Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Giannini e Staff se
associam e lançam a agência G/Staff no Rio
|
Eduardo Moncalvo, Marcelo Giannini e Cahique Equi são os diretores da nova agência G/Staff.
|
Seis meses depois do primeiro
contato do diretor de arte e então vice-presidente de criação
nacional da Salles D’Arcy, Marcelo Giannini, com os publicitários cariocas
Eduardo Moncalvo e Cahique Equi, diretores da agência Staff, foi oficializada
na manhã de ontem, 27 de setembro, a criação da agência
G/Staff, com a participação dos três como associados.
A empresa nasce com a promessa de sacudir os modelos da publicidade carioca,
permitindo que, em um ano, o faturamento cresça dos R$ 15 milhões
atuais para R$ 25 milhões e a equipe passe dos 38 atuais para 50, melhorando
a rentabilidade por funcionário de R$ 394 mil para R$ 500 mil.
Durante a coletiva à imprensa, porém, os três sócios
da G/Staff não detalharam quais as armas que utilizarão para
alcançar estes resultados. Segundo Cahique Equi, somente a partir do
momento em que Giannini deixou a Salles, em agosto, é que os três
puderam começar a se dedicar com mais ênfase ao projeto da nova
agência. Neste momento, foi encomendada uma pesquisa à empresa
Retrato para analisar as características e necessidades dos maiores
clientes de publicidade do mercado carioca, o que permitirá que a G/Staff
se estruture definitivamente para atender às demandas detectadas. Os
resultados finais da pesquisa serão conhecidos apenas em um mês,
mas as análises iniciais já permitiram, por exemplo, que a agência
decidisse alterar a sua estrutura física e organizacional, eliminando
hierarquias e barreiras entre diretores e funcionários. "Estamos
inclusive procurando um novo imóvel onde possamos aplicar estes conceitos",
explicou Equi.
Novos negócios
Entre os maiores clientes que a Staff leva para a nova agência
estão o Supermercado Zona Sul, a Cia.de Canetas Compactor, os pneus
Michelin, a Granado e o grupo UCI Cinemas. Por outro lado, os diretores da
G/Staff garantiram que, no momento, nenhum novo cliente está sendo
levado para a agência por Giannini. Mesmo com os três fazendo
questão de não revelar seus planos de novos negócios,
o criador assegurou que não vai bater na porta de nenhum cliente de
sua ex-agência Salles. "Mas todos eles sabem onde eu estou",
ressalvou, lembrando que também não faltam clientes no Rio que
queiram aproveitar a experiência que ele conquistou nos últimos
anos com contas de varejo, seguros e telecomunicações, por exemplo.
Na Salles, ele foi o responsável por inúmeras campanhas vitoriosas
de clientes como Shopping Rio Sul, Varig, Bradesco Seguros e ATL.
Justificando o retorno de São Paulo para o mercado carioca, Giannini
confessou à Janela que está mais comprometido com um projeto
de vida pessoal do que com promessas de status que muitas vezes são
acenadas por grandes agências de São Paulo. "Não
foi a primeira vez na minha vida que larguei uma grande empresa pelo prazer
de enfrentar um desafio", comentou, lembrando ainda que atuar no Rio
de Janeiro é parte dos direitos aos quais ele quer ter na vida, como
apaixonado que é por esta cidade.
Dentro da estrutura da G/Staff, Cahique Equi se apresentará como Diretor
de Planejamento, Eduardo Moncalvo como Diretor de Atendimento e Marcelo Giannini
como Diretor de Criação. Marcello Noronha, que ocupava este
cargo, continua na agência como diretor de arte, sendo, segundo Giannini,
"uma peça fundamental" na equipe. "Foi graças
ao trabalho do Noronha que a Staff chamou a minha atenção como
uma agência criativa para eu procurar no Rio", explicou. Até
os próximos 10 dias, o novo diretor de criação da G/Staff
estará divulgando a contratação de um redator do primeiro
time da publicidade carioca, para compor o núcleo principal de criação
da agência, com ele próprio e com Noronha.
V&S promove Paulo
Castro e conquista Assembléia
O diretor de
criação da agência carioca V&S, Paulo Castro, foi
promovido a diretor nacional de criação da empresa, que há
um mês voltou a se estruturar em São Paulo. Segundo comunicado
da diretoria da V&S, Alexandre Guedes, supervisor de Criação
do escritório paulista, passa a responder pela Direção
de Criação do escritório local. O comunicado diz ainda
que estas mudanças têm como objetivo superar as metas de crescimento
da agência para o ano de 2001.
A agência, por exemplo, soube esta semana que foi a vencedor da concorrência
pela conta da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj),
da qual também participaram Agência3, Carioca, J.W.Thompson,
JVA, Premium e RioKa. A verba prevista é de R$ 3 milhões.
