Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Gap-Rio recomeça do zero e monta grupos de trabalhos
Depois de exatamente um ano abandonado por falta de candidatos a suceder Marcelo
Gorodicht em sua presidência, o GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento
do Rio está recomeçando do zero. Em reunião realizada
na noite de quarta-feira, na agência Comunicação Carioca,
um grupo de profissionais de atendimento de agências cariocas decidiu
montar quatro grupos de trabalho para reestudar a entidade de acordo com as
novas necessidades do setor. Os grupos - divididos nas áreas de Eleições,
Estatutos, Internet e Cadastramento -devem apresentar suas propostas em uma
nova reunião marcada para o próximo dia 24 de julho.
Enquanto isso, o publicitário Eduardo Forbes, que está se apresentando
como provável candidato à nova fase do Gap, criou um grupo de
discussão pela Internet aberto aos profissionais do setor (já
conta com a participação de 52 membros), e que está praticamente
funcionando como veículo de divulgação das decisões
tomadas pelos reorganizadores do Gap. Para participar, o interessado deve enviar
e-mail (sem texto, mesmo) para gaprj-subscribe@yahoogroups.com e aguardar confirmação do cadastramento.
Upper promove debate sobre propaganda
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Os diretores da Upper, Gil Kurtz, Cado Bottega
e Luiz Henrique Rosa, na nova sede da agência. |
Marcio Ehrlich, Erh Ray e Rafael Sampaio participaram do evento. |
Para marcar o fato de ter sido a primeira agência do Rio Grande
do Sul a conquistar um Leão em Cannes -- na área do Media Lions
--, a agência gaúcha Upper promoveu esta segunda-feira um debate
para o qual convidou este colunista, o vice-presidente de criação
da DM9DDB, Ehr Ray (ex-funcionário da agência) e o editor da revista
About, Rafael Sampaio (foto à direita), para apresentar aos funcionários
e jornalistas especializados em propaganda do Rio Grande do Sul as tendências
do negócio da propaganda no Brasil e no mundo.
A Upper é hoje uma das mais criativas agências gaúchas,
tendo ficado entre as 3 mais premiadas no último Prêmio Colunistas
Rio Grande do Sul.
Casa cuida de campanha latina de endomarketing para Castrol
A agência Casa da Criação ganhou a concorrência
disputada com a Ogilvy e a JVA para a campanha da América Latina (exceto
México) do Projeto Road Safety, promovido pela fabricante de lubrificantes
Castrol. O projeto, de âmbito mundial, é uma ação
de endomarketing com o objetivo de conscientizar os funcionários e fornecedores
da Castrol para a diminuição de acidentes rodoviários,
que no Brasil já é a segunda maior causa de morte.
Esta é a segunda concorrência de endomarketing ganha pela Casa
este ano, que também acaba de assinar trabalho para a Vale do Rio Doce.
Segundo Noel De Simone, diretor de planejamento, o grupo Casa da Criação
tem uma previsão de faturamento de R$ 18 milhões para 2001.
JVA comemora 11 anos e diploma em Nova York
As agências cariocas 100% e JVA, ambas presididas pelo publicitário
Juan Vicente (na foto, à direita do seu diretor de criação
Gustavo Bastos), receberam convidados esta segunda-feira, 9 de julho, para um
coquetel no restaurante Da Silva, em Ipanema. Ao comemorar o diploma de finalista
conquistado pela 100% no Festival de Nova York e os 11 anos de vida da JVA,
Juan exultava: "Só posso me considerar um vencedor. Nesses 11 anos
vi várias agências abrirem e fecharem, enquanto a JVA continua
firme!".
Editoras investem em livros de marketing para leigos
A editora Senac Rio promove na próxima quarta, 18, a partir
das 18:00h na livraria da Travessa (Av.Rio Branco, 44), uma noite de autógrafos
do livro "Marketing para não-marqueteiros" (112 páginas,
R$20,00), primeiro volume da coleção "Para não-especialistas",
lançada durante a última Bienal do Livro.
Escrito por J.R.Bonavita (Gerente de marketing da Central de Produção
Multimídia, da ECO-RJ) e Jorge Duro (Professor de graduação
em administração de empresas e do IAG Master da PUC-RJ e coordenador
acadêmico de marketing da FGV-Rio), o livro aborda com um texto leve e
sem jargões os conceitos básicos do marketing sob a perspectiva
do dia-a-dia, para que um médico, um advogado ou um gerente de uma lanchonete
sem formação na área possa entender, desenvolver e aplicar
os conceitos em seus próprios negócios.
