Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Telemar deixa F/Nazca
e concentra contas em agências da Interamericana
Confirmando a informação
publicada na Janela de 5 de outubro, a Telemar Celular oficializou esta semana
a entrega da sua conta para a nova agência da Rede Interamericana de
Comunicação — à qual pertence a Propeg —, a NBS-No Bull
Shit (naquela época ainda sem nome), dirigida pelos publicitários
Pedro Feyer e Jurandir Craveiro, ambos ex-J.Walter Thompson.
Após a publicação da nota da Janela na Internet, a F/Nazca
apressou-se a informar em nota oficial à imprensa que havia recebido
a incumbência do lançamento da Telemar Celular, marcado para
abril de 2002. A F/Nazca vinha dividindo com a Propeg o atendimento da conta
da chamada Telemar "Fixa", avaliada em pelo menos R$ 150 milhões,
dos quais no mínimo R$ 39 milhões eram administrados pela agência
paulista. Para dar apoio ao cliente, a agência chegou a inaugurar em
abril um escritório no Rio com 550m2 e 15 funcionários,
cujo destino, agora, fica indefinido.
Dentro da reformulação da conta da Telemar, a empresa está
anunciando que não deve renovar no próximo ano a sua cota de
R$ 55 milhões no Jornal Nacional, da TV Globo, segundo informações
divulgadas em veículos do trade, "para ganhar maior flexibilidade
nas ações publicitárias".
Sendas decide retornar
à Giovanni mas mantém V&S como agência
A saída
da conta da Sendas da V&S tomando o caminho de volta da Giovanni, que
andava circulando pelo mercado desde que Alexandre Fontes deixou a Diretoria
de Marketing daquele anunciante no meio do ano, acabou sendo confirmada esta
semana, com o fim do contrato de um ano entre as duas partes.
A partir de 2002, a Giovanni FCB volta a cuidar da publicidade dos supermercados
com a bandeira Sendas enquanto a V&S, que respondia por toda a comunicação
do grupo Sendas, fica com as bandeiras Bon Marché e CasaShow.
Na opinião de Lula Vieira, V.P. de criação da V&S,
apesar da perda a agência só pode comemorar. "Mesmo com
a saída do cliente do diretor de marketing que trouxe toda a conta
para cá e a perspectiva de voltar a ser tudo como era antes, eles fizeram
questão de deixar parte da conta conosco, o que prova que eles reconhecem
a qualidade do nosso trabalho", defendeu o publicitário. Lula
disse também à Janela que ainda é prematuro para saber
os reflexos que a perda da conta trará para a equipe da agência.
Como a relação comercial da Sendas com suas agências é
através de "fee", só a partir das novas negociações
com o cliente é que a V&S saberá se poderá manter
todos os seus profissionais atuais, como Lula afirma que a agência pretende.
Aliás, por conta deste sistema de "fee", comenta-se fortemente
no mercado que o retorno da conta para a Giovanni FCB envolveu negociações
bastante duras para a agência, que dificilmente retomará a rentabilidade
da conta de outros tempos, a despeito das relações familiares
— o V.P. da Giovanni, Adilson Xavier, é filho do diretor das Sendas,
Aprígio Xavier — que envolvem as duas empresas.
ABP festejou Destaques
do Rio com jantar no Clube Caiçaras
A Associação
Brasileira de Propaganda – ABP entregou ontem à noite, no Clube Caiçaras,
os prêmios para os "Destaques Profissionais 2001" do mercado
carioca. Foram homenageados os seguintes profissionais: André Horta
, da TV Zero (Diretor de Comerciais), Caio César Valli , da Artplan
(Publicitário do Ano;), Carlos Di Celio , da Propeg (Diretor de Arte),
Carlos Santos , da McCann-Erickson (RTVC), Cláudio Prado , da MTV (Atendimento
de Veículo), Denise Madsen , da PressTech (Profissional de Artes Gráficas),
Fernando "Cecelo" Frony e Fernando Chagas , da Prof. Pardal (Produção
de Som), Gustavo Oliveira , da Giovanni,FCB (Atendimento de Agência),
Larri Ferreira , da Agencia3 (Produtor Gráfico), Leonardo Villela (Fotografia.),
Márcia Magno e Paulo Marques , da Light (Executivos de Anunciante),
Marcio Luiz Borges , da Ronson (Profissional de Planejamento e Pesquisa),
Maria Luiza Franco (Produção de Comerciais), Marilena Geada
, da DPZ (Mídia), Paulo Costa , da V&S (Redator), Rodolfo Sampaio
, da Salles D’Arcy (Diretor de Criação), Ronaldo Rangel , da
DPZ (Executivo de Agência), Rubens Campos , do Sistema Globo de Rádio
(Executivo de Veículo),
Loducca cresce na Coca
e leva da DPZ a conta da Coca Light
Enquanto a McCann
continua cuidando da conta da Coca-Cola tradicional, a Loducca passa a ser
a responsável pela conta da Coca Light, que estava na DPZ, agência
que continua, porém, com o guaraná Kuat.
