Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Colunistas abre indicações para Grandes Prêmios
Este ano, o mercado publicitário poderá participar da
votação do Prêmio Colunistas, indicando aos júris das regionais da premiação quais
as suas empresas e profissionais preferidos para conquistar os Grandes Prêmios de
Agência do Ano, Publicitário do Ano, Profissional do Ano, Anunciante do Ano e Veículo
do Ano.
O site do prêmio, em www.colunistas.com, abriu
uma página especialmente para a votação pública, uma novidade nos 34 anos do concurso.
Antes de cada julgamento, os resultados da regional serão tabulados e os nomes mais
votados submetidos ao júri para a escolha final dos Grand Prix.
V&S fala em confiança na sua primeira campanha da Sendas
Pouco depois de estrear sua primeira campanha para o Bon
Marché, a V&S colocou no ar esta quinta-feira, 8 de março, a nova campanha da
Sendas, com cinco filmes veiculados nas redes Globo e SBT que abordam com humor
situações bem típicas do cotidiano, remetendo sempre ao tema "Confiar, eu confio
na Sendas".
Os temas dos filmes são: Quadro, Craque, Encanador, Páscoa e Dia das Mães. O filme
Quadro, por exemplo, mostra o homem da casa pregando um quadro na parede. Sua mulher
pergunta se ele tem certeza que ele não irá furar algum encanamento. E ele responde:
"Você não confia em mim?". E ouve a resposta: "Confiar, eu confio na
Sendas", enquanto fura exatamente no cano de água... A criação é de Lula Vieira,
Paulo Castro e Flavo Guerreiro sob a direção de Lula Vieira e Paulo Castro. O
atendimento é de Elsa Félix e Carla Baroncini. Já a produção é da TecCine com
direção de Felipe Jofly.
Internad conquista conta do BMG
A agência carioca Internad acaba de conquistar a conta do Banco
BMG, sediado no Rio de Janeiro. Hayle Gadelha, diretor de criação da agência, conta que
um fato interessante na conquista foi a proposta feita de uma pequena alteração na
marca, colocando o tracinho da letra G. "Na marca antiga (veja a ilustração), muita
gente lia BMC, e nós reforçamos a diferença entre uma letra e outra", conta
ele.
Ano começa cedo para Elan Garden
A Elan Garden não esperou o carnaval terminar para começar o
seu ano. Antes mesmo de março a agência conquistou 11 clientes, sendo 6 do ramo de
varejo de automóveis -- Cipan, Mavesa, Status, Rio Car, PST e Auto Criscar --, além da
empresa de turismo Electra, a de informática MCV iSEVEN e a maior incorporadora da
Região dos Lagos, Myriam Ribeiro Empreendimentos. E mais, a Dag Saboya, reconhecido
escritório de Leilões e o Site Investart.com ambos na área de antigüidades.
Wizard investiu R$ 500 mil em campanha de matrículas
O curso de idiomas Wizard encerrou esta semana sua campanha
nacional, criada pela Propeg Rio, com verba de R$ 500 mil. Aliada à estratégia de
promoção, em busca do aumento do número de matrículas nos cursos de inglês e
espanhol, a agência apostou também no conceito de reforço da marca, utilizando palavras
em inglês com a inicial W para ilustrar a campanha.
Veiculada nacionalmente em todos os meios de comunicação (emissoras de TV e rádio,
outdoors, busdoors, jornais e revistas), a campanha associa a letra W, da inicial do nome
do curso, a palavras em inglês de significado relevante, como: World (mundo), Way
(maneira), Wonderful (maravilhoso), Work (trabalho), Word (palavra) e Welcome (bem-vindo).
Sob o slogan "Aprender Inglês Rapidinho Começa Com W", a campanha buscou
divulgar os cursos de inglês espanhol e, ao mesmo tempo, fortalecer a marca institucional
Wizard.
Com direção de criação de Ercílio Tranjan, a campanha teve criação do diretor de
arte André Havt e do redator Francisco "Chiquinho" Lucchini, com fotos de Aderi
Costa e direção de filme de Mary Strockler, para a Academia de Filmes. O atendimento foi
de Ronaldo Conde, Gisela Campos e Cátia Antoniolli, com aprovação, no cliente, de
Carlos Wizard Martins.
