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                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
  IPTU derruba 4 
    agências na disputa pela conta da Prefeitura do Rio 
    Problemas na documentação de quitação 
    do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU impediram a habilitação 
    de quatro agências na concorrência da Prefeitura do Rio de Janeiro, 
    exatamente a quem o imposto é devido. Não se classificaram na 
    primeira fase — mas terão 5 dias para apresentar seus recursos — as 
    agências Domanni (esta também com irregularidades no INSS), Ogilvy, 
    Script e Tática. A eliminação da Tática foi considerada 
    uma surpresa (acompanhada de um certo alívio dos demais concorrentes), 
    já que a agência era vista como uma das favoritas da disputa, 
    por ter trabalhado na campanha eleitoral do Prefeito César Maia. Ficam 
    na disputa as outras cinco agências que na última quarta-feira, 
    compareceram até a Prefeitura do Rio de Janeiro para se habilitar a 
    administrar a verba de R$ 2,2 milhões colocada em licitação 
    para a comunicação do município: Carioca, Fischer América, 
    JVA, Publicis Norton e Rio Ka. 
    Numa decisão rara em concorrências de governo, a comissão 
    de licitação que abriu os trabalhos às 10:30h de quarta-feira, 
    anunciou que iria manter a sessão em aberto para analisar até 
    o final todos os documentos apresentados, de modo a emitir ainda naquele dia 
    o resultado da habilitação que desclassificou as quatro agências 
    que tiveram seus documentos questionados. 
    O próximo passo da concorrência, agora, é a análise 
    dos eventuais recursos apresentados pelas agências desclassificadas. 
    Só após os resultados dos recursos é que a comissão 
    de licitação marcará a data para a abertura das pastas 
    com as propostas técnicas. 
  Multedo assume marketing 
    do McDonald's 
    Acabaram de se confirmar os comentários do mercado de 
    que Mauro Multedo, ex-diretor de marketing de empresas sediadas no Rio como 
    Coca-Cola, Ponto Frio e da Telemar, estaria procurando novos espaços 
    no mercado paulista. Multedo, que começou sua carreira como atendimento 
    de agências cariocas -- entre as quais a DPZ-Rio -- está assumindo, 
    em São Paulo, como o novo vice-presidente de marketing da rede de lanchonetes 
    McDonald's, cuja publicidade está nas mãos da agência 
    Taterka. 
  Repensar a estrutura 
    será exigência para agência crescer no mercado carioca 
    A publicação, na coluna da semana passada, da primeira 
    parte da matéria sobre a pesquisa "Expectativa em Relação 
    às Agências Publicitárias" realizada pela Retrato 
    para a agência G/Staff, gerou dúvida em alguns leitores sobre 
    as referências lidas em outras publicações do mercado 
    publicitário, de que mais de 90% dos anunciantes cariocas estariam 
    satisfeitos com suas agências. Como poderia haver este grau de satisfação, 
    com tantas críticas às agências cariocas relacionadas 
    durante as entrevistas? 
    Uma releitura dos resultados da pesquisa evidencia a opinião disseminada 
    entre os anunciantes de que "não existe uma agência perfeita". 
    Por isso, grande parte dos responsáveis pela comunicação 
    destes clientes prefere adotar a política de que eventuais deficiências 
    devam ser contornadas através de diálogo e esforço de 
    ambas as partes. Tanto que alguns anunciantes revelam ter estabelecido uma 
    relação de grande proximidade com suas agências, mostrando-se 
    interessados em acompanhar seu crescimento e orgulhosos em promovê-lo. 
    Mesmo quando apontam as lacunas na relação, os entrevistados 
    — em percentual significativo — não demonstram qualquer intenção 
    de trocar de agência, pelo menos a curto ou médio prazo. Os clientes 
    acreditam que mudanças freqüentes podem desestruturar todo o trabalho 
    de comunicação e trazer uma sensação de insegurança. 
