Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Governo Garotinho reabre
concorrência e reduz o número de suas agências
O Diário Oficial
do Estado do Rio reabriu a corrida pelas contas do Governo do Estado, reativando
a concorrência 02/2000/SEGAB que havia sido cancelada em 10 de agosto
de 2000 e previa a escolha de apenas 5 agências para atender o Governo.
No início deste ano, setores da área de comunicação
do Governo Garotinho chegaram a propor a abertura de uma nova licitação,
com 7 vencedores (o número de agências da primeira licitação
do Governo), mas a reativação da concorrência suspensa
acabou prevalecendo. Atualmente, atendem o Governo Garotinho as agências
Artplan, Fischer, Giovanni FCB, Internad, Ogilvy e V&S. A Cult, que estava
no grupo, foi adquirida no último ano pela Fischer.
Pelo edital, no próximo dia 17 de abril serão abertos os envelopes
de propostas, no qual as agências deverão apresentar sugestões
de campanhas com temas diferentes para cada uma das 5 áreas licitadas:
"Comunicação institucional do Governo", para a Área I
(Desenvolvimento Institucional); "Desenvolvimento do Interior" para a Área
II (Desenvolvimento Econômico); "Adote uma Escola" para a Área
III (Desenvolvimento Humano); "A Nova Polícia" para a Área IV
(Segurança, Justiça e Defesa Civil) e "Despoluição
da Lagoa" para a Área V (Infra-Estrutura). A verba prevista é
de R$ 90 milhões a ser divididos igualmente entre as agências
vencedoras, no período de um ano após a sua escolha.
Comissões
Este ano,
as cinco agências vencedoras não terão o mesmo problema
de redução de taxas que sofreram na primeira concorrência,
quando foram obrigadas a igualar a proposta da agência Premium, inferior
aos índices propostos pelo CENP. Pelo edital, os descontos máximos
que as agências poderão propor serão de 25% sobre os honorários
padrão de veiculação (chegando, portanto à taxa
de 15%) e de 50% sobre os honorários de produção, o que
levará esta taxa ao mínimo de 7,5%.
F/Nazca abre escritório no Rio para crescer na Telemar
Com cerca de 15 funcionários,
praticamente todos contratados no Rio, começa a funcionar em abril
o escritório carioca da F/Nazca Saatchi&Saatchi que amplia os investimentos
da agência neste mercado, onde ela apenas contava com a presença
do profissional de atendimento José Henrique Teixeira à frente
de um escritório virtual. Agora, serão 550m² decorados pelo
arquiteto Isay Wenfeld, no 19º andar da Praia do Flamengo 200, o mesmo prédio
onde já estão instaladas a Salles e a Contemporânea.
Segundo Ivan Marques, diretor da agência, como o escritório carioca
operará como uma extensão da F/Nazca em São Paulo, não
haverá uma gerência local. A estrutura estará baseada
em grupos semelhantes aos que existem na matriz da agência. Além
de José Henrique, já estão definidos como nomes da F/Nazca-Rio
as profissionais de atendimento Pérola Girotto e Heloísa Alqueres
e a mídia Lilian Oliveira. Fábio Fernandes, presidente da F/Nazca,
ainda está decidindo se terá profissionais de criação
no escritório do Rio logo na primeira fase da operação.
A F/Nazca atende no Rio as contas da Natan Jóias e uma parte da Telemar,
que responderam por cerca de R$ 39 milhões do faturamento da agência
em 2000. De acordo com Marques, inicialmente o escritório carioca não
tem como objetivo sair para a prospecção do mercado, e sim ampliar
a sua presença na conta da Telemar. Mas "se algum anunciante carioca
convidar a F/Nazca para uma apresentação", ele ressalva
com um sorriso, "a agência não vai se recusar".
CCRJ marca eleição
para agosto para completar mandato atual
O presidente do Clube
de Criação do Rio, André Eppinghaus, informou à
Janela que as eleições para a entidade vão acontecer
somente na semana de 13 a 17 de agosto. Apesar de os estatutos do CCRJ preverem
eleições em abril, André lembra que a última diretoria
abriu a sua sucessão apenas em agosto de 1999. Como o mandato é
de 2 anos, a diretoria atual considera que não deve encerrar agora
a sua gestão. "Em nosso planejamento para estes dois anos, consideramos
os próximos meses como os mais importantes", explicou Eppinghaus. Além
do Anuário, já noticiado pela Janela, o CCRJ pretende reassociar
os criativos e profissionalizar definitivamente a estrutura do CCRJ.
