Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/MAR/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Caio Valli deixa ABP para ser candidato à Abap-Rio

Depois de duas gestões sucessivas à frente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda, o vice-presidente da agência Artplan, Caio César Valli (foto), deve ser o próximo presidente do capítulo carioca da Abap-Associação Brasileira de Agências de Publicidade, em eleição marcada para o próximo dia 30 de abril.
O prazo para inscrição de chapas encerra-se esta sexta-feira e, apesar de terem surgido nas últimas semanas outros nomes de possíveis candidatos — inclusive com a hipótese de uma re-candidatura do atual presidente, Arnaldo Cardoso Pires — apenas Caio Valli se manteve interessado em montar uma chapa. Na equipe do candidato já estão confirmados os nomes de Ricardo Ladvocat, diretor geral da Salles-Rio, como diretor-secretário, e Albano Alves Filho, diretor da Internad, como diretor-tesoureiro.
Para a eleição da Abap-Rio, Caio se desligará da ABP, que, por sua vez, terá as eleições para a sua nova diretoria realizada em julho próximo.

Calazans é empossado como presidente da Fenapro

Aías Lopes, presidente do Sindicato das Agências do Rio, e José Calazans, novo presidente da Fenapro, durante o coquetel de posse, em Brasília.
José Antônio Calazans, vice-presidente administrativo da agência carioca Contemporânea, foi empossado esta quarta-feira presidente, para o próximo triênio, da Fenapro-Federação Nacional das Agências de Propaganda, em jantar realizado no Buffet Porto Vittoria, em Brasília, com a presença dos representantes dos diversos sindicatos patronais que integram a federação. Calazans sucede a Antônio Freitas, presidente da agência Master, de cuja diretoria era vice-presidente. Em seus projetos está uma atuação mais forte do setor publicitário junto ao Congresso Nacional. (Este colunista viajou a Brasília a convite do Sindicato das Agências de Publicidade do Rio de Janeiro)

Semana de Criação terá anunciantes cariocas como debatedores

A edição carioca da Semana Internacional da Criação Publicitária, que acontece de 2 a 6 de abril próximo no auditório do Globo, terá uma atração extra: a participação, como debatedores, de destacados profissionais das áreas de marketing e comunicação dos principais anunciantes do Rio. Até o momento já estão confirmadas as participações de Fernando Mazarollo (Diretor de Marketing da Coca-Cola), George Moraes (Diretor de Marketing da Telemar), Marcello Giannubilo (Superintendente de Marketing da Unimed), Marcos Caetano (Diretor de Marketing do Lokau.com), Renato Schmeckel (Diretor de Internet do PontoFrio.com) e Polika Teixeira (Gerente de Publicidade da Telefônica Celular).
As inscrições para a Semana estão abertas no Rio na Dinâmica Promoções, pelo telefone (21) 537-8180.

Ad Hoc conquista Sportv que DPZ abriu mão

O diretor geral da Sportv, Guilherme Zattar, está comunicando a entrega da conta da emissora, líder do segmento esportivo em TV por assinatura, para a AdHoc, a agência inaugurada no Rio pelo grupo Young & Rubicam há dois meses, em substituição ao escritório da Y&R que funcionava neste mercado. A conta estava na DPZ-Rio, que divulgou ter aberto mão da conta das empresas ligadas ao grupo Roberto Marinho, como o Sportv e o Sistema Globo de Rádio.

Extra assume liderança e reajusta tabela

No momento em que comemora seu terceiro aniversário, o jornal Extra aproveita a liderança que assumiu do mercado carioca de jornais — tanto em circulação (média de 307 mil/dia em 2000) quanto em número de leitores (média de 4,5 por exemplar) — para mexer no produto, criando novos suplementos e reajustando o preço de sua publicidade.
Segundo seu diretor geral, Renato Maurício Prado (à direita na foto), no próximo dia 8 de abril, o jornal lança o suplemento Vida em Família, o correspondente popular ao tradicional caderno Jornal da Família do jornal O Globo, ao mesmo tempo em que começa a programar o lançamento de um caderno voltado para a informática aplicada ao dia-a-dia das classes B e C, target da publicação. Quanto à tabela de publicidade, informa o diretor do Infoglobo, Paulo Éboli (à esquerda na foto), ela será reajustada para ficar mais de acordo com o porte que o produto tem agora no mercado carioca. "Quando o Extra foi lançado, nossa tabela era de cerca de 25% do jornal O Dia. Agora devemos chegar a 85%", acrescentou.

JB comemora 110 anos e começa rearrumação

Impulsionado pela entrada no grupo do empresário Nélson Tanure, o Jornal do Brasil iniciou o processo de retomada do seu espaço no mercado editorial carioca. Aproveitando o fato de estar comemorando 110 anos, o jornal está programando uma festa para o mercado (inicialmente marcada para o próximo dia 9 de abril, mas adiada para se adequar à agenda de convidados de Brasília), quando divulgará todos os seus planos de reformulação.
Segundo o novo diretor-presidente do JB Comercial S/A, Jarbas Nogueira, a primeira grande mudança já será notada na edição do dia 8 próximo, quando o JB publica um caderno comemorativa do aniversário, e que marcará a entrada de Mário Sérgio Conti (ex-Veja) no comando sua da redação. Além disso, dentro das novidades da área comercial, também está a contratação de Mauro Bentes, que veio do concorrente O Globo.