Dentro do remanejamento que a empresa acaba de fazer, a agência de Celso
Loducca — que não mantém escritórios no Rio — também
assume a comunicação do novo energético Burn, a ser lançado
pela Coca no mercado brasileiro este verão. Segundo a empresa, o lançamento
exigiu investimentos de R$ 5 milhões no desenvolvimento do produto,
equipamentos e atividades de marketing. Este ano, a estimativa de vendas está
em torno de 10 milhões de litros de bebida energética no Brasil.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
07/12, sexta-feira: Maurício Magalhães, Jáci Bonoto
(Supervisora de Mídia da Casa da Criação), Luís
Mário C.Martins (Diretor de Criação da Mkt Publ!c);
08/12, sábado: Adilson Xavier (Diretor Nacional de Criação
da Giovanni FCB);
09/12, domingo: Carlos Gonçalves, Jorge Falsfein (Diretor de
Arte da Artplan), Noel de Simone Jr. (Diretor de Planejamento da Casa da Criação),
Juarez Precioso (Diretor de Comerciais da CaradeCão);
10/12, segunda-feira: Marco Antônio Pomarico, Mônica Gonçalves,
Ana Maria Branco (Mídia da Comunicação e Arte);
11/12, terça-feira: Carlos Henrique Equi (Diretor de Planejamento
da Staff), Flávia Cerqueira (Atendimento da DPZ), João Carlos
Silva (Diretor da Rádio Mania);
12/12, quarta-feira: Miguel Rio Branco, Vilson Magno (Diretor da Set
TV Cine);
*
SEÇÃO "REFORÇOS" - A Ogilvy Rio — cuja
criação está agora com André Eppinghaus — contratou
o redator Álvaro Rodrigues (foto) para reforçar a criação
da agência. O publicitário, que vai formar a dupla de criação
com João Paulo Pereira, o Jampa, também recém-contratado
pela Ogilvy Rio como diretor de arte, é um dos mais premiados profissionais
do mercado de propaganda carioca.
* COMILANÇA - A Churrascaria Estrela do Sul está lembrando
aos publicitários cariocas que esta sexta-feira acontece no Shopping
Off-Price o almoço de confraternização de final-de-ano
do mercado. O rodízio, promete o dono da casa, Luciano, terá
o preço promocional de R$ 20,00.
* MÍDIAS EM FORMAÇÃO - O Grupo de Mídia
do Rio promove durante 4 noites, em dezembro, um Curso Básico de Planejamento
de Mídia, no Auditório da ESPM - Escola Superior de Propaganda
e Marketing, com apenas 50 vagas. Vai custar R$150,00 (para profissionais
de propaganda e estudantes) e R$ 180,00 (para os demais). Entre os temas,
Briefing, Ferramentas, Conceitos e Planejamento de Mídia. As inscrições
são pelo telefone 3342-0142, com Fátima Mendes (secretária
do GM-Rio).
* C’EST COMBIEN? - O grupo francês de comunicação
Havas anunciou esta semana que abre mais uma agência Euro RSCG no Brasil
(ainda sem nome definido), para cuidar a conta da Citroën. Um dos sócios
brasileiros, minoritário, claro, é Duílio Malfatti, ex-DPZ.
A conta da montadora para 2002 é prevista como R$ 40 milhões.
* POTENCIAL TURÍSTICO - José Eduardo Guinle, secretário
de Turismo do Rio e presidente da Riotur fala no próximo dia 11 no
Rock in Rio Café, como convidado do Markterça, evento mensal
promovido pelo Clube de Marketing do Rio, sobre o tema "Marketing Turístico
do Rio de Janeiro".
* HAJA SAÚDE - Três agências levaram a conta do
Ministério da Saúde: DM9DDB (R$ 28,7 milhões, Giovanni
FCB (R$ 22 milhões) e Master (R$ 26,7 milhões).
* ANIVERSÁRIO LEGAL - A agência Luz Publicidade – primeira
agência especializada em Publicidade Legal e Underwriting a ter conquistado
o certificado ISO 9002 – completou 30 anos marcando as comemorações
com a abertura de uma filial em Belo Horizonte. Seu diretor Carlos Luz conta
orgulhoso que a Luz foi a primeira utilizar o Diário Oficial para seus
anúncios. O faturamento da agência em 2000 foi de R$
40 milhões.
* NOVA PRODUTORA - Paulo Peres conta para a Janela que agora está
associado a uma nova produtora: a Tibet Filmes, que nos últimos meses
já emplacou trabalhos para agências como Salles, DPZ e Ogilvy.
A equipe da produtora é composta pelo diretores Vicente Amorim , Marlise
Storchi e João Caetano Feyer, tendo Ângelo Gastal é o
diretor de produção. O email dele é paulo.peres@tibetfilme.com.br
.
* PÃO DE QUEIJO À VISTA – Os mineiros conseguiram levar
para Belo Horizonte o 5º Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade
(EBAP), promovido pela Associação Brasileira de Agências
de Publicidade (ABAP). Deve acontecer em maio de 2002, com o tema "Repensando
o nosso negócio".
* ÉPOCA FESTIVA - Os ex-funcionários da MPM têm
um encontro marcado esta sexta-feira dia, após 19h, no mercado S. José,
que era um dos antigos pontos de encontro da galera, na Rua das Laranjeiras.
Fim de ano é tempo de rever amigos.
* GENTILEZA COM A IMPRENSA – Uma grande idéia da assessoria
de imprensa Textual, de São Paulo, para não encher o saco dos
jornalistas com imagens pesadas — e frequentemente inúteis — nos emails
de press-releases. Ela coloca as fotos de ilustração no seu
site, em www.textual.com.br e avisa no release que elas estão lá
disponíveis . Quem quiser vai e pega, sem precisar ficar com o micro
travado à toa nas horas que não quer. Tomara que as outras assessorias
sigam o exemplo.
* SPEAK ENGLISH – É da Scorcelli Comunicação a
campanha para divulgação dos Cursos Oxford, promovendo a unidade
do Méier. A campanha, composta por anúncio de jornal, Outdoor,
Busdoor e Mala-direta, tem como título "Inglês pela metade
do preço", e criação de Edson Scorcelli e Rômulo
Fernandes.
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