Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Concorrência da Prefeitura será por verba de R$ 4 milhões
A Prefeitura do Rio de Janeiro não conseguiu aprovar
R$ 18 milhões para a sua comunicação e acabou estabelecendo
apenas R$ 4 milhões como verba para os 12 meses que se sucederem à
decisão de sua concorrência. Este valor, segundo o Edital de
Licitação da Concorrência nº 001/01, que passou a
ser distribuído esta semana no Piranhão, será dividido
entre duas agências, cabendo à primeira colocada a administração
de uma verba de R$ 2,2 milhões e à segunda, o valor de R$ 1,8
milhão. Não podem participar agências como consórcio
nem pertencentes a um mesmo grupo econômico, e as vencedoras terão
que abrir mão de qualquer conta de órgão de governo ou
de partido político. Com isso, praticamente ficam fora da disputa as
cinco agências que atendem à Prefeitura do Rio: Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni e Internad, e outras de grande porte do mercado,
que cuidam de contas federais.
A entrega dos envelopes com as propostas de habilitação, técnica
e de preços vai acontecer no próximo dia 6 de setembro, às
10:30h. A avaliação técnica será a partir de propostas
de como mostrar para a população que a escola -- não
apenas como instituição mas como espaço de convergências
de ações públicas -- é o centro de uma nova política
de governo da Prefeitura.
CCRJ
define preço do Anuário e apresenta sua próxima diretoria
Vai custar R$ 185,00 cada exemplar do Anuário Melhor
do Rio, que o CCRJ lança no próximo dia 22 em evento na Casa
das Acácias, na Gávea. Como a ordem do dia nas entidades cariocas
é cadastrar os profissionais (ainda que pela enésima vez), quem
se recadastrar para poder votar na eleição que acontece no mesmo
dia terá um desconto de R$ 20,00 na compra do livro.
Esta última segunda-feira foi apresentada formalmente a equipe que
deverá comandar o CCRJ nos próximos 2 anos, já que é
absolutamente improvável que algum grupo de desavisados decida apresentar
outra chapa para a eleição. São eles, pela ordem em que
aparecem na foto: em pé, Renato Jardim (redator da McCann), Heleno
Bernardi (diretor de criação da Casa da Criação),
Álvaro Rodrigues (redator da V&S) e Alexandre Motta (Redator da
Propeg); e sentados, José Luis Vaz (diretor de arte da AdHoc), Fernando
Campos (redator da Giovanni, FCB) e Marcelo Noronha (diretor de criação
da Staff).
Fim dos recadastramentos
O atual presidente do CCRJ, André Eppinghaus, garantiu à Janela
que esta será a última vez que o Clube de Criação
vai convocar seus sócios para se recadastrarem. "A falta de um
cadastro atualizado de sócios, que já dura há anos, impede,
entre outras coisas, que a entidade conte com uma receita anual", lamenta
André, informando, no entanto, que a atual diretoria do CCRJ conseguiu
encontrar a maneira para transformar a entidade novamente numa empresa, o
que não ocorre desde 1989.
"Desta vez vamos regularizar a situação dos sócios,
ou seja, associá-los efetivamente", promete Eppinghaus, adiantando
que já no próximo ano a renovação se dará
através de boleto bancário". Pelo novo projeto do CCRJ,
o sócio em dia -- cujo cartão de associado será personalizado
e com validade até maio de 2002 --, passará a ter prioridade
nos eventos do Clube, descontos em livrarias e cinemas, e direito ao Anuário
Melhor do Rio 2, cuja primeira etapa de julgamento já acontece no próximo
dia 11 de setembro.
