Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Semana inicial já consagra Rock in Rio como um case vitorioso de
marketing
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Ao centro, Armando Strozenberg, da
Contemporânea, já se adianta a Caio Valli e a Roberto Medina, da Artplan, comemorando o
Rock in Rio 4, que deve acontecer dentro de dois anos. |
Bastariam os três primeiros dias do Rock in Rio
3 para consagrar o festival, organizado pela Artplan, como o maior evento de marketing das
últimas décadas no Brasil (sem mesmo precisar entrar no óbvio mérito artístico),
tamanha a sofisticação da comercialização dos espaços ocupados pelas empresas
patrocinadoras.
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O encontro roqueiro de dois vice-presidentes
de criação: Chico Abreia, da Artplan, e Ehr Ray, da DM9DDB. |
Decidida a não ter os prejuízos dos RIR
anteriores, a Artplan montou um projeto que com certeza servirá de base para todos os
futuros eventos de marketing a ser realizados no Brasil, com cada patrocinador tendo
perfeitamente definidos os retornos publicitários e promocionais, em tempo e espaço, de
acordo com as cotas investidas. O tema, aliás, bem merecerá matérias mais amplas das
versões impressas dos nossos veículos especializados.
Mas como o RIR 3 também é festa, além da inevitável presença de artistas e jogadores
de futebol, o camarote vip da Artplan tem recebido com constância empresários e
publicitários ligados às empresas patrocinadoras, como Armando Strozenberg
(Contemporânea, Rio) e Ehr Ray (DM9DDB, São Paulo), registrados nos cliques deste
colunista. A opinião de todos é que a manutenção de um calendário regular para o Rock
in Rio e para a ocupação da Cidade do Rock poderá ser um fantástico incentivo para o
desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, pelo que estas iniciativas mobilizam de
recursos dos setores de turismo e de comunicação de marketing.
Este colunista só espera é que as autoridades cariocas aprendam urgentemente a trabalhar
com competência para não prejudicar os esforços da iniciativa privada. A
desorganização do esquema de trânsito neste Rock in Rio 3 é injustificada para uma
polícia que teve tanto tempo para se planejar. A cada dia da primeira semana do evento os
acessos e saídas à Cidade do Rock foram bloqueadas de maneira diferente e sem aviso
prévio, enlouquecendo as empresas de promoções que precisaram chegar ao local para
realizar ações promocionais para os patrocinadores do evento.
Cannes define os três presidentes dos
seus júris
O presidente dos júris de Filmes e Press & Poster será o
australiano Bob Isherwood (foto), Diretor de Criação mundial da Saatchi & Saatchi
desde 1996, 35 anos de carreira, vencedor do primeiro Leão de Ouro da Austrália e
atualmente baseado em Nova York.
Já o presidente do Cyber Lions será Ulf Dahlsten, 54 anos, Presidente e CEO da Icon
Medialab de Bruxelas, Bélgica, ex-ministro de Estado da Suécia e Presidente dos Correios
suecos.
No Media Lions, o júri será presidido por Chris Ingram, Chairman da Tempus Group PLC, de
Londres, Inglaterra, empresa com 2.400 funcionários em 97 escritórios em 4 continentes.
Ele foi o fundador do Chris Ingram Associates-CIA (hoje o 9º maior comprador de mídia
mundial).
O 48º International Advertising Festival - Cannes Lions 2001 vai acontecer em Cannes,
França, de 18 a 23 de junho de 2001.
Concorrência de Garotinho pode ter de novo 7 agências
Segundo informações colhidas pela Janela, não está confirmada a
notícia publicada por outros veículos do setor de que a nova concorrência para a conta
do Governo do Estado do Rio estaria restrita à contratação de 5 agências de
publicidade. São muito grandes as possibilidades de que o edital, a ser lançado ainda
este mês de janeiro, mantenha o número de agências em 7, conforme a última disputa.
