Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/AGO/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sai a concorrência pela conta de César Maia
Está começando a corrida pela conta da Prefeitura do Rio de Janeiro, que, pelos planos iniciais, deve entregar uma verba de R$ 18 milhões para ser gerenciada por duas agências de propaganda estabelecidas na cidade. O aviso da licitação foi publicado esta semana no Diário Oficial, convocando as agências a retirarem o edital na Prefeitura. No entanto, quem foi ao Piranhão nos últimos dias descobriu que todas as cópias disponíveis do Edital haviam sido recolhidas para a correção de erros (não revelados, no entanto). Segundo funcionários do município, a versão correta do Edital de Licitação estará à disposição esta sexta-feira (hoje), quando se saberá oficialmente o valor alocado para a comunicação de César Maia e as regras para se habilitar a ele.
Se nada mudou nos planos da Prefeitura, simultaneamente ao lançamento da disputa, o prefeito César Maia estará anunciando Leila Castanheira no comando da concorrência e da sua comunicação, ela que traz a experiência de ter ocupado a função na primeira gestão de Maia. Atualmente, Castanheira é Secretária de Projetos Especiais, coordenando um sistema de Ouvidoria do município que, com certeza, já está lhe dando subsídios para as principais demandas da população carioca.

Prêmio Promoção completa 20 anos e lança regional Rio Grande do Sul
A Abracomp está lançando esta sexta-feira seu Prêmio Colunistas Promoção 2001, que chega à sua 20ª versão com 3 regionais além do tradicional julgamento nacional. Além do Rio de Janeiro e do Paraná, este ano o concurso passa a avaliar também com um julgamento próprio o mercado do Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, o Prêmio Promoção já é realizado há 7 anos. Em 2000, a Doctor foi escolhida a Empresa de Marketing Promocional do Ano, ficando a Animus como a Empresa De Design Do Ano. O Empresário De Marketing Promocional Do Ano 2000 foi Roberto Medina (Artplan) e o Profissional, Marcia Ballariny (Planning). O título de Cliente De Promoção Do Ano foi concedido ao Ponto Frio.
O regulamento e a relação de categorias do Prêmio Promoção 2001 estão no site da Abracomp, em www.colunistas.com, juntamente com o software de inscrições, que segue o mesmo sistema já consagrado no Prêmio Colunistas de Publicidade. Os julgamentos devem ser realizados na segunda quinzena de setembro.

ABAP e ABP empossam diretorias, prestigiadas pelo mercado carioca

Os dois presidentes empossados se encontram: Armando Strozenberg, da ABP, e Caio Valli, da ABAP-Rio. O verdadeiro poder financeiro da publicidade carioca reunido na Abap: Jorge Bittencourt, Aías Lopes e José Calazans.
Diretores de criação de várias agências cariocas prestigiaram o café da manhã da ABP. Os dois candidatos ao Gap-Rio -- Eduardo Forbes e Marcio Borges -- também estiveram no café da manhã.

Dois grandes eventos reuniram no Rio esta semana as lideranças publicitárias para prestigiar a posse dos novos presidentes das principais entidades do setor: na ABP, assumiu o comando Armando Strozenberg, diretor-técnico da Contemporânea; e na Abap-Rio, o novo presidente é Caio Cezar Valli, vice-presidente de atendimento da Artplan e que antecedeu Strozenberg na ABP.
A grande novidade nesta nova fase das entidades é a promessa de atuarem de forma integrada, beneficiadas pelos laços de entendimento entre os dois novos presidentes. Tanto Strozenberg quanto Valli garantiram que estarão apresentando ao mercado uma série de projetos conjuntos de valorização do setor.

Prefeitura de Petrópolis desdenha de publicitários
As agências de propaganda não estão prestigiadas em Petrópolis. A Prefeitura da cidade já havia aberto licitação com uma série de itens criticados pelas entidades do setor, como, por exemplo, pedir preço para criação de anúncio por hora, como se fosse serviço de pedreiro. Ontem, no horário convocado para a entrega dos documentos, o prefeito de Petrópolis deixou as agências Atualittá, Espaço, Premium e Todos Nós chupando o dedo. Só quando seus diretores chegaram ao local combinado, com suas pastas a tiracolo, é que descobriram que a concorrência havia sido cancelada. Até agora ninguém descobriu o motivo, nem se ela voltará a ser convocada.

