Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Semana Internacional de Criação
vai movimentar o Rio em abril
Está definida a
programação da 15ª Semana Internacional de Criação
Publicitária, que acontece no Auditório do jornal O Globo, de
2 a 6 de abril próximo. Serão nove palestrantes internacionais
nos cinco dias do evento, que este ano terá palestras separadas para
estudantes (às 15:00h) e para profissionais (às 19:30h). Estes
serão os publicitários a se apresentarem:
Don Pogany (Diretor de Criação da DDB Chicago, USA):
Publicitário do Ano na Inglaterra em 1990, foi o criador da campanha
"Wassup?" para Budweiser, Grand Prix de Cannes em 2000.
Steve Simpson (Diretor de Criação da Goodby, Silverstein
& Partners, de São Francisco, USA): A agência, além
de atender clientes como HP-Hewlet-Packard, NBA e Porsche, foi responsável
pela premiadíssima campanha "Got Milk?", para o California Milk Processors
Board.
Walter Campbell e Sean Doyle (Criativos da Abbot Mead Vickers BBDO,
de Londres, Inglaterra):
Uma das mais premiadas agências inglesas, é internacionalmente
conhecida por suas campanhas para a cerveja Guinness.
Stephanie Edmonds e Richard Mellor (Gerente de Produção
e Diretor de Criação da HyperInteractive, de Londres, Inglaterra):
A HyperInteractive é considerada atualmente a segunda mais criativa
agência de New Media no mundo, pelo Advertising Age.
Paul de Gooijer (Diretor de Criação da Euro RSCG Interactive,
de Amsterdam, Holanda): professor de computação gráfica
e animação em 3D, além de especialista em projetos de
e-commerce.
Patrício Bonta (VP e Diretor de Criação para a
América Latina da J.Walter Thompson, de Buenos Aires, Argentina): Um
dos mais premiados criativos da Argentina e presidente da Associação
de Agências de Publicidade daquele país.
Edson Athayde (Presidente e Diretor de Criação da Edson,
FCB, de Lisboa, Portugal): Formado no Brasil, atua em Portugal desde 1992,
tendo se tornado o mais premiado criativo da história da publicidade
portuguesa. Por duas vezes, foi coordenador do marketing político do
Partido Socialista, elegendo em ambas o Primeiro Ministro de Portugal.
Outra novidade da Semana é a apresentação do rolo de
comerciais concorrentes ao 19º Prêmio Colunistas Rio, para votação
dos estudantes e dos profissionais inscritos. Os trabalhos mais votados terão
direito a diploma especial, entregue durante a festa do Colunistas, em maio.
A venda de ingressos para a 15ª Semana Internacional no Rio está sendo
realizada no Rio pela Dinâmica Promoções, através
do telefone (21) 537-8180, havendo ainda uma central de telemarketing para
o evento, disponível no telefone (21) 203-3344
ABP relança
programa de estágios para estudantes inscritos na Semana
A ABP-Associação
Brasileira de Propaganda vai relançar o seu programa de estágios,
desenvolvido pelo publicitário Jairo Carneiro, durante a 15ª Semana
Internacional de Criação, que acontece no Rio de 2 a 6 de abril
próximo. Pelo projeto, a mais antiga entidade da propaganda brasileira
passa a coordenar estágios para os estudantes de comunicação
que participarem dos dois maiores eventos do setor no Rio de Janeiro: a Semana
Internacional de Criação, no primeiro semestre, e o Festival
Internacional de Publicidade, o "Festival da ABP", no segundo semestre.
O programa de estágios deveria ter-se iniciado durante o último
Festival, mas foi suspenso para atender a solicitação do presidente
da Abap-Rio, Arnaldo Cardoso Pires, que afirmava estar lançando programa
semelhante. Como a Abap-Rio acabou não viabilizando o seu programa,
o presidente da ABP, Caio Valli, atendeu ao convite deste colunista de desengavetar
o projeto de Carneiro e se aliou à programação da 15ª
Semana Internacional de Criação para colocá-lo em prática
a partir deste semestre.
