Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/SET/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Imprensa carioca se agita com mudanças de comando

Depois da saída de Mário Sérgio Conti da Direção de Redação do Jornal do Brasil na última semana, foi a vez agora de Flávio Pinheiro, que havia assumido interinamente o cargo. Com isso, Ricardo Boechat, que entrou na empresa em julho, foi convidado para assumir a função de Editor-Chefe, mantendo, porém, Maurício Dias como Editor.
Dentro do mesmo processo, o jornalista Augusto Nunes está assumindo como Vice-Presidente Executivo do jornal, afirmando que também passa a participar do dia-a-dia da redação.
Enquanto isso, nas Organizações Globo, houve mudanças na Unidade de Negócio Mira - Mídia Impressa e Rádio, com Paulo Novis sendo designado Diretor Geral da InfoGlobo, reportando-se diretamente ao Diretor Geral da Mira, Luis Eduardo Vasconcelos, que vinha acumulando esta diretoria. Seguindo o efeito cascata, Rubens Campos, que atuava como Diretor de Mercado, assumiu o lugar de Paulo Novis na Direção Geral do Sistema Globo de Rádio, assim como Antônio Conrado passou a Diretor de Unidade O Globo, em substituição a Merval Pereira, que acumulava interinamente esta diretoria com a Diretoria de Jornalismo da MIRA.
O Diretor de Mercado José Padilha, por sua vez, deixou a InfoGlobo para criar e implementar o projeto de relacionamento com os clientes - CRM - que atenderá a todas as empresas das Organizações Globo, reportando-se a Luiz Eduardo Vasconcelos. Acompanhando a mudança, Paulo Eboli foi promovido à Diretoria de Mercado, responsável pela comercialização e venda de publicidade das unidades O Globo, Extra e Globo On Line e pela prestação de serviços de marketing.

Conta da TIM fica dividida entre Thompson e Giovanni

Apesar de não ter havido formalização pelo cliente, circulou esta semana no mercado e na imprensa especializada que a Telecom Italia Mobile (TIM) já havia comunicado para as agências J Walter Thompson e da Giovanni FCB a entrega de suas contas, faltando apenas definir qual ficaria com a área institucional e qual com a parte de produtos e serviços.
Com a entrada da TIM na área de telefonia móvel, nas bandas D e E, estima-se que esta venha a ser uma das principais contas do mercado carioca nos próximos anos.

Nova diretoria do CCRJ lança projeto digital

Com o objetivo de resgatar a criação carioca como grife no país, a nova diretoria do Clube, de Criação do Rio (CCRJ), presidida por Fernando Campos, convidou 10 diretores de arte deste mercado para criarem papéis de parede representando o que significa trabalhar no Rio de Janeiro.
Os 10 wallpapers serão divulgados em um evento com os profissionais do mercado e estarão disponíveis para download no site do clube ainda este mês, podendo ser instalados nos computadores gratuitamente.

Agência 3 faz ação promocional com a Varig para Medial Saúde

Durante este mês, os passageiros dos aviões da Varig que fizerem os trajetos Rio-São Paulo e Rio-Belo Horizonte receberão lenços umedecidos com uma dica de saúde em uma das faces da embalagem, como parte de uma ação criada pela Agência 3 para divulgar seu cliente Medial Saúde.
Além disso, a campanha inclui dois tipos de newspaper tip-on: mensagens, também sobre saúde, coladas nas primeiras páginas dos jornais distribuídos dentro do avião. Uma delas, por exemplo, lembra qual é o melhor remédio para prevenir em até 50% alguns tipos de câncer: a prática regular de exercícios.
A tiragem das peças é de 1,3 milhão de lenços umedecidos e 120 mil unidades do newspaper tip-on. A campanha para a Medial Saúde, empresa médico-hospitalar que atua há 40 anos no mercado, vai até 15 de setembro e tem criação de Nino Gariglio e Wesley Lemos.

Ronson lança nova campanha institucional para o Metrô-Rio

O Metrô-Rio vai investir inicialmente R$ 800.000,00 em uma campanha para passar o conceito com que quer ser visto pelo carioca: A Qualidade de Vida Anda Aqui. A campanha, criada pela agência Ronson, é fruto de três meses de pesquisas e planejamento, segundo o diretor da área na agência, Marcio Borges, e terá comercial de TV, projeto especial de revista, outdoors e anúncios de revista salientando os benefícios que fazem do Metrô Rio a melhor opção de transporte de massa.
A peça de abertura será um encarte na Revista Veja Rio no próximo dia 9 de setembro, exibindo um engarrafamento acompanhado da pergunta "Onde anda a qualidade de vida?". À medida em que o leitor desdobra a peça, o engarrafamento vai aumentando até que a peça se desdobra para baixo, mostrando o trem do Metrô passando rápido com a resposta: "Metrô Rio. A qualidade de vida anda aqui."
A criação da campanha é do redator Fábio Barreto e da diretora de arte Ana Paula Chamum, com atendimento de Marcio Borges. O filme, produzido pela TV Zero, teve direção de André Horta, com trilha da Nova Onda. A aprovação, no cliente, foi de Luis Mario Miranda e Gabriela Rapuano.

