Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Sai a concorrência
pela conta de César Maia
Está
começando a corrida pela conta da Prefeitura do Rio de Janeiro, que,
pelos planos iniciais, deve entregar uma verba de R$ 18 milhões para
ser gerenciada por duas agências de propaganda estabelecidas na cidade.
O aviso da licitação foi publicado esta semana no Diário
Oficial, convocando as agências a retirarem o edital na Prefeitura.
No entanto, quem foi ao Piranhão nos últimos dias descobriu
que todas as cópias disponíveis do Edital haviam sido recolhidas
para a correção de erros (não revelados, no entanto).
Segundo funcionários do município, a versão correta do
Edital de Licitação estará à disposição
esta sexta-feira (hoje), quando se saberá oficialmente o valor alocado
para a comunicação de César Maia e as regras para se
habilitar a ele.
Se nada mudou nos planos da Prefeitura, simultaneamente ao lançamento
da disputa, o prefeito César Maia estará anunciando Leila Castanheira
no comando da concorrência e da sua comunicação, ela que
traz a experiência de ter ocupado a função na primeira
gestão de Maia. Atualmente, Castanheira é Secretária
de Projetos Especiais, coordenando um sistema de Ouvidoria do município
que, com certeza, já está lhe dando subsídios para as
principais demandas da população carioca.
Prêmio Promoção
completa 20 anos e lança regional Rio Grande do Sul
A Abracomp
está lançando esta sexta-feira seu Prêmio Colunistas Promoção
2001, que chega à sua 20ª versão com 3 regionais além
do tradicional julgamento nacional. Além do Rio de Janeiro e do Paraná,
este ano o concurso passa a avaliar também com um julgamento próprio
o mercado do Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, o Prêmio Promoção
já é realizado há 7 anos. Em 2000, a Doctor foi escolhida
a Empresa de Marketing Promocional do Ano, ficando a Animus como a Empresa
De Design Do Ano. O Empresário De Marketing Promocional Do Ano 2000
foi Roberto Medina (Artplan) e o Profissional, Marcia Ballariny (Planning).
O título de Cliente De Promoção Do Ano foi concedido
ao Ponto Frio.
O regulamento e a relação de categorias do Prêmio Promoção
2001 estão no site da Abracomp, em www.colunistas.com,
juntamente com o software de inscrições, que segue o mesmo sistema
já consagrado no Prêmio Colunistas de Publicidade. Os julgamentos
devem ser realizados na segunda quinzena de setembro.
ABAP e ABP empossam
diretorias, prestigiadas pelo mercado carioca
|
|
Os
dois presidentes empossados se encontram: Armando Strozenberg, da ABP,
e Caio Valli, da ABAP-Rio. |
O
verdadeiro poder financeiro da publicidade carioca reunido na Abap: Jorge
Bittencourt, Aías Lopes e José Calazans. |
|
|
Diretores
de criação de várias agências cariocas prestigiaram
o café da manhã da ABP. |
Os
dois candidatos ao Gap-Rio -- Eduardo Forbes e Marcio Borges -- também
estiveram no café da manhã. |
Dois grandes eventos reuniram
no Rio esta semana as lideranças publicitárias para prestigiar
a posse dos novos presidentes das principais entidades do setor: na ABP, assumiu
o comando Armando Strozenberg, diretor-técnico da Contemporânea;
e na Abap-Rio, o novo presidente é Caio Cezar Valli, vice-presidente
de atendimento da Artplan e que antecedeu Strozenberg na ABP.
A grande novidade nesta nova fase das entidades é a promessa de atuarem
de forma integrada, beneficiadas pelos laços de entendimento entre
os dois novos presidentes. Tanto Strozenberg quanto Valli garantiram que estarão
apresentando ao mercado uma série de projetos conjuntos de valorização
do setor.
Prefeitura de Petrópolis
desdenha de publicitários
As agências
de propaganda não estão prestigiadas em Petrópolis. A
Prefeitura da cidade já havia aberto licitação com uma
série de itens criticados pelas entidades do setor, como, por exemplo,
pedir preço para criação de anúncio por hora,
como se fosse serviço de pedreiro. Ontem, no horário convocado
para a entrega dos documentos, o prefeito de Petrópolis deixou as agências
Atualittá, Espaço, Premium e Todos Nós chupando o dedo.
Só quando seus diretores chegaram ao local combinado, com suas pastas
a tiracolo, é que descobriram que a concorrência havia sido cancelada.
Até agora ninguém descobriu o motivo, nem se ela voltará
a ser convocada.