Candidaturas
Após a publicação da notícia
das candidaturas ao CCRJ na última edição da Janela,
surgiram novas conversações entre os criativos cariocas. Como
resultado, Ricardinho Weitsman desacelerou sua candidatura. "Fiquei muito
honrado por ter sido lembrado para o Clube de Criação do Rio,
mas infelizmente não sou candidato. Realmente alguns amigos citaram
o meu nome, mas não existe, de fato, uma chapa. E muito menos de oposição",
contou o criativo, prudentemente, à Janela.
Cannes define jurados
brasileiros apenas com nomes de São Paulo
O Rio de Janeiro só
estará no júri de Cannes deste ano indiretamente, já
que o jurado escolhido para a premiação de filmes, Silvio Matos,
radicado nos últimos anos em São Paulo, é carioca. Aliás,
esta é a segunda vez que Silvio integra um júri de Cannes (a
primeira vez foi no Press & Poster), um feito que, se não for inédito
no Brasil, com certeza não acontece com muita frequência no festival.
Os demais jurados foram divulgados esta tarde pelo jornal Estado de São
Paulo, representante de Cannes no Brasil: no júri de Press & Poster,
atuarão Adriana Cury (Colucci) e Júlio Andrey (Lowe Lintas),
enquanto no de CyberLions estará Fernando Alphen (F/Nazca) e no de
Media Lions Daniel Barbará (DPZ).
Nova América
entrega conta para Doctor
O Shopping Nova América,
conta que a Fischer América Rio teve que abrir mão por conflito
com a do Shopping Carioca, escolheu a agência Doctor como vencedora
da sua concorrência, da qual participaram também as agências
Staff e Tática.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA
VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários
do mercado:
23/03, sexta-feira: Carla Magessi (Executiva de Contas da McCann Erickson);
24/03, sábado: Paulo Fernando Vogel, Claudia Franklin (Diretora
de Contas da V&S);
25/03, domingo: Carlos Manga Jr. (Diretor de Comerciais), Cristiane
Dumont (Diretora de Contas da DPZ), Arthur Fonseca (Diretor de Arte da Agência3);
26/03, segunda-feira: Cristina Amorim (Diretora de Criação
da Giovanni FCB), Denise Gorga (Diretora de Mídia da V&S), José
Carlos Calvano (Gerente de Contas da Ronson), Gustavo Monteiro (Diretor de
Arte da Giovanni FCB);
27/03, terça-feira: Carlos "Russo" Di Célio (Diretor
de Arte da Propeg Rio), Suzana Leal (Diretora Administrativa da Casa da Criação),
Flávia Vianna (Executiva de Contas da J.Walter Thompson);
28/03, quarta-feira: Pedro Galvão (Diretor de Criação
da Galvão), Nilton Cacheado (Diretor de Locações da Caradecão);
29/03, quinta-feira: Antônio Luis Hamdan (Diretor da Studio H),
Suzana Cardoso (Diretora de Atendimento da Concreta);
* GRAND PRIX - Continuam abertas, no site do Prêmio Colunistas,
em www.colunistas.com (atenção: sem o "br"), as indicações
para os Grandes Prêmios do concurso. Pode participar qualquer profissional
do mercado, e os nomes das empresas mais indicadas serão levados para
os júris definiram as vencedoras deste ano.
* PIRATAS - O Flamengo colocou no ar uma campanha publicitária
em TV, criada pela agência Ogilvy, com o objetivo de combater a pirataria
e chamar os torcedores rubro-negros para se cadastrarem no banco de dados
do clube através do site oficial www.flamengo.com.br. A campanha, baseada
em um comercial de 30" produzido pela TV Zero com direção de
Eduardo Vaisman e Roberto Berliner, será exibida na TV Globo até
25 de março.
* LEÃO CIBERNÉTICO - Carla Hendra, presidenta do OgilvyOne
North America, de Nova York, foi escolhida como presidente do júri
de Cyber Lions, do 48th International Advertising Festival, o Festival de
Cannes Lions 2001, que acontece em Cannes, na França, de 18 a 23 de
junho próximo.
