Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/AGO/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Concorrência da Prefeitura será por verba de R$ 4 milhões
A Prefeitura do Rio de Janeiro não conseguiu aprovar R$ 18 milhões para a sua comunicação e acabou estabelecendo apenas R$ 4 milhões como verba para os 12 meses que se sucederem à decisão de sua concorrência. Este valor, segundo o Edital de Licitação da Concorrência nº 001/01, que passou a ser distribuído esta semana no Piranhão, será dividido entre duas agências, cabendo à primeira colocada a administração de uma verba de R$ 2,2 milhões e à segunda, o valor de R$ 1,8 milhão. Não podem participar agências como consórcio nem pertencentes a um mesmo grupo econômico, e as vencedoras terão que abrir mão de qualquer conta de órgão de governo ou de partido político. Com isso, praticamente ficam fora da disputa as cinco agências que atendem à Prefeitura do Rio: Agência3, Artplan, DPZ, Giovanni e Internad, e outras de grande porte do mercado, que cuidam de contas federais.
A entrega dos envelopes com as propostas de habilitação, técnica e de preços vai acontecer no próximo dia 6 de setembro, às 10:30h. A avaliação técnica será a partir de propostas de como mostrar para a população que a escola -- não apenas como instituição mas como espaço de convergências de ações públicas -- é o centro de uma nova política de governo da Prefeitura.

CCRJ define preço do Anuário e apresenta sua próxima diretoria
Vai custar R$ 185,00 cada exemplar do Anuário Melhor do Rio, que o CCRJ lança no próximo dia 22 em evento na Casa das Acácias, na Gávea. Como a ordem do dia nas entidades cariocas é cadastrar os profissionais (ainda que pela enésima vez), quem se recadastrar para poder votar na eleição que acontece no mesmo dia terá um desconto de R$ 20,00 na compra do livro.
Esta última segunda-feira foi apresentada formalmente a equipe que deverá comandar o CCRJ nos próximos 2 anos, já que é absolutamente improvável que algum grupo de desavisados decida apresentar outra chapa para a eleição. São eles, pela ordem em que aparecem na foto: em pé, Renato Jardim (redator da McCann), Heleno Bernardi (diretor de criação da Casa da Criação), Álvaro Rodrigues (redator da V&S) e Alexandre Motta (Redator da Propeg); e sentados, José Luis Vaz (diretor de arte da AdHoc), Fernando Campos (redator da Giovanni, FCB) e Marcelo Noronha (diretor de criação da Staff).
Fim dos recadastramentos
O atual presidente do CCRJ, André Eppinghaus, garantiu à Janela que esta será a última vez que o Clube de Criação vai convocar seus sócios para se recadastrarem. "A falta de um cadastro atualizado de sócios, que já dura há anos, impede, entre outras coisas, que a entidade conte com uma receita anual", lamenta André, informando, no entanto, que a atual diretoria do CCRJ conseguiu encontrar a maneira para transformar a entidade novamente numa empresa, o que não ocorre desde 1989.
"Desta vez vamos regularizar a situação dos sócios, ou seja, associá-los efetivamente", promete Eppinghaus, adiantando que já no próximo ano a renovação se dará através de boleto bancário". Pelo novo projeto do CCRJ, o sócio em dia -- cujo cartão de associado será personalizado e com validade até maio de 2002 --, passará a ter prioridade nos eventos do Clube, descontos em livrarias e cinemas, e direito ao Anuário Melhor do Rio 2, cuja primeira etapa de julgamento já acontece no próximo dia 11 de setembro.

Alerj confirma Carioca e RioKa
A Comissão de Licitação da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, que vai escolher uma agência de publicidade para atender à instituição -- com uma verba de R$ 3 milhões para um ano -- julgou improcedente o recurso apresentado pela agência Premium contra a classificação das agências Carioca e RioKa no quesito documentação. As duas não apresentaram, confome constava de um item do edital, comprovação de filiação ao Sindicato patronal ou à Abap. Com a decisão, as duas poderão participar, esta sexta-feira, às 9:30h, da abertura das propostas técnicas, junto com as 5 demais agências classificadas: Agência3, J.W.Thompson, JVA, Premium e V&S.
O diretor da Premium, José De Mingo -- que também é diretor do Sindicato das Agências do Rio --, afirmou à Janela que ainda não decidiu se acata a determinação ou impetra Mandado de Segurança para impedir a realização da seção de sexta-feira.

Estado do Rio faz campanha para turismo interno

Uma série de outdoors criados pela Artplan para a TurisRio começará a ser veiculada esta semana nas principais capitais brasileiras para atrair o turista interno a visitar o Rio de Janeiro. Cada estado terá uma imagem do Rio com um título apropriado. O outdoor que ilustra esta matéria é para São Paulo. O de Minas, por exemplo, diz "Do pão de queijo ao Pão de Açucar" e o de Salvador, "Do Senhor do Bonfim ao Cristo Redentor". Além destas peças, um comercial tendo como trilha "Aqui e agora", de Gilberto Gil, reforçará o conceito "Rio. O bom é aqui. O bom é agora" estampado nos outdoors.
A criação foi de Marcos Apóstolo, Renata Curado e Roberto Vilhena, com atendimento de Caio Valli e Elisa Simões e aprovação de Carlos Henrique "Peninha" Vasconcelos.