CCRJ apresenta chapa
de Fernando Campos
O CCRJ está
convocando a imprensa para o coquetel de lançamento, na segunda, 13,
da chapa, até agora única, para o próximo mandato da
entidade. Na composição da chapa, aparece Fernando Campos (redator
- Giovanni, FCB) para presidente, José Luis Vaz (diretor de arte -
AdHoc) para vice e, como diretores: Alexandre Motta (Propeg); Álvaro
Rodrigues (redator - V&S); Heleno Bernardi (diretor de criação
- Casa da Criação); Marcelo Noronha(diretor de criação
- Staff) e Renato Jardim (redator - McCann).
A eleição está confirmada para o dia 22 próximo,
na Casa das Acácias, na Gávea, podendo votar redatores, diretores
de Arte e diretores de criação em atividade no mercado carioca,
registrados como sócios do Clube.
Thompson compra Publivendas
na Bahia
A Publivendas,
uma das maiores agências baianas e 37ª do ranking nacional, é
a mais nova integrante da rede brasileira da J. Walter Thompson. Com escritórios
em Recife e Belo Horizonte, além de Salvador, e clientes como TIM,
Ford e a rede varejista Bom Preço, a Publivendas acaba de acertar os
últimos detalhes para a venda de até 49% de suas ações
para a Thompson, que passa a ser a primeira multinacional a chegar à
Bahia. Fundada em 1956 por Fernando Carvalho, a Publivendas é hoje
dirigida por seu filho Cláudio Carvalho, tendo contabilizado receita
superior a R$ 6,5 milhões no ano passado.
Desde que assumiu a presidência da Thompson Brasil, Álvaro Novaes
já comprou quatro agências. Além da Publivendas, a Master,
de Curitiba, a WG, de Florianópolis, e a DCS, de Porto Alegre.
CCRJ
promete potência para criadores
Como uma mulher
-- a redatora Daniela Moura -- participou da criação da peça,
ninguém vai poder acusar de machista o cartaz que o CCRJ começa
a distribuir na próxima semana para promover seu festival Melhor do
Rio. A peça traz a foto -- clicada por Daniel Mattar -- de uma bombinha
que promete aumentar o tamanho do pênis, ilustrando a chamada para as
inscrições. Também participou da criação
o diretor de arte Bruno Almeida. Segundo o comunicado do Clube, a aprovação
foi de Fernando Campos, provavelmente antecipando as funções
de presidente que ele assume com as eleições do próximo
dia 22. Afinal, será em sua gestão que acontecem as próximas
seleções do Melhor do Rio.
MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
10/08, sexta-feira: Maurício Costa Leite, Fabiano Pinel (Diretor
de Arte da Doctor);
11/08, sábado: José Luis Vaz (Diretor de Arte da Ad Hoc
Young & Rubicam), Vicente Nolasco (Diretor de Arte da Propeg Rio);
12/08, domingo: Adriana Cotrim (Assistente de Atendimento da Propeg
Rio);
13/08, segunda-feira: Marlene Fuchs (Diretora de Mídia da Cândido
& Ortiz);
14/08, terça-feira: Gabriela Valderde, Janaina Pereira;
15/08, quarta-feira: Maria Alice Zuriaga, Glória Leal Pinto;
16/08, quinta-feira: Lywall Salles Filho, Neper Dimas de Oliveira,
Raul Fernandes;
* FUSCÃO - A conta da regional da fábrica da Volkswagen
do Rio de Janeiro está em concorrência para escolha de nova agência.
Entre as participantes, a Giovanni FCB, a Contemporânea e a Publicis.Norton.
* MUDANÇA - A agência carioca Scorcelli Comunicação,
do publicitário Edson Scorcelli, está em novo endereço,
na sala 244 do Bloco 6 do Cittá América, na Barra. O telefone
da agência passa a ser (21) 3803-7279.
* IDENTIDADES - O diretor da Dia Design, Gilberto Strunck, lança
seu novo livro 'Como criar identidades visuais para marcas de sucesso", na
próxima segunda-feira, 13 de agosto, a partir das 7 da noite na Livraria
do Museu da República.
* VOLTA AO RIO - Depois de passar alguns anos dirigindo o comercial
da Rede Record, em Curitiba, volta ao mercado carioca Roberto Gaida (ex-Gazeta
Mercantil e ex-Bloch). Ele assume a sub-gerência do departamento comercial
comandado por Henrique Aguiar.
* FLUMINENSES - Já que citamos a concorrência de Petrópolis
(ver nota nesta edição), como está a conta da Prefeitura
de Niterói, já que a Cult, agência vencedora da última
concorrência, não existe mais desde que foi comprada pela Fischer
América Rio?
|