Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
IPTU derruba 4
agências na disputa pela conta da Prefeitura do Rio
Problemas na documentação de quitação
do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU impediram a habilitação
de quatro agências na concorrência da Prefeitura do Rio de Janeiro,
exatamente a quem o imposto é devido. Não se classificaram na
primeira fase — mas terão 5 dias para apresentar seus recursos — as
agências Domanni (esta também com irregularidades no INSS), Ogilvy,
Script e Tática. A eliminação da Tática foi considerada
uma surpresa (acompanhada de um certo alívio dos demais concorrentes),
já que a agência era vista como uma das favoritas da disputa,
por ter trabalhado na campanha eleitoral do Prefeito César Maia. Ficam
na disputa as outras cinco agências que na última quarta-feira,
compareceram até a Prefeitura do Rio de Janeiro para se habilitar a
administrar a verba de R$ 2,2 milhões colocada em licitação
para a comunicação do município: Carioca, Fischer América,
JVA, Publicis Norton e Rio Ka.
Numa decisão rara em concorrências de governo, a comissão
de licitação que abriu os trabalhos às 10:30h de quarta-feira,
anunciou que iria manter a sessão em aberto para analisar até
o final todos os documentos apresentados, de modo a emitir ainda naquele dia
o resultado da habilitação que desclassificou as quatro agências
que tiveram seus documentos questionados.
O próximo passo da concorrência, agora, é a análise
dos eventuais recursos apresentados pelas agências desclassificadas.
Só após os resultados dos recursos é que a comissão
de licitação marcará a data para a abertura das pastas
com as propostas técnicas.
Multedo assume marketing
do McDonald's
Acabaram de se confirmar os comentários do mercado de
que Mauro Multedo, ex-diretor de marketing de empresas sediadas no Rio como
Coca-Cola, Ponto Frio e da Telemar, estaria procurando novos espaços
no mercado paulista. Multedo, que começou sua carreira como atendimento
de agências cariocas -- entre as quais a DPZ-Rio -- está assumindo,
em São Paulo, como o novo vice-presidente de marketing da rede de lanchonetes
McDonald's, cuja publicidade está nas mãos da agência
Taterka.
Repensar a estrutura
será exigência para agência crescer no mercado carioca
A publicação, na coluna da semana passada, da primeira
parte da matéria sobre a pesquisa "Expectativa em Relação
às Agências Publicitárias" realizada pela Retrato
para a agência G/Staff, gerou dúvida em alguns leitores sobre
as referências lidas em outras publicações do mercado
publicitário, de que mais de 90% dos anunciantes cariocas estariam
satisfeitos com suas agências. Como poderia haver este grau de satisfação,
com tantas críticas às agências cariocas relacionadas
durante as entrevistas?
Uma releitura dos resultados da pesquisa evidencia a opinião disseminada
entre os anunciantes de que "não existe uma agência perfeita".
Por isso, grande parte dos responsáveis pela comunicação
destes clientes prefere adotar a política de que eventuais deficiências
devam ser contornadas através de diálogo e esforço de
ambas as partes. Tanto que alguns anunciantes revelam ter estabelecido uma
relação de grande proximidade com suas agências, mostrando-se
interessados em acompanhar seu crescimento e orgulhosos em promovê-lo.
Mesmo quando apontam as lacunas na relação, os entrevistados
— em percentual significativo — não demonstram qualquer intenção
de trocar de agência, pelo menos a curto ou médio prazo. Os clientes
acreditam que mudanças freqüentes podem desestruturar todo o trabalho
de comunicação e trazer uma sensação de insegurança.
A maior parte dos problemas identificados nas atuais empresas é creditada
a um desgaste natural no relacionamento, a percepção de que
a qualidade do trabalho e do atendimento aos clientes costuma declinar ao
longo do tempo, como em um casamento.
Ainda assim, há situações críticas do dia-a-dia
que são facilmente identificáveis. No atendimento, por exemplo,
as empresas não se conformam com o atendimento "passivo",
pouco preparado ou sem autonomia para discutir idéias com o cliente,
além daquele que não entende as informações transmitidas,
gerando campanhas insatisfatórias ou fora de foco. Na criação,
o "prazo" é um fator bastante crítico, não
só por gerar perda de qualidade dos trabalhos efetuados quando ele
é exíguo, como pela dificuldade no seu cumprimento, o que ocorre
especialmente em empresas pequenas. Houve também quem se queixasse
da pouca humildade de alguns profissionais para aceitar a recusa de um anúncio
ou a necessidade de refazer peças e campanhas.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Na semana passada, destacamos a importância que
os anunciantes cariocas dão ao profissional de planejamento, considerando
que esta é uma área ainda carente no mercado. Apesar disso,
na hora de escolher suas agências, o foco dos clientes fica apontado
mesmo é para a criação e para o atendimento.