JWT-Rio leva Brasil Telecom para mídia nacional
Começou a ser veiculada esta semana a primeira campanha
nacional da Brasil Telecom, que tem como objetivo divulgar a marca em todos os estados,
inclusive onde a empresa ainda não opera. Criada pela J. Walter Thompson Rio, a
campanha terá mais de 20 comerciais com duração de 10 segundos, que irão ao ar
diariamente (em sistema de rodízio) na Rede Globo, sempre no primeiro intervalo da novela
das 20h e do Jornal da Globo.
Os dois primeiros filmes a ser veiculados são Patins e Amarelinha. O primeiro mostra um
rapaz andando de patins num fundo infinito, quando de repente ele se apoia no
supergráfico da logomarca Brasil Telecom e dá um grande salto, fazendo uma alusão à
alta velocidade da empresa na transmissão de dados. Já o Amarelinha procura mostrar a
eficiência e abrangência dos serviços da Brasil Telecom através de uma menina
brincando num jogo de amarelinha que, visto do alto, faz parte do supergráfico da
logomarca.
A criação dos comerciais é de André Eppinghaus e Marcos Hosken e a direção de
criação de Bob Gueiros. Os filmes foram dirigidos por Paulo Vainer, para a Zohar. No
atendimento, atuaram Ricardo Bonani e Fernanda Cozac, com aprovação, pelo cliente, de
Bernardo Lorenzo-Fernandez e Flávia Castro.
Folia publicitária continua no Sábado das Campeãs
O Carnaval dos publicitários continuou na noite de
sábado no Sambódromo do Rio, com os camarotes lotados para o desfile das Escolas de
Samba campeãs do Grupo Especial. Mais uma vez a Janela estava presente para registrar.
|
|
Marcelo Giannubilo
comemorou seu aniversário e sua nomeação como superintendente de marketing da Unimed
Brasil ao lado da coordenadora de eventos da Unimed-Rio, Fátima Semedo, e seu marido
Henrique Hablitschek. |
O casal Cláudia e
Fernando Rivera, da filial peruana da TIM, acompanhou o desfile do Salgueiro de
perto, na companhia do presidente da Tim Net, Federico Pisani, e de Bianca Neves. |
|
|
A gerente de
marketing da Globo.com, Mariana Pizzarro, curtiu bastante sua primeira presença no
Sambódromo, acompanhada por seu namorado Bruno e pela anfitriã Priscila Franco. |
Para igualar nos
camarotes a beleza do desfile das campeãs, só mesmo a presença bonita e animada de
Cláudia Lobo, do Infoglobo, e Renata Costa, da Fininvest. |
|
|
O diretor financeiro
do Grupo Total, Antônio Calil, pode ter ficado sério pra foto, mas se divertiu bastante
ao visitar, com sua Maria Aparecida, o camarote da Dinâmica/Áquila, onde estavam o
diretor da Fischer São Paulo, Paulo Guersfeld, com a sua Lilian. |
Feliz com a
presença da Band transmitindo o desfile das campeãs, o superintendente comercial da
emissora, Daruiz Paranhos, comemorava a audiência com Paulo Azevedo, diretor da
Comunicação Carioca. |
Vale registrar que mais uma vez este colunista e
Marcelo Gorodicht desceram para a avenida, a convite da presidente da ala
"Publicitários e Afins", Lúcia Camilotti, para participar do desfile da
campeã Imperatriz Leopoldinense.
Como durante a semana a Janela foi muito procurada por publicitários interessados em
saber mais sobre a ala, ao final da festa, nos comprometemos com Lúcia que em 2002 a
Janela vai divulgar mais as atividades da ala, para que um número maior de publicitários
do que de "afins" participe do desfile da escola de Ramos.
