Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 29/JUN/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Fox deve levar Grand Prix de Filmes



Criada pela agência Cliff Freeman and Partners, de Nova York, para o canal de esportes da rede americana Fox, uma das mais aplaudidas campanhas de Cannes deve ser confirmada neste sábado como a vencedora do Grand Prix do Festival. Em quatro comerciais, a campanha mostra a transmissão de esportes bizarros que aconteceriam na Turquia (mergulho na terra), na China (recepção de tronco), na Rússia (troca de tapas na mesa) e na Índia (luta vendada com porretes), narrados na língua de cada um desses países. No "pack-shot", finalmente o letreiro diz que naquele canal são mostradas apenas notícias esportivas da única região que interessa a você: a sua.

F/Nazca deve repetir histórico de Cannes
Agora que está confirmada a vitória da agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi como Agência do Ano do Festival de Cannes 2001, pela soma dos prêmios e finalistas conquistados, a organização do concurso -- independente dos inquestionáveis méritos da agência de Fábio Fernandes -- vai se ver na situação delicada de não só ter pelo quarto ano seguido uma brasileira levando o título (e sem ter ganho Leão de Ouro de Filme) como de ser a agência do mesmo grupo do presidente da premiação, Bob Isherwod, que preside a Saatchi australiana.
A mesma situação aconteceu quando a Lowe foi agência mais premiada no júri presidido por Frank Lowe, a DM9DDB duas vezes, nos júris de Keith Reinhardt (CEO da DDB) e de Nizan Guanaes (na época na DM9DDB) e a AlmapBBDO ano passado no júri de Marcelo Serpa, que também preside a agência. Haja coincidência!!

Brasil ainda salva 5 Leões
O rigor do júri de filmes, que não poupou críticas ao excesso de trabalhos fantasmas inscritos pelo Brasil, só permitiu que as agências brasileiras tivessem 5 trabalhos conquistando Leão, segundo as informações extra-oficiais que estão circulando na cidade. Pela lista que passa por aqui de mão em mão, o comercial "Beckham", da Almap BBDO para a Pepsi, terá levado Prata, ficando com Bronze o comercial "Beijo", da Leo Burnett para um descongestionante nasal da Procter & Gamble e mais três comerciais da F/Nazca: "Fábrica, para Skol; "Olhos", para SOS Mata Atlântica; e "Dor de Cabeça", para a joalheria Natan. A DM9DDB, a despeito dos 6 filmes no shortlist, não deve levar nenhum Leão. Definitivamente, a estratégia de "ano sabático" adotada pela agência, que não se inscreveu em 2000 para concentrar-se em 2001, foi um tremendo tiro na água. Outra que deve voltar ao Brasil tremendamente frustrada é a Giovanni FCB, que também fez um "ano sabático" nas premiações brasileiras, concentrando sua participação em prêmios aqui em Cannes e não conseguiu incluir um comercial sequer no shortlist do festival, tanto pelo escritório do Rio quanto de São Paulo.

Café com Croisette

Na manhã de sexta-feira, todo mundo -- como o casal Ilana e ArmandoStrozenberg, da Contemporânea -- acordou cedo para conseguir entrar no Grand Auditorium do Palais para ver as 6 horas do shortlist de filmes.

O canal Sony mais uma vez esteve presente na cobertura do festival, e César de Castro, aquela das "Últimas", entrevistou este colunista sobre as mudanças ocorridas nestes 9 anos seguidos que tenho vindo a Cannes.