Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Agências
entram com recurso na Prefeitura
Antes
mesmo do encerramento, esta quinta-feira, do prazo para recursos na concorrência
da Prefeitura do Rio, as quatro agências cariocas que não obtiveram
sua habilitação na fase de documentação — Domanni,
Ogilvy, Script e Tática — já haviam apresentado suas justificativas
para tentarem a readmissão na disputa. Todas garantiram estar em dia
com o IPTU, mostrando que simplesmente houve má-interpretação
dos termos da documentação exigida. No caso da Domanni, a agência
explicou que não pôde entregar a comprovação de
estar quites com o INSS porque o órgão estava em greve e não
porque devesse qualquer imposto. Como esta é a primeira vez que a agência
participa de uma licitação pública, não tinha
nos arquivos documentos de "nada-consta" de anos anteriores, como
as demais agências concorrentes.
Os recursos agora serão analisados pela Prefeitura, que deve responder
num prazo entre uma semana e 10 dias, quando então será definida
a data de abertura dos envelopes com as propostas técnicas das agências
confirmadas na disputa.
Grupo Total se reúne
no Rio para planejar crescimento
Cento e cinqüenta
diretores e gerentes das diversas unidades do Grupo Total — a holding que
controla as agências Fischer América — vão estar reunidos
até sábado no Rio para traçar o futuro da empresa, que
está prevendo um crescimento de 23% este ano sobre o faturamento de
R$ 355 milhões de 2000.
Para alcançar estes números, Eduardo Fischer, presidente do
grupo, anunciou em coletiva à imprensa a compra de mais uma agência
no Brasil (cujo nome ainda não pode ser revelado) e a criação
da Fischer América Argentina, a 15ª empresa do conglomerado em seis
países: Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, México
e Venezuela.
Além das agências de publicidade que levam a marca da Fischer
América, o Grupo Total atua em outros segmentos da comunicação
com a All-E, especializada em marketing esportivo, cultural e de entretenimento;
a Spirit, braço do Grupo na área de marketing de incentivo e
fidelização; e a e-agency, agência de marketing de relacionamento
que realiza programas de aquisição e retenção
on e off line.
Entre seus principais clientes estão a Telesp Celular, Ponto Frio,
Electrolux, Correios, Caixa Econômica Federal, Toyota do Brasil, Massey
Ferguson, Häagen Dasz, Pernambucanas, Bovespa, Brasilprev, Global Telecom,
Telefonica Celular, LG Electronics, El Paso Energy, Super Via, Texaco, Sadia,
Monsanto, Tam e Avon, entre outros.
Saída da Castrol
não afeta resultados da JVA
Juan Vicente,
presidente da agência JVA, garante que se for confirmada a ida para
a Ogilvy (segundo a AdAge, por alinhamento mundial) da conta da Castrol --
que o acompanha desde a saída da DPZ para abrir a agência --
a perda será basicamente emocional. "Hoje a Castrol é a menor
conta da agência", diz Vicente, que estimou os investimentos do cliente
em publicidade este ano de 2001 em apenas R$ 450 mil.
Imperatriz
leva publicitários para desfile com apoio da Janela
Aproveitando
que 2002 é o ano em que a Janela Publicitária comemora seu 25º
aniversário, este colunista resolveu começar a festa apoiando
a ala "Publicitários e Afins", dirigida por Lúcia
Camilotti na Imperatriz Leopoldinense, escola de samba tricampeã do
Carnaval carioca. Como o tema da Imperatriz — a 5ª a desfilar na segunda-feira
de Carnaval, 11/02 —, será sobre Campos dos Goytacazes e os índios
Tupis, resvalando para a antropofagia e o tropicalismo, a ala "Publicitários
e Afins" vai homenagear o comunicador Chacrinha. O preço da fantasia
será R$ 330,00, com direito a CD de samba-enredo e participação
na feijoada pré-carnavalesca de entrega das roupas. Para quem também
quiser uma frisa o preço vai para R$ 1.500,00. Com camarote, transporte
e outras comodidades, diz Lúcia, fica em R$ 1.600,00.
Nos últimos anos, vários publicitários têm participado
da ala no desfile da escola. Quem sabe este ano consegue-se fazer um grupo
maior, para tornar o desfile ainda mais divertido. Os telefones de Lúcia
Camilotti são (21) 2275-3536 e 9768-6243.
