Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/SET/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Giannini e Staff se associam e lançam a agência G/Staff no Rio

Eduardo Moncalvo, Marcelo Giannini e Cahique Equi são os diretores da nova agência G/Staff.
Seis meses depois do primeiro contato do diretor de arte e então vice-presidente de criação nacional da Salles D’Arcy, Marcelo Giannini, com os publicitários cariocas Eduardo Moncalvo e Cahique Equi, diretores da agência Staff, foi oficializada na manhã de ontem, 27 de setembro, a criação da agência G/Staff, com a participação dos três como associados.
A empresa nasce com a promessa de sacudir os modelos da publicidade carioca, permitindo que, em um ano, o faturamento cresça dos R$ 15 milhões atuais para R$ 25 milhões e a equipe passe dos 38 atuais para 50, melhorando a rentabilidade por funcionário de R$ 394 mil para R$ 500 mil.
Durante a coletiva à imprensa, porém, os três sócios da G/Staff não detalharam quais as armas que utilizarão para alcançar estes resultados. Segundo Cahique Equi, somente a partir do momento em que Giannini deixou a Salles, em agosto, é que os três puderam começar a se dedicar com mais ênfase ao projeto da nova agência. Neste momento, foi encomendada uma pesquisa à empresa Retrato para analisar as características e necessidades dos maiores clientes de publicidade do mercado carioca, o que permitirá que a G/Staff se estruture definitivamente para atender às demandas detectadas. Os resultados finais da pesquisa serão conhecidos apenas em um mês, mas as análises iniciais já permitiram, por exemplo, que a agência decidisse alterar a sua estrutura física e organizacional, eliminando hierarquias e barreiras entre diretores e funcionários. "Estamos inclusive procurando um novo imóvel onde possamos aplicar estes conceitos", explicou Equi.
Novos negócios
Entre os maiores clientes que a Staff leva para a nova agência estão o Supermercado Zona Sul, a Cia.de Canetas Compactor, os pneus Michelin, a Granado e o grupo UCI Cinemas. Por outro lado, os diretores da G/Staff garantiram que, no momento, nenhum novo cliente está sendo levado para a agência por Giannini. Mesmo com os três fazendo questão de não revelar seus planos de novos negócios, o criador assegurou que não vai bater na porta de nenhum cliente de sua ex-agência Salles. "Mas todos eles sabem onde eu estou", ressalvou, lembrando que também não faltam clientes no Rio que queiram aproveitar a experiência que ele conquistou nos últimos anos com contas de varejo, seguros e telecomunicações, por exemplo. Na Salles, ele foi o responsável por inúmeras campanhas vitoriosas de clientes como Shopping Rio Sul, Varig, Bradesco Seguros e ATL.
Justificando o retorno de São Paulo para o mercado carioca, Giannini confessou à Janela que está mais comprometido com um projeto de vida pessoal do que com promessas de status que muitas vezes são acenadas por grandes agências de São Paulo. "Não foi a primeira vez na minha vida que larguei uma grande empresa pelo prazer de enfrentar um desafio", comentou, lembrando ainda que atuar no Rio de Janeiro é parte dos direitos aos quais ele quer ter na vida, como apaixonado que é por esta cidade.
Dentro da estrutura da G/Staff, Cahique Equi se apresentará como Diretor de Planejamento, Eduardo Moncalvo como Diretor de Atendimento e Marcelo Giannini como Diretor de Criação. Marcello Noronha, que ocupava este cargo, continua na agência como diretor de arte, sendo, segundo Giannini, "uma peça fundamental" na equipe. "Foi graças ao trabalho do Noronha que a Staff chamou a minha atenção como uma agência criativa para eu procurar no Rio", explicou. Até os próximos 10 dias, o novo diretor de criação da G/Staff estará divulgando a contratação de um redator do primeiro time da publicidade carioca, para compor o núcleo principal de criação da agência, com ele próprio e com Noronha.

V&S promove Paulo Castro e conquista Assembléia
O diretor de criação da agência carioca V&S, Paulo Castro, foi promovido a diretor nacional de criação da empresa, que há um mês voltou a se estruturar em São Paulo. Segundo comunicado da diretoria da V&S, Alexandre Guedes, supervisor de Criação do escritório paulista, passa a responder pela Direção de Criação do escritório local. O comunicado diz ainda que estas mudanças têm como objetivo superar as metas de crescimento da agência para o ano de 2001.
A agência, por exemplo, soube esta semana que foi a vencedor da concorrência pela conta da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), da qual também participaram Agência3, Carioca, J.W.Thompson, JVA, Premium e RioKa. A verba prevista é de R$ 3 milhões.