CCRJ tem
duas chapas antes mesmo de eleição ser lançada
Já estão
começando os preparativos para as eleições do Clube de
Criação do Rio de Janeiro, que estatutariamente deverá
fazer a escolha do sucessor do atual presidente, André Eppinghaus,
no próximo mês de abril. E mesmo antes de o clube oficializar
o início das disputas, duas candidatos já se apresentaram ao
mercado.
O candidato apoiado pela diretoria de Eppinghaus, da qual faz parte, será
Fernando Campos, redator da Giovanni FCB. Além dele, o supervisor de
criação da Artplan, Ricardo Weitsman, teve o seu nome indicado
por um grupo de criadores para liderar uma chapa de oposição,
e está em pleno processo de convocação de nomes para
a equipe.
Como se vê, a disputa este ano promete ser animada.
Anuário
Enquanto o processo de sucessão não é
lançado, o presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro,
André Eppinghaus, aproveita o final do mandato para anunciar que vai
lançar o Anuário com o resultado do seu Festival 2000, denominado
Melhor do Rio. O concurso, que premiou 110 trabalhos, de 17 agências,
volta a reunir seus 24 jurados para a indicação de cinco Grand
Prix, que só serão revelados na festa de lançamento do
Anuário, inicialmente marcada para o dia 31 de maio.
A produção do Anuário do CCRJ ficará a cargo da
Pancrom, patrocinadora exclusiva da publicação, e a direção
de arte ficará nas mãos de Alessandra Migani, da Ogilvy, e Carlos
"Russo" di Celio, da Propeg, que também é membro da atual Diretoria
do Clube.
As agências premiadas no Festival do Clube de Criação
do Rio de Janeiro tem até o dia 30 de março para enviar as peças
que irão ser exibidas no Anuário 2000.
Marcos Silveira
comemora recuperação da Doctor
O publicitário
Marcos Silveira, diretor da agência Doctor, está festejando a
nova fase de crescimento da agência, depois da perda do Banco Boavista
– comprado por outra instituição financeira – e da saída
do sócio Anthony Talbot. Diz ele que a Doctor, cujo faturamento em
2000 foi de R$ 16 milhões, espera fechar 2001 com números na
faixa de R$ 41 milhões.
Entre as razões apresentadas por Silveira estão a conquista
da conta da bandeira Mega Petróleo, entregue na última semana
após concorrência da qual também participaram Agência3 e Fischer América. O cliente tem 60 postos nos estados do Rio, Minas
e São Paulo, pretendendo chegar a 140 até o final deste ano.
Além disso, a agência também passou a atender a conta
das rádios do grupo O Dia, a destacar a da FM O Dia, uma das líderes
do mercado, junto com outras contas de menor porte como Memorial Jardim das
Acácias, Dartigny, Ele&Ela, Desfile, Pais&Filhos, Art Films/Marco
Aurélio Marcondes Produções.
Para acompanhar a retomada, a Doctor contratou, nas últimas semanas,
cerca de 12 profissionais. Entre eles, os redatores Romeu Loures (ex-Young)
e Marcelo Felício (ex-W/Brasil) e os diretores de arte Wilson Oliveira
(ex-RBA/RS), Cristiano Pin (ex-Fischer América) e Marco Martins (ex-Cult),
além de Isabela Arruda (ex-V&S) como Supervisora de Mídia.
Script muda
de sede e lança campanha para Iguatemi-Rio
O Shopping Iguatemi, do
Rio, está entrando na mídia impressa com a campanha "Metades",
criada pela Script Comunicação, com apoio de busdoors e banners
de Internet.
Para vender o conceito de variedade, a campanha mostra metades de produtos
diferentes que se juntam, assinando as peças com o slogan "Tudo que
você gosta". São quatro situações: cafezinho com
óculos, biquíni com sapato, cinto com relógio e pirulito
com pratos. Nos anúncios, cada metade vem com a lista de lojas do Iguatemi
onde você encontra aquele produto.
A campanha teve como redatora Aline Arantes e como diretor de arte Sérgio
Lobo, com direção de Criação de Ricardo Real.
O atendimento foi de Zara Bulgary e Carlos Lobo, com aprovação,
no cliente, de Márcio Araújo, Peter Klein e Rosele Sanchotene.