Alerj confirma
Carioca e RioKa
A Comissão de Licitação da Assembléia Legislativa
do Rio de Janeiro, que vai escolher uma agência de publicidade para
atender à instituição -- com uma verba de R$ 3 milhões
para um ano -- julgou improcedente o recurso apresentado pela agência
Premium contra a classificação das agências Carioca e
RioKa no quesito documentação. As duas não apresentaram,
confome constava de um item do edital, comprovação de filiação
ao Sindicato patronal ou à Abap. Com a decisão, as duas poderão
participar, esta sexta-feira, às 9:30h, da abertura das propostas técnicas,
junto com as 5 demais agências classificadas: Agência3, J.W.Thompson,
JVA, Premium e V&S.
O diretor da Premium, José De Mingo -- que também é diretor
do Sindicato das Agências do Rio --, afirmou à Janela que ainda
não decidiu se acata a determinação ou impetra Mandado
de Segurança para impedir a realização da seção
de sexta-feira.
Estado do Rio faz campanha
para turismo interno
Uma série de outdoors criados pela Artplan para a TurisRio começará
a ser veiculada esta semana nas principais capitais brasileiras para atrair
o turista interno a visitar o Rio de Janeiro. Cada estado terá uma
imagem do Rio com um título apropriado. O outdoor que ilustra esta
matéria é para São Paulo. O de Minas, por exemplo, diz
"Do pão de queijo ao Pão de Açucar" e o de
Salvador, "Do Senhor do Bonfim ao Cristo Redentor". Além
destas peças, um comercial tendo como trilha "Aqui e agora",
de Gilberto Gil, reforçará o conceito "Rio. O bom é
aqui. O bom é agora" estampado nos outdoors.
A criação foi de Marcos Apóstolo, Renata Curado e Roberto
Vilhena, com atendimento de Caio Valli e Elisa Simões e aprovação
de Carlos Henrique "Peninha" Vasconcelos.
Atendimento de
agências no Rio tem duas mulheres para cada homem
Os profissionais que participam do grupo de trabalho de reativação
do GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio estão convocando
os cariocas a atualizarem o cadastro da atividade no Rio de Janeiro, enviando
a relação dos profissionais de atendimento das suas agências.
Até o momento o GAP-RJ cadastrou 196 nomes de 29 empresas. Segundo
Carlos Campana, responsável pelo levantamento, até agora a agência
com o maior contingente de funcionários no Atendimento é a Contemporânea
com 19 pessoas, seguida pela Fischer com 18, Giovanni com 17 e Ogilvy com
14. Uma curiosidade percebida no processo é que a categoria é
predominantemente feminina. Do total cadastrado, 30,6% são homens e
69,4 % são mulheres.
Para se cadastrar, clique aqui no nome do Campana
e envie e-mail para ele com seus dados ou de sua agência.
Copacabana
Palace lança novo serviço de Catering
A Dinâmica Promoções foi escolhida pelo Copacabana Palace
como fornecedora dos Top Waiters e Top Waitress que atuaram no lançamento
do serviço de Outside Catering, que o tradicional hotel carioca passou
a oferecer para o mercado de promoções e eventos atendendo à
demanda crescente que está havendo de novas opções de
buffets sofisticados no Rio de Janeiro.
Para o serviço de Top Waiters e Top Waitress, foram treinados 20 modelos
masculinos e femininos do casting da Dinâmica Talentos, departamento
da Dinâmica Promoções especializado no fornecimento de
profissionais para eventos.
Strunck lança
livro sobre criação de identidade visual
Gilberto Strunck, diretor de criação da agência Dia Design,
lança dia 30 de agosto em São Paulo e dia 29 de setembro em
Porto Alegre seu novo livro "Como Criar Identidades Visuais Para Marcas
de Sucesso", editado pela RioBooks.
Com 160 páginas e mais de 450 ilustrações que demonstram
como conceituar e criar identidades visuais - com exemplos para marcas nacionais
e internacionais -, o livro de Strunk é um aliado precioso para quem
cria ou administra marcas. Baseado na sua experiência e nas aulas que
dá na Escola de Artes Visuais da UFRJ, Gilberto fala como associamos
nossas emoções às marcas, ensina como possuí-las
legalmente e destaca itens como branding e posicionamento para determinar
a construção de uma marca de sucesso.