Em junho de 2000 o Governo Garotinho chegou a abrir a sua segunda concorrência para a
escolha de agências, na oportunidade definindo como 5 o limite de contratadas. Em agosto,
porém, poucos dias antes da abertura dos documentos, foram prorrogados por mais um ano os
contratos com as agências Artplan, Cult, FischerAmerica, Giovanni FCB, Internad, Standard
e V&S, que haviam sido selecionadas na primeira escolha. Como a verba de comunicação
alocada neste empenho já está terminando, o Governo do Rio está sendo forçado a
antecipar a licitação, antes mesmo do fim da prorrogação
Mantido o número de 7 agências, ainda haverá espaço para a contratação de uma nova
empresa mesmo se as anteriores forem recontratadas, já que a Cult, no final do ano
passado, encerrou as suas atividades absorvida pela FischerAmérica-Rio.
Supermercado Extra dispensa JVA e demais agências regionais
O supermercado Extra, que deixou a Logullo Propaganda, de São Paulo,
acaba de notificar as suas agências regionais (no Rio, a JVA), que também as estará
deixando após a escolha da nova responsável por sua publicidade. Estão na disputa da
conta nacional e agora, provavelmente, também dos atendimentos regionais as
agências Ogilvy, Thompson, Registrada e Touché.
Quando surgiu a notícia de que a Logullo estaria fora da conta, as agências regionais
ainda mantiveram a esperança de continuar com o atendimento local, o que acabou não se
confirmando. Nos casos de Thompson e Ogilvy, que vêm sendo apontadas como as favoritas
nos comentários do mercado, ambas dispõem de escritório no Rio dar apoio local ao
Extra, mas não é impossível que, se a vencedora for a Registrada ou a Touché, haja a
necessidade de formalização de um acordo com uma outra agência carioca para cuidar do
Extra no Rio de Janeiro.
Domanni conquista cinco contas
A Domanni Comunicações fechou o ano de 2000 com o pé direito. Além
de dobrar de tamanho, a agência carioca conquistou mais cinco contas: Hotel Le Méridien,
restaurante Spoletto, concessionária Nissan, lojas de calçados Paquetá e Salinas
(griffe de moda praia para a qual acabou de produzir uma peça publicitária com a modelo
Gianne Albertone).
Lowe Lintas é Agência do Ano da revista inglesa Campaing
A Lowe Lintas & Partners de Londres foi eleita Agência do Ano pela
revista inglesa Campaign, por seu sucesso no campo de novos negócios e sua excelência
criativa. Com isso, a agência subiu ao topo do pódio da New-Business Performance League,
batendo a Orange e a MerrillLynch/HSBC.
Como exemplos dos resultados da agência, sua assessoria de imprensa lembra que ela
apresentou padrões elevados de criação na campanha Weetabix e, com ela, ganhou o Grand
Prix de Cannes pela segunda vez consecutiva. Também o setor de planejamento da agência
foi contemplado, com a Tesco vencendo o Grand Prix do IPA Effectiveness Awards.
JWT- Rio cria campanha B2B para o portal Webb
A J. Walter Thompson-Rio criou uma nova campanha para o portal Webb
Negócios Online. Dirigida ao setor empresarial, ela mostra que o portal pode ser um
aliado poderoso para os empresários, que através dele podem fazer transações e
comercializar produtos, além de verificar cotações de preços, modelos de produtos,
formas de entrega e pagamento etc.
Os 11 anúncios estão sendo veiculados em revistas segmentadas dos setores químico,
automotivo, papel e saúde. Cada um deles mostra um notebook aberto de cuja tela saem
lápis, estetoscópios, papéis, embalagens e outros elementos específicos de cada setor.
Yahoo! lança banner com áudio e vídeo no mercado brasileiro
O Yahoo! Broadcast, nova área do Yahoo! Brasil responsável por
desenvolvimento de conteúdo e serviços audiovisuais, está disponibilizando novos
formatos de publicidade a seus clientes: o áudio e o vídeo banner.
Segundo a experiência do Yahoo! nos Estados Unidos, que oferece essa solução há quatro
meses, os novos banners têm taxa de clique cinco vezes maior, em média. Eles
proporcionam às empresas a possibilidade de levar para a Internet os comerciais e spots
já gravados, e medem a cobertura e a freqüência dos acessos - quantas pessoas clicaram
e por quantas vezes. O anunciante não precisa se preocupar com a tecnologia utilizada,
pois o Yahoo! Brasil se responsabiliza por todo o processo; o cliente só precisa fornecer
o mesmo spot ou o mesmo filme produzidos para as emissoras de rádio e televisão,
respectivamente. Outra vantagem é o espaço oferecido: limite de dois minutos de
publicidade para o áudio banner e de um minuto para o vídeo banner.
