Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/DEZ/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

PetroBrax, um case de comunicação desastrosa

Ainda que a Petrobras consiga voltar atrás na suspensão da mudança de seu nome para PetroBrax, conforme divulgado esta quinta-feira, não há como questionar que os danos para o projeto foram graves a ponto de exigir na comunicação até mais verba do que a empresa estava imaginando. Justificada ou não a mudança, o fato é que a Petrobras está pagando por ter feito o que nenhum cliente deve fazer: tocou todo o projeto por conta própria, sem qualquer planejamento de comunicação.
Pelo que a Janela levantou, o sigilo foi tal que nenhuma de suas agências de publicidade -- Contemporânea, DPZ e Propeg -- ou mesmo qualquer empresa de marketing promocional soube do que estava acontecendo ou foi acionada com antecedência para opinar sobre como conduzir tecnicamente o processo, preparando a opinião pública. Convenhamos que só com muita ingenuidade alguém poderia imaginar que tirar o "bras" da Petrobras não geraria repercussão contrária dos políticos, ativistas e toda uma geração de brasileiros que tantas vezes já gritaram que "o petróleo é nosso".
Por enquanto, nenhuma das três agências chegou a planejar ou criar qualquer material publicitário para promover a mudança, além do comunicado de página inteira publicado esta semana na imprensa de todo o país. Todo o processo começaria em janeiro. Como o briefing agora teve que mudar, que a Petrobras aprenda e comece direito do zero.

Thompson-Rio confirma a conquista da Bavária

A J. Walter Thompson Rio será a agência de publicidade responsável pela conta da cerveja Bavária. Em clima de festa, Sérgio Silveira, vice-presidente da JWT-Rio, e Álvaro Novaes, presidente nacional da JWT, anunciaram na última sexta-feira a notícia para seus funcionários, junto com a diretoria da Molson Inc., proprietária da marca.
Durante a festa, seis meninas com roupas estilo country distribuíram garrafas long neck de Bavária para os convidados. A agência carioca já começa a preparar a primeira campanha do novo cliente.

Ano encerra com agências cariocas trocando equipes

A partir da próxima semana, deixa de funcionar o escritório da Cult na Praia de Botafogo, com seu diretor-presidente Arnaldo Cardoso Pires assumindo de corpo e alma a gerência geral do escritório da FischerAmérica-Rio. Somente esta sexta-feira, Pires terá confirmado todos os nomes dos profissionais que serão aproveitados na transição. Até agora, já está oficializado que em 2001 o redator Fábio Seidl -- até então diretor de criação da Cult -- começa a trabalhar na Fischer como supervisor de criação e César Ferreira como gerente de mídia.
Enquanto isso — e também no aguardo de definir quem será seu diretor de criação —, a Fischer-Rio contrata outros nomes: o diretor de arte José Christão, que havia deixado a área de merchandising e design da Doctor, assume na próxima terça-feira o comando deste departamento na agência, que sabe que ainda terá muito mais gente para contratar: confirmaram a saída da Fischer-Rio o redator Alexandre Motta e a diretora de arte Alessandra Sadock, que começam 2001 na criação da Propeg-Rio.

Losango e Leonardo formam dupla em campanha da V&S

O cantor romântico-sertanejo Leonardo é o mais novo garoto propaganda da empresa de financiamentos Losango. O contrato entre eles prevê que, por um ano, o cantor faça parte de todas as campanhas promocionais da empresa, participando de filmes publicitários, outdoors e materiais de ponto de venda criados pela agência V&S.
Para Leonel Andrade, diretor executivo Comercial e de Marketing da Losango, "a escolha de Leonardo como garoto propaganda se deve ao seu grande poder de penetração junto ao público alvo da empresa". Hoje a Losango conta com uma base de 12 milhões de clientes e 2.500 funcionários espalhados entre a matriz, situada no Rio de Janeiro, e suas 79 filiais.

