Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/JAN/2001
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Uma retrospectiva de 2000 para começar 2001

Para abrir o ano, aproveitando a tranqüilidade do mercado, vale a pena relembrar os momentos mais marcantes do ano 2000, que passou, baseado nas notícias que foram publicadas na Janela.
O ano de 1999 havia terminado com a Janela divulgando o levantamento que fizemos no mercado para escolher os 100 Publicitários do Século no Brasil. O mais votado foi Washington Olivetto, seguido por Geraldo Alonso, Nizan Guanaes, Roberto Duailibi, Júlio Ribeiro, Alex Periscinotto, Eugênio Mohallen, Fábio Fernandes, Mauro Salles, Francesc Petit, Marcelo Serpa, José Zaragoza, Neil Ferreira, Caio Domingues e Cícero Leuenroth.
E assim aconteceu o ano 2000:

JANEIRO
* Ministério da Cultura decide concorrência pela McCann, para uma verba estimada de R$ 5 milhões.
* Marcello Serpa é indicado para presidir o júri de Cannes e o carioca Marcello Giannini para integrar o júri de filmes.
* Propeg contrata Cyd Alvarez para comandar o seu escritório do Rio.
* A Soletur entrega a sua conta para a Contemporânea, com uma verba estimada em R$ 15 milhões.
* A Cult conquista a conta do Casashopping.

FEVEREIRO
* A Unimed-Rio escolhe a McCann em concorrência, para uma verba estimada em R$ 5 milhões.
* DPZ e Contemporânea conquistam as melhores pontuações na concorrência do BNDES e confirmam a conta.
* Staff conquista canetas Lamy com apresentação na Alemanha

MARÇO
* A Publicis Norton vence a concorrência pela conta do Sebrae-RJ, estimada em R$ 1,5 milhão.
* Nizan deixa a publicidade para dirigir o provedor iG, passando a presidência da DM9DDB para Affonso Serra Jr.
* A ABA-Associação Brasileira de Anunciantes elege Luis Carlos Dutra, da Johnson & Johnson, como presidente, tendo Juarez Queiroz, da Telemar, como representante no Rio de Janeiro.
* O diretor de arte Marcelo Giannini troca a direção de criação da Salles D'Arcy no Rio para ser o diretor nacional de criação da agência. No Rio, o cargo foi assumido por Rodolfo Sampaio.
* Polika Teixeira deixa a Diretoria de Atendimento da Fischer América Rio para assumir no marketing da Telefônica Celular.
* A agência Script fecha um acordo operacional passa a representar no Rio a W/Brasil.

ABRIL
* A DM9 DDB conquista para o Brasil o Grande Prêmio de Mídia Impressa no Fiap 2000, com o trabalho "Língua", para Parmalat.
* A JVA passa a atender a conta dos supermercados Extra no Rio.

MAIO
* O diretor de mídia da DPZ-Rio Luis Fernando Novaes assume a presidência do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.
* A Giovanni FCB contrata Sílvio Matos como CEO do escritório de São Paulo.
* A Artplan conquista a conta promocional do America On Line.
* Morre trabalhando em sua agência Fernando Mothé, diretor de operações da Publinews.

JUNHO
* O Governador Garotinho abre nova concorrência para suas agências de propaganda.
* Marcelo Gorodicht se afasta da Fischer-Rio para assumir um cargo nacional na FischerAmerica. O escritório passa a ser gerenciado por Gláucio Binder e Flávio Cordeiro.
* A AlmapBBDO conquista o título de Agência do Ano do Festival de Cannes.

JULHO
* A Staff conquista a conta da Casa Granado, avaliada em cerca de R$ 2 milhões.
* A Propeg promove Cyd Alvarez a presidente do seu escritório no Rio.
* A Doctor passa a cuidar da conta dos calçados Ferrucci, conquistada na cidade de Jaú, em São Paulo.
* A J.Walter Thompson-Rio conquista a conta da Alitalia, que estava em São Paulo.
* A Comunicação Carioca absorve a agência Laxmi, cujo principal cliente é a construtora Gafisa.

AGOSTO
* Ricardo Ladvocat deixa a uma das diretorias de contas da DPZ-Rio para assumir a direção geral do escritório carioca da Salles D'Arcy, no lugar de Euler Matheus, que assumiu em São Paulo a presidência nacional da agência.
* O Dia muda comando da redação, com Jorge de Miranda Jordão assumindo a direção de redação no lugar de Ruth de Aquino, que pediu demissão da empresa.
* Staff vence a concorrência pela conta da UCI, avaliada em US$ 1,5 milhão.
* As produtoras se agitam no Rio. Sérgio Cardoso deixa a Magoo e se associa a Roberto Cardim. Mário Barreto deixa a Intervalo e cria a Imagina. E Marcio Padilha deixa a Mr.Vox para abrir a Zuêra, com Sérgio Horovitz, da Proview.
* O GAP-Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio encerra as suas atividades, por falta de candidato à sua presidência.
* O Governo Garotinho cancela a concorrência para a escolha de novas agências, prorrogando por mais um ano o contrato com Artplan, Cult, Fischer, Giovanni FCB, Internad, Standard e V&S.