O lançamento em São Paulo será dia 30 de agosto na FAAP
(Rua Alagoas 903, Prédio 3, Auditório), com palestra às
18:30h e autógrafos a partir das 20h. Em Porto Alegre será dia
29 de setembro na ULBRA, às 19:30h.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA
VOCÊ - A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários
do mercado:
18/08, sábado: Ana Maria Ramalho (O Dia), Antoninho P.Rossini
(Rádio Bandeirantes);
19/08, domingo: Fábio Fernandes (Diretor Presidente da F/Nazca
S&S), Paulo Cezar Costa (Redator da V&S);
21/08, terça-feira: Roberto Medina (Presidente da Artplan),
José Carlos Melo (Coordenador de Endomarketing da Embratel);
22/08, quarta-feira: Edson de Godoy Bueno (Presidente da Amil), Marisa
Menezes (Diretora da Novamente), Luis Marcelo Vicentini (Diretor de Arte da
Agência3);
23/08, quinta-feira: Gustavo Bragança, Homero Pacheco Fernandes,
José Henrique Fonseca (Diretor da Conspiração), Paulo
Netto (Diretor de Comerciais da Mr.Magoo), Patrícia Siqueira Campos
(Atendimento), Aline Sales (Coord. Atendimento da Publicis.Norton);
* COMO ANTES - Os publicitários cariocas Paulo Rolf e Toni Lourenço
desfizeram a sua associação na Ronson Varejo, anunciada há
7 meses. A Ronson volta a atender seus clientes de varejo através da
estrutura normal da agência e Toni remonta a sua agência Fortuna,
com clientes e funcionários que estavam na Ronson Varejo.
* CARGO NOVO - O jornalista Gilberto Menezes Cortes deixou o Jornal
do Brasil e a Globonews TV. Ele conta que recebeu um convite irrecusável
das Organizações Globo para ser diretor de conteúdo da
Globo.com, com responsabilidade sobre o Globonews.com, o novo site de notícias
das OG. O e-mail de Gilberto agora é gmcortes@corp.globo.com.
* CASA NOVA - A produtora carioca de comerciais Mr.Magoo, do produtor
Ney Torres, está em novo endereço, à Rua Tereza Guimarães,
84, Botafogo. O telefone continua o mesmo: (21) 2543-1219.
*
EXPERIENTES EM VAREJO - A Fischer América Rio está comunicando
a contratação de Christiane Fernandes (foto à direita)
para o seu atendimento. Fernandes deixou as Lojas Americanas, onde era responsável
por todas as ações promocionais da empresa, para ser a nova
gerente regional do atendimento de Ponto Frio, no lugar de Selma Villar que
passa a assumir o cargo de gerente nacional de atendimento.
* GLOBO NA RIBALTA - A Rede Globo vai realizar na nova casa de festas
Ribalta, de Jacarepaguá, a sua festa da regional Sudeste do 23º
Prêmio Profissionais do Ano. O evento está previsto para o dia
28 próximo.
* CONQUISTAS - Foi para a Propeg Rio a conta dos Revendedores Citroen
no Rio de Janeiro, com verba entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões
anuais. E a agência Icone conquistou a concorrência do Jornal
dos Sports, da qual também participaram as agências Adhoc, Carioca,
Casa da Criação, JVA e Ronson.
* IMAGINA SÓ - O diretor, ilustrador e artista digital Eduardo
Kurt passa a ser representado para o mercado publicitário pela Imagina
Produções. Kurt traz no seu currículo trabalhos como
o clip "Ex -Quadrilha da Fumaça" do Planet Hemp, o novíssimo
"Ela Roubou meu coração" do Matanza e o "Joe
Camarada" do Feijão com Arroz, que concorre esta quinta-feira
ao VMB. Seu trabalho estará sendo divulgado pela Imagina a partir da
semana que vem.
|