Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Prefeitura do Rio
cancela concorrência publicitária
Sem explicar
os motivos, a Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura
cancelou a entrega dos documentos, marcada para esta sexta-feira, da concorrência
pela conta publicitária do Governo César Maia, que escolheria
duas agências de propaganda para uma verba de R$ 4 milhões.
A comunicação foi feita através de fax enviado às
agências que haviam retirado o edital de licitação. No
texto, o responsável pela Comissão refere-se apenas à
"suspensão dos trabalhos da concorrência", sem maiores
detalhamentos das razões desta suspensão. Ainda de acordo com
o texto, a nova data para a entrega dos documentos será marcada oportunamente,
não se sabendo, portanto, se haverá necessidade de modificação
nos materiais preparados pelas agências ou se poderão ser aproveitadas
as pastas que seguramente todas já tinham empacotado.
Gap
tem eleição quarta-feira com Borges em chapa única
Com a desistência
de Eduardo Forbes de concorrer à nova diretoria do Grupo de Atendimento
e Planejamento do Rio de Janeiro (GAP-RJ), o outro candidato à presidência,
Marcio Borges, diretor de planejamento da agência Ronson (foto), foi
confirmado como líder da única chapa que se apresentará
para a eleição, marcada para o próximo dia 26 de setembro,
das 10 às 17 horas, na sede da Associação Brasileira
de Propaganda (ABP).
Junto com Marcio Borges comporão a chapa os seguintes profissionais:
1º Vice-Presidente, Rodrigo Amado (Script); 2º Vice-Presidente, Ana Teresa
Bulhões (Contemporânea); V.P. Cultural, Alberto Cabaleiro (Publicis.Norton);
V.P. Social, Regina Nogueira (McCann); V.P. Interassociativo, Vânia
Carvalho (Salles D'Arcy); V.P. Administrativo, Carlos Lobo (Script); e V.P.
de Comunicação, Marcia Brito (Message).
Rio
fica com seis prêmios no Marketing Best 2001
Seis anunciantes
do Rio de Janeiro foram escolhidos entre os vencedores do Prêmio Marketing
Best, concedido pela Editora Referência com a Fundação
Getúlio Vargas, por seus cases de marketing: Petrobras (Canal cliente
Petrobrás: desenvolvendo o relacionamento b2b através da Internet),
Petrobras Distribuidora (Soluções Energéticas)
Renasce (Natal com 1 Milhão de Amigos), Shell (Promoção
Cartela Mágica), Telefônica Celular (Mundo de Vantagens Top)
e Unimed Rio (Unimed Rio. É melhor. Porque é criada e dirigida
por médicos).
A solenidade de entrega dos Prêmios às empresas vencedoras acontecerá
no próximo dia 30 de novembro, na Via Funchal, em São Paulo,
com exibição dos VTs dos cases, entrega dos troféus e
show com a dupla Chitãozinho & Xororó.
Shopping Rio Sul lança
última campanha de Giannini na Salles
Começa a ser veiculada na mídia impressa no dia 22 de setembro,
sábado, a nova campanha publicitária da coleção
Primavera-Verão do Rio Sul Shopping Center, a última que o diretor
de arte Marcelo Giannini assinou ainda como diretor nacional de criação
da Salles D’Arcy. Mais uma vez, os anúncios seguem a linha comportamental,
explorando a visão bem humorada dos cariocas diante da beleza feminina.
O anúncio de revista será publicado em páginas seqüenciais,
como tem sido tradicional nas campanhas do Rio Sul. A primeira, mostra um
homem vendo uma mulher passando, vestindo uma roupa bem "fashion". Na segunda
página, o homem vira menino, por estar diante de uma mulher tão
bonita e tão bem vestida. O menino usa as mesmas roupas trajadas pelo
homem na página anterior. Para sua realização, foram
utilizadas duas locações bem cariocas: Praia de Ipanema e a
Lagoa Rodrigo de Freitas. A frase "Coleção Primavera-Verão
Rio Sul já está nas ruas. Os homens vão virar meninos",
assina os anúncios.
No dia 29 de setembro, a campanha entra no painel da fachada principal do
Shopping. Nele vão estar closes de quatro meninos com expressão
sapeca. A estrutura do painel, que tem 116 metros de comprimento e 14 de altura,
ocupa uma área de 1.600 m2 , sendo considerado o maior outdoor da cidade.
Além disso, pela primeira vez, o Rio Sul irá utilizar os seus
dois ônibus que fazem a integração Rio Sul/Metrô
Copacabana/Rio Sul e o Free Bus - "envelopados" com as imagens dos quatro
meninos, interagindo com o painel da fachada do Shopping.
O investimento do Rio Sul na Campanha Primavera-Verão, aí incluídos
anúncio,
painel da fachada, vitrines e ônibus foi de R$ 500 mil.
A criação da campanha foi de Rodolfo Sampaio e Marcelo Giannini,
com fotos de Nana Moraes, atendimento de Darlene Furtado e aprovação
de Gilberto Ruffolo, superintendente geral do Rio Sul.
