Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Fox deve levar Grand Prix de Filmes
Criada pela agência Cliff Freeman and
Partners, de Nova York, para o canal de esportes da rede americana Fox, uma
das mais aplaudidas campanhas de Cannes deve ser confirmada neste sábado
como a vencedora do Grand Prix do Festival. Em quatro comerciais, a campanha
mostra a transmissão de esportes bizarros que aconteceriam na Turquia
(mergulho na terra), na China (recepção de tronco), na Rússia
(troca de tapas na mesa) e na Índia (luta vendada com porretes), narrados
na língua de cada um desses países. No "pack-shot", finalmente
o letreiro diz que naquele canal são mostradas apenas notícias
esportivas da única região que interessa a você: a sua.
F/Nazca deve repetir histórico de Cannes
Agora que está confirmada a vitória da agência
brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi como Agência do Ano do Festival
de Cannes 2001, pela soma dos prêmios e finalistas conquistados, a organização
do concurso -- independente dos inquestionáveis méritos da agência
de Fábio Fernandes -- vai se ver na situação delicada
de não só ter pelo quarto ano seguido uma brasileira levando
o título (e sem ter ganho Leão de Ouro de Filme) como de ser
a agência do mesmo grupo do presidente da premiação, Bob
Isherwod, que preside a Saatchi australiana.
A mesma situação aconteceu quando a Lowe foi agência mais
premiada no júri presidido por Frank Lowe, a DM9DDB duas vezes, nos
júris de Keith Reinhardt (CEO da DDB) e de Nizan Guanaes (na época
na DM9DDB) e a AlmapBBDO ano passado no júri de Marcelo Serpa, que
também preside a agência. Haja coincidência!!
Brasil ainda salva 5 Leões
O rigor do júri de filmes, que não poupou críticas ao
excesso de trabalhos fantasmas inscritos pelo Brasil, só permitiu que
as agências brasileiras tivessem 5 trabalhos conquistando Leão,
segundo as informações extra-oficiais que estão circulando
na cidade. Pela lista que passa por aqui de mão em mão, o comercial
"Beckham", da Almap BBDO para a Pepsi, terá levado Prata,
ficando com Bronze o comercial "Beijo", da Leo Burnett para um descongestionante
nasal da Procter & Gamble e mais três comerciais da F/Nazca: "Fábrica,
para Skol; "Olhos", para SOS Mata Atlântica; e "Dor de
Cabeça", para a joalheria Natan. A DM9DDB, a despeito dos 6 filmes
no shortlist, não deve levar nenhum Leão. Definitivamente,
a estratégia de "ano sabático" adotada pela agência,
que não se inscreveu em 2000 para concentrar-se em 2001, foi um tremendo
tiro na água. Outra que deve voltar ao Brasil tremendamente frustrada
é a Giovanni FCB, que também fez um "ano sabático"
nas premiações brasileiras, concentrando sua participação
em prêmios aqui em Cannes e não conseguiu incluir um comercial
sequer no shortlist do festival, tanto pelo escritório do Rio quanto
de São Paulo.
Café com Croisette |
Na manhã de sexta-feira, todo mundo -- como o casal Ilana e ArmandoStrozenberg,
da Contemporânea -- acordou cedo para conseguir entrar no Grand Auditorium
do Palais para ver as 6 horas do shortlist de filmes. |
O canal Sony mais uma vez esteve presente na cobertura
do festival, e César de Castro, aquela das "Últimas",
entrevistou este colunista sobre as mudanças ocorridas nestes 9 anos
seguidos que tenho vindo a Cannes. |
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