Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Caio Valli deixa ABP para ser candidato à Abap-Rio
Depois
de duas gestões sucessivas à frente da ABP-Associação
Brasileira de Propaganda, o vice-presidente da agência Artplan, Caio
César Valli (foto), deve ser o próximo presidente do capítulo
carioca da Abap-Associação Brasileira de Agências de Publicidade,
em eleição marcada para o próximo dia 30 de abril.
O prazo para inscrição de chapas encerra-se esta sexta-feira
e, apesar de terem surgido nas últimas semanas outros nomes de possíveis
candidatos — inclusive com a hipótese de uma re-candidatura do atual
presidente, Arnaldo Cardoso Pires — apenas Caio Valli se manteve interessado
em montar uma chapa. Na equipe do candidato já estão confirmados
os nomes de Ricardo Ladvocat, diretor geral da Salles-Rio, como diretor-secretário,
e Albano Alves Filho, diretor da Internad, como diretor-tesoureiro.
Para a eleição da Abap-Rio, Caio se desligará da ABP,
que, por sua vez, terá as eleições para a sua nova diretoria
realizada em julho próximo.
Calazans é empossado como presidente da Fenapro
|
Aías Lopes, presidente do Sindicato
das Agências do Rio, e José Calazans, novo presidente da
Fenapro, durante o coquetel de posse, em Brasília. |
José Antônio Calazans, vice-presidente administrativo
da agência carioca Contemporânea, foi empossado esta quarta-feira
presidente, para o próximo triênio, da Fenapro-Federação
Nacional das Agências de Propaganda, em jantar realizado no Buffet Porto
Vittoria, em Brasília, com a presença dos representantes dos
diversos sindicatos patronais que integram a federação. Calazans
sucede a Antônio Freitas, presidente da agência Master, de cuja
diretoria era vice-presidente. Em seus projetos está uma atuação
mais forte do setor publicitário junto ao Congresso Nacional. (Este
colunista viajou a Brasília a convite do Sindicato das Agências
de Publicidade do Rio de Janeiro)
Semana de Criação terá anunciantes cariocas
como debatedores
A edição carioca da Semana Internacional da Criação
Publicitária, que acontece de 2 a 6 de abril próximo no auditório
do Globo, terá uma atração extra: a participação,
como debatedores, de destacados profissionais das áreas de marketing
e comunicação dos principais anunciantes do Rio. Até
o momento já estão confirmadas as participações
de Fernando Mazarollo (Diretor de Marketing da Coca-Cola), George Moraes (Diretor
de Marketing da Telemar), Marcello Giannubilo (Superintendente de Marketing
da Unimed), Marcos Caetano (Diretor de Marketing do Lokau.com), Renato Schmeckel
(Diretor de Internet do PontoFrio.com) e Polika Teixeira (Gerente de Publicidade
da Telefônica Celular).
As inscrições para a Semana estão abertas no Rio na Dinâmica
Promoções, pelo telefone (21) 537-8180.
Ad Hoc conquista Sportv que DPZ abriu mão
O diretor geral da Sportv, Guilherme Zattar, está comunicando
a entrega da conta da emissora, líder do segmento esportivo em TV por
assinatura, para a AdHoc, a agência inaugurada no Rio pelo grupo Young
& Rubicam há dois meses, em substituição ao escritório
da Y&R que funcionava neste mercado. A conta estava na DPZ-Rio, que divulgou
ter aberto mão da conta das empresas ligadas ao grupo Roberto Marinho,
como o Sportv e o Sistema Globo de Rádio.
Extra assume liderança e reajusta tabela
No
momento em que comemora seu terceiro aniversário, o jornal Extra aproveita
a liderança que assumiu do mercado carioca de jornais — tanto em circulação
(média de 307 mil/dia em 2000) quanto em número de leitores
(média de 4,5 por exemplar) — para mexer no produto, criando novos
suplementos e reajustando o preço de sua publicidade.
Segundo seu diretor geral, Renato Maurício Prado (à direita
na foto), no próximo dia 8 de abril, o jornal lança o suplemento
Vida em Família, o correspondente popular ao tradicional caderno Jornal
da Família do jornal O Globo, ao mesmo tempo em que começa a
programar o lançamento de um caderno voltado para a informática
aplicada ao dia-a-dia das classes B e C, target da publicação.
Quanto à tabela de publicidade, informa o diretor do Infoglobo, Paulo
Éboli (à esquerda na foto), ela será reajustada para
ficar mais de acordo com o porte que o produto tem agora no mercado carioca.
"Quando o Extra foi lançado, nossa tabela era de cerca de 25% do jornal
O Dia. Agora devemos chegar a 85%", acrescentou.
JB comemora 110 anos e começa rearrumação
Impulsionado pela entrada no grupo do empresário Nélson
Tanure, o Jornal do Brasil iniciou o processo de retomada do seu espaço
no mercado editorial carioca. Aproveitando o fato de estar comemorando 110
anos, o jornal está programando uma festa para o mercado (inicialmente
marcada para o próximo dia 9 de abril, mas adiada para se adequar à
agenda de convidados de Brasília), quando divulgará todos os
seus planos de reformulação.
