Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/AGO/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Criadores cariocas ganham dia 22 novo anuário e novo presidente
O CCRJ-Clube de Criação do Rio de Janeiro está confirmando para o próximo dia 22 de agosto, o lançamento do seu Anuário do Festival Melhor do Rio, simultaneamente com a eleição para a próxima diretoria da entidade.
A partir de conversas surgidas em Cannes, Álvaro Rodrigues, redator da agência V&S, decidiu abrir mão de sua candidatura ao clube para juntar sua chapa à de Fernando Campos, atual vice-presidente do CCRJ e redator da Giovanni,FCB Rio, que já vinha aparecendo como candidato apoiado pelo atual presidente do Clube, André Eppinghaus.
Como até o momento nenhum outro criador carioca se manifestou como candidato, o mais provável é que a eleição aconteça com chapa única.
O evento conjunto "eleição/lançamento do anuário" -- para o qual estão sendo enviados 500 convites -- acontece no Outeiro da Glória, a partir das 20h, podendo votar redatores, diretores de arte e diretores de criação em atividade no mercado carioca, registrados como sócios do Clube.

Eleição do GAP-Rio tem dois candidatos
Apesar de ainda não ter data marcada, a eleição do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio já está mobilizando um grupo de profissionais que pretende retomar as atividades da entidade.
Se não houver composição entre as tendências que estão surgindo, devem se apresentar duas chapas para a disputa, encabeçadas pelos publicitários Eduardo Forbes (ex-Fiat e ex-Contemporânea) e Márcio Borges, diretor de planejamento da agência Ronson.

Prefeitura do Rio vai licitar R$ 18 milhões
Já está no Tribunal de Contas do Município, para aprovação, o Edital de Licitação que escolherá duas agências para atender a conta publicitária do Governo César Maia. Assim que for lançado em Diário Oficial, o Edital colocará em concorrência uma verba prevista de R$ 18 milhões para o primeiro ano.
Simultaneamente ao lançamento da disputa, o prefeito César Maia deverá anunciar a volta ao comando da sua comunicação de Leila Castanheira, que traz a experiência de ter ocupado a função na primeira gestão de Maia. Atualmente, Castanheira é Secretária de Projetos Especiais, coordenando um sistema de Ouvidoria do município que, com certeza, já está lhe dando subsídios para as principais demandas da população carioca.

Guanabara usa apagão na sua nova campanha
O racionamento de energia é o foco da nova campanha dos Supermercados Guanabara criada pela Millenn Comunicação, com o objetivo de aproveitar a busca pela economia que tomou conta do país para reforçar a idéia de que o Guanabara tem os menores preços. Foram desenvolvidos quatro comerciais dirigidos por Toth Brondi e Maurício Marquez e produzidos pela Aquarela, para ser veiculados na Rede Globo e no SBT, com o tema "Precisando economizar? O Guanabara vai ajudar", mostrando situações inusitadas onde os personagens fazem de tudo para tentar poupar energia.
A criação é de Maurício Marquez, Johnny Soares, Alexandre Monteiro, Paulo Gatti e Daniele de Castro Alves, com atendimento de Elisa Costa e aprovação de Albino Pinho, pelo cliente.

Jota Quest grava mais um comercial para Fanta
No sexto comercial da marca Fanta com a banda Jota Quest, a McCann está colocando em cena um novo personagem: "Fancky", uma cadela da raça Labrador, que foi produzida para exibir um estilo super moderno: usa óculos coloridos, peruca e roupa com tachinhas. O comercial se passa num bar, onde a cadela mostra seu talento não apenas colocando uma música num jukebox a pedido de um dos músicos da banda como ajuda duas garotas a retirar uma latinha de Fanta de uma vending machine, dando uma chacoalhada na máquina. "A idéia é reforçar a presença de Fanta com o público jovem, através dos atributos da marca modernidade, descontração e alto astral", afirma
Fernando Mazzarolo, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola.
A criação do filme foi de Beto Werneck e Zil Ribas, com direção de criação de Luiz Nogueira. Produzido pela Zero Filmes, o comercial teve direção e fotografia de Sergio Amon, com atendimento na agência de Regina Nogueira.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
03/08, sexta-feira: Franco Paulino (redator, que completa hoje 60 anos), David Luiz Almiron (Diretor de Mídia da Eco) e Leirton Júnior;
04/08, sábado: Gilberto Garcia (Diretor de Atendimento da Contemporânea), Marcos Pedrosa (Gerente de Criação da TV Globo - Div.propaganda), Arthur Armstrong (Atendimento da Agência3);
05/08, domingo: Sandro Serzedello (Diretor de Criação da V7);
06/08, segunda-feira: Eduardo de Castro (Redator da TV Globo - Div.propaganda), José Antônio Leão Ramos, Mauro Salles;
07/08, terça-feira: Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Gol Records), Ângela Cordeiro (Supervisora de Grupo de Contas da Casa da Criação);
08/08, quarta-feira: Mauro Risch (Diretor da Artephoto), Ulysses Santos (Mídia);
09/08, quinta-feira: Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da Elan Garden), Luis Paulo Saade Montenegro (Ibope), Roberto Civita (Diretor Presidente da Editora Abril), Marcos Bassini;
* COMEMORAÇÃO DUPLA - A agência gaúcha Escala, que acaba de ser anunciada como a nova aquisição do grupo Prax Holding – o mesmo da W/Brasil – comemora esta sexta-feira 28 anos de existência, contando sua história no site www.escalamk.com.br.
* BROADCASTING - A agência paulista Pós-Propaganda conquistou a conta da divisão de Broadcast da Canon do Brasil, que lança uma nova lente profissional no mercado nacional no próximo mês.
* SEMANA FESTIVA – O Rio de Janeiro festeja duas posses nos próximos dias. Primeiro, na terça-feira, Armando Strozenberg, da Contemporânea, toma posse como presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda, com um café da manhã no Copacabana Palace. E na quinta, é a vez de Caio Valli, da Artplan, tomar posse como presidente do capítulo carioca da ABAP-Associação Brasileira de Agências de Publicidade.
* GRAMADO DEFINE 2003 - O 14º Festival de Gramado já tem data marcada. Será de 11 a 13 de junho de 2003, discutindo o tema "Criatividade na Convergência dos Meios".