    A maior parte dos problemas identificados nas atuais empresas é creditada 
    a um desgaste natural no relacionamento, a percepção de que 
    a qualidade do trabalho e do atendimento aos clientes costuma declinar ao 
    longo do tempo, como em um casamento. 
    Ainda assim, há situações críticas do dia-a-dia 
    que são facilmente identificáveis. No atendimento, por exemplo, 
    as empresas não se conformam com o atendimento "passivo", 
    pouco preparado ou sem autonomia para discutir idéias com o cliente, 
    além daquele que não entende as informações transmitidas, 
    gerando campanhas insatisfatórias ou fora de foco. Na criação, 
    o "prazo" é um fator bastante crítico, não 
    só por gerar perda de qualidade dos trabalhos efetuados quando ele 
    é exíguo, como pela dificuldade no seu cumprimento, o que ocorre 
    especialmente em empresas pequenas. Houve também quem se queixasse 
    da pouca humildade de alguns profissionais para aceitar a recusa de um anúncio 
    ou a necessidade de refazer peças e campanhas. 
    CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 
    Na semana passada, destacamos a importância que 
    os anunciantes cariocas dão ao profissional de planejamento, considerando 
    que esta é uma área ainda carente no mercado. Apesar disso, 
    na hora de escolher suas agências, o foco dos clientes fica apontado 
    mesmo é para a criação e para o atendimento. 
    Entre duas agências com estrutura semelhante, se destaca facilmente 
    aquela que na concorrência apresenta a solução mais criativa 
    e estratégica, demonstrando compreensão das necessidades e objetivos 
    do cliente. Como não é novidade, ajuda muito uma apresentação 
    hábil que demonstre que a proposta está sintonizada com as diretrizes, 
    anseios e valores presentes no imaginário da direção 
    da empresa anunciante. 
    Nestes primeiros contatos, é muito rigorosa a avaliação 
    dos profissionais de atendimento, que precisam demonstrar aspectos objetivos 
    e subjetivos como empatia, competência, honestidade (franqueza), capacidade 
    de expressão e sensibilidade no relacionamento com o cliente, transmitindo 
    que eles terão um tratamento personalizado. 
    Estas promessas iniciais é que justificam alguns anunciantes se ressentirem 
    da rotatividade de profissionais que existe nas agências, já 
    que isto quebra a continuidade dos trabalhos, além de prejudicar o 
    estabelecimento de uma relação de confiança. 
    A partir da imagem causada pelos contatos iniciais, surgem outras questões 
    mais técnicas. Entre os aspectos mais valorizados na seleção 
    de uma agência destaca-se o seu histórico no ramo de atuação 
    do cliente. Ou seja, a experiência com trabalhos feitos para outras 
    empresas do segmento faz transparecer "conhecimento de causa" nas 
    campanhas apresentadas. 
    Os clientes também gostam de identificar uma especialidade na agência: 
    ela é boa em varejo, é boa em filmes, é boa em campanhas 
    de governo etc. 
    Curiosamente, a despeito de os clientes considerarem muito importante que 
    a agência demonstre estar bem estruturada para lhe atender, a pesquisa 
    detectou a preferência da maioria dos anunciantes cariocas por agências 
    de médio ou pequeno porte, acreditando que nas grandes empresas o tratamento 
    costuma ser impessoal, principalmente para os que não dispõem 
    de verbas publicitárias vultosas ou não anunciam com freqüência 
    na TV. O ponto negativo para a pequena agência, porém, é 
    a desconfiança na falta de estrutura para trabalhar com eficácia 
    e rapidez e no pouco de negociação com os veículos, para 
    conseguir melhores aplicações da verba. 
    E como prova de que os ventos estão mudando nos últimos tempos, 
    apenas um dos anunciantes entrevistados declarou preferência por entregar 
    a sua conta para uma agência de São Paulo. A estrutura no Rio 
    ser completa é fundamental para a maioria. 
