Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Fischer muda criação
no Rio e Arnaldo prepara novo rumo
Com a saída de Arnaldo Cardoso Pires da Fischer América, a agência
deve anunciar oficialmente no início da próxima semana o seu novo
organograma no Rio. Além do já confirmado retorno de Marcelo Gorodicht
ao comando da agência, a Fischer vai divulgar para clientes e imprensa
a vinda de Vitor Knijnik, o premiado criativo e sócio da Fischer América
Dez, de Porto Alegre, para a direção de criação
do seu escritório carioca.
Na última semana, deixaram a agência o supervisor de criação
Fábio Seidl e o diretor de atendimento Eduardo Forbes, que desde então
têm se reunido regularmente com Arnaldo Cardoso para a composição
de uma nova empresa, cujo formato o ex-diretor da Fischer garante ainda não
estar definido. "Tanto o Fábio quanto o Eduardo não são
apenas profissionais de publicidade, entendendo muito também de Internet
e marketing direto", explicou Pires, que está com seu escritório
temporariamente instalado no Centro Empresarial Mourisco. Para confirmar a sua
indefinição, ele informa que dois dos antigos clientes da sua
agência Cult, que foi absorvida pela Fischer, vão continuar com
esta agência: o CasaShopping e o Carioca Shopping.
Cardoso Pires nega também os boatos que circularam no mercado de que
estaria vinculado à Agência3, que há duas semanas foi anunciada
como uma das vencedoras da concorrência pela conta do Governo do Estado
do Rio. "Não tive nenhuma participação nesse processo.
O mérito foi integralmente deles", assegurou.
Coincidências
continuam agitando os criadores
Janela recebeu de um fotógrafo
carioca o pedido para tentar descobrir por que o catálogo atual da grife
Arezzo inclui a mesma foto (com o rosto da modelo cortado, no entanto) de uma
campanha internacional da grife americana Gap. O assunto está deixando
a comunidade dos fotógrafos publicitários brasileiros em polvorosa,
preocupados com direitos autorais. O catálogo da Arezzo tem o crédito
"Arte - (Giovanni Bianco) - Ana Basaglia e Fotos Still - Gabriela Bernd", nomes
que este colunista infelizmente desconhece.
Como a reprodução simplesmente poderia ser devido a compra dos
direitos à mesma foto, vamos abrir o assunto aos leitores. Quem souber
a verdade sobre o uso da foto no Brasil, por favor, conte pra gente.
Enquanto
isso, a 100% também protesta que seu anúncio para o Hotel Inter-Continental,
veiculado no ano passado em Veja e revistas de turismo e trade, "ganhou um irmão
que não é gêmeo mas é idêntico", assinado pela
agência de propaganda Ampla, de Pernambuco, para comemorar um prêmio
Abril. Esse nem precisa ninguém explicar. Foi ato falho da criação
da agência, mesmo.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ
-A Janela se abre para comemorar
o próximos aniversários do mercado:
25/05, sexta-feira: Sebastião Martins, Renata Habib (Supervisora
de Conta da Giovanni FCB), Guilherme Bara (Diretor de Arte da Millenn);
26/05, sábado: Arnaldo Rozencwaig (Redator), Ricardo Mattos (Redator
da Eco);
27/05, domingo: Marluce Balbino (Fotógrafa), Fernando Conde (Redator
da TV Globo - Div.propaganda);
28/05, segunda-feira: Laís Chamma (Diretora de Atendimento da W/brasil),
Mário Barreto (Diretor da Imagina), Patrícia Ebener;
29/05, terça-feira: Pedro Feyer (Diretor de Criação
da J.Walter Thompson), Érica Rabelo (Supervisora de Contas da DPZ), Patrícia
Gomes (Supervisora de Contas da V&S);
30/05, quarta-feira: Nei Leandro de Castro;
31/05, quinta-feira: Cândida Monteiro (Diretora de Criação
da Concreta), Edeson Coelho, Flávio Mello (Redator da Professa), João
Jacques (Diretor de Arte da Scope);
* OURO PURO - Vera Lopes, que conhece profundamente o mercado de ouro
como ex-gerente de desenvolvimento da conta da De Beers na Thompson, é
a nova diretora de marketing para a América do Sul da sul-africana AngloGold,
que atualmente é a maior produtora mundial de ouro. O objetivo da AngloGold
é fortalecer e rejuvenescer a imagem da jóia de ouro no mercado
sul-americano nos próximos 5 anos.
* FILHA PRÓDIGA - A McCann-Erickson Rio trouxe de São Paulo
Regina Nogueira, que já havia sido da agência e estava na Salles,
para assumir a Vice-Presidência de Atendimento do Grupo Coca-Cola.
* CARIOCAS NA ARCHIVE - A Comunicação Carioca é
destaque na última edição da revista Arquive. Cinco peças
da campanha criada para o cliente Hands, empresa que transmite dados para WAP,
foram publicadas entre os melhores anúncios do mundo. Com criação
de Fernando Valente e Alexandre Simas, a campanha mostra fotos do cotidiano
urbano onde alguns objetos - placas de trânsito, lixeiras, etc. - são
substituídos por símbolos de navegação na Internet.
A campanha foi fotografa digitalmente por Mauro Risch, que só no último
ano assinou 10 peças publicadas na Archive.
*
BOI DE LUXO - A Churrascaria Oásis está voltando à
mídia com campanha assinada pela Staff. As peças mostram produtos,
como bolsas, cintos e sapatos de luxo feitos de couro, com o título "
Por muito menos, você pode ter as partes mais nobres deste boi". A criação
é de Alexandre Abu e Bárbara Carauta, com direção
de criação de Marcello Noronha e fotos de Leonardo Vilela.
* PUBLICIDADE EDUCATIVA - Ricardo Gimenez, que estava cuidando da publicidade
dos programas "Meia Noite no 5", no canal a cabo 5, acaba de assumir a comercialização
da Rede Brasil/TVE.
* LINHAS CRUZADAS - Entrou no ar este último fim-de-semana a última
campanha de telefonia fixa criada pela Thompson Rio para a Brasil Telecom, que
a partir desta semana passa a ser responsabilidade exclusiva da Salles D’Arcy.
A Thompson, porém, continua com o cliente, através de sua área
de telefonia celular, a Tim.
* APRESENTE-SE - Terminam esta
sexta-feira, 25, as inscrições para o curso "Técnicas de
Apresentação", que o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro está
promovendo no próximo dia 30 com apresentação de Nicoletta
de Denaro. Serão apenas 10 vagas, já que o curso conta também
com exercícios práticos, corrigindo defeitos e traduzindo nervosismo
em energia positiva. O curso custa R$ 320,00 e as inscrições podem
ser feitas com Fátima Mendes, secretária do Grupo de Mídia,
pelo telefone 3342-0142.
|