SETEMBRO
* A agência Speroni & Ferrari anuncia que vai se juntar com a Genesis para fundar a Agência3, cuja expectativa de faturamento, no primeiro ano, é de R$ 20 milhões.
* Conta da Ago, a maior revendedora Mercedes do Rio, vai para a Comunicação Carioca.
* V&S conquista a conta da Embelleze, em concorrência.
* Michelin escolhe a Staff como sua agência em concorrência, para uma verba estimada em US$ 2 milhões.

OUTUBRO
* A Abracomp escolhe Roberto Medina o Empresário de Promoção do Ano do 6º Prêmio Promoção Rio, com a agência Doctor sendo a Empresa de Marketing Promocional do Ano e a Animus a Empresa de Design do Ano. Como Profissional de Marketing Promocional do Ano foi escolhida Marcia Ballariny, da Planning e o Ponto Frio foi selecionado como o Cliente de Promoções do Ano.
* A ABP-Associação Brasileira de Propaganda divulga seus Destaques do Ano, escolhendo como Publicitário do Ano Euler Matheus (Salles D'Arcy).
* A agência de design carioca Animus é escolhida como a Empresa de Design do Ano do 19º Prêmio Promoção Brasil, julgado em São Paulo. A agência SM foi a Empresa de Marketing Promocional do Ano e a Philips a Cliente de Promoção do Ano. José Victor Oliva, diretor do Banco do Eventos, foi escolhido o Empresário de Marketing Promocional do Ano, e Reginaldo Ferrante, diretor de operações da Sight Momentus, o Profissional de Marketing Promocional do Ano.

NOVEMBRO
* O IBEU-Instituto Brasil-Estados Unidos entrega a sua conta para a Cult e o Wizard para a conta nacional para a Propeg Rio.
* A Carillo, Pastore Euro RSCG, de São Paulo, fecha um acordo operacional com a agência carioca Casa da Criação para o atendimento da conta da rede de supermercados Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.
* A Almap/BBDO sagra-se a Agência do Ano do 22º Festival Publicitário da ABP, que teve cerca de 4 mil trabalhos inscritos por 20 países latino-americanos.
* Foi oficializada a fusão entre a Fischer América e a Cult, com Arnaldo Cardoso Pires, até então presidente da Cult, assumindo a direção geral da FischerAmerica Rio. Ao mesmo tempo, a Fischer leva como diretor de operações e finanças Anthony Talbot, que deixa a sociedade na agência Doctor.* A Fischer América e a Giacometti são as novas agências dos Correios do Brasil, substituindo a Salles D'Arcy e a DM9DDB, cujos contratos venceram. A Ogilvy foi a única das agências que já atendiam o órgão que continuou na conta, estimada este próximo ano entre R$ 48 milhões.
* A DiretaCom vence a concorrência do Botafogo Praia Shopping.

DEZEMBRO
* José Calazans, diretor da Contemporânea, é eleito o novo presidente da Fenapro-Federação Nacional das Agências de Propaganda.
* A Thompson leva conta da Bavaria, que passa a ser atendida pelo escritório do Rio.
* O Grupo Ronson incorpora a Fortuna Comunicação e Marketing, do publicitário Toni Lourenço.
* A ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios elege o paulista Walter Zagari, do SBT, para presidente.
* A Abap-Associação Brasileira de Agências de Propaganda aprova mudanças nos estatutos para permitir a contratação de um presidente executivo, ficando a escolha com Flávio "Faveco" Corrêa, que estava como presidente licenciado da entidade.
* A Sendas entrega toda a sua conta -- que estava na Giovanni FCB, para a V&S, incluindo Bon Marché e CasaShow numa verba estimada em R$ 35 milhões.
* O diretor geral do Festival de Cannes, Roger Hatchuel, anuncia que escolherá um novo representante para o festival no Brasil, descredenciando a Promocine, que atuou na função por mais de 30 anos.
* O grupo Young & Rubicam tira da Fischer-Rio três dos seus principais diretores -- Paula Lagrotta, André Pedroso e Flávio Cordeiro, para abrir a agência Ad Hoc, que substitui o escritório carioca da Y&R. Com a mudança, Sérgio Silva, se desliga da direção geral da Young-Rio.
* Sílvio Matos deixa o cargo de CEO da Giovanni FCB em São Paulo para dirigir a Newcomm Bates de Roberto Justus.
* A Giovanni FCB vence a concorrência por toda a conta dos lançamentos Disney no Brasil.
* A Petrobras fecha o ano com a desastrosa comunicação de sua mudança de nome para PetroBrax, abortada em 48 horas após inúmeros protestos.

 MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
05/01, sexta-feira: Alexandre Guedes (Redator da Fischer América Rio), André Gustavo (Executivo de Contas da Giovanni FCB);
06/01, sábado: Carlos Manga (Diretor da Rede Globo), Ricardo Meyer (Diretor da Espiral);
07/01, domingo: José Guilherme Vereza (Diretor de Criação da Contemporânea), Sérgio Malta (Diretor de Atendimento da Salles D’Arcy), Zeca Magalhães (Diretor Comercial da Audiosync);
08/01, segunda-feira: Márcia Ramalho (Fotografa), Roberto Leal;
09/01, terça-feira: Roberto Bahiense (Diretor-Presidente da Roberto Bahiense);
10/01, quarta-feira: Alexandre Level (Redator da Contemporânea), Hélio e Márcio Ramos (Diretor Geral da MktMix), Marilene Pereira Lopes (Coca-Cola), Leila Bernardino;
11/01, quinta-feira: André Eppinghaus (Redator da J.Walter Thompson);