Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/JAN/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABP define vencedores do Prêmio Comunicação 2001
A Diretoria e os conselheiros da ABP- Associação Brasileira de Propaganda acabam de escolher o publicitário Petrônio Corrêa como Personalidade do Ano do seu Prêmio Comunicação 2000. Petrônio foi o responsável pela implantação do CENP, órgão que desde 2000 está regulamentando a atividade publicidade.
Nas outras categorias, o SBT- Sistema Brasileiro de Televisão ficou como o Veículo do Ano, América On Line como Anunciante do Ano e Almap/BBDO como a agência do Ano. João Carlos Saad, da Rede Bandeirante de Televisão, e Francisco Mesquita Neto, do Estado de São Paulo, vão receber homenagem especial.
O Prêmio Comunicação, em sua 22º edição, vai ser entregue no dia 4 de Abril de 2001, durante um almoço no Hotel Sofitel Rio Palace, na Av. Atlântica, 4.240 em Copacabana.

Artplan confirma conta promocional da AOL
Chico Abreia, Mauro Schnaidman e Caio ValliCaio Valli, vice-presidente da Artplan, confirmou esta quinta-feira para a Janela que a Artplan continuará com a conta promocional da AmericaOnline mesmo após o término do Rock in Rio 3, patrocinado por aquela empresa. "Temos um contrato de dois anos", adiantou Caio, informando que a agência já está trabalhando em novos projetos para ser lançados até o final de fevereiro.
Na foto, tirada por este colunista no Camarote Vip da Artplan/AOL no RIR3, comemoram o sucesso do evento Chico Abreia, V.P. de criação da Artplan, Mauro Schnaidman, diretor de marketing da AOL, e Caio Valli.

McCann nega uso indevido de foto para Coca-Cola
O diretor de criação da McCann-Rio, Luiz Nogueira, responsável pelas campanhas da Coca-Cola, considera que a modelo da agência Mega, Ana Paula Portugal - que tem aparecido na imprensa acusando a empresa de ter utilizado a sua foto indevidamente - está apenas tentando se promover às custas do nome da Coca.
Diz Nogueira que a McCann tem em mãos o contrato da verdadeira modelo utilizada, Fernanda Brandão, da agência Merlin, que foi fotografada em 20 de outubro, no estúdio do fotógrafo paulista Thomas Susemihl. O diretor da McCann informa que o teste de modelo para a campanha foi feito em 17 de outubro de 2000, o que torna a queixa da modelo ainda mais absurda. "Em dezembro, quando Ana Paula Portugal alega ter feito seu teste, a campanha já estava inclusive produzida", diz ele.
O valor da ação indenizatória movida por Ana Paula exige R$ 500,00 por cada cartaz em bares e botequins; R$ 1.000,00 por cada foto em ponto de ônibus; R$ 500.000,00 por danos morais e R$ 400.000,00 pelo cartaz de 800m2 que está no prédio da Coca-Cola, na Praia de Botafogo.

Staff vence concorrência pela conta da W-Aura
A empresa de tecnologia wireless W-Aura, que tem a participação do Grupo Opportunity e da TIW, do Canadá, escolheu a Staff como sua agência de publicidade, numa concorrência em que estavam ainda a Ogilvy e a Carioca. A conta deixou a Thompson-Rio por conflito com uma conta da recém-comprada agência Master, do Paraná. O valor declarado pelo cliente para a conta é de R$ 1,7 milhão. O lançamento da campanha será em março, nas principais revistas nacionais.

Ogilvy confirma conta nacional do Extra
A Ogilvy foi a agência vencedora da concorrência pela conta dos supermercados Extra, disputada com a Thompson, Registrada e Touché.
Com isso, o escritório carioca da agência, dirigido por Luiz Vieira, passará a ser responsável pelo atendimento regional do Extra, conta que vinha sendo cuidado pela JVA, dentro da parceria feita com a agência que respondia pela conta, a Logullo.

