Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Carioca conquista em concorrência
conta nacional da cerveja Heineken
O presidente da agência
Comunicação Carioca, Sérgio de Paula, confirmou na tarde
da última sexta-feira os comentários que já circulavam
no mercado — reforçados pela viagem do criativo para a Alemanha — sobre
a conquista da conta nacional da cervejaria Heineken, que estava na Lowe Lintas,
para sua empresa, concorrendo com agências como Taterka, Talent e Wox.
A verba somente será definida em novembro, assim como a data das primeiras
campanhas.
A entrada da conta permitirá à agência uma série
de novos investimentos. A começar, na contratação de
pessoal. Logo a seguir à oficialização da conquista foram
anunciadas as entradas na agência de dois publicitários: Luis
Cláudio "Cacau" Azevedo, ex-gerente do escritório carioca da
J.W.Thompson, para cuidar da área de atendimento da Heineken, e do
redator Adriano Matos, para a área de criação.
Loureiro deixa sociedade na Zapt
e pode abrir agência
O diretor de arte Wilson
Loureiro deixou a Zapt Comunicações após 17 anos de trabalho
na agência. Loureiro, que nos últimos 5 anos era diretor de criação
e sócio da mesma, contribuiu para a formação de muitos
jovens publicitários de sucesso no mercado carioca, como Álvaro
Rodrigues (redator da V&S), Ricardo Weitsman (redator da Fischer), Tico
Moraes (diretor de arte da Edson FCB de Portugal) e Moa Fagundes (designer
da Ícone).
Lolo, como sempre foi carinhosamente chamado pelos colegas de trabalho, não
informou seus planos para o futuro, assim como José Leite Suassuna,
sócio de Loureiro na Zapt, não está comentando a saída
do ex-parceiro da agência. Como também acaba de deixar o escritório
a executiva de contas Daniela Neiva, que cuidava do atendimento na Zapt há
5 anos, existe a especulação no mercado de que ambos estejam
abrindo uma nova agência no Rio de Janeiro.
Fallon
abre escritório no Brasil com Mohallen
Pat Fallon, presidente da
Fallon Worldwide, veio ao Brasil esta semana para lançar oficialmente
o primeiro escritório da Fallon no Brasil, aberto com o nome de Fallon
PMA/São Paulo, tendo Eugênio Mohallen (foto), um dos mais respeitados
criativos brasileiros e que havia deixado há poucos dias a Almap/BBDO,
como vice-presidente de criação.
Os outros dois nomes que compõem o "PMA" são Roberta di Pace
(ex-gerente geral da Talent), que torna-se vice-presidente de negócios,
e Marcelo Aragão (também ex-criativo da Almap/BBDO), igualmente
com o cargo de V.P. de criação da Fallon. A agência começará
suas atividades em janeiro de 2002 com a conta da United Airlines.
Sai lista das peças
de PDV premiadas no POPAI 2001
O POPAI Brasil, entidade especializada em assuntos sobre
ponto de venda, acaba de colocar no seu site www.popaibrasil.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado)
a lista oficial dos vencedores da 3 edição de seu Prêmio
- que escolhe os melhores designs de displays para ponto de venda criados
e produzidos no Brasil.
A escolha aconteceu no último do evento Intershop - O PDV no Marketing
Mix promovido pela ABA e pelo POPAI no ITM-Centro Têxtil de São
Paulo. Foram avaliados 263 finalistas em 23 categorias que lá estiveram
expostas. O júri foi composto por executivos de agências, clientes,
fornecedores e jornalistas.
A solenidade de premiação para entrega dos troféus ouro,
prata e bronze acontecerá no dia 6 de novembro no Bar e Danceteria
Dolce, rua das Olimpíadas, 272 em São Paulo a partir das 21hs.
Intelig
contrata Lorenzo-Fernandes para dirigir Marketing
A Intelig já tem
um novo diretor de Comunicações de Marketing: Bernardo Lorenzo-Fernandez
(foto), que responderá pelas áreas de Propaganda, Marketing
Direto, Promoções, Eventos e Comunicação Corporativa.
