Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Norton-Rio troca comando da criação
Depois de 7 anos no escritório
carioca da Publicis.Norton, o redator Cillas Amaral pediu demissão
da agência -- onde era diretor de criação -- para estudar
novas propostas que está recebendo do mercado. Quem fica no cargo é
o redator Gustavo Tirre, que fazia parte da equipe de Amaral.
Bancos de imagem guerreiam no Brasil
Nem Jean Claude Louzuet nem o fotógrafo
Hamdan estão mais com a representação da marca Image
Bank no Brasil e no Rio, onde estavam respectivamente. A multinacional Getty
Images, que adquiriu a marca para juntá-la ao grupo que conta também
com TonyStone, AllSport e PhotoDisc, passou a concentrar suas operações
tanto no escritório de São Paulo quanto do Rio.
Para contratacar, a brasileira Stock Photos anunciou esta semana que firmou
acordo com a americana Corbis — que tem o megaempresário Bill Gates
como proprietário — para oferecer 70 milhões de novas imagens
ao mercado brasileiro, das quais 2,1 milhões acessíveis pela
Internet, já digitalizadas. Em função do acordo, a Stock
Photos espera um crescimento de 30% na sua participação do mercado
a partir do segundo semestre. A empresa distribui entre 18 e 20 novos catálogos
de fotos por ano, com tiragem média de 3 mil exemplares cada.
Recurso emperra licitação da CEF
Agnelo Pacheco e McCann-Erickson entraram
com recurso na Caixa Econômica Federal contra a escolha da Fischer América
e da DenisonBrasil como as novas responsáveis pela conta. Nas alegações,
estão tecnicalidades como a Denison pertencer ao mesmo grupo multinacional
que a J.Walter Thompson, a Young & Rubicam e a ST, que também participaram
da disputa, assim como a Fischer ter inscrito na documentação
o CGC da filial de Brasília mas ter vencido pelo escritório
de São Paulo.
Strozenberg toma posse em agosto
Será com um café da manhã
no Copacabana Palace, dia 7 de agosto, a posse da diretoria comandada por
Armando Strozenberg, diretor-técnico da agência Contemporânea,
na ABP-Associação Brasileira de Propaganda.
Na ocasião, oficializa-se também a presença do publicitário
Jairo Carneiro como vice presidente executivo da entidade, contratado nos
mesmos formatos já adotados pela Abap, ou seja, para dar dedicação
integral aos seus assuntos práticos, liberando o presidente eleito
para funções mais políticas.
F/Nazca se divulga com outdoor no Rio
A F/Nazca Saatchi & Saatchi, que
a Janela já havia noticiado em março que estava abrindo seu
escritório no Rio, oficializa finalmente a sua instalação
no mercado esta semana, com 30 placas de outdoor espalhadas pela cidade divulgando
sua vitória como agência do ano em Cannes.
A agência atende no Rio clientes como inaugurará a nova sede
em breve, visando a princípio melhorar o atendimento aos clientes Telemar,
Nathan Jóias e Jornal do Brasil.
Coca cresce 5% no Brasil
A Coca-Cola está comemorando sua
recuperação no mercado brasileiro. A marca subiu sua participação
de 49,3%, em junho do ano passado, para 49,7%, em junho deste ano. Além
disso, suas vendas cresceram 5% no primeiro semestre do ano, acima do resultado
geral da América Latina, de 4%.
No mesmo período, a Ambev caiu de 17,5% para 16,8% e as tubaínas
cresceram de 33,3% para 33,5%.
Ambev passa Guaraná para Carillo Pastore
A AmBev comunicou ao mercado que a Carillo
Pastore -- que já cuida de sua conta institucional, da cerveja Caracu,
de Marathon e de Sukita -- passa a atender provisoriamente a comunicação
do Guaraná Antarctica.
A verba de marketing da Ambev para este ano, envolvendo todos os seus produtos,
será de R$330 milhões, segundo o comunicado da empresa.
Pesquisa de Mídia terá curso no
Rio
O Grupo de Mídia promove a partir
de 30 de julho um Curso Básico de Pesquisa de Mídia na ESPM,
com duração de 4 dias. O curso custará R$150,00 para
profissionais de mídia e R$180,00 para os demais, e as inscrições
devem ser feitas com Fátima Mendes, secretaria do Grupo, pelo telefone
3342-0142. Entre os professores estão Sandra Sartie (Diretora de Mídia
da FCB/Giovanni), Edi Lasserre (Ibope Rio), Lissandro Cordeiro (Marplan SP)
e Fátima Rendeiro (Diretora de Mídia da Propeg).
Antes disso, no próximo dia 24, o Grupo realiza seu Mix de Mídia
com a palestra "Terceira Onda da TV por Assinatura", dada por Cláudio
Santos, Diretor Comercial da Globosat. Será às 8:30h no auditório
do Centro Empresarial Rio (Praia de Botafogo, 228).
Marketing Social reúne executivos
O Clube de Executivos de Marketing promove,
nesta segunda-feira, 23 de julho, um evento para debater as funções
do Marketing Social, com palestras de Luiz Carlos Campos (presidente da Associação
Brasileira de Recursos Humanos), Denise Bergier Cardoso (diretora Geral do
Mercado Infantil) e Ênio Figueiredo (Fundador do Instituto Rumo Certo).
