Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Mercado carioca festeja
a criatividade na grande festa do 20º Colunistas-Rio
A última
quarta-feira consagrou a festa do Colunistas-Rio como a mais disputada do mercado
publicitário carioca. Pelo quarto ano consecutivo o evento bate a marca
das 800 pessoas, merecendo do presidente da Abracomp, Armando Ferrentini, o
reconhecimento de que o Colunistas Rio é a maior festa de todas as regionais
do concurso em todo o país.
A partir das 7 da noite, numa noite chuvosa que impediu o coquetel na piscina,
quase mil pessoas lotaram os corredores e salões do Hotel Inter-Continental,
se envolvendo com o tema "O Prêmio que marca você para sempre".
Todos os convidados, inclusive, foram literalmente marcados com tatuagens adesivas
com o logo do Prêmio Colunistas, uma das ações desenvolvidas
na festa que teve a organização da Dinâmica Promoções,
com um belíssimo desenho de produção da Indústria
Nacional Design. No ambiente, repleto de peças produzidas em plotters
e silks do Studio Alfa, havia estande para tatuagens de hena, skatistas faziam
performances pelo salão e o palco, inicialmente em branco, era gradativamente
colorido por grafiteiros, ao som de uma trilha de hip-hop criada pela Chorus
Estúdio.
No vigésimo ano de realização do Prêmio Colunistas
Rio, que teve como apresentadores este colunista e a modelo da Elite, Suzana
Queirós, a J.Walter Thompson recebeu o título de Agência
do Ano, cabendo a Caio César Valli, vice-presidente da Artplan e atual
presidente da Abap-Rio, o Grande Prêmio de Publicitário do Ano,
e a Ercílio Tranjan, diretor de criação da Propeg, o GP
de Profissional de Propaganda do Ano. Entre os prêmios de empresas, o
jornal Extra foi homenageado como o Veículo do Ano e a Telemar como o
Anunciante do Ano. Nos Grandes Prêmios de Melhor Desempenho, a Salles
D'Arcy levou o de Agência de Melhor Desempenho Criativo, a Conspiração
o Melhor Desempenho em Produção de Vídeo e a Prof.Pardal
o Melhor Desempenho em Produção de Áudio.
|
|
O presidente da J.W.Thompson, Álvaro Novaes, veio prestigiar a equipe
do Rio, que conquistou o título de Agência do Ano |
Visivelmente emocionado, Caio Valli mostra orgulhoso seu diploma de Publicitário
do Ano, entregue por Paulo Macedo. |
|
|
Este colunista ouve Ercílio Tranjan, em seu agradecimento pelas homenagens que recebeu como Profissional do Ano. |
George Moraes, diretor de marketing da Telemar, recebe de Jomar Pereira da
Silva o diploma de Anunciante do Ano de 2000/2001. |
|
|
Cecelo agarrou e não quis largar o diploma que a Prof.Pardal ganhou
pelo Melhor Desempenho em Produção de Áudio. |
Lula Franco curte seus momentos com o diploma de Melhor Desempenho em Produção
de Vídeo conquistado pela Conspiração.
|
|
|
A equipe do Extra subiu em peso ao palco para festejar o título de Veículo do Ano. |
Gustavo Bastos e a turma da sua 100% foram premiados no Colunistas 2001. |
|
|
Rodolfo Sampaio e Ricardo Ladvocat exibem os diplomas conquistados pela Salles. |
Criativos da VS festejam os diplomas que a agência conquistou no Colunistas 2001. |
DPZ, Doctor e Salles assinam os Grand Prix do Colunistas-Rio
|
Marcia Brito entrega o Grand Prix de Comercial do Ano para a DPZ |
Como em qualquer concurso revelado
de surpresa, a divulgação dos resultados dos Grandes Prêmios
do 20º Colunistas Rio não gerou unanimidade na platéia. Não
poderia ser diferente, no entanto, já que o público presente era
formado pelas diversas agências responsáveis pelos trabalhos concorrentes.
O filme "Asas", da Salles, provavelmente o mais aplaudido pelo público,
não levou o Comercial do Ano, mas foi consagrado Grand Prix como integrante
da Campanha do Ano, que também incluiu uma série de quatro anúncios
com o mesmo tema da sombra do avião sobre locações brasileiras.
Com direção de criação de Rodolfo Sampaio e Marcelo
Giannini, a campanha teve redação de Rodolfo e direção
de arte de Guilherme Jahara e Giannini. As fotos foram de Duda Carvalho, o filme
da Conspiração com direção de Breno Silveira e trilha
da YB. No atendimento, Cristiani Palhares e Vânia Carvalho, e na aprovação,
Frank Zehle.
