Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/NOV/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio sediará Festival de Turismo em 2002

O XI FIPTUR- Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia será realizado nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2002 no Rio de Janeiro. No último dia 29, em reunião no Palácio Guanabara com o Secretário de Meio Ambiente, André Corrêa, foi oficializado o apoio oficial do Governo do Estado do Rio ao evento. Participaram do encontro o Presidente do FIPTUR, Gorgônio Loureiro, Christina Castello, da Congrex e Carlos Silveira (responsável pela comercialização).
O Rio disputou o evento com outras cidades brasileiras e foi decisiva o apoio do Governo do Estado para esta conquista. Com base nos festivais anteriores estima-se que o FIPTUR tenha cerca de 700 participantes nacionais e internacionais. O publicitário Jomar Pereira da Silva Roscoe participará do comitê de organização geral, incluindo a responsabilidade do seminário que acontece junto com o Festival, cuja marca e campanha está sendo desenvolvida pela Doctor.

Consumidor vira elenco do Shopping Tijuca
Para comemorar o aniversário de 5 anos do Shopping Tijuca, a sua agência, a Casa da Criação, que há 4 anos faz toda a comunicação do shopping, criou uma campanha de Natal selecionando 12 candidatos para participarem da campanha — que inclui outdoor e comercial de TV —, entre os próprios consumidores do shopping. A estratégia tem como objetivo mostrar como o shopping se preocupa com seus consumidores.
Para isso está sendo montado um set de filmagem dentro do próprio Shopping Tijuca para fazer os testes de elenco. O processo de seleção de elenco estará sendo feito pela produtora Atmosfera Cinematográfica na próxima semana, lá mesmo no shopping. Qualquer que seja morador do bairro da Tijuca poderá concorrer às vagas, que pagarão entre R$300 e R$ 500,00 para os escolhidos.

G/Staff se inspira em NY para pedir paz
A G/Staff criou uma campanha para o Clube de Criação do Rio de Janeiro, batizada de "Paz". Os criadores Marcelo Giannini e Marcello Noronha, da agência, se basearam na falta que a imagem do World Trade Center vai fazer em Nova York para o cartaz que será espalhado por 70 pontos da cidade carioca, do dia 10 a 23 de novembro. O objetivo do Clube de Criação é homenagear as vítimas do atentado ao WTC e passar uma mensagem positiva que pede o atual momento. A foto é de Leonardo Villela, aplicada em imagem da Getty Image e a aprovação foi do presidente do CCRJ, Fernando Campos.

Agências fazem vestibular para faculdades cariocas
Ficou com a Script a parte da conta das Faculdades do Ibmec. O resultado da concorrência foi anunciado esta semana e dividiu a verba publicitária do Ibmec entre as agências a Script e a Artplan, que trabalhará a parte dos cursos de pós-graduação. A Script já trabalha na criação da campanha de vestibular 2002 que conta com filme, rádio e mídia impressa.
Por seu lado, a 100%Propaganda anuncia que, depois de criar campanha para o Colégio Anglo-Americano, ganhou da direção da casa a campanha para o vestibular das Faculdades Anglo-Americano. A campanha, já aprovada e em fase de produção, terá mídia até o fim do ano, se concentrando em jornal, outdoor, front light e peças promocionais de apoio.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
02/11, sexta-feira: Elysio Pires, Paula Lagrotta (Dir.de Atendimento e Planejamento da Ad Hoc Young & Rubicam), Márcia Gilaberte (Supervisora de Atendimento da Professa);
03/11, sábado: José Luis Alcântara, Jorge Vitor Gomes (Diretor de Criação da Type Account);
04/11, domingo: Andréia Repsold (Diretora de Operações da Fagga), Mônica Orlandini (Atendimento Comercial da CaradeCão), Thomaz Newton Naves (Diretor de Marketing da Cemusa), Camila Bezerra (Diretora de Arte da TV Globo - Div.propaganda), Rosana Correa (Gerente de Mídia da Ogilvy), Marco Antônio Cazumba (Diretor de Arte da Scalla);
05/11, segunda-feira: Geraldo Alonso Filho (Diretor Presidente da Publicis.Norton), Miguel Barros, Beatriz Lamego (Diretora de Arte da Salles D’Arcy);
06/11, terça-feira: Antônio Carlos Accioly (Diretor Comercial da Academia de Filmes);
07/11, quarta-feira: Alberto Pecegueiro, Luiz Cláudio Azevedo (Diretor de Atendimento da Carioca);
08/11, quinta-feira: Fernando Barbosa Lima (Presidente da TVE);
* JINGLISTA CARIOCA SE DÁ MAL FAZENDO TRILHA – Kiko Fernandes que me desculpe mas não consegui resistir ao título. É que o premiado diretor da produtora de fonogramas Speedball fraturou quatro costelas quando enfrentava uma trilha... de moto. O intrépido Kiko, que também voa de asa-delta, garante que está tudo bem e brevemente vai estar recuperado para retornar às aventuras.
* LATIFÚNDIO PUBLICITÁRIO – A verba é de R$ 17 milhões do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) está sendo disputada por nada menos que 20 agências, que se apresentaram esta semana em Brasília. Vejam só que briga: Adag, Agência3., Ágil, Agnelo Pacheco, Artplan, Bagg, Colucci, Full Jazz, Futura, Giacometti, Giovanni,FCB, J.W.Thompson, Link,, Lowe Lintas, McCann-Erickson, Novo Tempo, OM, PG Comunicação, Prime DBBS, Publicis D&M e Salles D'Arcy.
* OPORTUNIDADES - A agência 220 Volts Comunicação está procurando uma pessoa para compor sua equipe de atendimento. Renata Alves, sócia da 220 Volts, diz que é preciso profissionais com experiência para atender à demanda de trabalho, que vem aumentando consideravelmente neste final de ano. Quem tiver interesse deve ligar para Manuel Requena no telefone (21) 2512-3544/ 3841 ou 2259-2408. /// E a Óbvio está procurando estagiários para criação, oferecendo horário flexível, remuneração de lei e trabalho pra cacete, segundo seu diretor Flávio Vargens. Os currículos devem ser mandados para obvio@centroin.com.br.
* REFORÇOS NO MERCADO - A Cândido e Ortiz acaba de contratar para executiva de contas Marcia Torres, ex Comunicação Carioca, para atender Barcas, Ponte S/A, Abra Cadabra, FMA, Cassino Atlântico, FMA Seguros.
* NA TELINHA - O criativo Fábio Seidl, da Script, é convidado de Toni Belloto para o próximo "Afinando a Língua", do Canal Futura. Seidl conversa com o guitarrista dos Titãs sobre o tema "música, literatura e cinema" e ainda dá uma canja com a sua banda, Ack. O programa vai ao ar neste sábado às 19h10, com reprise no domingo, 22h30.
* PRÊMIO - A campanha de racionamento " Economia de energia ", criada pela Comunicação Carioca para seu Cliente CERJ - Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, foi escolhida como uma das vencedoras na categoria " Indústria de Energia ", para o Prêmio Destaque de Marketing 2001, pela ABMN - Associação Brasileira de Marketing e Negócios.