Segundo o novo diretor-presidente do JB Comercial S/A, Jarbas Nogueira, a
primeira grande mudança já será notada na edição
do dia 8 próximo, quando o JB publica um caderno comemorativa do aniversário,
e que marcará a entrada de Mário Sérgio Conti (ex-Veja)
no comando sua da redação. Além disso, dentro das novidades
da área comercial, também está a contratação
de Mauro Bentes, que veio do concorrente O Globo.
Edeson Coelho deixa DPZ que passa para o comando de Rangel
Ronaldo Rangel é o novo diretor do escritório
da DPZ Rio, acumulando o cargo com a direção geral de atendimento
da agência. A decisão foi tomada pela diretoria da agência
para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela DPZ-Rio, tranqüilizando
funcionários e clientes, após o inesperado pedido de demissão
de Edeson Coelho no final da última semana. Há doze anos na
DPZ, e vinte e cinco no meio publicitário, Ronaldo Rangel já
assessorava a direção geral da DPZ Rio em assuntos operacionais
e administrativos da agência.
Campanha da Brasil Telecom homenageia cidades
A J.Walter Thompson-Rio colocou no ar esta semana uma nova campanha
para a Brasil Telecom. Trata-se de uma homenagem às cidades onde a
operadora atua, composta por um filme de 45 segundos e anúncios de
meia página nos principais jornais destas cidades. O filme foi editado
em duas versões – a idéia é veicular a primeira delas
três dias antes do aniversário de cada cidade e a segunda versão
no dia do aniversário.
O filme mostra uma seqüência de cenas de beijo com pessoas de todas
as idades, entre crianças, jovens namorados e idosos. As imagens são
apoiadas por uma trilha sonora instrumental e frases sobre o aniversário
da cidade. O anúncio foi personalizado de acordo com cada cidade em
que for veiculado. As primeiras a verem o novo comercial foram Florianópolis,
Porto Alegre e Curitiba, que comemoraram seus aniversários nos dias
23, 26 e 29 de março, respectivamente. O filme será exibido
somente nas capitais dos estados que integram a região de atuação
da Brasil Telecom.
Jomar Pereira lança prêmio de cidadania.
O publicitário, jornalista e consultor de marketing,
Jomar Pereira da Silva Roscoe, tradicional morador da Urca, está lançando
o Prêmio "Grover Chapman" de Cidadania, uma iniciativa em memória
a aquele cidadão que tanto amou aquele bairro e contribuiu para a qualidade
de vida de seus moradores.
A premiação conta com o apoio da AMOUR-Associação
de Moradores da Urca e tem por objetivo estimular e reconhecer as atitudes
exemplares de cidadania dos moradores e autoridades. A seleção
dos casos de cidadania se dará por indicação dos moradores,
em qualquer momento, devendo ser encaminhados à AMOUR, que posteriormente
os submeterá a um júri composto pelas diversas entidades e lideranças
que atuam no bairro.
MKTMIX
* PARABÉNS PARA VOCÊ –
A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários do mercado:
30/03, sexta-feira: Acúrcio R.Oliveira (Diretor Presidente do
Monitor Mercantil), Igor Broseghini, Ney Leandro de Castro, Andrea Borges
Martins (Diretora de Arte da Elan Garden);
31/03, sábado: Gilda Antoniazzi (Gerente de Propaganda da TV
Globo - Div.propaganda), João Daniel Tikhomiroff (Diretor da Jodaf),
Oswaldo Gonçalves (Diretor de Operações da Braumar);
02/04, segunda-feira: Álvaro Resende (Presidente da RC), Andréa
Marangoni (Executiva de Contas da Mix Marketing), Vitor Masset Borges (Diretor
de Arte da Ronson), Marisa Gonçalves (Supervisora de Mídia da
Tática);
03/04, terça-feira: Maria Amalia Machado (Supervisora de Mídia
da Salles D’Arcy), Lúcia Matuschka (Diretora da Ml2 Design);
04/04, quarta-feira: Jean Pierre Resmond (Diretor de Operações
da Harmonia), Jodele Larcher (Diretor da Innova), Sérgio Luis Montes
(Diretor de Operações da Graphis), Josiane Feil (Assistente
da Presidência da Ronson);
05/04, quinta-feira: Álvaro Ceciliano Filho (Diretor de Comunicações
da Sindicato dos Publicitários), Amilcar Comette (Diretor de Novos
Negócios da Roberto Bahiense);
* NOVA AGÊNCIA - Octávio Moreira Lima, que fundou a empresa
de marketing direto Direto da Casa, associado à Casa da Criação,
desligou-se do grupo para se associar agora à empresa de tecnologia
Software Design e abrir uma nova agência, a Zilli Marketing Direto.
O lançamento oficial da Zilli acontece no próximo dia 4 de abril,
com um café da manhã acompanhado de uma série de palestras
no RB1. Com o fechamento da Direto da Casa, os clientes da Casa da Criação
na área de marketing direto passaram a ser atendidos pela Zilli.
* CUIDADO COM O BAHIA OTHON - Se o amigo leitor um dia precisar levar
seu laptop para algum trabalho em Salvador, fuja do Bahia Othon Hotel ou prepare-se
para muita dor de cabeça. O hotel conseguiu deixar ilhados — sem acesso
à Internet por qualquer de seus ramais — a organização
do Prêmio Colunistas e seus jurados, inclusive este colunista, que ainda
teve que enfrentar a grosseria do atendente Eduardo em pleno horário
de fechamento da coluna.
|