O Comercial do Ano foi conferido à DPZ por seu filme "Click Up" para
a Triumph, que já havia ganho a premiação do Voto Popular.
A direção de criação foi de Fred Coutinho, com redação
de Suzanna Carlota e direção de arte de Ricardo Saint Clair. A
produção foi da Cine e o atendimento, na DPZ, de Flávia
Cerqueira. Quem aprovou foi Suzanne Hofmann.
A DPZ também venceu na categoria Peça de Mídia Exterior
do Ano, com a série de peças de Carnaval para o guaraná
Kuat. A criação foi de Fred Coutinho com direção
de arte de Luciana Gelli e Flavien Arker. No atendimento, Gabriela Ribeiro e
Gloria Domenech, e na aprovação, Karen Schwab e Cristina Adnet.
Como Peça de Mídia Impressa do Ano foi premiada a série
"Mãe Solteira / Presidiária", criada pela Doctor para a Duloren,
com redação de Marcos Silveira, direção de arte
de Fabiano Pinel e foto de Alexandre Salgado. O atendimento foi de Jeisa Araújo
e a aprovação de Roni Argalji e Denise Areal.
Jahara e Rodolfo levam Prêmio
Rogerio Steinberg
|
Como já é tradição na festa do Colunistas-Rio, os
vencedores do Rogerio Steinberg abriram o brinde final do evento com
champagne. |
O diretor de arte Guilherme Jahara
- atualmente na F/Nazca, em São Paulo - e o redator Rodolfo Sampaio,
também diretor de criação da Salles D'Arcy-Rio, foram os
criadores vencedores dos primeiros lugares do Prêmio Rogerio Steinberg
para os profissionais mais premiados no concurso. O resultado foi conhecido
na festa depois da revelação dos Grand Prix, que permitiram aos
trabalhos anteriormente premiados com Ouro passarem a valer os 10 pontos.
Entre os diretores de arte, o segundo lugar ficou com Marcelo Giannini, que
apesar de sediado agora em São Paulo como diretor nacional de criação
da Salles, continua criando para alguns clientes da Salles-Rio, como o shopping
Rio Sul. O ganhador do terceiro lugar foi Luciano "Animal" Gaberel,
da Artplan, que ano passado já havia ficado entre os 10 mais premiados
e este ano conseguiu subir ao podium.
A segunda posição entre os redatores foi de Ricardo Weitsman,
supervisor de criação da Artplan e dupla de Gaberel, cabendo ao
criador André Eppinghaus, diretor de criação da J.Walter
Thompson e presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro a
terceira posição.
MKTMIX
PARABÉNS PARA VOCÊ - A
Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
18/05, sexta-feira: Billy Davis (Diretor da Abracam), Manoel Martins (Diretor
de Operações da Logomark), Osmar Gonçalves (Diretor Comercial
da Rede Manchete), João Carlos Araújo (Diretor de Criação
da Fiore), Marisa Toste (Diretora de Atendimento da Propeg São Paulo),
Anamaria Araujo (Diretora da Aroldo Araujo);
19/05, sábado: Daruiz Paranhos (Diretor da TV Bandeirantes), Eduardo
Quentel, Hélio Morgado, Jomar Pereira da Silva, Paulo Gatti (Diretor
de Criação da Millenn), Alida Bhering (Diretora de Atendimento
da CaliaAssumpção);
20/05, domingo: Ana Lúcia Villas Boas;
21/05, segunda-feira: Mauro Lopes, Sandra Catharino (Gerente de Mídia
da McCann Erickson);
22/05, terça-feira: André Nassar (Diretor de Arte da Leo Burnett),
Paulo Roberto Lavrille (ex-diretor da Salles), Ronaldo Rangel (Diretor Geral
da DPZ-Rio);
23/05, quarta-feira: Carlos Luz (Vice-Presidente da Luz), Wallace Marques (Redator
da J.Walter Thompson), Selma Leal (Diretora de Mídia da J.Walter Thompson),
Alessandra Migani (Diretora de Arte da Ogilvy), Rodrigo Figueiredo (Diretor
de Criação da Millenn);
24/05, quinta-feira: Márcia Azevedo (Diretora de Operações
da Host), Luis Leitão (Diretor de Produção da CaradeCão);
* SORTUDO - O produtor Elzemar "Biafrão" de Oliveira,
que está agora na Produtores Associados, com Flávio Bastos, se
deu bem na festa do Colunistas. Ele foi sorteado com uma passagem Rio-Roma-Rio
pela Alitalia, um dos clientes da J.Walter Thompson que apoiaram o evento.
|