Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Staff e UPgrade abrem mão de contas com comunicado para imprensa
Duas agências de propaganda brasileiras abriram mão de contas
esta semana comunicando o fato em seguida para a imprensa especializada. No Rio, a Staff
informou que havia acabado de abrir mão das revendas Citroën do Rio de Janeiro, porque,
segundo seu diretor Cahique Equi à Janela, "a conta não estava sendo mais
considerada comercialmente interessante para a agência". De acordo com comentários
ouvidos pela Janela no mercado, a Citroën vinha pressionando a Staff a abrir mão de
custos internos e comissões em desacordo com a atual legislação da propaganda e a
agência teria preferido liberar o cliente a encontrar outra agência que aceitasse estas
condições.
Em São Paulo, a mesma atitude foi tomada pela agência UPgrade, que informou ter aberto
mão da conta da Schering-Plough, vencida em concorrência em 1988. Na nota oficial, a
agência queixou-se de um fato cada vez mais corriqueiro no mercado. O cliente promete uma
verba na hora da concorrência mas na prática o valor prometido nunca aparece. Disse a
agência: "Dos trabalhos desenvolvidos para as marcas, apenas um teve veiculação na
mídia de massa, o de Coristina D, cujo resultado foi reconhecido e elogiado pelo cliente
e por seus distribuidores, que tinham em mãos pesquisas que comprovavam o sucesso da
comunicação criada pela agência. Entretanto, as perspectivas de negócios acenadas pelo
cliente na fase inicial da prestação de serviços não vinham sendo concretizadas.
Diante da impossibilidade de mudar os planos de comunicação para 2001, a UPgrade
resolveu deixar o cliente à vontade para procurar uma nova agência de
comunicação."
Ambev tira Antarctica da DM9DDB pela AlmapBBDO
A Ambev divulgou nota na sexta-feira informando que a conta da
cerveja Antarctica Pilsen, que estava na DM9DDB fica confirmada na AlmapBBDO, depois de
escolha que envolveu ainda Salles D'Arcy e F/Nazca.
No início da semana a Ambev havia informado à DM9DDB que estaria retirando a conta,
mantendo ainda com a DM9DDB, porém, a publicidade do Guaraná Antarctica. A empresa não
estaria satisfeita com os rumos da comunicação, que passou a utilizar fortemente o
pingüim como personagem (na ilustração, um dos últimos trabalhos da agência).
Ainda na quinta-feira, o Conselho da Ambev havia decidido que a nova agência seria
escolhida entre AlmapBBDO, Salles D'Arcy e W/Brasil. Todas as três já trabalharam para a
Antarctica e para a Brahma, empresas que estão hoje reunidas na Ambev. A AlmapBBDO cuida
de Pepsi (distribuída pela Brahma), a Salles DArcy fez a campanha de lançamento da
Ambev e a W/Brasil já foi responsável tanto pelas contas da cerveja quanto do guaraná
Antarctica.
Pedro Nonato assume operações na Doctor com protesto de
ex-sócio
O ex-diretor das agências Década e 100%, Pedro Nonato, assumiu
na quinta-feira o cargo de Diretor de Operações da agência Doctor, associado ao Diretor
de Criação Marcos Silveira, que vinha comandando sozinho a operação da agência desde
a saída do sócio Anthony Talbot para dirigir a área financeira da FischerAmerica-Rio.
No dia seguinte à entrade de Nonato, o ex-diretor da Doctor, Anthony Talbot, procurou a
Janela para informar que estaria encarregando seu advogado de impedir a entrada de Pedro
Nonato na Doctor antes da negociação de troca de ações. "Ainda tenho ações na
agência, que até agora não foram adquiridas pelo meu ex-sócio Marcos Silveira e
ninguém pode entrar na operação enquanto isto não for resolvido", afirmou Talbot.
