Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Prêmio Colunistas 2001 abre inscrições com muitas novidades
Com a responsabilidade de ser o Grande Prêmio da Publicidade
Brasileira mantendo uma média de 9500 peças inscritas por 250 agências de todo o
país nos últimos três anos , o Prêmio Colunistas está dando a largada para a
corrida por sua 34º premiação. Este ano, mais uma vez o concurso terá 9 regionais, com
a participação, como jurados, de cerca de 50 jornalistas especializados em marketing,
economia e comunicação dos principais veículos brasileiros.
A nova versão do Prêmio, que continua sob a coordenação nacional deste colunista, traz
diversas novidades em relação ao último ano. A principal delas é a criação do Grande
Prêmio de Desempenho Criativo para a agência que obtiver a maior pontuação em cada
regional do concurso. Como já é tradicional no Colunistas, o título de Agência do Ano
continuará sendo concedido à agência que, além do excelente desempenho de criação
tenha demonstrado boa performance de negócios ou realizado destacados investimentos
técnicos e profissionais. Enfim, a agência que, na opinião dos Colunistas e do mercado,
tenha "acontecido" no período julgado pelo concurso. No entanto, este ano, a
agência que no dia da festa de premiação, após a revelação dos Grandes Prêmios de
Trabalhos, tiver somado o maior número de pontos em medalhas conquistadas, receberá o
diploma por seu desempenho em criatividade.
Esta soma de pontos, aliás, valerá também para a escolha dos Grandes Prêmios de
Produção de Áudio e de Produção de Vídeo, entregues às produtoras locais mais
premiadas no concurso.
Na área técnica, a maior novidade é a incorporação da Internet como mídia, além de
TV, Rádio e Mídia Impressa. O Colunistas 2001 vai analisar banners de qualquer formato e
tecnologia, como direito a escolha do Grande Prêmio de Banner do Ano, como já ocorrem
com as demais áreas de julgamento.
Participação popular
Além disso, o Prêmio Colunistas começa a buscar o formato de
festival, abrindo-se à participação do público. As regionais do Paraná e Brasília
terão todas as peças impressas expostas à visitação popular, com direito a voto para
a concessão de diplomas especiais. No Colunistas Rio, os comerciais que concorrerem à
área de Televisão e Cinema serão exibidos durante a Semana Internacional de Criação,
também dando direito a voto para a escolha do preferido do público.
Outra modernização no regulamento foi a transformação da área "Outdoor" em
"Mídia Exterior", permitindo a inscrição de peças como busdoor, adesivos e
luminosos em pontos de mobiliário urbano. O critério de aceitação, já que este é um
prêmio de publicidade e não de materiais promocionais, será o de a peça ter tido
veiculação temporária, como ocorre nas demais mídias.
Para participar do Prêmio Colunistas 2001basta retirar o regulamento e o software de
inscrição (para Windows) no site da Abracomp, em www.colunistas.com. No Rio, maiores
informações podem ser obtidas com Priscila Franco, na Dinâmica Promoções, pelo
telefone (21) 537-8180.
Semana de Criação terá palestra do criador do sucesso "Whassup"
O diretor de criação da DDB Chicago, Don Pogany, um dos
criadores (com Bob Scarpelli), da campanha "Whassup", para Budweiser, que ganhou
o Grand Prix de filmes em Cannes no ano passado, acaba de ser confirmado como um dos
palestrantes da 15ª Semana Internacional da Criação Publicitária, que acontece no Rio,
São Paulo e Porto Alegre entre os próximos dias 2 e 6 de abril. Pogany será o convidado
trazido pela DM9DDB, uma das patrocinadoras do evento.
Além dela, estarão trazendo convidados as agências Talent, J.W.Thompson, Lowe Lintas e
Carillo,Pastore. Esta última trará George Gallate, Global Brand Manager da Intel e
Global Director da Euro RSCG International, criador especializado em mídia interativa,
enquanto a Thompson trará o criativo Patrício Bonta, presidente da agência na
Argentina.
A 15ª Semana Internacional de Criação será organizada no Rio pela Dinâmica
Promoções, com o apoio do jornal O Globo. Este ano, as palestras realizadas à noite
serão exclusivas para os profissionais de publicidade, enquanto os estudantes terão
palestras próprias realizadas à tarde. As inscrições para profissionais e estudantes
estarão abertas a partir do mês de março.
Abril expõe peças concorrentes ao seu prêmio de publicidade
De 12 a 16 de fevereiro, com entrada franca, a Editora Abril
estará realizando as exposições regionais do seu Prêmio Abril de Publicidade 2000. No
Rio, a exposição ficará aberta das 10h às 17:30h no Museu Histórico Nacional (Pça.
Marechal Âncora, s/n.º, Centro).