Zoéga prevê
que QG no Rio fatura R$ 25 milhões em dois anos
|
Paulo Zoéga |
O escritório
carioca da agência QG — responsável pela conta das Lojas Americanas,
entre outras — já está respondendo por 20% do faturamento de
R$ 100 milhões que empresa terá este ano, com a previsão
de que, em dois ano, a parcela seja ampliada para 25%. A expectativa é
do publicitário Paulo Zoéga, vice presidente de Atendimento
e Planejamento da QG, que foi escolhido como um dos candidatos deste ano ao
Prêmio Caboré, promovido pela revista Meio & Mensagem.
Zoéga, que atua em publicidade desde 1984, foi um dos responsáveis
pela instalação do escritório da QG no Rio. Fundada há
oito anos, a agência foi incorporada pelo Grupo Talent em 1998, o que
possibilitou que ela elevasse o seu faturamento de R$ 13 milhões naquele
ano para os atuais R$ 100 milhões. No ranking de agências, ela
simplesmente pulou do 91º lugar para o 23º. Focada no varejo, a QG atua na
comunicação de seus clientes com o público externo e
com o interno, como os compradores e os balconistas.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:’
30/11, sexta-feira: Isabella Torquato (Diretora de Arte da Giovanni
FCB);
02/12, domingo: Luiz Alberto Marinho, Miriam Galleger;
03/12, segunda-feira: Eduardo Moncalvo (Diretor de Atendimento da G/Staff),
Marco Antônio Vieira Souto, Marcelo Hallais (Diretor de Mídias
Interativas da V7);
04/12, terça-feira: Cláudia Rabello;
05/12, quarta-feira: Guilherme Juliani (Diretor de Grupo de Contas
da Giovanni FCB), Carlos Lobo (Diretor de Planejamento da Script);
06/12, quinta-feira: Edson Perrota (Diretor Comercial da Rádio
Tupi), Ney Cantinho
* MARKETING NAS NUVENS - Resposta do chefe de equipe de comissários
Lauro Ramos, no vôo RG2131 desta quinta-feira, para explicar por que
não aumentaria a temperatura da cabine, apesar do pedido de passageiros:
"Eu não estou com frio". Até parece que a Varig não
tem concorrência pra enfrentar.
* NOVO SUPER - Virgínio Sanches vai acumular seu antigo cargo
de superintendente de comunicação corporativa da Unimed-Rio
com a Superintendência de marketing da empresa, uma das líderes
do setor de saúde no Rio de Janeiro. Ele sucede a Marcelo Gianubillo,
que deixou a empresa para voltar para São Paulo.
* É FOGO - A Script já voltou a funcionar normalmente
esta quinta-feira, depois do incêndio que, começando em um ar
condicionado tipo "split", se espalhou pela agência destruindo 4 computadores
-- e as respectivas mesas -- do estúdio da agência. Tudo aconteceu
na manhã de quarta-feira, antes mesmo do início do expediente,
felizmente não ferindo ninguém.
* CAMELAGEM – Rolou barraco — ou seria "tenda" — na festa
Souza Cruz Camel Connection, para o relançamento do cigarro Camel,
sexta-feira passada no Rio. Dezenas de convidados da promoter Débora
Aguiar foram barrados na porta enquanto a organização anunciava
que a lista dela havia sido cancelada. Débora garante que havia sido
contratada e em e-mail distribuído esta semana declarou que houve "falta
de consideração e respeito" com o seu trabalho...
*
FUTUROS CRIADORES – "Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda"
é o novo nome do concurso realizado pelo Clube de Criação
do Rio de Janeiro, com direção do redator Álvaro Rodrigues.
A partir de 2002, o concurso se transforma em festival de propaganda universitário,
abrindo vagas de estágios nas principais agências cariocas para
os vencedores, além de troféus e viagens para o Brasil e para
o exterior. O briefing, o regulamento e a ficha de inscrição
vão estar disponíveis nos sites do CCRJ e da Folha Dirigida
até o final do ano. As inscrições para o festival vão
começar em fevereiro de 2002.
E o logo, reproduzido aqui, é criação de Heleno Bernardi,
da Casa da Criação.
* SEÇÃO "REFORÇOS" - A Salles D'Arcy
conta que está reforçando seu atendimento com a contratação
de Ana Seidl (ex-Lowe Lintas, Fischer América e Ministério da
Saúde), como supervisora de conta, para atender a Brasil Telecom.
* SHOPPINGMANIA - Além do Itaipú Multicenter (ex-Casa
da Criação), a G.Bueno conquistou a conta do Santa Cruz Shopping
Center (ex-Agência3). Agora são quatro shoppings atendidos pela
agência que também atende o Nilópolis Square e o Iguaçu
Square.
|