Entre duas agências com estrutura semelhante, se destaca facilmente
aquela que na concorrência apresenta a solução mais criativa
e estratégica, demonstrando compreensão das necessidades e objetivos
do cliente. Como não é novidade, ajuda muito uma apresentação
hábil que demonstre que a proposta está sintonizada com as diretrizes,
anseios e valores presentes no imaginário da direção
da empresa anunciante.
Nestes primeiros contatos, é muito rigorosa a avaliação
dos profissionais de atendimento, que precisam demonstrar aspectos objetivos
e subjetivos como empatia, competência, honestidade (franqueza), capacidade
de expressão e sensibilidade no relacionamento com o cliente, transmitindo
que eles terão um tratamento personalizado.
Estas promessas iniciais é que justificam alguns anunciantes se ressentirem
da rotatividade de profissionais que existe nas agências, já
que isto quebra a continuidade dos trabalhos, além de prejudicar o
estabelecimento de uma relação de confiança.
A partir da imagem causada pelos contatos iniciais, surgem outras questões
mais técnicas. Entre os aspectos mais valorizados na seleção
de uma agência destaca-se o seu histórico no ramo de atuação
do cliente. Ou seja, a experiência com trabalhos feitos para outras
empresas do segmento faz transparecer "conhecimento de causa" nas
campanhas apresentadas.
Os clientes também gostam de identificar uma especialidade na agência:
ela é boa em varejo, é boa em filmes, é boa em campanhas
de governo etc.
Curiosamente, a despeito de os clientes considerarem muito importante que
a agência demonstre estar bem estruturada para lhe atender, a pesquisa
detectou a preferência da maioria dos anunciantes cariocas por agências
de médio ou pequeno porte, acreditando que nas grandes empresas o tratamento
costuma ser impessoal, principalmente para os que não dispõem
de verbas publicitárias vultosas ou não anunciam com freqüência
na TV. O ponto negativo para a pequena agência, porém, é
a desconfiança na falta de estrutura para trabalhar com eficácia
e rapidez e no pouco de negociação com os veículos, para
conseguir melhores aplicações da verba.
E como prova de que os ventos estão mudando nos últimos tempos,
apenas um dos anunciantes entrevistados declarou preferência por entregar
a sua conta para uma agência de São Paulo. A estrutura no Rio
ser completa é fundamental para a maioria.
APLICAÇÃO PRÁTICA
A partir dos resultados da pesquisa, a G/Staff garante
que começou a modificar não apenas o organograma da agência
como diversos de seus procedimentos internos. O diretor de planejamento da
G/Staff, Cahique Equi, está seguro que o investimento aplicado na realização
das entrevistas retornará rapidamente através da conquista de
novas contas.
— Pelo próprio fato de termos patrocinado um levantamento dos anseios
dos anunciantes cariocas já detectamos que muitos deles passaram nos
perceber como uma agência comprometida com a seriedade de atuação
no mercado, disse o executivo.
Para quem está há muitos anos atuando em publicidade, é
fácil acreditar que não há mais o que aprender sobre
a atividade. Mas fatores como a nova economia e a profissionalização
dos anunciantes — que cada vez mais absorvem profissionais muitas vezes recém-egressos
de faculdades de comunicação ou de administração
—, entre outros, lançam novos desafios a cada dia para o sucesso das
agências de publicidade. As luzes acessas pela pesquisa da G/Staff podem
apontar alguns caminhos para ultrapassar esses desafios. Há muitos
outros, com certeza. A Janela torce que, assim como a G/Staff, outras agências
cariocas se disponham a repensar suas operações e ajudem a clarear
a publicidade carioca com o mesmo brilho forte que muitas outras gerações
de profissionais tiveram a chance de admirar.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
23/11, sexta-feira: Abel Gomes (Diretor da P&G), Leonardo Sena
(Diretor de Arte da V7), Claus Stellfeld (Diretor da Art In Frame);
25/11, domingo: Paulo Duarte, Luís Cláudio Salvestroni
(Diretor de Arte da V&S);
26/11, segunda-feira: George Ellis, Gustavo Soares (JJ);
27/11, terça-feira: Cláudio Carvalho, Benedito Cantanhede
(Diretor da Fourps);
28/11, quarta-feira: Nélson Sirotsky, Sérgio Martins
(Supervisor de Contas da DPZ), Fernanda Marino (Diretora de Conta da Contemporânea);
29/11, quinta-feira: Marcelo F.Mendonça (Diretor de Arte da
Elan Garden), Michelle Paganotti (Diretora de Arte), José Luis Cafarena
(Diretor Administrativo da Pubblicare), Paola Rocha (Supervisora de Contas
da Giovanni FCB);
* REPRESENTAÇÃO - A Sitral está comemorando que
após um longo período de avaliação, o Jornal A
Gazeta de Vitória (ES) que faz parte da Rede Gazeta de Comunicação,
lhe entregou seu contrato exclusivo de representação comercial
para o mercado de São Paulo.Com 70.000 leitores aos domingos a Gazeta
é o jornal de maior circulação no Espírito Santo.
