Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/OUT/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prefeitura do Rio corta verba e agência

Parece que agora é para valer a concorrência pela conta da Prefeitura do Rio. Um novo edital foi liberado esta terça-feira, prevendo entrega de material para o próximo dia 21, com uma notícia boa e uma ruim.
A boa notícia é que o briefing original não mudou. As pastas já prontas para a concorrência que havia sido cancelada poderão ser aproveitadas. A má notícia para o mercado é que dos R$ 4 milhões originais a ser divididos entre duas agências só sobrou R$ 1,8 milhão para apenas uma agência e com um contrato de apenas um ano, ao contrário dos 24 meses que estavam previstos.
Empresários da publicidade carioca estão surpresos com as mudanças. Afinal, a experiência mostra que essa verba do Rio mal dará para a matéria legal que a Prefeitura precisará veicular. Sem falar que ela é menor que a verba liberada pela Prefeitura de Niterói, que está licitando R$ 4 milhões, abrindo propostas na próxima semana.

Eppinghaus assume criação da Ogilvy-Rio

André Eppinghaus assumiu esta terça-feira o cargo de diretor de criação do escritório carioca da Ogilvy, cargo vago desde a saída de Luiz Vieira da empresa. André estava estudando propostas desde o início de outubro, quando deixou a direção de criação da Thompson-Rio por divergências com o VP da área, Bob Gueiros.

Seminário de Gestão Publicitária abre inscrições na Abap-Rio

O capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-Rio) está abrindo as reservas para o seu Seminário de Atualização em Gestão Publicitária, que acontece no próximo dia 12 de dezembro no Rio Othon Palace. Como o número de inscrições será restrito a 200 participantes, a entidade dará preferência às agências que primeiro confirmarem a sua participação.
A Abap-Rio também já definiu a programação do evento, que terá cinco palestras técnicas e um grande painel final para debater o mercado de contas privadas no Rio de Janeiro, com a participação de dirigentes de sete entidades do setor publicitário brasileiro. Estes serão os temas apresentados:
* Gestão Contemporânea de Agência de Publicidade, com Júlio Ribeiro, Presidente do Grupo Talent.
* A Rentabilidade da Agência (Formas de remuneração, controle de custos e incidências de impostos), com Antônio Calil Cury, Diretor da Fischer América e da Abap Nacional.
* A Regulamentação da Publicidade (A legislação em vigor. Como funcionam as Normas-Padrão), com Petrônio Corrêa, Presidente do CENP.
* A Força Corporativa (Como a união do mercado pode ajudar o negócio da publicidade), com Sérgio Amado, Presidente da Abap Nacional.
* Contas Públicas – Como se Preparar (Dicas para participação em concorrências e licitações), com Dr. Paulo Gomes, Consultor da Abap.
* Contas Privadas – O Mercado do Rio de Janeiro: Painel com a participação de Caio Cezar Valli (Presidente da ABAP–Rio), Valdir Siqueira (Diretor da ABAP-Brasil), Armando Strozemberg (Presidente da ABP–Associação Brasileira de Propaganda), José Calazans Rodrigues (Presidente da Fenapro–Federação Nacional das Agências de Propaganda), Aías Lopes (Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro), Cleverson Valadão (Presidente do Sindicato dos Publicitários do Município do Rio de Janeiro) e Luis Fernando Novaes (Presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro).
As inscrições para o Seminário de Atualização em Gestão Publicitária custarão R$ 100,00 (com 40% de desconto para associados da Abap-Rio) e darão direito à participação em toda a programação, incluindo o almoço de confraternização. Maiores informações sobre o encontro -- cuja organização está a cargo da Dinâmica Promoções -- podem ser obtidas na Abap-Rio, com D.Carmencita, pelo telefone (21) 2553-3760.

Campana associa-se à Resende & Resende

Carlos Campana, ex-diretor de Atendimento da Almap, DPZ e Thompson acaba de associar-se à Resende & Resende, agência dos irmãos Paulo e Sérgio Resende, que passa a se chamar, com isso, de Campana, Resende & Resende.
A nova agência, que continua atendendo as contas do NorteShopping e West Shopping, pretende investir fortemente em novos negócios, aproveitando a atual experiência em varejo, aliada à do novo sócio em pensamento estratégico. Além disso, a CR&R firmou acordo operacional com a também recém criada agência paulista Popular, dos publicitários João Augusto Palhares Neto, Bá Assumpção e Wagner Sarnelli, para unir forças nos dois mercados.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
09/11, sexta-feira: Ari Fidelis (Diretor de Arte), José Praxedes, Paulo Giovanni (Presidente de Operações da Giovanni FCB);
10/11, sábado: Gina Mesquita, Toni Jardine, Mônica Rebello (Diretora da Salles D’Arcy), Rodrigo Ramalhete;
11/11, domingo: Guilherme Jahara (Diretor de Arte da F/Nazca S&S), Hugo Paz, Júlio Castellanos (Vice Presidente de Operações da McCann Erickson), Patrícia Gonçalves (Diretora de Planejamento da V7);
12/11, segunda-feira: Luciana Oliveira (Supervisora de Mídia da Ronson), Beatriz Esteves (Executiva de Contas da Giovanni FCB);
13/11, terça-feira: Leandro Liberalli (Atendimento da Senior);
14/11, quarta-feira: Marcus Borges (Diretor de Operações da Multinational), Delcino Nascimento (Diretor de Mídia da Móbile);
15/11, quinta-feira: Humberto Fernandez (Diretor de Arte da Salles D’Arcy), Marcelo Mendes;
* REFORÇOS DO MERCADO – Com a ida de Paulo Éboli para a Diretoria de Mercado da InfoGlobo, Daniela Philippsen foi promovida a Gerente Geral de Marketing de jornal O Globo. O cargo anterior de Daniela, na gerência de marketing, fica com Alexandre Ferraz. // E na agência Carioca, Mônica Hime foi contratada como Supervisora das Contas da CERJ - Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro e da UVA - Universidade Veiga de Almeida.
* SEM BABAQUICE – Confirmando a notícia dada em primeira mão pela Janela, a nova agência do grupo Propeg, dirigida por Pedro Feyer, ex-VP de Criação da Thompson, já está atendendo a Telemar Celular, que será lançada oficialmente em 2002. O nome da agência deverá ser NBS, sigla de "No Bull Shit", expressão americana que poderia ser livremente traduzida como o título desta nota.
* TEMPOS BICUDOS - Pelas informações que circularam esta semana na imprensa especializada, o jornal O Globo decidiu cortar os investimentos da cerimônia do seu Prêmio de Propaganda, que já vinha se consagrando como a mais farta e luxuosa festa do mercado publicitário carioca. Nesta 5ª versão, o evento ocorrerá dia 11 de dezembro, no Copacabana Palace, apenas como um coquetel para 300 pessoas envolvidas com os trabalhos premiados.
* MASOQUISMO – Alguém me explique, por favor. Jogando esse futebol, para que a Seleção Brasileira faz tanta questão de ir à Copa?