Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/ABR/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Thompson e Salles ganham Colunistas-Rio

Ercílio TranjanCaio ValliA J.Walter Thompson-Rio recebeu o título de Agência do Ano do 20º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, julgado no Carlton Rio Atlântica Hotel, enquanto a Salles-Rio, pela conquista de 16 prêmios, sendo 10 deles medalhas de ouro, levou o título de Melhor Desempenho Criativo do Ano. A escolha da Thompson baseou-se no notável desempenho empresarial da agência no último ano, quando pôde ampliar sua estrutura criativa e operacional a partir da conquista para o escritório do Rio de diversas contas significativas a nível nacional, entre as quais Bavária, Alitalia e Sorvetes Nestlé.
O júri, presidido por Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje) e integrado também por Armando Ferrentini (Editora Referência), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Nelson Vasconcelos (O Globo) e Paulo Macedo (Propaganda & Marketing-Rio), concedeu ainda o Grande Prêmio de Publicitário do Ano a Caio César Valli (foto à direita), como reconhecimento pelo seu trabalho na vice-presidência da agência Artplan e na presidência da ABP-Associação Brasileira de Propaganda. Ercílio Tranjan (foto à esquerda), diretor de criação da Propeg-Rio, cujo trabalho foi considerado fundamental para a destacada fase criativa que a agência está vivendo, recebeu do júri o título de Profissional de Propaganda do Ano.
O Anunciante do Ano do Rio de Janeiro, segundo o júri do Colunistas-Rio foi a Telemar, cuja reestruturação técnica e lançamento de inúmeros novos produtos têm podido se refletir na mídia através de trabalhos ousados e criativos das suas agências Propeg e F/Nazca. O título de Veículo do Ano foi para o jornal Extra, que, ao comemorar o seu terceiro aniversário, já tornou-se o líder no mercado carioca não apenas em circulação como em quantidade de leitores.
Com base na contagem das medalhas de Ouro, Prata e Bronze, que valem respectivamente 6, 4 e 2 pontos pelo regulamento do concurso, estas foram as cinco agências mais premiadas no 20º Colunistas Rio: Salles (16 prêmios / 78 pontos), Propeg (13 prêmios / 46 pontos), Artplan (13 prêmios / 42 pontos), Doctor (9 prêmios / 32 pontos) e Contemporânea (9 prêmios / 30 pontos). Os resultados completos do julgamento estão no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com

Recomeça a concorrência do Governo Garotinho

As cinco contas colocadas em licitação pelo Governo do Rio de Janeiro começaram a ser disputadas oficialmente esta terça-feira, quando representantes de 17 agências lotaram um dos auditórios do Palácio Guanabara para entregar os seus documentos e pastas de propostas de preço, além de propostas para uma ou mais das cinco campanhas pedidas: "Comunicação institucional do Governo", para a Área I (Desenvolvimento Institucional); "Desenvolvimento do Interior" para a Área II (Desenvolvimento Econômico); "Adote uma Escola" para a Área III (Desenvolvimento Humano); "A Nova Polícia" para a Área IV (Segurança, Justiça e Defesa Civil) e "Despoluição da Lagoa" para a Área V (Infra-Estrutura).
Das quase 30 agências que retiraram o edital, compareceram as empresas Agência3 (grupos I a V), ANC (grupos II, III e V), Artplan (I a V), Carioca (I a V), Doctor (II a V), DPZ (I a V), Fischer América (I a V), Giovanni FCB (I, II e III), Internad (I a V), J.Walter Thompson (I, II, IV e V), Newcomm Bates (I a V), Premium (I a V), Propeg (II, III e V), Publicis Norton (I a V), Rio Ka (IV e V), Salles (I a V) e V&S (I a V). Como em toda concorrência de governo, nesta também surgiu uma agência pouco conhecida: a ANC, cujo nome representa a sigla do seu diretor, o publicitário carioca Ademildo Nicolau da Costa.
Segundo informações da Comissão de Licitação, já na próxima segunda-feira, 23, será divulgada a lista das agências habilitadas, ou seja, cujos documentos tenham sido considerados válidos. Só então será confirmada a data de abertura das pastas de propostas. A verba prevista é de R$ 90 milhões a ser divididos igualmente entre as agências vencedoras, no período de um ano após a sua escolha.