Cinco
agências disputam conta do Carioca Shopping
Cinco agências
estão disputando a conta de 1 milhão de Reais por ano do Carioca
Shopping: Casa da Criação, Comunicação Carioca,
Staff, RV Comunicação e Estratégica. O resultado da concorrência
será divulgado no dia 27 de setembro. Quem vencer, será responsável
pela primeira campanha publicitária natalina do Carioca Shopping, além
das campanhas do Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal
de 2002. Anteriormente, o atendimento da conta era assinado pela Fischer América
Rio.
Festival
de Cannes libera acesso do site com trabalhos premiados
O site www.canneslions.com
- página oficial do 48º Festival Internacional de Publicidade de Cannes,
acaba de abrir seu conteúdo para acesso das pessoas que não
tiveram a oportunidade de participar do evento deste ano. Nele, já
estão disponíveis para consulta os 19 mil trabalhos inscritos
no último Festival, incluindo os vencedores. O 48º Festival de Cannes
aconteceu na França, entre os dias 18 e 23 de junho.
Os arquivos do site oficial trazem os vencedores dos últimos 10 anos
e todos os inscritos dos últimos 4 anos, totalizando mais de 55 mil
peças que podem ser vistas: 21 mil comerciais, 30 mil impressos e outdoors
e mais de 5 mil peças do Cyber Lions e do Media Lions.
Para assinar o www.canneslions.com, basta enviar o endereço do e-mail
na caixa ‘Free Subscription Trial’ da home page, e um login de teste grátis
e formulário de assinatura serão fornecidos.
Comunicação
Carioca faz filme contra gato
Começa
a ser veiculado esta semana o novo filme da Comunicação Carioca
para a CERJ. O comercial faz parte da campanha de racionamento e visa reduzir
o furto de energia. Nele, uma dona de casa surpreende uma fila de vizinhos
que esperam para tomar banho no seu chuveiro. No final, a garota-propaganda
da CERJ explica que quando um vizinho faz um gato, usa a energia da sua casa
sem a sua permissão. A criação é da redatora Daniela
Moura e do diretor de arte Bruno Almeida. A direção é
de Felipe Joffily (TecCine) e a trilha, da Speedball.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
23/09, domingo: Mônica Morel, Roberto Amarante (Diretor Administrativo
da Unlike);
24/09, segunda-feira: Roberto Cardim (Diretor da Cardim), Ângelo
Ferrari Jr. (Diretor de Atendimento da Agência3), Sérgio Silveira
(Vice-Presidente da J.Walter Thompson), Janaína Baranda (Diretora de
Atendimento da Leaderart);
25/09, terça-feira: Albano Alves Filho (Diretor Geral da Internad),
Paula Novaes (Diretora de Arte (Merchand) da DiretaCom), Bruno Prósperi
(Diretor de Criação da Leo Burnett), Genilson Gonzaga (Superintendente
Comercial da Jornal do Commercio), José Land (Diretor da Div.Propaganda
da TV Globo - Div.Propaganda), Ricardo Medina (Diretor de Operações
da Scope), David Tabalipa (Diretor de Arte da Ad Hoc Young & Rubicam);
26/09, quarta-feira: Sílvio Lachtermacher (V.P. de Atendimento
da Carioca), Wellington Araujo, Marcelo Mendonça (Diretor de Arte da
Elan Garden), Mário César Schmitt;
27/09, quinta-feira: Toth Brondi (Diretor da Aquarela);
* FUSCA REGIONAL - A V&S foi a vencedora da concorrência
pela conta do escritório regional de vendas das concessionárias
Volkswagen nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
* ATENDIMENTO EM MOVIMENTO - Dois consagrados profissionais de atendimento
do Rio de Janeiro -- ambos inclusive ex-presidentes do Grupo de Atendimento
e Planejamento (Gap) acabam de deixar suas agências para estudar novos
projetos. Carlos Campana deixou a J.Walter Thompson e Gláucio Binder
saiu da Fischer América. Como também Ricardo Ladvocat, que recentemente
se desligou da Salles D'Arcy, está estudando projetos pessoais, não
é impossível que brevemente seja anunciada uma nova agência
surgindo no mercado carioca.
* CORAÇÃO DO JOMAR - O conhecido publicitário Jomar
Pereira da Silva, que inclui no seu currículo ter assinado a coluna
"Panorama Publicitário" do jornal O Globo, lança no próximo
dia 8 de outubro, na Livraria Argumento, seu livro "Reclames do Coração",
com muitas das histórias sobre o mercado publicitário que ele
recolheu durante a vida.
* AUDITORIA EM BRASÍLIA – O Jornal de Brasília está
informando que é o mais novo filiado do Instituto Verificador de Circulação
(IVC), para demonstrar que sua circulação está crescendo
neste ano em que o veículo comemora 30 anos de mercado.
|