A IBM e a Ericsson são as primeiras parceiras do Yahoo! Brasil a adotar a nova solução.
Para ouvir ou assistir à propaganda, o internauta precisa apenas do Windows Media Player
instalado, programa disponível para download gratuito na Internet e que já conta com
mais de três milhões de usuários no Brasil.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
19/01, sexta-feira: Hayle Gadelha (Diretor de Criação da Internad!);
20/01, sábado: José Sebastião Tavares (Diretor de Operações da D'Accord), Lula
Buarque (Diretor da Conspiração), Felipe Fonseca (Diretor de Arte da Doctor);
21/01, domingo: Douglas Bartholomeu (Redator da Contemporânea), Isnard Manso
Vieira;
22/01, segunda-feira: Mariuza Danello (Diretora de Mídia da Escaleno), Moacir
Henriques Marques (Diretor de Arte da Fischer América Rio);
23/01, terça-feira: Renata Jordão (Assessora de Imprensa da In Press), Vânia
Carvalho (Diretora de Atendimento da Salles DArcy);
24/01, quarta-feira: Roberto Guerra Magliano (Diretor de Atendimento da Cm),
Christiane Duncan (Coordenadora de Mídia da Doctor);
25/01, quinta-feira: Marcello Almeida (Ex-Diretor da Pixel);
* VOLTA ÀS LENTES - O vice-presidente de criação da Artplan e ex-diretor da
produtora Yes-Rio, Chico Abreia, está preparando a sua volta à direção de comerciais,
sem prejuízo das suas funções na agência. A comichão foi causada pela bem-sucedida
experiência de ter dirigido, no final de 2000, o videoclipe de Charlie Brown Jr. (que já
está no ar na MTV), um trabalho que mostra que Abreia, que era um dos mais requisitados
diretores de comerciais do Rio, está longe de ter perdido a mão.
* COM E SEM GÁS - A Casa da Criação informa para a Janela que, apesar de
convidada pela CEG-Companhia Estadual do Gás para participar da sua concorrência
(conforme noticiamos semana passada), a agência decidiu não apresentar material e
declinar do convite. Por outro lado, a Ícone lembra que ela, sim, está na disputa,
principalmente porque a agência já vem atendendo esta conta há dois anos.
* VINGANÇA DO PANÇA? - Com a perda do patrocínio da ACE (da Procter &
Gamble), o Vasco colocou na sua camisa o logo do SBT. Como Eurico Miranda está brigado
com a Globo -- que fez a transmissão da partida --, resta descobrir se o merchandising
foi pago ou vingança do Pança pra provocar a Globo.
* GLOBO DE OURO - A V&S criou um anúncio para o canal Telecine, divulgando a
exibição do Globo de Ouro, no próximo dia 20. O título do anúncio é "Veja os
principais atores do mundo fazendo o que mais gostam de fazer na vida: subir no
palco". A peça será veiculada nas revistas Caras, Isto É, SET, Trailler, Época,
Marie Claire, Pequenas Empresas Grandes Negócios e Quem. A criação foi de Marcelo Conde
e Fabiana Pomposelli com direção de criação de Paulo Castro.
* PERDA - A pauleira do mercado leva mais um companheiro. Alberto Lucena, diretor
da produtora Up-Rio (ex-Blow Up), faleceu esta noite de infarto no Hospital Copa D'Or.
* MARKETING na FOTOPTICA - Heloísa Vidigal assumiu a diretoria de marketing da
Fotoptica, empresa líder no mercado brasileiro de fotografia e óptica e que está em
pleno plano de expansão nacional para abrir 30 novas lojas este ano nas regiões Sul,
Sudeste e Centro-Oeste. Heloísa, que foi por 17 anos funcionária da Fotoptica, também
passou pela gerência de marketing do Shopping Eldorado.
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