iBest 2001 divulga finalistas de seus prêmios publicitários
O iBest está divulgando os votos de para o seu TOP10 das categorias Design e Agências/Produtoras da edição 2001. Os sites foram eleitos por especialistas que compõem o Comitê iBest e por cerca de 350 mil internautas, que votaram espontaneamente e participaram da etapa de classificação.
Na briga pela liderança do prêmio iBest na categoria Agências e Produtoras estão A Estação da Propaganda (www.dpto.com.br), Age (www.age.com.br), Bolt Interativa (www.bolt.com.br), DPZ (www.dpz.com.br), EXPLICITA.COM (www.explicita.com.br), F/Nazca (www.fnazca.com.br), FarolDigital (www.faroldigital.com), Full Jazz (www.fulljazz.com.br), W/on (www.wbrasil.com.br) e Thunder House (www.thunderhouse.com.br).
Na categoria Design, serão julgados os sites que contém a melhor estética visual, arquitetura da informação, adequação à mídia Web, criatividade, entre outros quesitos. São finalistas os sites C&A (www.cea.com.br), Contemporânea (www.contemporanea.com.br), DuPont (www.dupont.com.br), Marisa Monte (www.marisamonte.com.br), MTV Brasil 9www.mtv.com.br), My City (www.mycity.com.br), Os Paralamas-Pólvora 3 (www.osparalamas.com.br), Thunder House (www.thunderhouse.com.br), Trama (www.trama.com.br), Vaidosa (www.vaidosa.com.br)
Segundo Marcos Wettreich, CEO da iBest Company, a expectativa é reunir mais de 2 milhões de votos no Júri Popular até maio deste ano, quando se conclui a última etapa do prêmio. Para conferir a lista completa dos TOP10 e votar nos seus sites preferidos, o internauta só precisa acessar o site www.ibest.com.br. Os grandes vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação do iBest, em São Paulo, no dia 10 de maio.
Mais prêmios iBest 2001
A iBest também estará concedendo os prêmios de "Melhor Campanha Publicitária" para as empresas que melhor utilizaram a Internet como mídia em campanhas online integradas com campanhas off-line, veiculadas em sites e portais em 2000 e "Publicitário Interativo" para o profissional de agência ou produtora que melhor utilizou a rede mundial no ano passado para o desenvolvimento de negócios, propaganda ou marketing de seus clientes. Os vencedores serão escolhidos pela Academias iBest de Publicidade Interativa e Academia iBest de Campanha Publicitária, respectivamente, constituída por formadores de opinião do mercado nacional de Internet e por executivos de alguns dos maiores sites e portais brasileiros e especialistas do mercado publicitário. Os TOP3 serão divulgados em 28 de março e os grandes vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação no dia 10 de maio, em SP.
São finalistas destes prêmios especiais, na categoria Prêmio iG/iBest Campanha Publicitária: Americanas.com, Banco do Brasil, Ford, GM, InvestShop, Itaú, Petrobras, Philips, Telefonica e Webmotors. E para o Prêmio Publicitário Interativo Terra/ iBest ): Ângelo Franzão Neto (Vice-Presidente de Mídia McCann-Erickson ), Elisa Calvo (Diretora de Mídia Interativa Age. ), Essio Floride (Diretor de Mídia Collective Mind ), Francisco Abreu (Presidente DPTO ), Luis Fernando Vieira (Diretor de Mídia Talent ), Paulo Queiroz (Vice-Presidente de Mídia DM9 ), Pedro Cabral (CEO Agência Click ), Roberta Raduan (Sócia-Diretora Euro Interaction ), Rodrigo Mauger (Diretor de Atendimento AlmapBBDO ) e Sandra Chemim (Diretora de Atendimento Ogilvy Interactive )

Rede Globo faz campanha de verão com filmes produzidos pela Magoo
Entra no ar hoje a campanha de verão da Rede Globo, produzida pela Mr. Magoo, dirigida por Lúcia Novaes, fotografada por Marcelo Brasil e estrelada pelo ator Bemvindo Sequeira. Com o slogan "Programa de Índio é Não Seguir Essa Dica", os cinco filmes sempre começam com o ator dizendo: "Cacique está aqui para mostrar as tribos que vão pagar mico nesse verão". A partir daí, cenas de pessoas expostas ao sol; um carro quebrado na estrada durante a viagem de férias; um homem comendo alimentos gordurosos e em excesso; uma casa com água parada; e uma família jogando lixo no rio; mostram o erros e a falta de cuidados que não devemos fazer ou ter, afim de evitar problemas desagradáveis nesse verão.
Os filmes tiveram criação de Eduardo Castro e Camila Bezerra, com direção de criação de Marcos Pedrosa.
Rede Globo Programa de Índio Verão