A agência responsável pela campanha vencedora de cada regional será premiada com
espaço publicitário de uma página nos cadernos regionais de VEJA e EXAME para anunciar
a vitória, além de prêmio em dinheiro para os criadores.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela
se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
09/02, sexta-feira: César Porto dos Reis (Diretor de Arte da Agência3);
10/02, sábado: Alcir Gomes Leite (VP de Operações da Dm9ddb), Francisco
A.Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia), Polika Teixeira (Gerente
de Publicidade da Telefônica Celular), Andréa Afonso (Gerente de Mídia da
Fischer América Rio), Juçara Carvalho (Mídia da Senior);
12/02, segunda-feira: Alexandre Uzeda (Diretor da Tec Cine), Alexandre
Monteiro (Diretor de Arte da Millenn);
13/02, terça-feira: Álvaro Esteves (Diretor de Planejamento da Giovanni
FCB);
14/02, quarta-feira: Ronald Assumpção (diretor da Calia Assumpção),
Carlos Araújo (Atendimento da ID&A), Rodrigo Romano (Diretor de Arte da
Professa);
15/02, quinta-feira: Paulo Lopes de Azevedo Filho (Diretor da Dilema),
Cristina Simões (Diretora de Produção da Tec Cine), José Christão (diretor
de merchandising da FischerAmerica-Rio);
* MARKETING DO CARNAVAL - A Ambev anunciou que a verba de marketing
para todas as suas marcas este ano será de R$ 330 milhões, que começam a ser
aplicados, como sempre, no Camarote da Brahma, ex-Camarote nº 1, na Sapucaí,
divulgando a marca que tem 22,7% de market share, segundo leitura ACNielsen
de dezembro. A cenografia já está sendo feita, com 2.500 m2 retratando as
principais praias do Rio de Janeiro. Uma das novidades deste ano, será a confecção
de uma onda de 25m de comprimento, imitando um túnel, que dará acesso aos
janelões que dão para o Sambódromo.
* W LEVA TALAVERA - O diretor de arte Javier Talavera, que já passou
por agências como FischerAmerica, Lowe Loducca, DM9 e Young & Rubicam,
deixa a DPZ como diretor de criação para, a partir de março, integrar a equipe
da W/Brasil como diretor de arte sob o comando de Ruy Lindenberg, diretor
de criação.
* SOM NA CAIXA - A produtora RádioAtividade é que assinou o primeiro
jingle, "Carnaval", da nova campanha da Sendas, agora sob a responsabilidade
da V&S.
* NA ATIVA DE NOVO - O diretor de arte Wilsinho Nóbrega já está com
destino definido, depois da saída da DPZ-Rio, onde ficou oito anos. Ele entra
para a Ad Hoc, contratado pelo diretor de criação André Pedroso.
* NOVA PRODUTORA - O Rio ganha uma nova produtora de comerciais em
março: a F4, uma associação de Francis Figueiredo, ex-Carioca e Made For TV,
com o empresário Fred Ferreira. Entre os diretores que já confirmaram que
trabalharão com a F4 estão Beto Macedo e Ricardo Guinsburg.
* ENDEREÇO TEMPORÁRIO - O produtor Sérgio Cardoso, ex-Mr.Magoo, começa
a operar o escritório carioca da Lux Filmes a partir da próxima semana, ocupando
provisoriamente a sala 622 do edifício Quartier Ipanema, à Rua Visconde de
Pirajá, 414. Enquanto monta o escritório definitivo da produtora, Sérgio vai
atender pelos telefones 3813-9268 e 523-7711.
CARTAS
De Marcio Mascarenhas
"Meu caro Marcio
Inicio agradecendo a hospedagem de meu Currículo em sua "Janela...". Esse foi o
diferencial positivo para minha contratação pela TYOCOI Comunicação e Marketing,
desde o último dia 29.
Em seguida, alerto nossos colegas publicitários cariocas para o "modus operandi
" que a Branco Comunicação Total , uma agência de São Paulo, com escritórios no
Downtown, Barra da Tijuca, vem adotando.
Compareci a um seminário sobre desenvolvimento social em Belo Horizonte no final do mês
de Janeiro, após acerto referentes a despesas de viagem que seriam pagas, em forma de
reembolso, pela Branco Comunicação Total.
Tento receber o mencionado reembolso até hoje, 07/02, sem sucesso. Não me retornam as
ligações, nem me pagam.
Faço esse alerta pois essa não é a forma que estamos acostumados a trabalhar aqui no
Rio de Janeiro. A confiança e o profissionalismo sempre adotado nas relações entre
pares aqui no Rio não pode ser deturpada por entidades estranhas ao nosso querido
balneário.
Um grande abraço, e... apareça.
Marcio Mascarenhas
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