Possui leitores com alto poder de compra e decisão (64% classe AB),
além de que 70% da circulação diária, em dias
úteis, é comporta por assinantes.
* PELO CABO - A Rede Telecine está deixando a agência
V&S, para passar a ser atendida pela Salles D'Arcy Publicidade a partir
de 15 de dezembro. A primeira grande campanha a ser criada pela nova agência
será a da transmissão do Oscar 2002.
* PROJETOS PESSOAIS - Ricardo Sodré deixou a Diretoria de Atendimento
da TBWA\Cápsula. Renata Vieitas, diretora da conta de Nivea, assume
temporariamente a função.
* FESTÃO - Foi um sucesso a festa promovida pela Globo.com e
pelo apresentador da TV Globo Luciano Huck na sofisticada boate Nuth Lounge,
no Rio, para o lançamento oficial da nova versão do site do
programa "Caldeirão do Huck", que já está no ar em fase
de teste no portal. Além de pocket show com a banda mineira Jota Quest,
teve os dj´s Felipe Venâncio e Sílvio Calmon e ambientação
assinada por Abel Gomes.
* FAZENDO SUCESSO - O compositor e músico Léo Saramago,
25 anos, integrante da equipe de criação de jingles e trilhas
da Zuêra, se classificou no e-Festival IBM, promovido pelo portal Terra,
com a música "Água Suja e Barulho". Ele participando da final
com mais 05 concorrentes, se apresentando no Show de Gilberto Gil no dia 27
de novembro, no Via Funchal em São Paulo.
* REFORÇOS NO MERCADO - A V&S Pontocom está na contramão
da crise na Internet. A empresa acaba de fazer duas contratações.
Para a criação Dennis Sieber (ex-Online), e para o atendimento
foi contratado João Luiz Vasconcelos (ex-Invision). /// Oscar Guerra
assumiu o cargo de diretor da Unidade de Negócios Quem, publicação
da Editora Globo. Guerra foi anteriormente diretor de marketing da Varig e
da EMI Music. A revista, que completou um ano em setembro, segundo o último
relatório do IVC alcançou em agosto circulação
paga de 212.139 exemplares.
* AUMENTA O SOM - O conhecido Gaúcho, da Mr.Vox, está
festejando até agora o fato de sua produtora ter sido a mais premiada
do Rio de Janeiro no Festival da ABP, sendo a terceira do Brasil, além
de receber o destaque em direção de produção da
área de Rádio do concurso.
* CONQUISTA - A The Notebook One, uma das maiores revendas de Notebooks
do Rio de Janeiro, é a mais nova conta da Scama. Iniciando com uma
mídia de varejo no jornal O Globo, a The Notebook One passa a ser o
terceiro dos quatro clientes pretendidos pela agência, em sua filosofia
de poucos clientes, atendimento personalizado e qualidade total, unindo-se
ao Colégio e Curso pH e Votoraço. Seu diretor Gabriel França
chama a atenção de que o título "Leve!", do primeiro
anúncio, "além da palavra de estímulo à compra,
função primordial do anúncio de varejo, faz alusão
à duas principais características do produto, o peso e a transportabilidade".
* FULL GÁS - A Edelman venceu a concorrência nas áreas
de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa do 17th
World Petroleum Congress (WPC) e do 11th Rio Oil and Gas Expo and Conference,
a famosa feira "Petróleo e Gás", que acontece entre 1 e 5 e
setembro de 2002, no Riocentro, Rio de Janeiro. Também será
responsabilidade da Edelman a criação do site do evento.
* COLA PREMIADA - O brasileiro Jomar Machado é um dos vencedores
do Prêmio Millennium EurArt, criado pela Associazione Graphiti,
organização italiana que há anos trabalha em prol de
talentos em Artes Digitais e que promoveu, pela primeira vez, um concurso
mundial. Jomar ficou em primeiro lugar na categoria Colagem (Manipulated Photo)
e foi o segundo colocado na classificação geral dos fotógrafos.
* INCORPORAÇÃO - Para fortalecer ainda mais sua atuação
no mercado, o Escritório de Idéias acaba de incorporar a empresa
de Internet e Programação Visual Cittá Design. Com a
mudança, Ronaldo Rocha (ex-diretor da Cittá) assume a diretoria
de Novos Negócios da empresa. A expectativa é que, com esta
incorporação, haja um crescimento de 30% até o primeiro
semestre de 2002, em parte graças à entrada dos antigos clientes
da Cittá Design: DAC, Dataprev, Lexikon Informática e Wall Works.
O Escritório de Idéias atende clientes como Vigilantes do Peso,
Marina Hotéis, Copacabana Palace, Estação do Corpo, Sport
Society, Videokê Rio, entre outros.
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