Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/NOV/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta ediηγo da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Agências entram com recurso na Prefeitura
Antes mesmo do encerramento, esta quinta-feira, do prazo para recursos na concorrência da Prefeitura do Rio, as quatro agências cariocas que não obtiveram sua habilitação na fase de documentação — Domanni, Ogilvy, Script e Tática — já haviam apresentado suas justificativas para tentarem a readmissão na disputa. Todas garantiram estar em dia com o IPTU, mostrando que simplesmente houve má-interpretação dos termos da documentação exigida. No caso da Domanni, a agência explicou que não pôde entregar a comprovação de estar quites com o INSS porque o órgão estava em greve e não porque devesse qualquer imposto. Como esta é a primeira vez que a agência participa de uma licitação pública, não tinha nos arquivos documentos de "nada-consta" de anos anteriores, como as demais agências concorrentes.
Os recursos agora serão analisados pela Prefeitura, que deve responder num prazo entre uma semana e 10 dias, quando então será definida a data de abertura dos envelopes com as propostas técnicas das agências confirmadas na disputa.

Grupo Total se reúne no Rio para planejar crescimento
Cento e cinqüenta diretores e gerentes das diversas unidades do Grupo Total — a holding que controla as agências Fischer América — vão estar reunidos até sábado no Rio para traçar o futuro da empresa, que está prevendo um crescimento de 23% este ano sobre o faturamento de R$ 355 milhões de 2000.
Para alcançar estes números, Eduardo Fischer, presidente do grupo, anunciou em coletiva à imprensa a compra de mais uma agência no Brasil (cujo nome ainda não pode ser revelado) e a criação da Fischer América Argentina, a 15ͺ empresa do conglomerado em seis países: Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, México e Venezuela.
Além das agências de publicidade que levam a marca da Fischer América, o Grupo Total atua em outros segmentos da comunicação com a All-E, especializada em marketing esportivo, cultural e de entretenimento; a Spirit, braço do Grupo na área de marketing de incentivo e fidelização; e a e-agency, agência de marketing de relacionamento que realiza programas de aquisição e retenção on e off line.
Entre seus principais clientes estão a Telesp Celular, Ponto Frio, Electrolux, Correios, Caixa Econômica Federal, Toyota do Brasil, Massey Ferguson, Häagen Dasz, Pernambucanas, Bovespa, Brasilprev, Global Telecom, Telefonica Celular, LG Electronics, El Paso Energy, Super Via, Texaco, Sadia, Monsanto, Tam e Avon, entre outros.

Saída da Castrol não afeta resultados da JVA
Juan Vicente, presidente da agência JVA, garante que se for confirmada a ida para a Ogilvy (segundo a AdAge, por alinhamento mundial) da conta da Castrol -- que o acompanha desde a saída da DPZ para abrir a agência -- a perda será basicamente emocional. "Hoje a Castrol é a menor conta da agência", diz Vicente, que estimou os investimentos do cliente em publicidade este ano de 2001 em apenas R$ 450 mil.

Imperatriz leva publicitários para desfile com apoio da Janela
Aproveitando que 2002 é o ano em que a Janela Publicitária comemora seu 25Ί aniversário, este colunista resolveu começar a festa apoiando a ala "Publicitários e Afins", dirigida por Lúcia Camilotti na Imperatriz Leopoldinense, escola de samba tricampeã do Carnaval carioca. Como o tema da Imperatriz — a 5ͺ a desfilar na segunda-feira de Carnaval, 11/02 —, será sobre Campos dos Goytacazes e os índios Tupis, resvalando para a antropofagia e o tropicalismo, a ala "Publicitários e Afins" vai homenagear o comunicador Chacrinha. O preço da fantasia será R$ 330,00, com direito a CD de samba-enredo e participação na feijoada pré-carnavalesca de entrega das roupas. Para quem também quiser uma frisa o preço vai para R$ 1.500,00. Com camarote, transporte e outras comodidades, diz Lúcia, fica em R$ 1.600,00.
Nos últimos anos, vários publicitários têm participado da ala no desfile da escola. Quem sabe este ano consegue-se fazer um grupo maior, para tornar o desfile ainda mais divertido. Os telefones de Lúcia Camilotti são (21) 2275-3536 e 9768-6243.