Novo endereço
Falando em Script, esta semana, a agência, que já tem 7 anos
no mercado, inaugurou sua nova sede no Shopping Downtown, na Barra (Av. das
Américas, 500-BL.06/grupo 220). Entre seus clientes principais estão
Taco, Grupo Lance!, Shopping Iguatemi, Wet'n Wild, Coca-Cola, IBM, Barra Grill,
Olimpo e Garden Hall.
OgilvyInteractive
une mídia à consultoria
|
Anúncio publicado na edição impressa. |
Alexandre Gibotti, ex-Hypermídia
e StarMedia, assumiu a diretoria de mídia da OgilvyInteractive, em
substituição a Cristina Rother. Com a mudança a agência
passa a operar a sua área de mídia interativa com a divisão
de consultoria.
A OgilvyInteractive, segundo Sandra Chemin, diretor regional para a Am‚rica
Latina, lidera o mercado brasileiro, com a compra de aproximadamente 15% do
mercado de mídia online no Brasil, com clientes como IBM, Unilever
e American Express.
Pela experiência da agência, a área de marketing digital
ainda se encontra em franca expansão na Am‚rica Latina. Enquanto aqui
a OgilvyInteractive registrou um crescimento de 498% em 2000, no mundo o crescimento
foi de 131% (em receita) com relação ao mesmo período
do ano passado.
MKTMIX
|
Anúncio publicado na edição impressa. |
* PARABÉNS PARA
VOCÊ – A Janela se abre para comemorar o próximos aniversários
do mercado:
16/03, sexta-feira: Eliana Gomes de Mattos (Diretora de Operações
da Elan Garden), Selma Cristina Athayde (Supervisora de Contas da Artplan);
17/03, sábado: Beto Macedo, Donald Jhin, Juan Vicente (Dir.Presidente
de Operações da JVA), Valter Hermann (Diretor de Atendimento
da Gco/Promag), Carlos Roberto Paiva (Diretor de Arte da Tática);
18/03, domingo: João Paulo Pereira (Diretor de Arte da DPZ),
Maria Luiza Barbosa, Sérgio do Rego Monteiro, Marco Ferreira (Redator
da McCann Erickson), Andreia Pacheco;
19/03, segunda-feira: Felipe Rodrigues (Redator da Contemporânea),
Francisco Barboza Jr. (Locutor), Alexandra Pilli (Gerente de Contas da Ronson);
20/03, terça-feira: Leonardo Laginestra (Diretor de Contas da
DPZ);
21/03, quarta-feira: Gustavo Bastos (Diretor de Criação
da 100%), Paulo Castro (Diretor de Criação da V&S), Eduardo
Pedreira (Dir.de Atendimento Grupo III da Giovanni FCB);
22/03, quinta-feira: Ângela Milet (Dir.Atendimento e Planejamento
da Contemporânea), Elóy Simões;
* FISCHER CONTRATA VIDIGAL - Ronaldo Vidigal Limeira assume na próxima
segunda feira a diretoria de mídia do escritório da Fischer
América no Rio de Janeiro. Ronaldo (ex-Giovanni FCB e Doctor) estava
na empresa de promoções Hartmann.
* RONSON NA FGV - Responsável pela comunicação
das divisões Management e EBAP da FGV, a Ronson passa a assinar também
as campanhas do IBRE-Instituto Brasileiro de Economia, responsável
por fornecer os indicadores econômicos para todo o país.
* MUDANÇAS - Jayme Portella é o novo atendimento da Intervalo
Produções, que deixou a Torre do Rio Sul para se instalar no
centro da cidade. O novo endereço da produtora é Rua da Assembléia,
10 salas 2914/15, com o telefone (21) 531-0141.
* FANTASMAS GANHAM PRAZO - Quem estava correndo para produzir seus
fantasmas para o Festival de Cannes pode relaxar um pouco. O festival prorrogou
para 30 de março a entrega das inscrições de filmes.
Para o Press & Poster ainda há mais tempo para criar coisas novas:
até 6 de abril.
* SEIS NA 100% - Gustavo Bastos, diretor da 100%, anuncia a conquista
de seis novas contas: Cosmiatrics, City Shoes, Miramar, K Editores, Biscoitos
Meia Lua e a revenda de automóveis Audi Korvette, o cliente que assina
o anúncio "Círculos", citado pela agência V&S como
o mais premiado da sua história.
|