Atendimento de agências no Rio tem duas mulheres para cada homem
Os profissionais que participam do grupo de trabalho de reativação do GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio estão convocando os cariocas a atualizarem o cadastro da atividade no Rio de Janeiro, enviando a relação dos profissionais de atendimento das suas agências. Até o momento o GAP-RJ cadastrou 196 nomes de 29 empresas. Segundo Carlos Campana, responsável pelo levantamento, até agora a agência com o maior contingente de funcionários no Atendimento é a Contemporânea com 19 pessoas, seguida pela Fischer com 18, Giovanni com 17 e Ogilvy com 14. Uma curiosidade percebida no processo é que a categoria é predominantemente feminina. Do total cadastrado, 30,6% são homens e 69,4 % são mulheres.
Para se cadastrar, clique aqui no nome do Campana e envie e-mail para ele com seus dados ou de sua agência.

Copacabana Palace lança novo serviço de Catering
A Dinâmica Promoções foi escolhida pelo Copacabana Palace como fornecedora dos Top Waiters e Top Waitress que atuaram no lançamento do serviço de Outside Catering, que o tradicional hotel carioca passou a oferecer para o mercado de promoções e eventos atendendo à demanda crescente que está havendo de novas opções de buffets sofisticados no Rio de Janeiro.
Para o serviço de Top Waiters e Top Waitress, foram treinados 20 modelos masculinos e femininos do casting da Dinâmica Talentos, departamento da Dinâmica Promoções especializado no fornecimento de profissionais para eventos.

Strunck lança livro sobre criação de identidade visual
Gilberto Strunck - Como criar identidades visuais...Gilberto Strunck, diretor de criação da agência Dia Design, lança dia 30 de agosto em São Paulo e dia 29 de setembro em Porto Alegre seu novo livro "Como Criar Identidades Visuais Para Marcas de Sucesso", editado pela RioBooks.
Com 160 páginas e mais de 450 ilustrações que demonstram como conceituar e criar identidades visuais - com exemplos para marcas nacionais e internacionais -, o livro de Strunk é um aliado precioso para quem cria ou administra marcas. Baseado na sua experiência e nas aulas que dá na Escola de Artes Visuais da UFRJ, Gilberto fala como associamos nossas emoções às marcas, ensina como possuí-las legalmente e destaca itens como branding e posicionamento para determinar a construção de uma marca de sucesso.
O lançamento em São Paulo será dia 30 de agosto na FAAP (Rua Alagoas 903, Prédio 3, Auditório), com palestra às 18:30h e autógrafos a partir das 20h. Em Porto Alegre será dia 29 de setembro na ULBRA, às 19:30h.

MKTMIX

* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
18/08, sábado: Ana Maria Ramalho (O Dia), Antoninho P.Rossini (Rádio Bandeirantes);
19/08, domingo: Fábio Fernandes (Diretor Presidente da F/Nazca S&S), Paulo Cezar Costa (Redator da V&S);
21/08, terça-feira: Roberto Medina (Presidente da Artplan), José Carlos Melo (Coordenador de Endomarketing da Embratel);
22/08, quarta-feira: Edson de Godoy Bueno (Presidente da Amil), Marisa Menezes (Diretora da Novamente), Luis Marcelo Vicentini (Diretor de Arte da Agência3);
23/08, quinta-feira: Gustavo Bragança, Homero Pacheco Fernandes, José Henrique Fonseca (Diretor da Conspiração), Paulo Netto (Diretor de Comerciais da Mr.Magoo), Patrícia Siqueira Campos (Atendimento), Aline Sales (Coord. Atendimento da Publicis.Norton);
* COMO ANTES - Os publicitários cariocas Paulo Rolf e Toni Lourenço desfizeram a sua associação na Ronson Varejo, anunciada há 7 meses. A Ronson volta a atender seus clientes de varejo através da estrutura normal da agência e Toni remonta a sua agência Fortuna, com clientes e funcionários que estavam na Ronson Varejo.
* CARGO NOVO - O jornalista Gilberto Menezes Cortes deixou o Jornal do Brasil e a Globonews TV. Ele conta que recebeu um convite irrecusável das Organizações Globo para ser diretor de conteúdo da Globo.com, com responsabilidade sobre o Globonews.com, o novo site de notícias das OG. O e-mail de Gilberto agora é [email protected].
* CASA NOVA - A produtora carioca de comerciais Mr.Magoo, do produtor Ney Torres, está em novo endereço, à Rua Tereza Guimarães, 84, Botafogo. O telefone continua o mesmo: (21) 2543-1219.
* EXPERIENTES EM VAREJO - A Fischer América Rio está comunicando a contratação de Christiane Fernandes (foto à direita) para o seu atendimento. Fernandes deixou as Lojas Americanas, onde era responsável por todas as ações promocionais da empresa, para ser a nova gerente regional do atendimento de Ponto Frio, no lugar de Selma Villar que passa a assumir o cargo de gerente nacional de atendimento.
* GLOBO NA RIBALTA - A Rede Globo vai realizar na nova casa de festas Ribalta, de Jacarepaguá, a sua festa da regional Sudeste do 23º Prêmio Profissionais do Ano. O evento está previsto para o dia 28 próximo.
* CONQUISTAS - Foi para a Propeg Rio a conta dos Revendedores Citroen no Rio de Janeiro, com verba entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões anuais. E a agência Icone conquistou a concorrência do Jornal dos Sports, da qual também participaram as agências Adhoc, Carioca, Casa da Criação, JVA e Ronson.
* IMAGINA SÓ - O diretor, ilustrador e artista digital Eduardo Kurt passa a ser representado para o mercado publicitário pela Imagina Produções. Kurt traz no seu currículo trabalhos como o clip "Ex -Quadrilha da Fumaça" do Planet Hemp, o novíssimo "Ela Roubou meu coração" do Matanza e o "Joe Camarada" do Feijão com Arroz, que concorre esta quinta-feira ao VMB. Seu trabalho estará sendo divulgado pela Imagina a partir da semana que vem.