Conspiração e Prof.Pardal vencem Produtoras do Ano

Kiko Fernandes, diretor da produtora da áudio Speedball, pode se gabar de ter o maior share-of-mind entre os criadores cariocas. Nada menos que três agências inscritas no Prêmio Colunistas Rio creditaram à Speedball trabalhos que haviam sido produzidos por outras produtoras, levando a que, no dia seguinte ao julgamento, baseada nas fichas de inscrição, a Janela divulgasse um ranking de produtoras incorreto. Com a grita das verdadeiras responsáveis, estas agências corrigiram as fichas técnicas junto à organização do Colunistas, que finalmente pôde verificar que o título de Melhor Desempenho em Produção de Áudio do concurso coube à Prof. Pardal, com 6 trabalhos premiados (1 Ouros, 3 pratas e 2 Bronzes) e 22 pontos. Em segundo lugar ficou a Mr. Vox (2 Ouros e 2 Bronzes), com 16 pontos, e em terceiro a Nova Onda também com 16 pontos, mas um ouro a menos (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze).
Na área de Vídeo, o Melhor Desempenho foi da produtora Conspiração, com 9 prêmios (5 Ouros, 2 pratas e 2 Bronzes) e 42 pontos. Em segundo veio a Atmosfera (2 pratas e 3 Bronzes) com 14 pontos e em terceiro a Yes (2 pratas e 2 Bronzes) com 12 pontos.

V&S contrata Marieta Severo para campanha da Technos

A V&S começa a colocar personalidades nos anúncios da publicados para a Technos nas revistas Caras, Veja e Claudia, como "homenagem aos brasileiros que sabem dar valor ao tempo e por isso usam os relógios Technos". A atriz Marieta Severo foi a primeira selecionada, em peça para o Dia das Mães. A criação foi de Álvaro Rodrigues e Luis Cláudio Salvestroni, com direção de criação de Paulo Castro. O atendimento da conta é de Edilson Leitão, com aprovação de Maria Esteia Silvestrin.

Semana de Criação escolhe estagiários

Seis estudantes de comunicação vão entrar no mercado publicitário a partir da próxima semana, como resultado do programa de estágio promovido pela ABP-Associação Brasileira de Propaganda durante a 15a Semana Internacional de Criação ocorrida no Rio. A partir de textos escritos sobre as palestras por 25 dos estudantes presentes, foram selecionados seis nomes: Carlos Henrique Fialho (ESPM), Diogo Manes Vieira (UFRJ), Frederico Amorim (UFRJ), Karin Cavalcanti (UFRJ), Marcela Chermont Costa (UFF) e Mauro Itida Ferrari (FACHA).
O diretor da ABP, Jairo Carneiro, vai definir, durante esta semana, as agências que receberão os futuros profissionais.

Abap promete IV Congresso de Propaganda para 2002

Depois de 24 anos da realização do III Congresso Brasileiro de Propaganda, a ABAP, através de seu presidente executivo, Flávio Corrêa, anunciou no Rio que pretende realizar, em março de 2002, o IV Congresso do setor, que tantas vezes já foi marcado e desmarcado. Aproveitando a oportunidade, este colunista imediatamente lançou um pleito à diretoria nacional da Abap e aos presidentes dos diversos capítulos regionais, presentes ao encontro, de que este IV Congresso seja realizado no Rio de Janeiro, o que já propiciou manifestações de apoio de diversas das lideranças presentes.
A reunião da diretoria da Abap nacional com o mercado carioca e com a imprensa especializada aconteceu durante o almoço de prestação de contas da entidade, quando foram também oficialmente apresentadas as candidaturas de Sérgio Amado para a presidência nacional da Abap e de Caio Valli para o capítulo carioca.

