Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/JAN/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Portal Globo.com confirma contratação de Juarez Queiroz
As Organizações Globo estão tirando da Telemar seu vice-presidente de marketing e vendas, Juarez Queiroz, para assumir a presidência do Globo.com, portal do grupo na Internet. Luis Carlos Boucinhas, responsável pelo projeto de lançamento do portal, deixa a presidência para retornar à direção de sua empresa de consultoria, Boucinhas & Campos, após um ano e dois meses no cargo.
Juarez Queiroz tem 40 anos e iniciou sua carreira na Souza Cruz, onde atuou como Diretor de Marketing e Vendas, ocupando, nos últimos dois anos, o comando do marketing da Telemar, onde foi o responsável pela mudança na relação de agências que atendiam a conta. Foi decisão de Queiroz o término do pool de agências que respondeu pelo lançamento da empresa -- Artplan, Propeg e FSB -- para dividir a conta entre a Propeg, do Rio e a F/Nazca, de São Paulo.

Agência3 soma novos R$ 5 milhões em clientes
Após 3 meses da fusão das agências Speroni, Ferrari e Genesis como Agência3, seu diretor Cristóvão Martins conta que começam a ser colhidos os frutos da reestruturação e da nova filosofia incorporada. Acabam de entrar na carteira de clientes da agência o Arcádia Mall - o mais novo Shopping Center de Itaipava, que reúne no mesmo complexo um shopping, um centro de serviços, uma pousada e um health center, e será inaugurado em fevereiro --; o Santa Cruz Shopping, o primeiro Shopping Center de Santa Cruz (com inauguração prevista para março); a Medial Saúde -- terceira maior operadora de saúde do Brasil, com mais de meio milhão de associados na praça Rio de Janeiro --; e o Banco Cédula - banco de créditos com mais de trinta anos de mercado. As verbas reunidas dessas novas contas, garante Martins, somam aproximadamente 5 milhões de reais.

Abap Brasil oficializa contratação de Faveco
A Abap-Brasil acaba de oficializar a contratação de Flávio Corrêa como seu presidente, conforme já estava previsto (e a Janela publicou em primeira mão no final do ano passado). A entidade distribuiu esta terça-feira uma nota oficial com este teor: "Cumprindo o determinado pela reforma dos estatutos aprovada na Assembléia Geral Extraordinária realizada em 30 de novembro de 2000, o presidente em exercício, Valdir Siqueira, o presidente da ABAP/SP, Sérgio Amado, representando o Conselho Diretor, acertaram nesta data a contratação de Flávio A. Corrêa como presidente executivo da entidade, até que a nova Diretoria Executiva e Conselho Diretor sejam eleitos em 30 de abril de 2001".

Comercial da W para Piraquê sai no Advertising Age.
A primeira edição de 2001 do Advertising Age destaca o comercial da W/Brasil que comemorou os 50 anos de Piraquê e homenageou o Rio. Sem citar que o filme teve que ser modificado por pressão da igreja -- já que o Cristo Redentor aparecia em uma das cenas, a publicação explica o clima praiano das cenas lembrando que "the commercial is airing only in Rio, where it's summer now".
A paulista W/Brasil, no entanto, está em vias de cometer um deslize com a cidade. Seu release cita que o comercial volta ao ar dia 25 de janeiro, "aniversário do Rio", desconhecendo que o aniversário da cidade é em 1º de março e não no Dia de São Sebastião, Padroeiro da cidade, este sim em 20 de janeiro.

Sérgio Cardoso abre a produtora Lux no Rio
O produtor Sérgio Cardoso está abrindo no Rio o escritório da produtora de comerciais Lux, comandada em São Paulo por Beto Saladini. Cardoso, que foi um dos fundadores da Mr.Magoo, passou o segundo semestre de 2000 como associado a Roberto Cardim na produtora deste, mas o projeto de uma empresa conjunta não vingou. Diz Sérgio que até o final deste mês a Lux estará com seus escritórios operando full-service no Rio.

CEG promove concorrência para campanha de conversão
A CEG, responsável pelo fornecimento de gás no Rio de Janeiro, promoveu esta quarta-feira a entrega de documentos para a sua concorrência entre agências de publicidade com o objetivo de lançar campanha sobre revisão e conversão para gás natural. Estão participando da disputa as agências Artplan, Casa da Criação e Staff.

Nazca e Toyota se separam depois de quatro anos
O agito desta quinta-feira em São Paulo foi o comunicado conjunto emitido pela Toyota e pela F/Nazca informando que, depois de quatro anos de relacionamento, a montadora deixa de ser atendida pela agência de Fábio Fernandes. O comunicado fala em "diferenças incontornáveis quanto a procedimentos de trabalho envolvendo outra rede internacional de agências de propaganda, além da Saatchi & Saatchi.
Ao que se ficou sabendo, a F/Nazca não aceitou mais que as definições estratégicas e de criação da conta da Toyota fossem estabelecidas pela agência japonesa Hakuhodo, que é uma das responsáveis pela conta da matriz da montadora no Japão.

Nestlé muda a Ponte Aérea e traz sorvetes para JWT-Rio
Depois de conquistar a conta da cervejaria Bavaria, na virada do ano, o escritório carioca da J.Walter Thompson-Rio comemora a chegada da conta Sorvetes Nestlé, que era atendida anteriormente pela JWT-São Paulo.
A mudança aconteceu por causa da transferência da Sede Administrativa da Divisão de Sorvetes da Nestlé para o Rio. Com isso, a empresa pretende estar próxima do seu Centro de Desenvolvimento e Inovação, que fica na fábrica instalada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, numa área de 100 mil m2, e ganhar mais espaço no mercado consumidor carioca.