CCRJ apresenta chapa de Fernando Campos
O CCRJ está convocando a imprensa para o coquetel de lançamento, na segunda, 13, da chapa, até agora única, para o próximo mandato da entidade. Na composição da chapa, aparece Fernando Campos (redator - Giovanni, FCB) para presidente, José Luis Vaz (diretor de arte - AdHoc) para vice e, como diretores: Alexandre Motta (Propeg); Álvaro Rodrigues (redator - V&S); Heleno Bernardi (diretor de criação - Casa da Criação); Marcelo Noronha(diretor de criação - Staff) e Renato Jardim (redator - McCann).
A eleição está confirmada para o dia 22 próximo, na Casa das Acácias, na Gávea, podendo votar redatores, diretores de Arte e diretores de criação em atividade no mercado carioca, registrados como sócios do Clube.

Thompson compra Publivendas na Bahia
A Publivendas, uma das maiores agências baianas e 37ª do ranking nacional, é a mais nova integrante da rede brasileira da J. Walter Thompson. Com escritórios em Recife e Belo Horizonte, além de Salvador, e clientes como TIM, Ford e a rede varejista Bom Preço, a Publivendas acaba de acertar os últimos detalhes para a venda de até 49% de suas ações para a Thompson, que passa a ser a primeira multinacional a chegar à Bahia. Fundada em 1956 por Fernando Carvalho, a Publivendas é hoje dirigida por seu filho Cláudio Carvalho, tendo contabilizado receita superior a R$ 6,5 milhões no ano passado.
Desde que assumiu a presidência da Thompson Brasil, Álvaro Novaes já comprou quatro agências. Além da Publivendas, a Master, de Curitiba, a WG, de Florianópolis, e a DCS, de Porto Alegre.

CCRJ promete potência para criadores
Como uma mulher -- a redatora Daniela Moura -- participou da criação da peça, ninguém vai poder acusar de machista o cartaz que o CCRJ começa a distribuir na próxima semana para promover seu festival Melhor do Rio. A peça traz a foto -- clicada por Daniel Mattar -- de uma bombinha que promete aumentar o tamanho do pênis, ilustrando a chamada para as inscrições. Também participou da criação o diretor de arte Bruno Almeida. Segundo o comunicado do Clube, a aprovação foi de Fernando Campos, provavelmente antecipando as funções de presidente que ele assume com as eleições do próximo dia 22. Afinal, será em sua gestão que acontecem as próximas seleções do Melhor do Rio.

MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
10/08, sexta-feira: Maurício Costa Leite, Fabiano Pinel (Diretor de Arte da Doctor);
11/08, sábado: José Luis Vaz (Diretor de Arte da Ad Hoc Young & Rubicam), Vicente Nolasco (Diretor de Arte da Propeg Rio);
12/08, domingo: Adriana Cotrim (Assistente de Atendimento da Propeg Rio);
13/08, segunda-feira: Marlene Fuchs (Diretora de Mídia da Cândido & Ortiz);
14/08, terça-feira: Gabriela Valderde, Janaina Pereira;
15/08, quarta-feira: Maria Alice Zuriaga, Glória Leal Pinto;
16/08, quinta-feira: Lywall Salles Filho, Neper Dimas de Oliveira, Raul Fernandes;
* FUSCÃO - A conta da regional da fábrica da Volkswagen do Rio de Janeiro está em concorrência para escolha de nova agência. Entre as participantes, a Giovanni FCB, a Contemporânea e a Publicis.Norton.
* MUDANÇA - A agência carioca Scorcelli Comunicação, do publicitário Edson Scorcelli, está em novo endereço, na sala 244 do Bloco 6 do Cittá América, na Barra. O telefone da agência passa a ser (21) 3803-7279.
* IDENTIDADES - O diretor da Dia Design, Gilberto Strunck, lança seu novo livro 'Como criar identidades visuais para marcas de sucesso", na próxima segunda-feira, 13 de agosto, a partir das 7 da noite na Livraria do Museu da República.
* VOLTA AO RIO - Depois de passar alguns anos dirigindo o comercial da Rede Record, em Curitiba, volta ao mercado carioca Roberto Gaida (ex-Gazeta Mercantil e ex-Bloch). Ele assume a sub-gerência do departamento comercial comandado por Henrique Aguiar.
* FLUMINENSES - Já que citamos a concorrência de Petrópolis (ver nota nesta edição), como está a conta da Prefeitura de Niterói, já que a Cult, agência vencedora da última concorrência, não existe mais desde que foi comprada pela Fischer América Rio?