Salles é pentacampeã no Prêmio Abril do Rio

Pelo quarto ano consecutivo — e a quinta vez em seis anos, a Salles D'Arcy sai da festa carioca do Prêmio Abril de Publicidade com a Árvore do Grand Prix na mão. Desta vez, com uma campanha para a linha de serviços de seu cliente Varig, da mesma equipe de criação do Grand Prix do ano passado: Humberto Fernandes, Rodolfo Sampaio e Marcio Juniot.
Além desta campanha, a agência emplacou outros 4 dos 10 trabalhos premiados na noite: "500 Anos do Descobrimento", "Institucional" e "Sala Vip", também para a Varig; e "Primavera Verão" para o Shopping Rio Sul. Também foram premiadas as agências Contemporânea ("Dia dos Pais", para o Botafogo Praia Shopping; e "Preservação Ambiental", para a Vale do Rio Doce), Giovanni (duas campanhas para "Calçados Esportivos", da Nike) e Propeg ("DVI", para a Telemar).

Festa do Colunistas-Rio será em maio no Inter

Já está confirmada para o dia 16 de maio, no Hotel Intercontinental, a festa de entrega dos diplomas do 20° Prêmio Colunistas-Rio, quando também serão conhecidos os vencedores dos Grandes Prêmios de Campanha do Ano, Comercial do Ano, Peça de Mídia Impressa do Ano e Peça de Mídia Digital do Ano.
Após a decisão dos Grand Prix, a organização do Colunistas poderá conferir os pontos definitivos aos criadores dos trabalhos vencedores, para conhecer os ganhadores do Prêmio Rogério Steinberg, que tradicionalmente é entregue aos mais premiados criadores do Rio de Janeiro. Este ano, as fichas técnicas indicaram que foram premiados 66 redatores e 73 diretores de arte do mercado carioca. Entre eles, aqui estão, em ordem alfabética, os 10 mais premiados de cada categoria, e que estão na disputa do Rogério Steinberg:
Redatores: Adriano Matos, André Eppinghaus, Flávio Henrique Medeiros, Francisco Lucchini, João Bosco Franco, Kaká Alvarez, Marcos Silveira, Ricardo Jones, Ricardo Weitsman e Rodolfo Sampaio.
Diretores de Arte: André Havt, Bruno de Almeida, Cláudio "Lango" Rafael, Guilherme Jahara, Luciano "Animal" Gaberel, Marcello Noronha, Marcelo Giannini, Marcos Hosken, Rodrigo Rosman e Vicente Nolasco.

DPZ leva o primeiro voto popular do Colunistas-Rio

O comercial "Click-Up", da DPZ para a Triumph, foi o mais votado pelos cerca de 250 profissionais e estudantes que assistiram o rolo de filmes concorrentes ao 20° Colunistas Rio no início das seções da 15a Semana Internacional de Criação no Rio de Janeiro, realizada no auditório do jornal O Globo.
Esta foi a primeira vez que o concurso abriu a exibição dos seus trabalhos inscritos para a opinião popular, numa experiência aprovada tanto pelo público quanto pela organização do Colunistas, que já pretende ampliar a mostra, em 2002, também para as peças gráficas
Em segundo lugar, o público escolheu o comercial "Romerito", da Fischer América para o Ibeu, ficando como terceiro mais votado o trabalho "Ser Carioca", da Salles D'Arcy paia o Rio Sul. Estes três comerciais receberão seus diplomas, por terem vencido o voto popular, durante a festa do Colunistas-Rio.
 