Prêmio Abril abre inscrições de sua edição 2000
Até o dia 31 de janeiro de 2001 estão abertas as inscrições para a edição 2000 do Prêmio Abril de Publicidade. As melhores campanhas e o case mais bem sucedido de 2000 ganharão a Árvore Dourada do Prêmio Abril de Publicidade, nas categorias Mídia e Criação.
Na categoria Mídia do Prêmio Abril de Publicidade, ganha a Árvore Dourada e prêmio de R$ 30.000 o responsável pelo case que melhor aproveitou o potencial das revistas da Abril para vender marcas, produtos e serviços. Para divulgar a conquista, a agência campeã ganha ainda uma página dupla nas edições nacionais de Veja e Exame. O Prêmio Abril de Criação é dividido em uma premiação nacional e quatro regionais — Central (MT, MS, GO, DF, MG, ES e interior de SP), Sul (PR, SC e RS), Rio de Janeiro e Norte Nordeste (demais estados). A campanha campeã de cada regional recebe a Árvore Dourada e disputa com as campanhas semifinalistas de São Paulo o prêmio de melhor do ano. O profissional responsável pelo melhor trabalho por regional (Sul, Norte/Nordeste, Central e Rio de Janeiro) ganha prêmio de R$ 5.000 e a agência campeã é premiada com espaço publicitário de página simples nos cadernos regionais das revistas Veja e Exame para anunciar a vitória.
Os kits de inscrição podem ser solicitados à Editora Abril pelos telefones (11) 3037-5555 e (11) 3037-5100 ou pelo e-mail premioabril@abril.com.br

Incentive House fecha o ano com faturamento de R$ 250 milhões
A Incentive House está anunciando que fechou o ano com um faturamento da ordem de R$ 250 milhões, superando sua projeção inicial, que era de R$ 220 milhões. Esse resultado representa um crescimento de 26% em relação a 1999. Para 2001 a expectativa é atingir um faturamento de R$ 300 milhões.
Segundo o Diretor Geral da agência, Gilmar Pinto Caldeira, esse resultado se deve à reestruturação interna, que agrupou os clientes em portfólios - espécie de minis agências com estrutura de negócios própria destinada a elevar o nível de qualidade do atendimento, bem como ampliar a participação dos clientes no faturamento da agência. Outro fator que contribuiu para esse resultado foi uma atuação regional mais forte, com destaque para os mercados do Rio de Janeiro e do Sul.
Pertencente à Accor Brasil, a Incentive House viabilizou neste ano a premiação de 600 mil pessoas, ligadas a cerca de 1.300 empresas. Com isso, o número de usuários de seus produtos de premiação cresceu 81% em relação ao ano anterior. Um dos setores que apresentou maior demanda por programas de relacionamento foi o de telefonia. A agência desenvolveu campanhas de incentivo e programas de loyalty para várias empresas do setor, como Telemig Celular, Telefonica e Telesp Celular.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
12/01, sexta-feira: Guilherme Torres (Diretor de Arte da J.Walter Thompson), Fernanda Siqueira (Assistente de Atendimento da Propeg Rio);
13/01, sábado: Walter Pereira (Diretor de Atendimento da Publicis-Norton), Fernanda Galluzzi (Diretora de Atendimento da J.Walter Thompson) e Alexandre Fiore (Diretor de Atendimento da Fiore);
14/01, domingo: Tico Moraes (diretor de arte), Wanderley D'Oro (Redator) e Cristina Bravo (Supervisora de Contas da Artplan);
16/01, terça-feira: Patrícia Bahia (Executiva de Conta da Contemporânea), Mauro Amaral (Redator da V&S), Rodolfo Kaya (Diretor de Arte da Scalla);
17/01, quarta-feira: Cláudia Vidal (Diretora de Contas da V&S);
18/01, quinta-feira: Marilena Senra (Assessora de Imprensa da Giovanni FCB), Ricardo Saint-Clair (Diretor de Arte da DPZ), Marcelo Velloso (Gerente de Mídia da Scope);
* NOVOS RUMOS - A redatora Janaína Pereira comunica que, depois de 2 anos e 3 meses na Zapt Comunicações, está deixando a agência em busca de novos desafios profissionais.
* ZUÊRA AUMENTA - A produtora Zuêra está contando agora em sua equipe de criação com os músicos Leleo e David Villefort, autores de trilhas dos filmes Como ser Solteiro no Rio e 2000 Nordestes.
* MAPAS DE RUA - Os organizadores do Rock in Rio fecharam contrato com a empresa espanhola de mobiliário urbano Cemusa para instalar mais de 500 mapas em novos abrigos de ônibus nas zonas Norte e Oeste da cidade, para orientar a população sobre como funcionará o transporte coletivo até a cidade do rock durante o Rock in Rio. Os mapas informarão todas as linhas que conduzirão ao festival
* DPZ CORTA - Segundo informações que estão correndo no mercado carioca, a DPZ teria promovido um corte significativo em sua equipe no Rio de Janeiro, atingindo criação, atendimento e produção com a justificativa de queda no faturamento. Como o diretor da DPZ-Rio, Edeson Coelho, encontrava-se fora da agência e nenhum outro diretor quis se pronunciar, a Janela só conseguiu confirmar a saída do diretor de arte Wilson Nóbrega, que também atuava como supervisor de criação da agência.