Edeson Coelho deixa DPZ que passa para o comando de Rangel

Ronaldo Rangel é o novo diretor do escritório da DPZ Rio, acumulando o cargo com a direção geral de atendimento da agência. A decisão foi tomada pela diretoria da agência para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela DPZ-Rio, tranqüilizando funcionários e clientes, após o inesperado pedido de demissão de Edeson Coelho no final da última semana. Há doze anos na DPZ, e vinte e cinco no meio publicitário, Ronaldo Rangel já assessorava a direção geral da DPZ Rio em assuntos operacionais e administrativos da agência.

Campanha da Brasil Telecom homenageia cidades

A J.Walter Thompson-Rio colocou no ar esta semana uma nova campanha para a Brasil Telecom. Trata-se de uma homenagem às cidades onde a operadora atua, composta por um filme de 45 segundos e anúncios de meia página nos principais jornais destas cidades. O filme foi editado em duas versões – a idéia é veicular a primeira delas três dias antes do aniversário de cada cidade e a segunda versão no dia do aniversário.
O filme mostra uma seqüência de cenas de beijo com pessoas de todas as idades, entre crianças, jovens namorados e idosos. As imagens são apoiadas por uma trilha sonora instrumental e frases sobre o aniversário da cidade. O anúncio foi personalizado de acordo com cada cidade em que for veiculado. As primeiras a verem o novo comercial foram Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, que comemoraram seus aniversários nos dias 23, 26 e 29 de março, respectivamente. O filme será exibido somente nas capitais dos estados que integram a região de atuação da Brasil Telecom.

Jomar Pereira lança prêmio de cidadania.

O publicitário, jornalista e consultor de marketing, Jomar Pereira da Silva Roscoe, tradicional morador da Urca, está lançando o Prêmio "Grover Chapman" de Cidadania, uma iniciativa em memória a aquele cidadão que tanto amou aquele bairro e contribuiu para a qualidade de vida de seus moradores.
A premiação conta com o apoio da AMOUR-Associação de Moradores da Urca e tem por objetivo estimular e reconhecer as atitudes exemplares de cidadania dos moradores e autoridades. A seleção dos casos de cidadania se dará por indicação dos moradores, em qualquer momento, devendo ser encaminhados à AMOUR, que posteriormente os submeterá a um júri composto pelas diversas entidades e lideranças que atuam no bairro.

MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
30/03, sexta-feira: Acúrcio R.Oliveira (Diretor Presidente do Monitor Mercantil), Igor Broseghini, Ney Leandro de Castro, Andrea Borges Martins (Diretora de Arte da Elan Garden);
31/03, sábado: Gilda Antoniazzi (Gerente de Propaganda da TV Globo - Div.propaganda), João Daniel Tikhomiroff (Diretor da Jodaf), Oswaldo Gonçalves (Diretor de Operações da Braumar);
02/04, segunda-feira: Álvaro Resende (Presidente da RC), Andréa Marangoni (Executiva de Contas da Mix Marketing), Vitor Masset Borges (Diretor de Arte da Ronson), Marisa Gonçalves (Supervisora de Mídia da Tática);
03/04, terça-feira: Maria Amalia Machado (Supervisora de Mídia da Salles D’Arcy), Lúcia Matuschka (Diretora da Ml2 Design);
04/04, quarta-feira: Jean Pierre Resmond (Diretor de Operações da Harmonia), Jodele Larcher (Diretor da Innova), Sérgio Luis Montes (Diretor de Operações da Graphis), Josiane Feil (Assistente da Presidência da Ronson);
05/04, quinta-feira: Álvaro Ceciliano Filho (Diretor de Comunicações da Sindicato dos Publicitários), Amilcar Comette (Diretor de Novos Negócios da Roberto Bahiense);
* NOVA AGÊNCIA - Octávio Moreira Lima, que fundou a empresa de marketing direto Direto da Casa, associado à Casa da Criação, desligou-se do grupo para se associar agora à empresa de tecnologia Software Design e abrir uma nova agência, a Zilli Marketing Direto. O lançamento oficial da Zilli acontece no próximo dia 4 de abril, com um café da manhã acompanhado de uma série de palestras no RB1. Com o fechamento da Direto da Casa, os clientes da Casa da Criação na área de marketing direto passaram a ser atendidos pela Zilli.
* CUIDADO COM O BAHIA OTHON - Se o amigo leitor um dia precisar levar seu laptop para algum trabalho em Salvador, fuja do Bahia Othon Hotel ou prepare-se para muita dor de cabeça. O hotel conseguiu deixar ilhados — sem acesso à Internet por qualquer de seus ramais — a organização do Prêmio Colunistas e seus jurados, inclusive este colunista, que ainda teve que enfrentar a grosseria do atendente Eduardo em pleno horário de fechamento da coluna.