Será no Rio Othon Palace a partir das 19 horas, com entrada gratuita
para os associados do Clube. Mais informações podem ser obtidas
com Joseanne Reis, pelos telefones (21) 2570-1350 ou 2570-0959.
Povo bota cariocas para jogar pelada
O jornal carioca O POVO está promovendo
uma competição de peladas exclusiva para agências de publicidade
e veículos de comunicação, começando este sábado,
21/07, no campo do Albertão (rua Comendador Martinelli, 248-Grajau).
Só podem participar atletas com mais de 21 anos e que comprovem ser
funcionários das respectivas empresas.
As informações podem ser conseguidas com Márcia Rosário,
na Gerência de Marketing do jornal, pelo telefone 2509-2772 r.232, ou
com Fred Cardoso, no Depto Comercial.
Clear Channel compra outdoors da Klimes
A norte-americana Clear Channel, cujo
nome já tinha sido anunciado como substituto da AdShel na área
de mobiliário urbano, agora fechou a compra da exibidora de outdoor
Klimes, que passa a se chamar Clear Channel Outdoor. Como o grupo já
havia comprado em São Paulo a L&C, a Clear Channel Outdoor passa
a oferecer 3.445 placas de outdoor em São Paulo, o que lhe garante
cerca de 25% do mercado.
MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
20/07, sexta-feira: Maria Helena Diniz (Diretora de Operações
da Diniz), Rogério Ehrlich (Diretor da Momentos), Eduardo Candeias
(Diretor de Mídia da Casa da Criação);
21/07, sábado: Paulo Ivan Révész (Diretor da Griffe
Vídeo), Paulo Saad Jafet (TV Bandeirantes), Cristiana Cartier (Diretora
Comercial da Scope);
22/07, domingo: Mário Castelar (Diretor da Publicis.Norton),
Fernanda Cozac (Executiva de Conta da J.Walter Thompson);
23/07, segunda-feira: Antônio Frota (Diretor de Criação
da Unlike), Darlene Pereira Lofare (Diretora da Gauche);
24/07, terça-feira: Andrea Maggessi (Gerente de Promoções
da Ponto Frio), Renato Pereira (Atendimento da TV Zero), Anna Milliet (Gerente
Comercial da Scope);
25/07, quarta-feira: Roberto Garofalo Faria (Diretor de Operações
da D'accord), Cinthya Peçanha (Atendimento da Millenn);
26/07, quinta-feira: Aderi Costa (Fotógrafo), Beatriz Kossmann
(Diretora de Atendimento da Animus), Tila Gribel (Executiva de Contas da Carioca);
* CHEIA DE PIQUE - Cristiano Duvivier, diretor da Ultra comunicação,
do Rio, está comemorando que a agência, aberta em janeiro deste
ano, já conquistou 9 novas contas em 7 meses de vida: Gastal veículos,
Superdeck ( Fábrica de decks de PVC ), Sack´s Perfumes e Cosméticos,
Covering Tecidos, Gastroservice (alimentação industrial ), Restaurantes
Rancho Inn e Pato com Laranja, Prestogás ( convertedora de gás
veicular ), Boy Brasil (Serviços de entrega) e Security Cars Blindagens.
* ESCRITÓRIO PAULISTA – A V&S está voltando a investir
em São Paulo, abrindo escritório na Rua Diogo Moreira, 132,
em Pinheiros, com 11 funcionários para atender as contas da Accor e
da Net.
* TROCA-TROCA – O diretor de arte Guilherme Jahara deixou a F/Nazca para
entrar na Almap, fazendo dupla com Wilson Mateos. // O gaúcho Rodrigo
Corbari, 28 anos, é o novo diretor de arte da W/Brasil, vindo da DM9DDB
onde trabalhou por 2 anos. // O executivo carioca André Frota, 29 anos,
é o novo diretor de Marketing da PSN Brasil – junção
das operações locais da PSN TV e do portal PSN.com, depois de
ser Gerente de Marketing da Pepsi para o Caribe e Gerente de Marketing Brasil
do portal PSN.com. // O redator Fábio Seidl, que estava como frila
na Script, foi oficializado esta semana na equipe de criação
da agência.
* CONTA NOVA - A conta nacional da Bosch Eletrodomésticos acaba
de ser entregue à agência paulista TBWA\Capsula. A TBWA é
uma das 10 maiores redes do mundo, presente em 69 países. No Brasil,
a agência pertence a Átila Francucci, vice-presidente de criação,
e Ricardo Sodré, vice-presidente de operações, tendo
contas como Nivea, vodca Absolut e computadores Apple.
* PROMOÇÃO - A campanha criada por Fábio Victoria
e Marcelo Kertsz na DM9DDB, que mostra o jovem deixando o tênis como
parte do pagamento na compra da moto Titan, da Honda, gerou um resultado inesperado.
Os gerentes das redes de concessionárias autorizadas gostaram tanto
que adotaram a proposta como promoção. A rede decidiu pagar
até R$ 50,00 por tênis usado na compra de uma moto.
A Janela Publicitária entrou on-line
em 17/07/96.
A edição impressa da Janela é publicada semanalmente no jornal Monitor Mercantil,
no Rio de Janeiro, às sextas-feiras.
As atualizações desta versão na web são realizadas diariamente.
|