Novas contas animam
agências cariocas
A Fourps Comunicação,
dos publicitários Carolina Freitas, Rafael Pinheiro e Benedito Cantanhede,
acaba de conquistar a conta da casa de espetáculos Garden Hall, localizada
na Barra da Tijuca. O primeiro trabalho da agência será a campanha
de lançamento do musical Ela Brasil, com a Globeleza Valéria
Valenssa e Carlinhos de Jesus.
Enquanto isso, a Doctor passou a atender a Telebrasil, Associação
Brasileira de Telecomunicações, que reúne as maiores
e mais importantes empresas do setor do país. A agência está
desenvolvendo campanha de lançamento dos próximos painéis,
onde será discutido o futuro das telecomunicações privados
no país e que terá a participação dos pré-candidatos
à Presidência da República.
Reforços
no Mercado
* JWT -A J.Walter Thompson contratou
Sueli Annibal, ex-Leo Burnett, como sua nova diretora de Mídia, a convite
da Vice-Presidente da área, Ana Balleroni. Sueli cuidará da
conta da Unilever. Também entra no departamento Heloisa Goldman, como
supervisora.
* TBWA - Renata Silva e Carolina Barros (ambas ex-Grey), assim como
Daniel Ivanov (ex-Carillo Pastore), são os novos contratados da TBWA
\ Cápsula para o atendimento da agência. Renata entra como diretora
de atendimento.
* EDITORA GLOBO - Lilian Chwartzmann, ex-RBS, é a nova contratação
da Editora Globo, para a gerência de produtos da unidade de revistas
femininas da editora, integrando a equipe dirigida por Laura Capriglione.
* LOWE - A Lowe Lintas & Partners contratou Hilda Cajade (ex-Leo
Burnett) como Diretora de Pesquisa e Sônia Romero (ex-J.Walter Thompson)
como Diretora de Planejamento do seu Departamento de Mídia, dirigido
por Renata Carvalho.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
28/09, sexta-feira: Patrícia Lima (Gerente de Operações
da Cândido & Ortiz)
29/09, sábado: Alberto Lopes (Diretor de Operações
da Premium), Denise Capece (Atendimento), Washington Olivetto (Presidente
da W/brasil);
30/09, domingo: Ronaldo Conde (Vice-Presidente de Atendimento da Propeg
Rio), Bernardo Mariani, Phillipe Grossmann (Sócio - Diretor Financeiro
da ID&A);
01/10, segunda-feira: Mariângela Luna (Assistente de Marketing
da IBM), Walter Leis;
02/10, terça-feira: Álvaro Rodrigues (Redator da V&S),
Maurício Schmidt (Diretor de Marketing da Casashopping);
03/10, quarta-feira: Fernando Gerardó, Antônio Carlos
P. Silva Júnior (Diretor de Arte da Elan Garden);
04/10, quinta-feira: Ingrid Schumacker (Diretora de Atendimento da
Publicis.Norton);
* ADIAMENTO - O Carioca Shopping acabou realizando apenas nesta quinta-feira,
27, — data prevista para a divulgação dos resultados — a apresentação
das agências que concorrem à sua conta de 1 milhão de
Reais por ano. Ou seja, que deve gerar uma receita mensal de R$ 12.500,00
para a agência vencedora. Estão na acirrada disputa as agências
Casa da Criação, Comunicação Carioca, G/Staff,
RV Comunicação e Estratégica. O resultado deve ser comunicado
aos concorrentes no início da próxima semana.
* ABMN HOMENAGEIA GUGU - A Associação Brasileira de Marketing
& Negócios (ABMN), presidida pelo diretor do SBT, Walter Zagari,
acaba de escolher o apresentador Gugu Liberato como sua Personalidade no Marketing
2001, com direito a homenagem especial durante a festa de entrega dos Destaques
de Marketing que acontece no próximo dia 30 de novembro, no Hotel InterContinental.
* CONTA ESCOLAR - Com três campus no Rio de Janeiro -- sendo
dois na Barra e um em Botafogo -- o colégio Anglo-Americano entregou
sua conta para a 100%Propaganda/JVA.
* NA TURMA DO ÁUDIO - A Nova Onda contratou o conhecido maestro
Luizinho Avelar para compor sua equipe junto com Felipe Radicetti, Chico Adnet,
Lulu Martin e Victor Biglione.
* NA TURMA DO VÍDEO - A Set Tv Cine acaba de investir em mais
uma ilha de edição não linear. O diretor Sérgio
Mesquita assumiu a supervisão geral e junto com o diretor Vilson Junior
passa a responder por todos os trabalhos da casa.
* PARA SECRETÁRIAS - O Botafogo Praia Shopping está veiculando
até 28 de setembro uma campanha criada por Socorro Machado e Fernando
Salles, da DiretaCom, para estimular as compras de presentes visando o Dia
das Secretárias, que é comemorado em 30 de setembro. São
cinco anúncios diferentes, um em cada dia da semana, em forma de post
it, com lembretes do tipo: "Seja tão eficiente quanto sua secretária"
ou "Dia 30 você tem um compromisso que não está na agenda".
|