Conhecido no mercado carioca por sua atuação na Shell, onde
trabalhou 14 anos e chegou a gerente de Marca e Comunicações,
Fernandez estava recentemente em Brasília, como Diretor de Comunicação
na Brasil Telecom, comandando um time de 15 profissionais, sendo responsável
pelo Desenvolvimento de Marca, Comunicação e Serviços
de Marketing.
Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-RJ, Bernardo tem no seu currículo
prêmios como o Top Marketing Brasil, Marketing Best Brasil, Galo de
Ouro 2.001 e Grand Prix 2.001 de Mídia Interativa, no Festival Internacional
de Gramado.
Rio tem 7 finalistas em mídia
impressa no Festival de Londres
A versão de Mídia
Impressa do 16º Festival de Londres está com 7 trabalhos de agências
cariocas concorrendo a medalhas. Curiosamente, a seleção denuncia
a atual situação dos anunciantes cariocas: todas as peças
foram criadas para veículos do Rio de Janeiro, cuja veiculação
não é paga. São eles:
* "Child Abuse", da 100% para a Bloch/Abrapia.
* "Wave", da Comunicação Carioca para a Radio Cidade.
* "Poetry Contest", da Giovanni FCB para o jornal O Globo.
* "Dog Delivery", da Giovanni FCB para o Globo On Line.
* "Bodyboard", da Giovanni FCB para Bodyboarding Style.
* "Dia Internacional da Mulher", da Propeg para O Dia.
* "Soccer Shoe", da V&S para a Net.
Os resultados do festival somente serão conhecidos no dia 12 de novembro,
durante a cerimônia de premiação, em Londres, com festa
prevista no Brasil para o dia 23. Enquanto isso, quem quiser mais informações
pode conseguir no site do representante do concurso no Brasil, a Stock Photos,
pelo endereço www.stockphotos.com.br/fest_londres/home.cfm.
(N.R.em 2013: site atualmente desativado)
Ministério da Saúde
deve ficar com DM9 e Salles
As agências DM9DDB
e Salles D’Arcy conseguiram as melhores pontuações na área
técnica das duas contas abertas em concorrência pelo Ministério
da Saúde, para as áreas de Mobilização Geral e
Mobilização para a Dengue, que devem substituir as atuais divisões
do órgão, ultimamente atendido pela Master, Giovanni FCB e DM9DDB.
Na primeira área, cuja verba prevista é de R$ 40 milhões,
a DM9DDB alcançou 87,20 pontos, seguida da Carillo Pastore (86,70 pontos),
da Grottera (85 pontos) e da Salles D'Arcy (81,70). A proposta da agência
foi de "mobilização para a prevenção, considerando
que a saúde não é uma questão somente do Ministério,
mas diz respeito a todos nós."
Na Mobilização para a Dengue, que dedicará R$ 25 milhões
de verba, foi a vez da Salles encabeçar a lista, com 79,90 pontos,
tendo em segundo lugar mais uma vez a Carillo Pastore (78,40) e, em seguida,
a Propeg, (77,70) e a DM9DDB (77,60).
A expectativa é que, como ocorre normalmente, as propostas de preço,
que ainda serão abertas, não modifiquem os resultados finais
da disputa.