Zoéga prevê que QG no Rio fatura R$ 25 milhões em dois anos

Paulo Zoega
Paulo Zoéga
O escritório carioca da agência QG — responsável pela conta das Lojas Americanas, entre outras — já está respondendo por 20% do faturamento de R$ 100 milhões que empresa terá este ano, com a previsão de que, em dois ano, a parcela seja ampliada para 25%. A expectativa é do publicitário Paulo Zoéga, vice presidente de Atendimento e Planejamento da QG, que foi escolhido como um dos candidatos deste ano ao Prêmio Caboré, promovido pela revista Meio & Mensagem.
Zoéga, que atua em publicidade desde 1984, foi um dos responsáveis pela instalação do escritório da QG no Rio. Fundada há oito anos, a agência foi incorporada pelo Grupo Talent em 1998, o que possibilitou que ela elevasse o seu faturamento de R$ 13 milhões naquele ano para os atuais R$ 100 milhões. No ranking de agências, ela simplesmente pulou do 91Ί lugar para o 23Ί. Focada no varejo, a QG atua na comunicação de seus clientes com o público externo e com o interno, como os compradores e os balconistas.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:’
30/11, sexta-feira: Isabella Torquato (Diretora de Arte da Giovanni FCB);
02/12, domingo: Luiz Alberto Marinho, Miriam Galleger;
03/12, segunda-feira: Eduardo Moncalvo (Diretor de Atendimento da G/Staff), Marco Antônio Vieira Souto, Marcelo Hallais (Diretor de Mídias Interativas da V7);
04/12, terça-feira: Cláudia Rabello;
05/12, quarta-feira: Guilherme Juliani (Diretor de Grupo de Contas da Giovanni FCB), Carlos Lobo (Diretor de Planejamento da Script);
06/12, quinta-feira: Edson Perrota (Diretor Comercial da Rádio Tupi), Ney Cantinho
* MARKETING NAS NUVENS - Resposta do chefe de equipe de comissários Lauro Ramos, no vôo RG2131 desta quinta-feira, para explicar por que não aumentaria a temperatura da cabine, apesar do pedido de passageiros: "Eu não estou com frio". Até parece que a Varig não tem concorrência pra enfrentar.
* NOVO SUPER - Virgínio Sanches vai acumular seu antigo cargo de superintendente de comunicação corporativa da Unimed-Rio com a Superintendência de marketing da empresa, uma das líderes do setor de saúde no Rio de Janeiro. Ele sucede a Marcelo Gianubillo, que deixou a empresa para voltar para São Paulo.
* É FOGO - A Script já voltou a funcionar normalmente esta quinta-feira, depois do incêndio que, começando em um ar condicionado tipo "split", se espalhou pela agência destruindo 4 computadores -- e as respectivas mesas -- do estúdio da agência. Tudo aconteceu na manhã de quarta-feira, antes mesmo do início do expediente, felizmente não ferindo ninguém.
* CAMELAGEM – Rolou barraco — ou seria "tenda" — na festa Souza Cruz Camel Connection, para o relançamento do cigarro Camel, sexta-feira passada no Rio. Dezenas de convidados da promoter Débora Aguiar foram barrados na porta enquanto a organização anunciava que a lista dela havia sido cancelada. Débora garante que havia sido contratada e em e-mail distribuído esta semana declarou que houve "falta de consideração e respeito" com o seu trabalho...
* FUTUROS CRIADORES – "Prêmio CCRJ Folha Dirigida de Propaganda" é o novo nome do concurso realizado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro, com direção do redator Álvaro Rodrigues. A partir de 2002, o concurso se transforma em festival de propaganda universitário, abrindo vagas de estágios nas principais agências cariocas para os vencedores, além de troféus e viagens para o Brasil e para o exterior. O briefing, o regulamento e a ficha de inscrição vão estar disponíveis nos sites do CCRJ e da Folha Dirigida até o final do ano. As inscrições para o festival vão começar em fevereiro de 2002. E o logo, reproduzido aqui, é criação de Heleno Bernardi, da Casa da Criação.
* SEÇÃO "REFORÇOS" - A Salles D'Arcy conta que está reforçando seu atendimento com a contratação de Ana Seidl (ex-Lowe Lintas, Fischer América e Ministério da Saúde), como supervisora de conta, para atender a Brasil Telecom.
* SHOPPINGMANIA - Além do Itaipú Multicenter (ex-Casa da Criação), a G.Bueno conquistou a conta do Santa Cruz Shopping Center (ex-Agência3). Agora são quatro shoppings atendidos pela agência que também atende o Nilópolis Square e o Iguaçu Square.