Artplan entrega 2 mil brinquedos ao BarraShopping

A agência Artplan participou ativamente da campanha "Um Milhão de Amigos" que criou para o Natal do BarraShopping, propondo que a população doasse brinquedos para as crianças carentes. A própria agência doou 2 mil dos 61.159 brinquedos arrecadados, que foram distribuídos para crianças internadas em 308 instituições carentes e hospitais públicos no Rio e municípios próximos.
Com o tema inspirado na canção "Eu Quero Apenas" de Roberto e Erasmo Carlos, a campanha convidou os consumidores a depositar presentes em gigantescas árvores instaladas no shopping. De 27 de novembro a 23 de dezembro, período da campanha, houve entrega semanal dos brinquedos nas entidades, sempre com a presença do Papai Noel.

Giovanni leva disputa da Disney

A Giovanni FCB, que já vinha assinando diversos lançamentos da Disney no Brasil como responsável por parte da conta, foi a agência vencedora da concorrência pela conta integral da distribuidora no país. O resultado foi definido no final da última semana, ficando decidido também que a agência atenderá o cliente através de seu escritório de São Paulo.
A concorrência chegou a pegar a Giovanni de surpresa. Foi ela que sugeriu ao cliente a concentração da sua verba em uma única agência, imaginando receber todo o bolo automaticamente. A Disney, porém, ao aceitar a sugestão, decidiu ouvir outras propostas e a Giovanni teve que suar para não ficar no prejuízo.

XL cria para Texaco campanha de Natal

XL Texaco StarMartFoi desenvolvida pela XL Comunicação a campanha de Natal da StarMart, rede de lojas de conveniência dos postos Texaco em todo o Brasil. A campanha é restrita ao PDV e tem como objetivo divulgar que toda a loja estará em promoção. O diferencial maior da campanha foi aproveitar promoções cooperadas com Bauducco e Brahma para lincar as peças com as da campanha desenvolvida para StarMart, criando com isso uma unidade visual dentro da loja. O display da Brahma, por exemplo, foi desenvolvido milimetricamente para que não houvesse nenhum problema com o encaixe na "boca" da tulipa, de modo que ela e sua base pudessem ser fixadas à pilha de produtos sem qualquer risco de acidente.
A criação foi assinada por Tina Leitão e Rogério Cavalcanti, com aprovação de Harrison Baptista, Vinícius Costa e Mônica Duarte.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
29/12, sexta-feira: Mônica Maligo (Redator da McCann Erickson), Edenilson Colares (Auxiliar de Mídia da Agência3), Guilherme Carneiro de Holanda;
30/12, sábado: Flávio Vargens (Diretor de Criação da Óbvio), Rodolpho Jannotti (Diretor de Criação da Speroni), Eugênio Carmo (Diretor de Home Webbing da Casa da Criação);
01/01, segunda-feira: Luciana Brilhante (Dir.Comercial de Operações da D'Accord), Wilson V.Gomes (Diretor de RTVC da Publinews), Selma Villar (Gerente de Contas da Fischer América Rio);
02/01, terça-feira: Paulo Brandão, Ângela Dutra Cardoso (Gerente de Mídia da Publicis.Norton), Alexandre Muricy (Executivo de Contas Júnior da Staff);
03/01, quarta-feira: Isabela Velloso (Executiva de Contas da V&S);
04/01, quinta-feira: Ana Tancredo (Diretora de Operações da Eco), Luis Loffler (Diretor de Contas da V&S), Yasmin Xavier (Secretária da Giovanni FCB);
* SEPARAÇÃO - A agência carioca 100% começa o próximo ano 50% menor. O sócio e diretor de atendimento Pedro Nonato está se desligando da sociedade, partindo para novos negócios na área de publicidade do Rio em 2001. A 100% continua tendo Gustavo Bastos na direção de criação, além da participação da JVA, de Juan Vicente, como acionista.
* FELIZ SÉCULO 21 - Estamos terminando mais um ano aqui. E dessa vez virando junto o século e o milênio. Para entrar no Ano 24 da Janela, o que é uma tremenda responsabilidade nossa e ainda maior irresponsabilidade de vocês, leitores. Mas como eu não consigo ficar quieto, a gente vai em frente. Em nome da nossa equipe, só posso desejar a vocês, que mesmo nesta sexta-feira véspera de final de ano, ainda conseguiram abrir o Monitor para ler a Janela, um grande ano na odisséia de 2001 e 2 e tempo afora. Nos veremos de novo sexta-feira que vem.