Fischer-Rio mostra enganadores na nova campanha do Ibeu
A Fischer América Rio colocou no ar esta semana a nova campanha do curso de inglês Ibeu, composta de 2 filmes e mais quatro peças diferentes para jornal, revista e mídia exterior.
Em um dos filmes, o personagem principal é o "Professor" Romerito, um muambeiro picareta que quer se aproveitar de quem precisa aprender inglês e dá aula cheio de sotaque castelhano ao mesmo tempo que vende tênis da marca "Naik". A mídia impressa, por sua vez, mostra anúncios de produtos falsificados como os computadores Éppol e os perfumes Kalvin Clain, sempre seguidos do tema da campanha: "Fuja da Enganação." A campanha foi criada por Fábio Seidl, Rogério Medina e Fernanda Izar, com fotos de Mauro Risch e filmes produzidos pela Atmosfera ("Romerito"), com direção de Líbero Saporetti, tendo trilha da Studio Hitz; e pela IGK ("Translator"), com direção de Christian Targa e Gus (ambos da própria MTV), tendo trilha da Kuaker. O atendimento foi de Tatiana Richter e a aprovação de Jerzy Lepezcki, do Ibeu.

Artplan tem novo filme para Guaraviton
A Artplan está colocando três filmes no ar esta semana. Dois com depoimentos sobre o Rock in Rio, um assinado pela AmericaOnLine e outro pela Schincariol, e no sábado, no programa do Luciano Hulk, o comercial "Barraca Armada", do energético Guaraviton Energy, com a musa deste verão Cynthia Howlett-Martins, apresentadora do SportTV. O filme começa com um jovem chegando na praia e cavando com sua barraca um buraco na areia e termina de forma picante, seguindo a linha iniciada pela agência em trabalhos anteriores. A criação foi de Ricardo Weitsman e Rafael Genu, com direção de arte do Luciano "Animal" Gaberel, direção do comercial de Manitou Felipe da Yes e trilha da Nova Onda.

Publicitários marcam presença entre os Vips do Rock in Rio
Como nas primeiras noites do Rock in Rio 3, os publicitários foram presença marcante nos camarotes Vips do evento também em sua segunda semana. Na noite de encerramento, enquanto quase 300 mil pessoas se espremiam na Cidade do Rock para ouvir o calor do Red Hot Chili Peppers, os Vips se curtiam no conforto do ambiente criado por Abel Gomes.
Exercitando-se no colunismo social, a Janela esteve lá e registrou algumas dessas presenças.