Novas contas animam agências cariocas
A Fourps Comunicação, dos publicitários Carolina Freitas, Rafael Pinheiro e Benedito Cantanhede, acaba de conquistar a conta da casa de espetáculos Garden Hall, localizada na Barra da Tijuca. O primeiro trabalho da agência será a campanha de lançamento do musical Ela Brasil, com a Globeleza Valéria Valenssa e Carlinhos de Jesus.
Enquanto isso, a Doctor passou a atender a Telebrasil, Associação Brasileira de Telecomunicações, que reúne as maiores e mais importantes empresas do setor do país. A agência está desenvolvendo campanha de lançamento dos próximos painéis, onde será discutido o futuro das telecomunicações privados no país e que terá a participação dos pré-candidatos à Presidência da República.

Reforços no Mercado
* JWT -A J.Walter Thompson contratou Sueli Annibal, ex-Leo Burnett, como sua nova diretora de Mídia, a convite da Vice-Presidente da área, Ana Balleroni. Sueli cuidará da conta da Unilever. Também entra no departamento Heloisa Goldman, como supervisora.
* TBWA - Renata Silva e Carolina Barros (ambas ex-Grey), assim como Daniel Ivanov (ex-Carillo Pastore), são os novos contratados da TBWA \ Cápsula para o atendimento da agência. Renata entra como diretora de atendimento.
* EDITORA GLOBO - Lilian Chwartzmann, ex-RBS, é a nova contratação da Editora Globo, para a gerência de produtos da unidade de revistas femininas da editora, integrando a equipe dirigida por Laura Capriglione.
* LOWE - A Lowe Lintas & Partners contratou Hilda Cajade (ex-Leo Burnett) como Diretora de Pesquisa e Sônia Romero (ex-J.Walter Thompson) como Diretora de Planejamento do seu Departamento de Mídia, dirigido por Renata Carvalho.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
28/09, sexta-feira: Patrícia Lima (Gerente de Operações da Cândido & Ortiz)
29/09, sábado: Alberto Lopes (Diretor de Operações da Premium), Denise Capece (Atendimento), Washington Olivetto (Presidente da W/brasil);
30/09, domingo: Ronaldo Conde (Vice-Presidente de Atendimento da Propeg Rio), Bernardo Mariani, Phillipe Grossmann (Sócio - Diretor Financeiro da ID&A);
01/10, segunda-feira: Mariângela Luna (Assistente de Marketing da IBM), Walter Leis;
02/10, terça-feira: Álvaro Rodrigues (Redator da V&S), Maurício Schmidt (Diretor de Marketing da Casashopping);
03/10, quarta-feira: Fernando Gerardó, Antônio Carlos P. Silva Júnior (Diretor de Arte da Elan Garden);
04/10, quinta-feira: Ingrid Schumacker (Diretora de Atendimento da Publicis.Norton);
* ADIAMENTO - O Carioca Shopping acabou realizando apenas nesta quinta-feira, 27, — data prevista para a divulgação dos resultados — a apresentação das agências que concorrem à sua conta de 1 milhão de Reais por ano. Ou seja, que deve gerar uma receita mensal de R$ 12.500,00 para a agência vencedora. Estão na acirrada disputa as agências Casa da Criação, Comunicação Carioca, G/Staff, RV Comunicação e Estratégica. O resultado deve ser comunicado aos concorrentes no início da próxima semana.
* ABMN HOMENAGEIA GUGU - A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), presidida pelo diretor do SBT, Walter Zagari, acaba de escolher o apresentador Gugu Liberato como sua Personalidade no Marketing 2001, com direito a homenagem especial durante a festa de entrega dos Destaques de Marketing que acontece no próximo dia 30 de novembro, no Hotel InterContinental.
Diretacom para Botafogo Praia Shopping - Dia da Secretária* CONTA ESCOLAR - Com três campus no Rio de Janeiro -- sendo dois na Barra e um em Botafogo -- o colégio Anglo-Americano entregou sua conta para a 100%Propaganda/JVA.
* NA TURMA DO ÁUDIO - A Nova Onda contratou o conhecido maestro Luizinho Avelar para compor sua equipe junto com Felipe Radicetti, Chico Adnet, Lulu Martin e Victor Biglione.
* NA TURMA DO VÍDEO - A Set Tv Cine acaba de investir em mais uma ilha de edição não linear. O diretor Sérgio Mesquita assumiu a supervisão geral e junto com o diretor Vilson Junior passa a responder por todos os trabalhos da casa.
* PARA SECRETÁRIAS - O Botafogo Praia Shopping está veiculando até 28 de setembro uma campanha criada por Socorro Machado e Fernando Salles, da DiretaCom, para estimular as compras de presentes visando o Dia das Secretárias, que é comemorado em 30 de setembro. São cinco anúncios diferentes, um em cada dia da semana, em forma de post it, com lembretes do tipo: "Seja tão eficiente quanto sua secretária" ou "Dia 30 você tem um compromisso que não está na agenda".