconto no preço. Os bilhetes, que normalmente custam R$28, serão vendidos por R$22. A criação das peças, baseada na idéia do próprio cliente, foi desenvolvida pela agência Casa da Criação e a operacionalização pela representante de Mídia Alternativa CPE, em conjunto com a CarTaxi.

Telefônica Celular lança campanha de descontos
Antes da entrada das novas concorrentes no mercado, a Telefônica Celular está reforçando suas estratégias de fidelização com os clientes dos planos Amigo e Top (pré e pós-pago, respectivamente). Esta quinta-feira, 17, a empresa lançou campanha criada pela Ad Hoc para seu programa de descontos "Favoritos", que reduzirá em 30% os preços das chamadas para os 5 números mais freqüentes de cada usuário.
Criada por André Pedroso e José Luis Vaz, a campanha terá peças de revistas e jornais, 200 outdoors e 860 faces de mobiliário urbano, além de inserções de 30 segundos em emissoras de TV e spots em rádios nos dois estados. Nas peças, fotografadas por José Luis Pederneiras, as pessoas, sempre cinco em cada uma, aparecem cercadas de "R$" e "," como se formassem um valor em reais.
De acordo com o diretor Adjunto de Marketing da Telefônica Celular, Eduardo Bethlem, a estratégia baseia-se na descoberta da empresa de que 54% das chamadas do cliente médio se destina aos números mais discados por ele. O desconto nas chamadas começará a vigorar a partir de 17 de janeiro e será válido para as ligações realizadas até 30 de junho de 2002.


Kika Leitão e Priscila Franco, diretoras da Dinâmica Promoções

Dinâmica traz Kika Leitão para Novos Negócios
Kika Leitão está assumindo a Diretoria de Novos Negócios da Dinâmica Promoções, no Rio de Janeiro, criada para acompanhar o crescimento da empresa no mercado carioca de marketing promocional. Com a nova estrutura, Priscila passa a cuidar da Direção de Atendimento da agência, permitindo que Marcio Ehrlich se concentre na Direção de Planejamento e Criação.
Kika Leitão, com experiência de 16 anos em publicidade, promoções e merchandising, passou por agência (Artplan e Dia Design) e cliente (Grupo Multiplan), além de ter sido presidente do capítulo carioca da Ampro-Associação de Marketing Promocional. A Dinâmica Promoções, às vésperas de completar 25 anos de atuação em promoções e eventos, tem em seu portfólio trabalhos para inúmeros clientes nacionais de grande porte como Amil, Compactor, Gafisa, Gradiente, Honda, Telefônica Celular, Texaco, Toyota, Unimed e Xerox.


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* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
18/01, sexta-feira: Marilena Senra (Assessora de Imprensa da Giovanni FCB), Ricardo Saint-Clair (Diretor de Arte da DPZ), Marcelo Velloso (Gerente de Criação da Scope), Alessandro Monteiro (Diretor de Arte da G/Staff);
19/01, sábado: Hayle Gadelha (Diretor de Criação da Internad), Ricardo Real (Diretor de Criação da Script);
20/01, domingo: José Sebastião Tavares (Diretor de Operações da D'Accord), Lula Buarque (Diretor da Conspiração);
21/01, segunda-feira: Douglas Bartholomeu (Redator da Contemporânea), Isnard Manso Vieira, Jonh Lee (Diretor de Arte da DiretaCom);
22/01, terça-feira: Mariuza Danello (Diretora de Mídia da Escaleno), Moacir Henriques Marques (Diretor de Arte da Fischer América Rio);
23/01, quarta-feira: Renata Jordão (Assessora de Imprensa da In Press), Vânia Carvalho (Diretora de Atendimento da Salles D’Arcy);
24/01, quinta-feira: Luiz Stein (designer), Roberto Guerra Magliano (Diretor de Atendimento da Cm);
* REFORÇO NA JANELA - A jornalista Juliana Bertrand (foto), ex-Blue Bus, passa a reforçar a equipe de redação da Janela Publicitária, tanto para a edição on-line quanto para a publicada às sextas-feiras no jornal carioca Monitor Mercantil. Os e-mails para Juliana devem ser encaminhados para juliana@janela.com.br.
* MAIS REFORÇOS - Presidida por Maurício Marques, a agência contratou Gilberto Mendes para assumir a vice-presidência. /// E na J. Walter Thompson-Rio, a diretora de contas Fernanda Galluzzi acaba de contratar Heloisa Alquéres, 24 anos, ex-Fischer e F/Nazca, para o atendimento do cliente Shell.
* FESTIVAL DE CANNES - Franz Prenner é o novo CEO do Festival de Cannes de publicidade, substituindo Romain Hatchuel — filho do presidente do Festival, Roger Hatchuel —, que mudou-se para Paris e resolveu dedicar-se a novos projetos. Nascido em Viena, Franz trabalhou na Publicis/FCB, em Viena, como diretor de Atendimento ultimamente era Diretor Administrativo da ORF Enterprise, representante oficial da Áustria no Festival nos últimos seis anos. Ele também é Presidente do EGTA (European Group of Television Advertising – Grupo Europeu de Publicidade Televisiva), o centro de referência internacional para a publicidade televisiva na Europa.
* NOTA TRISTE - Dois grandes companheiros do mercado carioca, dos tempos do início da Janela, acabam de nos deixar: no final do ano, Nelson Mendes, que estava no comando do marketing da Gazeta Mercantil, em São Paulo, e esta semana, Giancarlo Marchesini, que havia sido atendimento da L&M e da SSC&B:Lintas e cuja última referência que tivemos foi seu nome como atendimento numa ficha técnica premiada da Galvão, em Belém, PA, em 2001.
* ENERGIA FEDERAL - A Young & Rubicam está se preparando para abrir escritório em Brasília, por força da exigência do Edital de Licitação pela conta da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, conquistada pela agência. Com 94,6 pontos, a Young superou a disputa com DM9DDB (93 pontos), M.Cohen Futura (89,6), Giacometti (83,8) e Salles D'Arcy (79,2). Segundo a assessoria da Y&R, por enquanto, porém, todo o job ficará centralizado em São Paulo. O contrato foi assinado na 4ª feira passada e a verba ainda não foi anunciada.
* LINTAS VIRA HISTÓRIA - O nome Lintas, acrônimo de Lever International Advertising Service (começou como house-agency da Lever), agora pertence apenas à História. Esta semana, a Lowe Lintas, 5º maior grupo mundial de publicidade depois que o grupo Lowe comprou a Ammirati Puris Lintas, passou a se assinar Lowe & Partners Worldwide. No Brasil, a Lintas viveu grandes glórias e não menores fracassos. Com o nome SSC&B:Lintas foi uma das agências mais criativas do país. No Rio, onde formou publicitários como Lula Vieira e Valdir Siqueira, hoje donos da V&S, acabou fechando, para ressurgir quando comprou a maior agência brasileira, a MPM, para nascer a MPM:Lintas, que também não sobreviveu.