Brahma muda perfil do seu camarote
Um dos assuntos deste carnaval, por quem esteve no Sambódromo, foi a
mudança na estratégia do Camarote da Brahma, que este ano, primeiro carnaval da Ambev,
gerou o maior número de comentários negativos que a coluna já registrou nos últimos
anos. Superlotado de pit-boys e aspirantes a ex-mulher de jogador de futebol (ou de cantor
de rock, como queiram) -- gente para quem a profusão de fotógrafos é mais importante
que o conforto e a existência de alguma decoração criativa --, o camarote pareceu
ser voltado única e exclusivamente para a geração de notícias na imprensa. Como agora
muitas outras empresas já têm seus camarotes, para quem não estava na de se exibir, o
Camarote da Brahma deixou de ser objeto de desejo.
MKTMIX
|
Anúncio publicado na edição impressa. |
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
09/03, sexta-feira: Lúcia Leme, Neuza Silveira (ALAP), André Norris (Diretor de
Arte da J.Walter Thompson);
10/03, sábado: Marcos Spinola Montenegro (Diretor do Ibope), Elaine Abrantes,
José Henrique (Diretor de Arte da Millenn), Daniela Croccia (Diretora de Mídia da V7);
11/03, domingo: Marcelo Guimarães (Diretor de Arte da Agência3);
12/03, segunda-feira: Andrea Lobato (Contemporânea), Carlos Eduardo Jardim, Denis
Soares (Diretor de RTVC da Publicis.Norton);
13/03, terça-feira: Marcelo Lobianco, Andréa Carrapito (Supervisora de Contas da
Fischer América Rio), Carlos Gusmão (Diretor de Arte da Doctor);
14/03, quarta-feira: Celso Japiassu (Diretor V.P. de Operações da
Publicis.Norton), Leonardo Arena (Diretor de Criação da Aquatro);
15/03, quinta-feira: Julieta Monteiro (Diretora de Contas da DPZ), Francisco Carlos
(Diretor de Arte da Carioca), Paulo Bessa (Produtor da Rádio Atividade);
* UPRIO CRIA SITE - A produtora carioca UpRio está programando para o próximo dia
15 de março a inauguração do seu site na Internet. O endereço é www.uprio.com.br.
* AGO TROCA DE AGÊNCIA - A conta da Ago, maior revenda Mercedes do Rio de Janeiro,
muda novamente de mãos, depois de deixar a V&S pela Carioca. A partir desta
terça-feira ela passa a ser atendida pela 100%, agência de Gustavo Bastos e Juan
Vicente.
* ESTÁCIO VAI ENSINAR MARKETING - A Universidade Estácio de Sá, do Rio de
Janeiro, inaugura no próximo dia 9 de março o seu Curso de Marketing, coordenado pelo
professor Claudio Holanda. A aula inaugural será dada por Lula Vieira, presidente de
criação da V&S, às 19:00h, no Auditório do Campus Tom Jobim, na Barra.
* FENAPRO EMPOSSA CALAZANS - Foi confirmada para o dia 28 de março, em Brasília,
a posse de José Calazans, VP da Contemporânea, como o novo presidente da Federação
Nacional dos Agências de Propaganda, a entidade que reúne os sindicatos patronais da
categoria no Brasil.
* ABAP RECEBE NO RIO - A Abap Brasil realiza no próximo dia 30 de março, no Hotel
Sofitel, Rio, uma Assembléia Geral Ordinária, quando deve ser lançado o processo
sucessório da entidade para a gestão que se inicia em abril, tanto no âmbito nacional
quanto nos capítulos regionais. O evento se encerra com almoço comemorativo oferecido
pelo presidente Valdir Siqueira, em nome da Diretoria Executiva, às agências associadas
e veículos de comunicação.
* ANDRÉ FICA - Após um dia de suspense e especulações, a Thompson-Rio confirmou
a permanência de André Eppinghaus em sua equipe. Mais que isso, André foi promovido a
diretor de criação da filial carioca, ocupando o cargo que era de Bob Gueiros, agora
vice-presidente de criação da JWT-Rio. André Eppinghaus é presidente do Clube de
Criação do RJ e havia recebido proposta da Fischer América Rio para ser diretor de
criação da agência.
* TROCA-TROCA - A baiana Paula Janot, que já esteve no Rio de Janeiro, está agora
em São Paulo como atendimento da AgênciaClick, especializada em Internet.
|