Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Natal já
aumenta faturamento das contas de varejo no Rio
Com um
investimento de R$ 1 milhão e 100 mil, a Campanha de Natal do Madureira
Shopping, com o tema "Natal é Dez", entrou no ar com filme
de 30", outdoor, rádio e folheteria, tudo criado pela Salles D'Arcy.
Como, tal qual em 2000, os shoppings estão virtualmente impedidos de
realizar sorteios, o Madureira partiu para um concurso de cunho cultural,
sem a obrigatoriedade de compra., dando prêmios para os freqüentadores
que formularem as melhores frases de até 15 palavras com o tema "O
que você deseja para o mundo neste Natal".
Na rede de moda masculina Impecável, conta da Agência3, a estratégia
foi o lançamento de um filme de Natal com o conceito "Se você
não quer ficar de fora neste Natal, seja Impecável", tendo a
participação da atriz Débora Secco, escolhida por sua
grande aceitação junto ao público masculino e não
rejeição do público feminino, segundo explica Luciana
Vasconi, vice-presidente de atendimento da Agência3.
O comercial é parte integrante da nova estratégia da empresa,
que mudou até de nome. A Impecável deixou de ser Maré
Mansa, para atender à sugestão dos clientes, apontada em pesquisa
de opinião.
F/Nazca-Rio
manda recado para empresas de telefonia
Em anúncio
de página inteira publicado este domingo no jornal O Globo, o escritório
carioca da F/Nazca mandou um recado para as empresas de telefonia de que está
à disposição para atender suas contas, agora que não
cuida mais da Telemar. O anúncio mostra o telefone da agência
antecedido por todos os códigos de operadoras com exceção
do 31 da Telemar.
De quebra, pelo que entendemos, o anúncio deixa transparecer que a
agência não pretende fechar o seu escritório no Rio, como
houve gente do mercado que chegou a supor. A Janela tentou entrar em contato
com a agência, mas tanto os diretores do Rio quanto de São Paulo
não retornaram as ligações. Talvez porque não
somos uma empresa de telefonia...
Grupo de Mídia
seleciona onze estudantes para entrar no mercado
Onze estudantes
de comunicação estão entrando no mercado através
do Grupo de Mídia, que realizou concurso premiando com estágios
em agências de propaganda do mercado carioca. Foram 129 candidatos,
dos quais saíram 30 finalistas até chegar aos seguintes selecionados
(com as agências nas quais estagiarão): Flávia Cilene
Pinto - FACHA / 4º período (Salles D'Arcy), Leandro Gomes Cardoso -
UFRJ / 6º período (Propeg), Luiz Henrique Nóbrega Barroso -
ESTÁCIO / 6º (V&S), Marcelo Gottardi Soares - FACHA / 7º (Rebouças),
Mariana Beildeck - PUC / 7º (Giovanni,FCB), Priscila Balloussier de Castro
- UFRJ/6º (AdHoc), Renata Martins Coelho - PUC /5º (DPZ), Robson Félix
de Almeida - VEIGA DE ALMEIDA / 6º (Ogilvy), Silvia Guimarães Silva
- GAMA FILHO / 6º (Contemporânea), Tatiana Araújo de Abreu Viana
- UFRJ/7º (Artplan) e Tiago Duarte da Fonseca - FACHA/6º (McCann).
O Globo premia 13 agências
em seu concurso publicitário
Treze agências
tiveram trabalhos selecionados pelo 5º Prêmio de Propaganda O Globo,
entregue esta semana no Rio, em coquetel no Copacabana Palace bem mais modesto
que nos anos anteriores, como exigem os novos tempos bicudos.
Como tem sido recorrente nos últimos anos em diversas premiações,
a Salles D’Arcy saiu-se consagrada como a agência mais premiada, tendo
conquistado 1 GP, 2 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze.
Pela ordem de prêmios, estas foram as demais agências destacadas
pelo concurso: Script (1 GP, 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze), Artplan (1 GP, 1
Ouro e 1 Prata), Calia Assumpção (1 GP), V&S (1 GP e 1 Bronze),
DM9DDB (1 Ouro e 1 Bronze), Casa da Criação (1 Ouro), DPZ (1
Prata), Giovanni FCB (1 Prata), Carioca (2 Bronze), Contemporânea (1
Bronze), Grottera.com (1 Bronze) e Doctor (1 Bronze).
Os trabalhos premiados podem ser vistos no site www.infoglobo.com.br, seguindo-se
o link da premiação.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ -
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:'
14/12, sexta-feira: Edir Batista (Diretor de Grupo de Contas da Giovanni
FCB), Rosana Braem (Diretora de Arte da TV Globo - Div.propaganda);
16/12, domingo: Adolfo Rosenthal (Diretor da Up Rio), Valter Gonçalves
Peixoto (Assistente de Produção da Dinâmica), Luciana
Vasconi (Diretora de Atendimento da Agência3);
17/12, segunda-feira: Márcia Braga (Diretora de Operações
da KMB-key Marketing Brasil), Alessandra Cordeiro (Assistente de Atendimento
da Giovanni FCB);
18/12, terça-feira: Carlos Santos Paes (Diretor de RTVC da McCann
Erickson), Nádia Rebouças (Diretora de Planejamento da Rebouças);
19/12, quarta-feira: Álvaro Magalhães, Carlos Negreiros,
Denise Vieira da Conceição (Coordenadora de Mídia da
Elan Garden);
20/12, quinta-feira: Marcos Silveira (Diretor de Criação
da Doctor), Pedro Buarque (Diretor da Conspiração), Rodrigo
Amado (Diretor de Planejamento da Script);
* CONCORRÊNCIA DO CÉSAR – A Prefeitura do Rio aceitou
os recursos e reintegrou as 4 agências que haviam sido desqualificadas
na fase de documentação da sua concorrência publicitária:
Domanni, Ogilvy, Script e Tática. A próxima fase ocorre dia
18, com a abertura das propostas técnicas.
