Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Abap-Rio quer atualizar
dirigentes de agências
O capítulo
carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade
(ABAP) pretende reunir pelo menos 300 dirigentes de agências de publicidade
do Estado do Rio no próximo dia 12 de dezembro, dentro do seminário
"Atualização em Gestão Publicitária" que marca
o primeiro grande projeto da nova diretoria da entidade, presidida por Caio
Cezar Valli (vice-presidente da Artplan). Segundo a associação,
um recente levantamento relacionou mais de 500 agências criando e veiculando
regularmente nos 92 municípios do Rio.
A organização do evento foi entregue à Dinâmica
Promoções. Serão seis palestras, com temas como "A Nova
Estrutura da Agência de Publicidade", "A Rentabilidade da Agência",
"A Regulamentação da Publicidade" e "Dicas para participação
em concorrências e licitações". As inscrições
abrem em novembro, na sede da Abap-Rio (Tel.: 21-2551-7849).
Promoção
Brasil destaca Tátil e Christão
O alto desempenho
que o criativo José Christão (foto à direita) tem mantido
no Prêmio Colunistas Promoção -- que o coloca com certeza
como o mais premiado profissional carioca nos últimos anos do concurso
-- levou o júri do 20º Prêmio Promoção Brasil,
julgado este fim-de-semana, a homenageá-lo com o Grand Prix Nacional
de Profissional de Marketing Promocional do Ano, título que, aliás,
ele já havia recebido na versão regional do concurso em 1999.
Outro destaque importante para o Rio de Janeiro no Promoção
Brasil foi conquistado pela carioca Tátil Design, do criativo Frederico
Gelli, com o título de Grand Prix de Empresa de Design do Ano. Foi
da Tátil, por exemplo, o trabalho que mereceu do júri o Grande
Prêmio de Material de Ponto-de-Venda do Ano: um conjunto de peças
de merchandising para os celulares Nokia.
Os cariocas confirmaram na premiação promovida pela Associação
Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade (Abracomp) o alto nível
criativo do mercado. Dos 19 trabalhos concorrentes -- enviados por terem conquistado
Ouro no Promoção Rio -- nada menos que 16 foram premiados nacionalmente,
sendo três deles com Grandes Prêmios. Além da Tátil,
a Artplan conquistou o Grand Prix de Case de Marketing Promocional do Ano
para o Rock in Rio e a Ogilvy & Mather levou o Grand Prix de Peça
de Marketing Direto do Ano, com a hot-page do Free Jazz Project, criada para
a Souza Cruz.
Os resultados completos do 20º Promoção Brasil estão
no site da Abracomp, em www.colunistas.com.
Ladvocat se associa
a Uzeda em produtora
Ricardo Ladvocat,
que deixou há cerca de um mês o comando do escritório
da Salles D'Arcy do Rio de Janeiro, acaba de se tornar um homem de produtora.
Ele se associou a Ronaldo Uzeda na produtora de comerciais Tec Cine Rio.
Com a saída de Ladvocat da área de agências de publicidade,
ele teve que deixar o cargo de Diretor Secretário do capítulo
carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade,
presidida por Caio César Valli, vice-presidente da agência Artplan.
A renúncia foi formalizada esta semana, mas Valli ainda não
definiu que nome vai convidar, entre os diretores de agências cariocas,
para assumir o cargo vago.
Londres cancela festa
de premiação
O 16º Festival
de Londres está cancelando a cerimônia oficial da premiação,
que deveria ser realizada na capital inglesa no próximo dia 12 de novembro,
devido à situação mundial após os atentados de
11 de setembro último.
Segundo comunicado da matriz do evento, seria arriscado manter um evento em
que muitos criativos mundiais estariam impedidos de celebrar unidos suas conquistas.
Todos os vencedores e finalistas receberão suas estatuetas e certificados
pelo correio.
A despeito do cancelamento em Londres, a representante do concurso no Brasil,
a Stock Photos, confirmou para o próximo dia 23 de novembro, no Centro
Sociocultural da APESP (Rua Tuim 932, Moema) em São Paulo, a festa
de entrega dos diplomas para os premiados brasileiros.
Nova York - Enquanto isso, o Festival de Nova York, cuja festa tradicionalmente
se realiza em dezembro, não mudou em nada o seu cronograma até
agora. O site do festival, em www.nyfests.com continua informando que as inscrições
estão abertas. Resta saber se algum publicitário, mesmo de outros
estados americanos, terá a coragem de viajar até lá.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
26/10, sexta-feira: Anthony Talbot (Diretor Financeiro da Fischer América
Rio), Expedito Grossi, Luiz Vieira (Diretor de Criação da Ogilvy),
Marcelo Gorodicht (Diretor Presidente da Fischer América Rio), Felipe
Luchi (Diretor de Arte da Leo Burnett), Carlos Aires Segundo;
27/10, sábado: Norma Peixoto, Shyrlei Guitério (Supervisora
da McCann Erickson);
28/10, domingo: Ivan Muniz, Leila Cardoso;
30/10, terça-feira: Maurício Nogueira (Vice-Presidente
Executivo da Giovanni FCB), Ricardo Corrêa (Diretor de Marketing da
Carvalho Hosken), Aline Pimenta (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
31/10, quarta-feira: Haroldo Cazes (Diretor de Criação
da Gco Design), Maurício Marques (Presidente e Dir.Criação
da Millenn), Cecília Assef (Diretora de Atendimento da Eco);
01/11, quinta-feira: José Calazans (VP Operações
da Contemporânea), Rose Schechter (Supervisora de Mídia da Staff);
* CILLAS NO PLANALTO - O redator Cillas Amaral está sendo contratado
pela Lowe de Brasília. Depois que saiu da Norton-Rio, ele foi ao Planalto
fazer um frila para a Giovanni da capital federal e de lá já
emendou na Lowe Lintas, que fez uma oferta que não deixou o criativo
voltar para o Rio.
* ANTI-CRISTO – Marcos Apóstolo, diretor de criação
da Artplan, já deve ter ouvido todas as piadas possíveis por
conta do seu sobrenome, mas ele só pode estar provocando quando sua
agência manda um release dizendo que o Apóstolo torturou os Raimundos.
O criativo interpretou um torturador no novo vídeo clipe dos Raimundos,
"Sanidade", filmado na última sexta, em um galpão do Rio. Este
foi o quarto clipe dirigido pelo trio Chico Abreia, Caio Abreia e Manitou
Felipe, que recentemente, ganhou os prêmios de Melhor clipe segundo
a Escolha da Audiência e Melhor clipe de Rock, no Video Music Brasil,
da MTV, com "Rubão - o dono do mundo", para o Charlie Brown Jr.
* MEETING - Sergio Larangeira (o release jura que é com g mesmo
) vice-presidente da J.W. Thompson, Paulo Stricker, gerente de marcas da Sadia
e Carlos Murilo Moreno, gerente de publicidade da Fiat, falarão no
3º Meeting ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios)
2001, dia 31 no Hotel Flórida. O tema será: "Gerenciamento de
Marcas Institucionais e Produtos". Informações na sede da ABMN:
Tel. (21) 2294-8493
* GERENTE GERAL - Paulo Barata, ex-gerente de Marketing Cultural do
Multishow, assume este mês a gerência geral do USA. Entre seus
desafios estão manter o ritmo de crescimento do canal e a fidelização
do público. Na Globosat de 1996, Paulo Barata também já
atuou como coordenador de Comunicação Interna da empresa.
|