    APLICAÇÃO PRÁTICA 
    A partir dos resultados da pesquisa, a G/Staff garante 
    que começou a modificar não apenas o organograma da agência 
    como diversos de seus procedimentos internos. O diretor de planejamento da 
    G/Staff, Cahique Equi, está seguro que o investimento aplicado na realização 
    das entrevistas retornará rapidamente através da conquista de 
    novas contas. 
    — Pelo próprio fato de termos patrocinado um levantamento dos anseios 
    dos anunciantes cariocas já detectamos que muitos deles passaram nos 
    perceber como uma agência comprometida com a seriedade de atuação 
    no mercado, disse o executivo. 
    Para quem está há muitos anos atuando em publicidade, é 
    fácil acreditar que não há mais o que aprender sobre 
    a atividade. Mas fatores como a nova economia e a profissionalização 
    dos anunciantes — que cada vez mais absorvem profissionais muitas vezes recém-egressos 
    de faculdades de comunicação ou de administração 
    —, entre outros, lançam novos desafios a cada dia para o sucesso das 
    agências de publicidade. As luzes acessas pela pesquisa da G/Staff podem 
    apontar alguns caminhos para ultrapassar esses desafios. Há muitos 
    outros, com certeza. A Janela torce que, assim como a G/Staff, outras agências 
    cariocas se disponham a repensar suas operações e ajudem a clarear 
    a publicidade carioca com o mesmo brilho forte que muitas outras gerações 
    de profissionais tiveram a chance de admirar. 
  MKTMIX 
    * PARABÉNS PARA VOCÊ – 
    A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado: 
    23/11, sexta-feira: Abel Gomes (Diretor da P&G), Leonardo Sena 
    (Diretor de Arte da V7), Claus Stellfeld (Diretor da Art In Frame); 
    25/11, domingo: Paulo Duarte, Luís Cláudio Salvestroni 
    (Diretor de Arte da V&S); 
    26/11, segunda-feira: George Ellis, Gustavo Soares (JJ); 
    27/11, terça-feira: Cláudio Carvalho, Benedito Cantanhede 
    (Diretor da Fourps); 
    28/11, quarta-feira: Nélson Sirotsky, Sérgio Martins 
    (Supervisor de Contas da DPZ), Fernanda Marino (Diretora de Conta da Contemporânea); 
    29/11, quinta-feira: Marcelo F.Mendonça (Diretor de Arte da 
    Elan Garden), Michelle Paganotti (Diretora de Arte), José Luis Cafarena 
    (Diretor Administrativo da Pubblicare), Paola Rocha (Supervisora de Contas 
    da Giovanni FCB); 
    * REPRESENTAÇÃO - A Sitral está comemorando que 
    após um longo período de avaliação, o Jornal A 
    Gazeta de Vitória (ES) que faz parte da Rede Gazeta de Comunicação, 
    lhe entregou seu contrato exclusivo de representação comercial 
    para o mercado de São Paulo.Com 70.000 leitores aos domingos a Gazeta 
    é o jornal de maior circulação no Espírito Santo. 
    Possui leitores com alto poder de compra e decisão (64% classe AB), 
    além de que 70% da circulação diária, em dias 
    úteis, é comporta por assinantes. 
    * PELO CABO - A Rede Telecine está deixando a agência 
    V&S, para passar a ser atendida pela Salles D'Arcy Publicidade a partir 
    de 15 de dezembro. A primeira grande campanha a ser criada pela nova agência 
    será a da transmissão do Oscar 2002. 
    * PROJETOS PESSOAIS - Ricardo Sodré deixou a Diretoria de Atendimento 
    da TBWA\Cápsula. Renata Vieitas, diretora da conta de Nivea, assume 
    temporariamente a função. 
    * FESTÃO - Foi um sucesso a festa promovida pela Globo.com e 
    pelo apresentador da TV Globo Luciano Huck na sofisticada boate Nuth Lounge, 
    no Rio, para o lançamento oficial da nova versão do site do 
    programa "Caldeirão do Huck", que já está no ar em fase 
    de teste no portal. Além de pocket show com a banda mineira Jota Quest, 
    teve os dj´s Felipe Venâncio e Sílvio Calmon e ambientação 
    assinada por Abel Gomes. 