* SEIDL DEIXA SCRIPT - O redator Fábio Seidl, um dos criadores,
na Script, do anúncio "Contraluz", vencedor do Grand Prix de Melhor
Aproveitamento do Meio Jornal no Prêmio O Globo, está deixando
a agência para estudar novas propostas do mercado.
* CARTAZ - A Doctor acaba de ser confirmada como a agência de
comunicação da Clear Channel Adshel, líder mundial no
fornecimento de mobiliário urbano e integrante do grupo Clear Channel,
nomeado pela Revista Forbes em 2000 como a melhor companhia de mídia
e publicidade do mundo. No Brasil, a Clear Channel está presente através
de três divisões: mobiliário urbano, outdoor e entretenimento.
* SEÇÃO "REFORÇOS" – A Comunicação
Carioca conta que está fechando 2001 com a contratação
de 3 criadores: o Diretor de arte Fábio Rodrigues, ex AD-Hoc, para
fazer dupla com Daniela Mora; o redator Rafael Genú, ex Artplan, para
duplar com Marcelo Sartori; e, no núcleo Heineken, o diretor de arte
Paulo André Lopes, vindo direto do Pratt Art Institute N.Y. Além
deles, muda também a produção gráfica, com a entrada
de Paulo César Martins, ex Doctor. Como se não bastasse, entrou
na agência, como assistente de Atendimento do Grupo Heineken, a Flávia
Rodrigues David, ex-Fiori Comunicação e ex-V&S.
* ALTO E BOM SOM - Léo Saramago, criativo da Zuêra foi
o grande vencedor do e-festival IBM com a música Água Suja e
Barulho, em votação feita pela Internet. A Zuêra aproveita
para contar que fez a trilha do comercial da Pars, Promoção
Auto Cad, criada pela Giovanni, FCB e produzida pela Armazém de Filmes,
com direção de Jean Benoit.
* NO PICO DA ONDA – A FM O DIA (100,5Mhz), pertencente ao Grupo de
Comunicação O DIA, está comemorando seu 4º aniversário
recebendo a notícia de que superou a 98FM em relação
ao número de ouvintes. Segundo a avaliação, realizada
entre os meses de setembro a novembro/01, a FM O DIA atingiu a casa de 135.880
ouvintes por minuto, no horário das 05 às 24h, contra 131.496
da concorrente. Hoje, a FM O DIA detém 14% do share.
* DUPLOS SENTIDOS - A 100% lançou esta semana a campanha do
Motel Blue Star, usando e abusando da irreverência com as promoções
do Motel. "Natal é tempo de peru e saco" é o título do
anúncio de jornal para a promoção natalina. "De 2º a
5º tem uma promoção do cacete" brinca com os preços especiais
nos dias de semana e "Use a cabecinha e aproveite a promoção"
fala do custo benefício da mesma promoção. As peças
aparecerão em jornal, rádio e busdoor, com criação
de Gustavo Bastos e Fábio Augusto.
* PROPAGANDA COOPERADA - Está nascendo no Rio Grande do Sul, numa
iniciativa do publicitário Luiz Alberto Martins Larréa, uma
Cooperativa De Trabalho Dos Profissionais De Propaganda. O objetivo será
oferecer acordos operacionais entre seus associados e veículos de comunicação,
agências de propaganda, produtoras gráficas e eletrônicas,
empresas de marketing e de promoções e entidades de ensino.
Quem quiser conhecer o projeto, que pode ajudar bastante aos profissionais
free-lancers, pode conseguir pelo e-mail btlarrea@ig.com.br ou pelo fone:
(51)9108.4849 com o próprio Luiz Alberto.
* ANIVERSÁRIO – A Ação Propaganda comemorou este
dia 11 o seu 1º aniversário, somando cerca de 25 contas, a maior parte
delas no perfil de varejo de automóveis. Diz sua diretora Andréa
Mattos que a Agência é hoje a maior anunciante no Caderno de
Automóveis do jornal O Dia e está entre as maiores no jornal
O Globo.
* INSEGURANÇA – A Janela se associa às manifestações
de repúdio pela falta de segurança que estamos vivendo nas grandes
cidades, pelo total despreparo das autoridades em combater o crime organizado.
E estamos aqui torcendo para que o Washington Olivetto, publicitário
do século apontado por pesquisa da Janela, retorne são e salvo
para casa e para seus amigos.
|