Cannes continua com festival até
2004
Pelo menos por mais 3 anos
está confirmada a realização do Festival Internacional
de Publicidade na cidade francesa de Cannes. O conselho municipal da cidade
considerou corretos os termos do contrato de 5 anos firmado em 2000 pelo presidente
do evento, Roger Hatchuel, com as autoridades locais, garantindo com isso
que, pelo menos até o fim de sua validade, não haja necessidade
de pensar em Veneza ou Barcelona como alternativas para o maior evento de
publicidade do mundo, como chegou a se ventilar.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
12/10, sexta-feira: Ivan Peter Stoy, Ricardo José Garcia (Sócio
Diretor de Criação da Mais), Cláudia Horta (Supervisora
de Contas da DPZ), Tânia Savaget (Redator da Mix Marketing);
13/10, sábado: Amauri Nicolini (Diretor Técnico da Brainstorm),
Nico Rezende (Diretor da Magic Chorus), Andréa Zattar (Supervisora
de Mídia da Eco);
14/10, domingo: Ana Frajtag (Diretora da Ideal);
15/10, segunda-feira: Fred Moreira (Redator da Salles D’Arcy), João
Bosco Franco (Redator da Contemporânea), Rosaline Hester;
16/10, terça-feira: Eduardo Domingues;
17/10, quarta-feira: Cássio Lopes, Andréa Moniz (Redatora
da Ronson), Alexandre Abu (Redator da Staff);
18/10, quinta-feira: Juvenil dos Santos (Diretor da Blue Light), Patrícia
Barbieri (Gerente de Mídia da Ogilvy), Renata Curado (Diretora de Arte
da V&S), Ricardo Galhardo (Diretor de Arte da Eco);
* IMAGEM CORPORATIVA - A Associação Brasileira de Anunciantes
(ABA) está abrindo inscrições para seu Fórum de
Estratégias e Práticas de Comunicação Corporativa,
que acontece dia 18 próximo em São Paulo. Entre as palestras,
"O Futuro Do Profissional De Comunicação Corporativa", com Robert
Wong - Diretor Geral da Korn/Ferry e Francisco Britto - Diretor Regional da
TMPW e "Instrumentos Para A Formação De Imagem Corporativa",
com Vivian Hirsch - Ceo da Edelman do Brasil. O telefone da ABA é (11)
283-4588.
* NOVAS CONTAS – A Artplan está comemorando duas conquistas:
da griffe feminina Folic e do Frigorífico Frisa, que lança ainda
este mês o Hambúrguer da Xuxa nos mercados do Rio, Espírito
Santo e Minas Gerais. // E na agência Tyocoi a comemoração
é pela conquista da conta da Rio Tokio, uma das principais concessionárias
cariocas de veículos Honda. Além das peças de classificados,
os Diretores de Criação da agência, Eduardo Garretano
e Rodrigo Valente dizem que haverá outras ações de comunicação
para enfatizar os diferenciais do cliente.
* REFORÇOS DO MERCADO - A Oficina da Imagem (www.oficinadaimagem.com.br),
produtora e agência de marketing on-line, com uma forte atuação
no mercado imobiliário, contratou Andréa "Deca" Saade (ex-Staff,
Carioca, Laxmi - marketing imobiliário e Dotcomm) para assumir a sua
Gerência de Marketing. // E na J.Walter Thompson, a profissional carioca
de Planejamento Simara Zicarelli (ex-Marplan, Almap/BBDO, Talent e Ogilvy)
passa a responder por toda a área de Pesquisa e Planejamento Estratégico.
Na equipe de Zicarelli entra o italiano Walter Susini, até então
trabalhando na Thompson de Milão.
* COMILANÇA - A agência carioca Prime está começando
a comercializar o projeto Degusta Rio, um evento de degustação
para divulgar a culinária carioca que conta com o apoio da Riotur,
TurisRio e outras entidades. Quem quiser conhecer melhor o projeto, deve procurar
no site www.degustario.com.br
* FESTA FLORIDA – Para comemorar seus 37 anos de atividades, completados
este mês, a agência Aroldo Araujo está lançando
o apelo "Dar flores ainda é um bom negócio". Diz Aroldo
que este ato reveste-se de uma responsabilidade social, pela transformação
que pode promover para o entendimento entre empresas e consumidores, governos
e cidadãos e de forma ampla, entre indivíduos. Para dar o exemplo,
apesar de ser ela a aniversariante, a agência está mandando flores
como presente para clientes e amigos.
* SUCESSO EDITORIAL – O lançamento do livro de Jomar Pereira
da Silva, "Reclames do Coração", esta semana no Rio,
foi um absoluto sucesso, com a venda de 260 exemplares. Dia 23 próximo,
Jomar faz a sua noite de autógrafos em São Paulo.
|