MKTMIX


* PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
20/04, sexta-feira: João Carlos Olivieri (Diretor de Criação das Elan Garden), Maria "Dinha" Abraços (Supervisora de Contas da Doctor);
21/04, sábado: Carlos Paiva (Diretor da Zohar), Marcelo Amar ante (VP Operações da Scope), Marcelo Lages Bittencourt (Diretor de Criação da ED&A), Otto Pajunk (Diretor de Mídia da Artplan), Wesley Marine (Dir.Operações e Atendimento da JVA);
22/04, domingo: Márcia Aguiar (Gerente de Contas da Fischer América Rio);
23/04, segunda-feira: Alessandro Thomazini (Atendimento da Aquarela);
24/04, terça-feira: Paola Mirandola (Diretora de Arte da Promarket), Lilian June (Gerente de Mídia da Fischer América Rio);
25/04, quarta-feira: Ângelo Ferrari (Diretor da Agência 3); Roberto Torterolli
26/04, quinta-feira: José Antônio Blanco (Ex-Gerente da Thompson- Rio), Wanderlei Gonçalves (Dir.de Atendimento da Nova Onda), Karla Vilella (Assist.Planejamento de Mídia da Contemporânea);
* TROCA-TROCA - A TCW- Thompson Connect Worldwide, empresa de database e marketing da Grupo JWT, contratou no Rio Silvio Parisotto (ex-Vésper e Nextel) para o atendimento de mídia da conta Brasil Telecom, em cujo atendimento entra, como gerente, Alessandra Prado (ex-Contemporânea), além de Cláudia Motta como gerente de projetos sênior. // A Thompson Rio também está com novos profissionais. Na criação, Jacqueline Pedretti (ex-V&S, McCann e DPZ). Na mídia, Marco Antônio, ex-DPZ, como coordenador de mídia. E no atendimento, Luisa Mattos entra como supervisora da conta TIM- NET. // E na V&S, entra a diretora de arte Viviane Ferreira (ex-Mc-Cann) e o diretor de arte Marcos Carvalho(ex-Branco). E a estagiária de direção de arte Fernanda Izar (vinda do Clube do Futuro), também foi efetivada. // Na Agencia3, quem acaba de ser contratado é redator Nino Gânglio (ex-JVA), para fazer dupla com o diretor de arte Wesley Leme. // E a Sitral contratou Everton Moreira para a sua Gerência Comercial em São Paulo, cuidando de jornal e new media, além do atendimento a clientes. E no Rio entra a publicitária Claudia Mendes, para as áreas de Marketing Publicitário, Tráfego e Apoio Comercial.
* YOUNGS CARIOCAS - Adriano Santiago, redator da Comunicação Carioca, e Daniel Leitão, diretor de arte da Salles D'Arcy, são os Young Creatives cariocas, escolhidos entre 16 inscritos, pelo júri promovido na Academia de Filmes com apoio do CCRJ.
* ONDAS DO RÁDIO - Falando em Thompson, a agência anuncia a conquista da conta da Rádio CBN em concorrência, começando a trabalhar no próximo dia 1º. de maio.
* ANIMADINHOS - A Imagina Produções conta agora com o talento do diretor e animador Clewerson Saremba, que já havia participado de animações para programas da TV Globo. Como Diretor Associado, especializado em desenho animado, ele se junta ao também Diretor Associado Muti Randolph, a Mário Barreto e Bruno Vidigal.
* NA SALA ESCURA - A produtora carioca Twister foi quem elaborou os efeitos especiais do filme "Amores Possíveis", de Sandra Werneck. O filme tem nove cenas feitas através de técnicas de computação gráfica, imperceptíveis aos olhos menos treinados, mas impossíveis de realizar sem a ajuda dos computadores. É o segundo trabalho da Twister para o cinema nacional. No ano passado, o diretor Zelito Vianna também utilizou a produtora para "Villa Lobos - uma vida de paixão".
* ABRINDO AS ASAS - Kaká Alvares, da Rio Ka — agência revelada pelo Colunistas Rio do ano passado —, está exultante, porque a agência acaba de ser incluída no Festival 'Os Melhores do Rio' 2000/ 2001, do CCRJ.

CARTAS

De Suzana Ribeiro, da Pré-Texto Comunicações:

"Márcio, segue nota para esclarecer a posição do Nova América em relação à troca de agência:
A Doctor, agência que acaba de ganhar a conta do Shopping Nova América, já está se mobilizando para a campanha do Dia das Mães. O gerente de marketing, Filipe Gurjão, diz estar satisfeito com a proposta inusitada apresentada por Marcos Silveira. Ao contrário do que circula no mercado publicitário, ele esclarece que a Fischer América Rio não abriu mão da conta do Nova América, e sim o shopping resolveu investir numa agência que tivesse uma estrutura mais adequada às suas necessidades. Também participaram da concorrência as agências Tática e Calia Assumpção.
Atenciosamente, Suzana"