Ele esclareceu também que não pretende levar este ato ao nível de uma ação judicial e
sim a um esclarecimento entre os advogados de ambas as partes. "Pedro Nonato é uma
pessoa que respeito e tem sido após o Marcos a principal pessoa que eu estava conversando
pra vender minhas cotas", adiantou Talbot, que no entanto reafirmou: "Não sabia
que ele começaria ontem na empresa. Só gostaria que a efetivação da entrada dele fosse
após a assinatura da venda das minhas cotas".
O diretor da FischerAmerica, que continua acompanhando a administração da Doctor já que
ainda mantém sua participação acionária, garante que "a empresa, contrariamente
ao que tenho escutado por aí, está muito bem e as contas estão em dia". No atual
estágio das negociações, as ações de Talbot serão adquiridas integralmente por
Marcos Silveira e não por Pedro Nonato.
Dentro das mudanças da Doctor, estava sendo negociada também a volta para a agência do
publicitário Ronaldo Vidigal Limeira, que nos últimos meses se associara à empresa de
promoções Hartmann. O retorno de Ronaldo chegou a ser dado como certo pelo mercado, mas
o mesmo garantiu à Janela que as negociações não estão definidas.
Perda do Extra leva JVA a enxugar e Gustavo Bastos assume
criação
Com a decisão do supermercado Extra de entregar a conta
nacional para a Ogilvy e deixar de ser atendido pelas agências regionais, a agência JVA,
que cuidava do cliente no Rio, está fazendo ajustes na sua estrutura. Até março, quando
se encerram os 60 dias do prazo legal para a saída da conta, a empresa deverá ter
dispensado cerca de 9 funcionários.
Esta semana, deixou a agência o diretor de criação Delano D'Ávila. O cargo será
assumido por Gustavo Bastos, que também continuará respondendo pela criação da 100%, a
outra agência de Juan Vicente. Para agilizar o processo, a 100% deixa as suas salas no
4º andar do prédio para se concentrar no mesmo andar em que funciona a JVA.
Carioca
pega carona no Rock in Rio para Sinaf
Aproveitando como oportunidade o Rock in Rio, a
agência Comunicação Carioca criou um outdoor para a empresa de assistência
funerária Sinaf que já está em cartaz nas ruas do Rio com um enorme sucesso.
A peça simula um outdoor do festival de Rock. Só que, na versão irreverente,
o cartaz diz "Eu Fui" e abaixo, o slogan: "para um mundo melhor".
As tipologias, a diagramação e as cores simulam o outdoor do Rock in Rio.
A sátira envolveu cinco criadores: os redatores Adriano Matos, Edberto Dutra
e Luiz Astorga e os diretores de arte Bruno Almeida e Fabiana Floret. A direção
de criação foi de Silvio Lachtermacher e Sérgio de Paula.
JWT-Rio coloca Dálmatas em campanha da Telecom
Depois do sucesso dos personagens do desenho Pokémon nos
cartões telefônicos da Brasil Telecom, a JWT-Rio está lançando uma nova campanha para
a empresa, que desta vez usa os cachorrinhos do filme 102 Dálmatas. A segunda
coleção da série Ligmania, que tem o público infantil como alvo principal, vai ao ar a
partir do próximo domingo, 4 de fevereiro, com o filme "Paquera", que será
veiculado em Santa Catarina, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso
do Sul, Acre, Rio Grande do Sul, Rondônia e Paraná.
O filme mostra uma menina passeando com um cachorrinho poodle num parque, até que
um menino pede o número do telefone do cachorro. A menina não lhe dá atenção e ele
grita que seu cachorro tem telefone. Ela, então, fica interessada e o garoto mostra os
cartões com os cachorrinhos do filme 102 Dálmatas.