    * FAZENDO SUCESSO - O compositor e músico Léo Saramago, 
    25 anos, integrante da equipe de criação de jingles e trilhas 
    da Zuêra, se classificou no e-Festival IBM, promovido pelo portal Terra, 
    com a música "Água Suja e Barulho". Ele participando da final 
    com mais 05 concorrentes, se apresentando no Show de Gilberto Gil no dia 27 
    de novembro, no Via Funchal em São Paulo. 
    * REFORÇOS NO MERCADO - A V&S Pontocom está na contramão 
    da crise na Internet. A empresa acaba de fazer duas contratações. 
    Para a criação Dennis Sieber (ex-Online), e para o atendimento 
    foi contratado João Luiz Vasconcelos (ex-Invision). /// Oscar Guerra 
    assumiu o cargo de diretor da Unidade de Negócios Quem, publicação 
    da Editora Globo. Guerra foi anteriormente diretor de marketing da Varig e 
    da EMI Music. A revista, que completou um ano em setembro, segundo o último 
    relatório do IVC alcançou em agosto circulação 
    paga de 212.139 exemplares. 
    * AUMENTA O SOM - O conhecido Gaúcho, da Mr.Vox, está 
    festejando até agora o fato de sua produtora ter sido a mais premiada 
    do Rio de Janeiro no Festival da ABP, sendo a terceira do Brasil, além 
    de receber o destaque em direção de produção da 
    área de Rádio do concurso. 
    * CONQUISTA - A The Notebook One, uma das maiores revendas de Notebooks 
    do Rio de Janeiro, é a mais nova conta da Scama. Iniciando com uma 
    mídia de varejo no jornal O Globo, a The Notebook One passa a ser o 
    terceiro dos quatro clientes pretendidos pela agência, em sua filosofia 
    de poucos clientes, atendimento personalizado e qualidade total, unindo-se 
    ao Colégio e Curso pH e Votoraço. Seu diretor Gabriel França 
    chama a atenção de que o título "Leve!", do primeiro 
    anúncio, "além da palavra de estímulo à compra, 
    função primordial do anúncio de varejo, faz alusão 
    à duas principais características do produto, o peso e a transportabilidade". 
    * FULL GÁS - A Edelman venceu a concorrência nas áreas 
    de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa do 17th 
    World Petroleum Congress (WPC) e do 11th Rio Oil and Gas Expo and Conference, 
    a famosa feira "Petróleo e Gás", que acontece entre 1 e 5 e 
    setembro de 2002, no Riocentro, Rio de Janeiro. Também será 
    responsabilidade da Edelman a criação do site do evento. 
    * COLA PREMIADA - O brasileiro Jomar Machado é um dos vencedores 
    do Prêmio Millennium EurArt, criado pela Associazione Graphiti, 
    organização italiana que há anos trabalha em prol de 
    talentos em Artes Digitais e que promoveu, pela primeira vez, um concurso 
    mundial. Jomar ficou em primeiro lugar na categoria Colagem (Manipulated Photo) 
    e foi o segundo colocado na classificação geral dos fotógrafos. 
    * INCORPORAÇÃO - Para fortalecer ainda mais sua atuação 
    no mercado, o Escritório de Idéias acaba de incorporar a empresa 
    de Internet e Programação Visual Cittá Design. Com a 
    mudança, Ronaldo Rocha (ex-diretor da Cittá) assume a diretoria 
    de Novos Negócios da empresa. A expectativa é que, com esta 
    incorporação, haja um crescimento de 30% até o primeiro 
    semestre de 2002, em parte graças à entrada dos antigos clientes 
    da Cittá Design: DAC, Dataprev, Lexikon Informática e Wall Works. 
    O Escritório de Idéias atende clientes como Vigilantes do Peso, 
    Marina Hotéis, Copacabana Palace, Estação do Corpo, Sport 
    Society, Videokê Rio, entre outros.  
                                             
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