Vestindo a camisa do seu cliente Coca-Cola, Luiz Nogueira, da McCann, dava um tempo no rock acompanhado de sua mulher, a diretora Lucia Novaes, e Priscila Franco, da Dinâmica Promoções Mauro Multedo, do Ponto Frio, relaxava entre os shows acompanhado de sua filha Carla, sua mulher Marion Green, da We Design, e Marcia Aguiar, da FischerAmérica-Rio.
Luis Loffler e Bia Brasil, da Giovanni FCB, com o casal André Eppinghaus (J.W.Thompson) e Ana Luiza Pádua (Indústria Nacional). Renata Barbosa, da FischerAmérica-Rio, com o comando do marketing da Telefônica Celular: Noemi Benjumeda, Polika Teixeira e Isaac Soares.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
26/01, sexta-feira: Andrea Gomes de Mattos (Diretora de Atendimento da Ação), Luiz Nogueira (Diretor de Criação da McCann Erickson), Agenilson Santos (Diretor de Mídia da Carioca), Sávio Paixão (Redator da Agência3);
27/01, sábado: Armando Ferrentini (Diretor Presidente da Editora Referência), Luiz Fernando Novaes (Diretor de Mídia da DPZ), Tereza Cristina Miranda (Supervisora de Varejo da Casa da Criação), André Lima (Redator da Giovanni FCB);
28/01, domingo: Carlos Augusto Montenegro (Diretor Executivo da Ibope), Paulo Henrique (Supervisor de Atendimento da Luz);
29/01, segunda-feira: Ana Paula Souza (Supervisora da McCann Erickson);
30/01, terça-feira: José Dias (Globograph, diretor), Ana Lúcia Magalhães (Diretora de Planejamento/TCS da J.Walter Thompson);
31/01, quarta-feira: Aías Lopes (Diretor Presidente da Sind.Agências do Rio), Hélio do Val (Gerente de Operações da Promarket), Ronaldo Uzeda (Diretor/Presidente da Tec Cine), Angelina das Virgens (Diretora de Mídia da Criativa), Eliane Ornellas (Supervisora de Contas da Fischer América Rio);
01/02, quinta-feira: Fredy Nabhan, Luís Antônio Ribeiro Pinto (Diretor Comercial da Promocine), Nélson Coelho (Diretor de Operações da Gco/Promag), Katia Freitas (Coordenadora de RTVC da Doctor);
* RED BULL BATEU ASAS - Depois de deixar a FischerAmerica, onde ficou por 2 anos usando o tema "Red Bull te dá asas", a Red Bull entregou a sua conta para a W/Brasil.
* AGÊNCIAS FESTEJAM NO RIO - A Ação Propaganda fez seu cocktail de inauguração ontem, no Shopping MidTown (Av. das Américas, 5001), em cuja sala 221 a nova agência de Andrea Gomes de Mattos (ex-Elan Garden) está instalada. /// E dia 1º de fevereiro, também quinta-feira, será a vez de a Rebouças e Associados, da publicitária Nádia Rebouças, festejar o seu 2º aniversário, no Hotel Marina Palace, do Rio.
* UNIMED CONTRATA DINÂMICA - A Dinâmica Promoções foi a empresa responsável pela presença promocional da Unimed nos camarotes Vips do Rock in Rio. Priscila Franco comandou durante todos os dias do evento 30 promotoras que distribuíram um kit considerado salvação para muitos convidados, com Neosaldina, vitamina C e uma camisinha.
* CÚPULA DA NEWCOMM BATES - Silvio Matos, que assumiu no último dia 15 a Presidência e a Direção de Criação da Newcomm Comunicação — agência de propaganda do Grupo NewcommBates — anunciou a contratação de Patrick Goffaux (ex-Nestlé, MTV e Abril Eventos) para o cargo de diretor operacional da Agência.
* NO ELDORADO - Yara Terra acaba de ser contratada para a Gerência de Marketing do Shopping Eldorado. A nova gerente assume o cargo com o desafio de implantar ações que marquem os 20 anos do Eldorado.
* MUDANÇAS NA TVA - Roberto Rio Branco, 55, assumiu a diretoria de Operações do segmento Residencial da TVA (serviço de TV por assinatura e Internet em banda larga). Ele ocupa o posto de Luiz Eduardo Baptista, que se desligou da empresa para assumir novos desafios. Para diretoria de Operação em São Paulo foi indicado Vito Chiarella, 33, que estava dirigindo a TVA Sul - sediada em Curitiba. Enes Coutinho, 28, atual Gerente de Serviços, foi escolhido para substituir Vito e passa a responder pela TVA Sul.
* THOMPSON-RIO NÃO PÁRA - Com a chegada de novas contas, a J. Walter Thompson-Rio está reformulando seu atendimento, contratando novos profissionais. Lívia Marquez (ex-Intelig) e Claudia Cavalcante (ex-Giovanni FCB), entraram na agência para atender a Brasil Telecom. E Carlos Campana (ex-DPZ e V&S), entra para ser responsável pelas equipes de atendimento da Bavaria e dos Revendedores Ford. A criação da agência também cresceu, com a contratação do diretor de arte Fábio Catalão, vindo da Zapt Propaganda.
* EXPANSÃO - A Cândido e Ortiz incrementando a sua fase de expansão acaba de contratar o redator Cláudio Aguiar (ex-Artplan, AlmapBBDO, SGB, Giovanni FCB e TV Globo.