Além do filme, a campanha conta com material promocional para os pontos de venda, como
cartazes, móbiles e porta-cartões gigante. São 50 modelos de cartão para colecionar. A
campanha leva a assinatura de Raul Fernandes e Wallace Marques. A produtora do comercial
foi a Dueto filmes, com direção de Gustavo Leme e trilha sonora de Jamute. A criação
foi de Wallace Marques / Raul Fernandes, com atendimento de Ricardo Bonani e Fernanda
Cozac.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários
do mercado:
02/02, sexta-feira: Eduardo Regal;
03/02, sábado: Mônica Siqueira (Produtora da Zohar);
04/02, domingo: Helena Lopes (Diretora de Criação da Tática), Théo de Castro
Drummond (Diretor da Agência3), Adriana Souza (Supervisora de Contas da V&S),
Marcilius Silveira (Diretor de Arte da Doctor), Henrique Boechat (Diretor de Produção da
V7);
05/02, segunda-feira: Paulo Lomba, Sérgio Amado (Diretor Presidente da Ogilvy),
Marylena Rosetti (Diretora de Mídia da McCann Erickson);
06/02, terça-feira: Antônio Mario, Fernanda Mendonça (Assistente de Marketing da
IBM), Inês Barbosa da Silva (Diretora de Comerciais), Marcelo Giannini (Diretor de
Criação da Salles DArcy), Márcio Juniot (Redator da Salles DArcy);
07/02, quarta-feira: Heliane Antonello;
08/02, quinta-feira: Antônio Servolo;
* NOVA PRODUTORA - O Rio ganha uma nova produtora de comerciais em março: a F4,
uma associação de Francis Figueiredo, ex-Carioca e Made For TV, com o empresário Fred
Ferreira. Entre os diretores que já confirmaram que trabalharão com a F4 estão Beto
Macedo e Ricardo Guinsburg.
* ENDEREÇO TEMPORÁRIO - O produtor Sérgio Cardoso, ex-Mr.Magoo, começa a operar
o escritório carioca da Lux Filmes a partir da próxima semana, ocupando provisoriamente
a sala 622 do edifício Quartier Ipanema, à Rua Visconde de Pirajá, 414. Enquanto monta
o escritório definitivo da produtora, Sérgio vai atender pelos telefones 3813-9268 e
523-7711.
* ZAGARI MARCA POSSE - O superintendente comercial do SBT, Walter Zagari, próximo
presidente da ABMN-Associação Brasileira de Marketing de Negócios, já marcou sua posse
para o próximo 8 de março, no Rio de Janeiro. A diretoria da entidade passa a funcionar
tendo como vice-presidentes paulistas e cariocas: Daniel Barbará (DPZ), Fernando
Mazzarolo (Coca-Cola), José Carlos de Salles Gomes Neto (M&M), Júlio César Casares
(SBT), Mauro Multedo (Telemar), Patrícia Kubotta (Lojas Americanas) e Ricardo Vieira
(Petrobras).
* BOMBONS PELA INTERNET - Para lançar os Bombons de Frutas da Garoto, a POP COM -
agência de comunicação interativa da Prax holding - preparou uma ação diferenciada na
Internet. A partir de amanhã, todas as pessoas que comprarem flores pelo iG Flores
poderão enviar junto com as flores uma caixa dos novos Bombons de Frutas da Garoto
inteiramente grátis. Para divulgar a promoção, começa a ser veiculada no iG uma
campanha de banners e um hot site criados pela POP COM.
* SILVIO CONTRATA - Silvio Matos, na sua segunda semana como presidente e diretor
de criação da Newcomm Comunicação - agência de propaganda do Grupo NewcommBates -
anuncia as contratações de Aaron Sutton e Sérgio Gordilho, vindo ambos da criação da
DM9DDB. "A principal meta para os próximos três anos é alcançar para a Newcomm
Comunicação o status de uma das agências mais criativas e inovadoras do País",
diz a comunicação oficial da agência, repetindo a promessa feita por Sílvio quando foi
contratado pela Giovanni FCB. É deles o Grand Prix da edição 2000 do Prêmio Abril, com
a campanha "Placas", da Cia. Marítima.
|