Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Prefeitura do
Rio corta verba e agência
Parece que agora é
para valer a concorrência pela conta da Prefeitura do Rio. Um novo edital
foi liberado esta terça-feira, prevendo entrega de material para o
próximo dia 21, com uma notícia boa e uma ruim.
A boa notícia é que o briefing original não mudou. As
pastas já prontas para a concorrência que havia sido cancelada
poderão ser aproveitadas. A má notícia para o mercado
é que dos R$ 4 milhões originais a ser divididos entre duas
agências só sobrou R$ 1,8 milhão para apenas uma agência
e com um contrato de apenas um ano, ao contrário dos 24 meses que estavam
previstos.
Empresários da publicidade carioca estão surpresos com as mudanças.
Afinal, a experiência mostra que essa verba do Rio mal dará para
a matéria legal que a Prefeitura precisará veicular. Sem falar
que ela é menor que a verba liberada pela Prefeitura de Niterói,
que está licitando R$ 4 milhões, abrindo propostas na próxima
semana.
Eppinghaus
assume criação da Ogilvy-Rio
André Eppinghaus
assumiu esta terça-feira o cargo de diretor de criação
do escritório carioca da Ogilvy, cargo vago desde a saída de
Luiz Vieira da empresa. André estava estudando propostas desde o início
de outubro, quando deixou a direção de criação
da Thompson-Rio por divergências com o VP da área, Bob Gueiros.
Seminário de
Gestão Publicitária abre inscrições na Abap-Rio
O capítulo carioca
da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Rio)
está abrindo as reservas para o seu Seminário de Atualização
em Gestão Publicitária, que acontece no próximo dia 12
de dezembro no Rio Othon Palace. Como o número de inscrições
será restrito a 200 participantes, a entidade dará preferência
às agências que primeiro confirmarem a sua participação.
A Abap-Rio também já definiu a programação do
evento, que terá cinco palestras técnicas e um grande painel
final para debater o mercado de contas privadas no Rio de Janeiro, com a participação
de dirigentes de sete entidades do setor publicitário brasileiro. Estes
serão os temas apresentados:
* Gestão Contemporânea de Agência de Publicidade,
com Júlio Ribeiro, Presidente do Grupo Talent.
* A Rentabilidade da Agência (Formas de remuneração,
controle de custos e incidências de impostos), com Antônio Calil
Cury, Diretor da Fischer América e da Abap Nacional.
* A Regulamentação da Publicidade (A legislação
em vigor. Como funcionam as Normas-Padrão), com Petrônio Corrêa,
Presidente do CENP.
* A Força Corporativa (Como a união do mercado pode ajudar
o negócio da publicidade), com Sérgio Amado, Presidente da Abap
Nacional.
* Contas Públicas – Como se Preparar (Dicas para participação
em concorrências e licitações), com Dr. Paulo Gomes, Consultor
da Abap.
* Contas Privadas – O Mercado do Rio de Janeiro: Painel com a participação
de Caio Cezar Valli (Presidente da ABAP–Rio), Valdir Siqueira (Diretor da
ABAP-Brasil), Armando Strozemberg (Presidente da ABP–Associação
Brasileira de Propaganda), José Calazans Rodrigues (Presidente da Fenapro–Federação
Nacional das Agências de Propaganda), Aías Lopes (Presidente
do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro),
Cleverson Valadão (Presidente do Sindicato dos Publicitários
do Município do Rio de Janeiro) e Luis Fernando Novaes (Presidente
do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro).
As inscrições para o Seminário de Atualização
em Gestão Publicitária custarão R$ 100,00 (com 40% de
desconto para associados da Abap-Rio) e darão direito à participação
em toda a programação, incluindo o almoço de confraternização.
Maiores informações sobre o encontro -- cuja organização
está a cargo da Dinâmica Promoções -- podem ser
obtidas na Abap-Rio, com D.Carmencita, pelo telefone (21) 2553-3760.
Campana associa-se
à Resende & Resende
Carlos Campana, ex-diretor
de Atendimento da Almap, DPZ e Thompson acaba de associar-se à Resende
& Resende, agência dos irmãos Paulo e Sérgio Resende,
que passa a se chamar, com isso, de Campana, Resende & Resende.
A nova agência, que continua atendendo as contas do NorteShopping e
West Shopping, pretende investir fortemente em novos negócios, aproveitando
a atual experiência em varejo, aliada à do novo sócio
em pensamento estratégico. Além disso, a CR&R firmou acordo
operacional com a também recém criada agência paulista
Popular, dos publicitários João Augusto Palhares Neto, Bá
Assumpção e Wagner Sarnelli, para unir forças nos dois
mercados.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
09/11, sexta-feira: Ari Fidelis (Diretor de Arte), José Praxedes,
Paulo Giovanni (Presidente de Operações da Giovanni FCB);
10/11, sábado: Gina Mesquita, Toni Jardine, Mônica Rebello
(Diretora da Salles D’Arcy), Rodrigo Ramalhete;
11/11, domingo: Guilherme Jahara (Diretor de Arte da F/Nazca S&S),
Hugo Paz, Júlio Castellanos (Vice Presidente de Operações
da McCann Erickson), Patrícia Gonçalves (Diretora de Planejamento
da V7);
12/11, segunda-feira: Luciana Oliveira (Supervisora de Mídia
da Ronson), Beatriz Esteves (Executiva de Contas da Giovanni FCB);
13/11, terça-feira: Leandro Liberalli (Atendimento da Senior);
14/11, quarta-feira: Marcus Borges (Diretor de Operações
da Multinational), Delcino Nascimento (Diretor de Mídia da Móbile);
15/11, quinta-feira: Humberto Fernandez (Diretor de Arte da Salles
D’Arcy), Marcelo Mendes;
* REFORÇOS DO MERCADO – Com a ida de Paulo Éboli para
a Diretoria de Mercado da InfoGlobo, Daniela Philippsen foi promovida a Gerente
Geral de Marketing de jornal O Globo. O cargo anterior de Daniela, na gerência
de marketing, fica com Alexandre Ferraz. // E na agência Carioca, Mônica
Hime foi contratada como Supervisora das Contas da CERJ - Companhia de Eletricidade
do Rio de Janeiro e da UVA - Universidade Veiga de Almeida.
* SEM BABAQUICE – Confirmando a notícia dada em primeira mão
pela Janela, a nova agência do grupo Propeg, dirigida por Pedro Feyer,
ex-VP de Criação da Thompson, já está atendendo
a Telemar Celular, que será lançada oficialmente em 2002. O
nome da agência deverá ser NBS, sigla de "No Bull Shit",
expressão americana que poderia ser livremente traduzida como o título
desta nota.
* TEMPOS BICUDOS - Pelas informações que circularam esta
semana na imprensa especializada, o jornal O Globo decidiu cortar os investimentos
da cerimônia do seu Prêmio de Propaganda, que já vinha
se consagrando como a mais farta e luxuosa festa do mercado publicitário
carioca. Nesta 5ª versão, o evento ocorrerá dia 11 de dezembro,
no Copacabana Palace, apenas como um coquetel para 300 pessoas envolvidas
com os trabalhos premiados.
* MASOQUISMO – Alguém me explique, por favor. Jogando esse futebol,
para que a Seleção Brasileira faz tanta questão de ir
à Copa?
|