Enquanto isso, em São Paulo, a publicitária e professora universitária
Sandra Pires de Almeida lança o livro "Marketing Imobiliário"
(R$ 18,00), dirigido a engenheiros e executivos do setor, com o objetivo de
melhorar o desempenho de comunicação e vendas dos lançamentos
imobiliários. O livro pode ser adquirido através do site www.bookvendas.pro.br
ou nas livrarias Cortez (11 3873-7111) e Triângulo (11 231-0922), em São
Paulo.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar
o próximos aniversários do mercado:
13/07, sexta-feira: Frida Richter (Produtora de Elenco), Sérgio
de Paula (CEO da Carioca), Paula Marques (Atendimento da Agência3);
14/07, sábado: Carlos Pedrosa (Redator da Contemporânea),
José Zaragoza (Vice-Presidente de Criação da DPZ), Paulo
de Tarso (Redator), Grazia Franklin Machado (Executiva de Contas da J.Walter
Thompson), Renata Fonseca (Coord. Atendimento da Publicis.Norton);
16/07, segunda-feira: Orlando Lopes (Mídia), Luis Carlos Sinoti
(Diretor de Criação da Millenn);
17/07, terça-feira: Caio César Valli (Vice-Presidente de Atendimento
da Artplan), Gilberto Amaral (Diretor de Atendimento da Abakerli & Amaral);
18/07, quarta-feira: Armando Strozenberg (Presidente da Contemporânea),
Cássio Faraco, Cillas Amaral (Diretor de Criação da Publicis.Norton),
Flávio Guerreiro (Redator da V&S);
19/07, quinta-feira: Cláudia Castro, Isabela Gatti (Diretora da Bel
& Lia), Paulo Antônio Magoulas, César Ferreira (Diretor de
Mídia da 100%), Sandra Sartié (Gerente de Mídia da McCann
Erickson), Renata Barbosa (Executiva de Contas da V&S);
* MENOS 30 - O diretor carioca de comerciais André Pellenz está
encerrando as atividades de sua produtora Trinta, criada depois que ele deixou
de representar a Jodaf no Rio de Janeiro. André decidiu aceitar o convite
de Fernando Meirelles para integrar o grupo de diretores da produtora O2,
em São Paulo, para onde está se mudando na próxima semana.
Seu diretor comercial, o gaúcho Deco Schmidt, foi para a área
comercial da produtora carioca Yes.
* PROMOÇÃO NA FISCHER - Estréia no dia 15 de julho
a nova campanha, "Cartão 100% premiado" da Telefônica
Celular, assinada pela Fischer Rio. Composta por anúncios, outdoor,
spot, cartaz e material de PDV a campanha baseia-se no conceito "Ou você
ganha ou ganha muito" referindo-se aos cartões que sempre oferecem
prêmios. A campanha será veiculada no Rio de Janeiro, Rio Grande
do Sul, Bahia, Espírito Santos e Sergipe. A criação é
de Thiago Fernandes e Sérgio Carvalho, com direção de
Mané Zanzotti.
* NOVA CERVEJA - Está confirmado para setembro o lançamento
nacional da nova cerveja a disputar o mercado brasileiro: a Dado Bier, um
acordo da marca - que mantém a microcervejaria de mesmo nome em Porto
Alegre o no Rio - com a Ambev. A campanha de lançamento da cerveja
será da Fischer América, agência que foi responsável
pelo vitorioso case da "Cerveja nº 1", para a marca Brahma
Chopp.
* CONTA EDUCATIVA - A agência carioca V&S ganhou a
conta da Coppead, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa
em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e
responsável por diversos cursos anunciados pela imprensa. A conta vinha
sendo atendida pela McCann-Erickson.
* IDÉIAS FÉRTEIS - A Salles D'Arcy, ganhou a conta da
Clínica Perinatal de Laranjeiras, conhecida pelo seu Centro de Reprodução
Humana, e seu núcleo de fertilização "in vitro".
A conta será atendida pelo escritório da Salles, no Rio.
* ADIAMENTO - O Diretor de Criação da Millenn Comunicação,
Alexandre Monteiro, informa que o Supermercados Guanabara decidiu adiar o
lançamento da sua nova campanha tendo como tema o racionamento, para
estender até o final do mês a campanha atual "A festa de
preços baixos continua" (com o Nerson da Capetinga, interpretado
pelo ator Pedro Bismarck). Diz Alexandre que a decisão foi tomada por
causa do grande sucesso de vendas.
* MARKETING CINQUENTÃO - Posso estar redondamente enganado,
mas não consigo deixar de acreditar que tem o dedo de Fernando Portela,
vice-presidente de O Dia e espertíssimo profissional de marketing,
por trás das ações de homenagem aos 50 anos do jornal
O Dia, que estão pipocando pela cidade.
