Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/OUT/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abap-Rio quer atualizar dirigentes de agências
O capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) pretende reunir pelo menos 300 dirigentes de agências de publicidade do Estado do Rio no próximo dia 12 de dezembro, dentro do seminário "Atualização em Gestão Publicitária" que marca o primeiro grande projeto da nova diretoria da entidade, presidida por Caio Cezar Valli (vice-presidente da Artplan). Segundo a associação, um recente levantamento relacionou mais de 500 agências criando e veiculando regularmente nos 92 municípios do Rio.
A organização do evento foi entregue à Dinâmica Promoções. Serão seis palestras, com temas como "A Nova Estrutura da Agência de Publicidade", "A Rentabilidade da Agência", "A Regulamentação da Publicidade" e "Dicas para participação em concorrências e licitações". As inscrições abrem em novembro, na sede da Abap-Rio (Tel.: 21-2551-7849).

Promoção Brasil destaca Tátil e Christão
O alto desempenho que o criativo José Christão (foto à direita) tem mantido no Prêmio Colunistas Promoção -- que o coloca com certeza como o mais premiado profissional carioca nos últimos anos do concurso -- levou o júri do 20º Prêmio Promoção Brasil, julgado este fim-de-semana, a homenageá-lo com o Grand Prix Nacional de Profissional de Marketing Promocional do Ano, título que, aliás, ele já havia recebido na versão regional do concurso em 1999.
Outro destaque importante para o Rio de Janeiro no Promoção Brasil foi conquistado pela carioca Tátil Design, do criativo Frederico Gelli, com o título de Grand Prix de Empresa de Design do Ano. Foi da Tátil, por exemplo, o trabalho que mereceu do júri o Grande Prêmio de Material de Ponto-de-Venda do Ano: um conjunto de peças de merchandising para os celulares Nokia.
Os cariocas confirmaram na premiação promovida pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade (Abracomp) o alto nível criativo do mercado. Dos 19 trabalhos concorrentes -- enviados por terem conquistado Ouro no Promoção Rio -- nada menos que 16 foram premiados nacionalmente, sendo três deles com Grandes Prêmios. Além da Tátil, a Artplan conquistou o Grand Prix de Case de Marketing Promocional do Ano para o Rock in Rio e a Ogilvy & Mather levou o Grand Prix de Peça de Marketing Direto do Ano, com a hot-page do Free Jazz Project, criada para a Souza Cruz.
Os resultados completos do 20º Promoção Brasil estão no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Ladvocat se associa a Uzeda em produtora
Ricardo Ladvocat, que deixou há cerca de um mês o comando do escritório da Salles D'Arcy do Rio de Janeiro, acaba de se tornar um homem de produtora. Ele se associou a Ronaldo Uzeda na produtora de comerciais Tec Cine Rio.
Com a saída de Ladvocat da área de agências de publicidade, ele teve que deixar o cargo de Diretor Secretário do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade, presidida por Caio César Valli, vice-presidente da agência Artplan.
A renúncia foi formalizada esta semana, mas Valli ainda não definiu que nome vai convidar, entre os diretores de agências cariocas, para assumir o cargo vago.

Londres cancela festa de premiação
O 16º Festival de Londres está cancelando a cerimônia oficial da premiação, que deveria ser realizada na capital inglesa no próximo dia 12 de novembro, devido à situação mundial após os atentados de 11 de setembro último.
Segundo comunicado da matriz do evento, seria arriscado manter um evento em que muitos criativos mundiais estariam impedidos de celebrar unidos suas conquistas. Todos os vencedores e finalistas receberão suas estatuetas e certificados pelo correio.
A despeito do cancelamento em Londres, a representante do concurso no Brasil, a Stock Photos, confirmou para o próximo dia 23 de novembro, no Centro Sociocultural da APESP (Rua Tuim 932, Moema) em São Paulo, a festa de entrega dos diplomas para os premiados brasileiros.
Nova York - Enquanto isso, o Festival de Nova York, cuja festa tradicionalmente se realiza em dezembro, não mudou em nada o seu cronograma até agora. O site do festival, em www.nyfests.com continua informando que as inscrições estão abertas. Resta saber se algum publicitário, mesmo de outros estados americanos, terá a coragem de viajar até lá.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
26/10, sexta-feira: Anthony Talbot (Diretor Financeiro da Fischer América Rio), Expedito Grossi, Luiz Vieira (Diretor de Criação da Ogilvy), Marcelo Gorodicht (Diretor Presidente da Fischer América Rio), Felipe Luchi (Diretor de Arte da Leo Burnett), Carlos Aires Segundo;
27/10, sábado: Norma Peixoto, Shyrlei Guitério (Supervisora da McCann Erickson);
28/10, domingo: Ivan Muniz, Leila Cardoso;
30/10, terça-feira: Maurício Nogueira (Vice-Presidente Executivo da Giovanni FCB), Ricardo Corrêa (Diretor de Marketing da Carvalho Hosken), Aline Pimenta (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
31/10, quarta-feira: Haroldo Cazes (Diretor de Criação da Gco Design), Maurício Marques (Presidente e Dir.Criação da Millenn), Cecília Assef (Diretora de Atendimento da Eco);
01/11, quinta-feira: José Calazans (VP Operações da Contemporânea), Rose Schechter (Supervisora de Mídia da Staff);
* CILLAS NO PLANALTO - O redator Cillas Amaral está sendo contratado pela Lowe de Brasília. Depois que saiu da Norton-Rio, ele foi ao Planalto fazer um frila para a Giovanni da capital federal e de lá já emendou na Lowe Lintas, que fez uma oferta que não deixou o criativo voltar para o Rio.
* ANTI-CRISTO – Marcos Apóstolo, diretor de criação da Artplan, já deve ter ouvido todas as piadas possíveis por conta do seu sobrenome, mas ele só pode estar provocando quando sua agência manda um release dizendo que o Apóstolo torturou os Raimundos. O criativo interpretou um torturador no novo vídeo clipe dos Raimundos, "Sanidade", filmado na última sexta, em um galpão do Rio. Este foi o quarto clipe dirigido pelo trio Chico Abreia, Caio Abreia e Manitou Felipe, que recentemente, ganhou os prêmios de Melhor clipe segundo a Escolha da Audiência e Melhor clipe de Rock, no Video Music Brasil, da MTV, com "Rubão - o dono do mundo", para o Charlie Brown Jr.
* MEETING - Sergio Larangeira (o release jura que é com g mesmo ) vice-presidente da J.W. Thompson, Paulo Stricker, gerente de marcas da Sadia e Carlos Murilo Moreno, gerente de publicidade da Fiat, falarão no 3º Meeting ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) 2001, dia 31 no Hotel Flórida. O tema será: "Gerenciamento de Marcas Institucionais e Produtos". Informações na sede da ABMN: Tel. (21) 2294-8493
* GERENTE GERAL - Paulo Barata, ex-gerente de Marketing Cultural do Multishow, assume este mês a gerência geral do USA. Entre seus desafios estão manter o ritmo de crescimento do canal e a fidelização do público. Na Globosat de 1996, Paulo Barata também já atuou como coordenador de Comunicação Interna da empresa.