* MERCHANDISING - O Laboratório Canonne está investindo
US$ 1 milhão em merchandising para tornar as Pastilhas e Tabletes Valda
Classic e Diet ainda mais conhecidos do grande público. A empresa fechou
contrato com o programa Domingo Legal, apresentando por Gugu Liberato, no
SBT, no qual todos os domingos, até o final do mês de junho,
o apresentador mostrará os produtos da empresa durante um minuto.
* FESTIVAL NO MÉXICO - A ALAP-Associação Latino-Americana
de Publicidade está representando o Festival de Criatividade do México,
que acontece dia 17 de maio na Fazenda Los Morares, na capital mexicana, premiando
peças publicitárias divulgadas em espanhol ou inglês nas
áreas de Televisão, Revista, Jornal, Rádio e Marketing
Direto. O regulamento está no site do concurso em www.eagleawards.com.mx
mas as inscrições podem ser feitas, no Rio, até 5 de
maio, com Neuza Silveira, pelos telefones (21) 537-5354 e 9621-8925 ou pelo
e-mail neuzasilveira@bol.com.br.
|
Anúncio publicado na edição impressa. |
* DOSE DUPLA - Além de estarem concorrendo ao prêmio Multishow
de Música Brasileira com "Rubão - o dono do mundo" (da banda
Charlie Brown Jr.), Chico Abreia, Caio Abreia e Manitou Felipe dirigiram o
novo video clipe de Ivete Sangalo, "A Lua que eu te dei", segunda composição
de Herbert Vianna gravada pela cantora. A peça, que estreou no último
domingo, no Fantástico, entra agora na grade da MTV.
* PRÊMIO ABRIL - A Editora Abril marcou para o dia 29 de março
a festa da regional carioca do seu Prêmio Abril de Publicidade. Será
no Copacabana Palace, a partir das 19:00h.
* SALÃO EM PARIS - Gisela Campos, diretora de Atendimento da
Propeg Rio, embarcou para Paris a convite da Fundação Biblioteca
Nacional e do Departamento Nacional do Livro (DNL) para apresentar seu romance
"As Idéias Todas", no Salão do Livro daquela cidade. Este é
o segundo romance de Gisela, que também escreveu "Bill e a Máquina
do Tempo".
* VINTE ANOS - O jornal paulista Primeiramão, líder em
classificados no país, está comemorando 20 anos, contando agora
também com um site -- Primeiramão Web -- e um programa de TV.
O grupo fatura hoje R$ 15 milhões por ano, com 225 mil exemplares do
jornal por semana, em três edições.
* VIROU CLIENTE - Depois de comandar por 4 anos a DenisonBrasil — hoje
pertencente ao Grupo Ogilvy —, Raul Cruz Lima resolveu virar cliente. Ele
é agora o novo sócio e presidente da Conexão Médica,
uma rede de instituições médicas composta por hospitais
e profissionais da área, voltada para o intercâmbio e difusão
do conhecimento médico, através de aulas, cirurgias e discussões
transmitidas por satélite para todo o País, que, aliás,
era cliente da DenisonBrasil.
* ART DIRECTORS CLUB - De 22 de março a 11 de abril, a Panamericana
– Escola de Arte e Design (novo nome da Escola Panamericana de Arte) estará
promovendo, em São Paulo, uma mostra de trabalhos selecionados pelo
Art Directors Club de Nova Iorque em 2000. Estarão lá os 89
ganhadores das medalhas de ouro e prata e os 140 agraciados com Distinctive
Merit - incluindo os 25 selecionados entre estudantes. O Brasil obteve 13
prêmios, garantindo o sexto lugar entre os 50 países que enviaram
inscrições para o ADC. A entrada é gratuita e as exposição
fica aberta de segunda à sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados
das 9h às 13h, na Rua Groenlândia, 77.
* CONTA CABELUDA - A Wella, uma das maiores empresas de cosmética
capilar do mundo, deixou a Almap/BBDO, onde estava desde que a conta era atendida
pelo escritório da agência no Rio (que aliás, nem existe
mais), acaba de transferir sua conta para a Newcomm Bates.
* RETIFICAÇÃO - A FischerAmérica conta para a
Janela que, ao contrário do que foi informado à coluna na última
semana, não participou da concorrência da Mega. "Nossa atenção
está dirigida para outra empresa do setor", explicou Arnaldo Cardoso
Pires, diretor da agência.
|