BarraShopping usa periquitos para vender Primavera-Verão

O BarraShopping lançou esta semana sua campanha da coleção Primavera/Verão, num clima institucional, mostrando periquitos coloridos pousados em um cabide. A ideia, da agência Artplan, é que os pássaros representem o estilo, o colorido, a leveza e a alegria da moda Primavera/ Verão das lojas do shopping.
A criação, assinada por Marcelo Sartori, com fotografia de Marcos Velasquez, está sendo exposta no Mall através de displays com gigantografias, adesivos nos degraus e laterais das escadas rolantes, além de banners no estacionamento e anúncios no Caderno Ela, revista Caras e Veja Rio, veiculados até 25 de setembro. A direção de criação foi de Marcos Apóstolo e Chico Abreia.

MKTMIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
07/09, sexta-feira: Antônio Batista Simões, Cid Pacheco, Elaine Magliano (Diretora de Operações da Cm), Luiz Carlos Cunha (Diretor de Criação da Luz), Paulo Rolf (Diretor Presidente da Ronson), Reginaldo Bessa, Sônia Regina Olival (Diretora de Atendimento da Prime), Alexander Moura (Diretor de Arte da Mix Marketing);
08/09, sábado: Alessandra Sadock (Diretora de Arte da Ad Hoc Young & Rubicam), Toni Lourenço (Diretor de Criação da Ronson), Zaldinir Zanatta (Diretor Geral de Operações da Zanatta), Emmy Plaga (Dir3.da Central de Informações da Casa da Criação);
09/09, domingo: Edilson Leitão (Diretor de Contas da V&S), Cristiani Palhares (Supervisora de Contas da Giovanni FCB);
10/09, segunda-feira: Mario Cohen;
11/09, terça-feira: Carlos Campana (Diretor de Atendimento da J.Walter Thompson), José Monserrat Filho, Kika Leitão (Diretora de Atendimento da Dia Design);
12/09, quarta-feira: Cristóvão Martins (Diretor de Criação da Agência 3), Fernando Luis dos Santos;
13/09, quinta-feira: Antônio Torres, Marcelo Pereira (Diretor de Arte da Agência 3).
* REFORÇOS NA NORTON - Depois de atuar por 5 anos como redator na casa, Gustavo Tirre acaba de assumir a direção de criação da Publicis.Norton Rio, que está passando por um processo de investimentos em várias áreas. Na criação foram contratados os redatores Marcio Beauclair, (ex-Modernista de Boston e Agnelo SP), Clarissa Passos (ex-QG) e Daniel Gama (ex-Agência 3). Na mídia foi contratada uma nova diretora, Gisele Evangelista (ex-McCann). E no atendimento, veio transferido da Publicis.Norton SP, Alberto Cabalero assumindo a diretoria das contas L/Oréal, Club Med e São Lourenço.
* PONTE AÉREA - Adilson Xavier vai ficar se dividindo nas próximas semanas entre o comando da criação da Giovanni FCB do Rio e de São Paulo, até definir o futuro da criação do escritório paulista da agência. Esta semana, os dois diretores de criação da casa em São Paulo, Ricardo Chester e Waldir Bianchi, deixaram a empresa para assumir na Carillo Pastore Euro RSCG.

Humor

Uma verdadeira lição de marketing, muito curiosa, começou a circular esta semana pela Internet, já ganhando até revisões em sua forma. Como o assunto tem tudo a ver com a pauta da nossa Janela, não poderíamos deixar de registrar o texto, infelizmente anônimo:

As várias formas de marketing

1) Você vai a uma festa e vê uma garota atraente do outro lado da sala. Você chega pra ela e diz: "Oi, sou muito bom de cama. O que você acha?"
Isso é Marketing Direto.
2) Você vai a uma festa e vê uma garota atraente do outro lado da sala. Você dá um toque em seu amigo. Ele chega pra ela e diz: "Oi, meu amigo ali é muito bom de cama. O que você acha?"
Isso é Publicidade.
3) Você vai a uma festa e vê uma garota atraente do outro lado da sala. De alguma maneira você descobre o telefone dela. Você telefona, bate um papinho e diz: "Oi, sou muito bom de cama. O que você acha?"
Isso é Telemarketing.
4) Você vai a uma festa e vê uma garota atraente do outro lado da sala. Você a reconhece, vai até ela, refresca a memória e a faz rir. Então sugere: "Oi, sou muito bom de cama. O que você acha?"
Isso é Customer Relationship Management (CRM).
5) Você vai a uma festa e vê uma garota atraente do outro lado da sala. Você chega perto dela com a melhor roupa, usa o melhor perfume, dá o melhor sorriso e começa a conversar. E supereducado, anda com charme, abre a porta para a mulher. Depois olha para ela e diz: "Oi, sou muito bom de cama. O que você acha?"
Isso é Hard Selling.
6) Você vai a uma festa e vê uma garota atraente do outro lado da sala. ELA VEM ATÉ VOCÊ e diz: "Oi, ouvi dizer que você é muito bom de cama. O que você acha?"
ISSO é o poder da marca!