Esta quinta, a Telemar lançou um cartão telefônico em
homenagem ao aniversário do jornal. Com tiragem de 200 mil unidades,
o cartão tem impresso o símbolo do O Dia - o galo "Bom
de Briga". Além disso, a escola de samba Estácio de Sá
- que está na luta para voltar a fazer parte do grupo Especial em 2003
- também se aliou às homenagens, definindo esta semana que o
seu samba-enredo para o Carnaval 2002 será "Nos Braços
do Povo, Na Passarela do Samba...Cinqüenta Anos de O Dia".
* VOLTA AO LAR - Falando na Millenn, após um ano trabalhando
na DraftWorldwide, o redator Johnny Soares recebeu o convite para retornar
à agência, agora no cargo de Supervisor de Criação.
De volta à agência, já começou a criar para clientes
como Telemar, Novartis (Gerber e Lillo), Facilita, ATL, Supermercados Guanabara,
entre outros. A Millenn foi a Agência de Promoção do Ano
no Colunistas 1999 e Johnny foi um dos ganhadores do último Prêmio
Colunistas e finalista no Festival de Nova York.
* MAIS UMA - Ingressou no quadro social da Abap-Rio a agência
Diler & Associados, tradicional agência carioca dirigida por Diler
Trindade.
* DE PATINS - A Ícone comunicação está
comercializando cotas de patrocínio e participação da
Disney on Ice, que se apresentará no Rio de Janeiro entre os dias 30
de agosto e 9 de setembro. Quem quiser maiores informações pode
procurar a agência pelo telefone (21)3084-3171.
* LIBEROU GERAL? - Vocês já viram a promoção
do JB, cujo anúncio da F/Nazca diz: "Falamos a verdade doa a quem
doer. E damos um DVD assine a quem assinar." ? O que quer dizer "assine
a quem assinar"? Será que o JB vai me dar um DVD assine eu o veículo
que for?
* TERROR VIRTUAL - A praga do vírus Haptime - que se instala
no micro da gente simplesmente pela exibição na nossa tela do
e-mail infectado - está se espalhando como nunca vi antes. Esta semana
recebi três press-releases infectados com o vírus. E de assessorias
de imprensa sérias, que com certeza não fazem idéias
de que estão com seus micros afetados.
Como consegui finalmente limpar meu micro da infecção do Haptime
e agora configurei meus antivírus para checar meus e-mails antes que
eles sejam exibidos (muita gente nem sabe que isso é possível),
consegui me livrar a tempo da nova infecção, deletando as mensagens.
Mas imagino que muitos outros jornalistas por aí vão acabar
se contaminando e ajudando a espalhar o maldito entre amigos, colegas etc.
Segundo o que li sobre o VBS.Haptime.A@mm, no dia correspondente à
soma do número 13 com o mês corrente, ele destrói uma
enorme quantidade de arquivos do HD infectado, inutilizando o mesmo. Isso
significa que, quem não perceber logo que está contaminado,
no próximo dia 20 vai ter uma surpresa desagradável.
Quem quiser saber mais sobre o vírus, entre no Google (www.google.com)
e faça a pesquisa com o nome dele: VBS.Haptime.A@mm. Já há
vários textos explicando como ele age.
De verdade, caros leitores, protejam-se com urgência, atualizando seus
antivírus, fazendo uma varredura para checar se seus HDs estão
limpos e, a partir daí, configurando os antivírus para também
varrer os novos e-mails e páginas de Internet que forem abertas.
* PELAS ASAS DA VARIG - A cobertura do festival de Cannes realizada pela
Janela para o Monitor Mercantil e para o site Janela Publicitária teve
o inestimável apoio da Varig.
CARTAS
Do redator Fábio Seidl, da agência Script:
Grande Marcio.
Parabéns por ter aberto - de novo - a discussão sobre Rio-SP.
Primeiro ficamos, pela primeira vez em anos, sem um representante em Cannes
(e só a Janela chiou).
Agora, O CCSP não considerou bom o trabalho criativo das agencias do
Rio. Somos, ha pelo menos uma década (e a década a mais promissora
da propaganda brasileira) os maiores exportadores de talento criativo para
São Paulo.
Nos últimos anos. o Rio aumentou, e muito, o volume de investimentos
em publicidade no pais. Só o que não cresce é nosso prestígio.
Talento e cacife a gente tem. Acho que precisamos de mais Janelas.
Um grande abraço,
Fábio Seidl
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