Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
PetroBrax, um case de comunicação desastrosa
Ainda que a Petrobras consiga voltar atrás na suspensão da mudança de seu nome para
PetroBrax, conforme divulgado esta quinta-feira, não há como questionar que os danos
para o projeto foram graves a ponto de exigir na comunicação até mais verba do que a
empresa estava imaginando. Justificada ou não a mudança, o fato é que a Petrobras está
pagando por ter feito o que nenhum cliente deve fazer: tocou todo o projeto por conta
própria, sem qualquer planejamento de comunicação.
Pelo que a Janela levantou, o sigilo foi tal que nenhuma de suas agências de publicidade
-- Contemporânea, DPZ e Propeg -- ou mesmo qualquer empresa de marketing promocional
soube do que estava acontecendo ou foi acionada com antecedência para opinar sobre como
conduzir tecnicamente o processo, preparando a opinião pública. Convenhamos que só com
muita ingenuidade alguém poderia imaginar que tirar o "bras" da Petrobras não
geraria repercussão contrária dos políticos, ativistas e toda uma geração de
brasileiros que tantas vezes já gritaram que "o petróleo é nosso".
Por enquanto, nenhuma das três agências chegou a planejar ou criar qualquer material
publicitário para promover a mudança, além do comunicado de página inteira publicado
esta semana na imprensa de todo o país. Todo o processo começaria em janeiro. Como o
briefing agora teve que mudar, que a Petrobras aprenda e comece direito do zero.
Thompson-Rio confirma a conquista da Bavária
A J. Walter Thompson Rio será a agência de publicidade responsável pela conta da
cerveja Bavária. Em clima de festa, Sérgio Silveira, vice-presidente da JWT-Rio, e
Álvaro Novaes, presidente nacional da JWT, anunciaram na última sexta-feira a notícia
para seus funcionários, junto com a diretoria da Molson Inc., proprietária da marca.
Durante a festa, seis meninas com roupas estilo country distribuíram garrafas long neck
de Bavária para os convidados. A agência carioca já começa a preparar a primeira
campanha do novo cliente.
Ano encerra com agências cariocas trocando equipes
A partir da próxima semana, deixa de funcionar o escritório da Cult na Praia de
Botafogo, com seu diretor-presidente Arnaldo Cardoso Pires assumindo de corpo e alma a
gerência geral do escritório da FischerAmérica-Rio. Somente esta sexta-feira, Pires
terá confirmado todos os nomes dos profissionais que serão aproveitados na transição.
Até agora, já está oficializado que em 2001 o redator Fábio Seidl -- até então
diretor de criação da Cult -- começa a trabalhar na Fischer como supervisor de
criação e César Ferreira como gerente de mídia.
Enquanto isso e também no aguardo de definir quem será seu diretor de
criação , a Fischer-Rio contrata outros nomes: o diretor de arte José Christão,
que havia deixado a área de merchandising e design da Doctor, assume na próxima
terça-feira o comando deste departamento na agência, que sabe que ainda terá muito mais
gente para contratar: confirmaram a saída da Fischer-Rio o redator Alexandre Motta e a
diretora de arte Alessandra Sadock, que começam 2001 na criação da Propeg-Rio.
|
Losango e Leonardo formam dupla em campanha da V&S
O cantor romântico-sertanejo Leonardo é o mais novo garoto propaganda da empresa de
financiamentos Losango. O contrato entre eles prevê que, por um ano, o cantor faça parte
de todas as campanhas promocionais da empresa, participando de filmes publicitários,
outdoors e materiais de ponto de venda criados pela agência V&S.
Para Leonel Andrade, diretor executivo Comercial e de Marketing da Losango, "a
escolha de Leonardo como garoto propaganda se deve ao seu grande poder de penetração
junto ao público alvo da empresa". Hoje a Losango conta com uma base de 12 milhões
de clientes e 2.500 funcionários espalhados entre a matriz, situada no Rio de Janeiro, e
suas 79 filiais.
Artplan entrega 2 mil brinquedos ao BarraShopping
A agência Artplan participou ativamente da campanha "Um Milhão de Amigos"
que criou para o Natal do BarraShopping, propondo que a população doasse brinquedos para
as crianças carentes. A própria agência doou 2 mil dos 61.159 brinquedos arrecadados,
que foram distribuídos para crianças internadas em 308 instituições carentes e
hospitais públicos no Rio e municípios próximos.
Com o tema inspirado na canção "Eu Quero Apenas" de Roberto e Erasmo Carlos, a
campanha convidou os consumidores a depositar presentes em gigantescas árvores instaladas
no shopping. De 27 de novembro a 23 de dezembro, período da campanha, houve entrega
semanal dos brinquedos nas entidades, sempre com a presença do Papai Noel.
Giovanni leva disputa da Disney
A Giovanni FCB, que já vinha assinando diversos lançamentos da Disney no Brasil como
responsável por parte da conta, foi a agência vencedora da concorrência pela conta
integral da distribuidora no país. O resultado foi definido no final da última semana,
ficando decidido também que a agência atenderá o cliente através de seu escritório de
São Paulo.
A concorrência chegou a pegar a Giovanni de surpresa. Foi ela que sugeriu ao cliente a
concentração da sua verba em uma única agência, imaginando receber todo o bolo
automaticamente. A Disney, porém, ao aceitar a sugestão, decidiu ouvir outras propostas
e a Giovanni teve que suar para não ficar no prejuízo.
XL cria para Texaco campanha de Natal
Foi desenvolvida pela XL Comunicação a campanha de Natal da StarMart, rede de lojas
de conveniência dos postos Texaco em todo o Brasil. A campanha é restrita ao PDV e tem
como objetivo divulgar que toda a loja estará em promoção. O diferencial maior da
campanha foi aproveitar promoções cooperadas com Bauducco e Brahma para lincar as peças
com as da campanha desenvolvida para StarMart, criando com isso uma unidade visual dentro
da loja. O display da Brahma, por exemplo, foi desenvolvido milimetricamente para que não
houvesse nenhum problema com o encaixe na "boca" da tulipa, de modo que ela e
sua base pudessem ser fixadas à pilha de produtos sem qualquer risco de acidente.
A criação foi assinada por Tina Leitão e Rogério Cavalcanti, com aprovação de
Harrison Baptista, Vinícius Costa e Mônica Duarte.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários
do mercado:
29/12, sexta-feira: Mônica Maligo (Redator da McCann Erickson), Edenilson
Colares (Auxiliar de Mídia da Agência3), Guilherme Carneiro de Holanda;
30/12, sábado: Flávio Vargens (Diretor de Criação da Óbvio), Rodolpho
Jannotti (Diretor de Criação da Speroni), Eugênio Carmo (Diretor de Home Webbing
da Casa da Criação);
01/01, segunda-feira: Luciana Brilhante (Dir.Comercial de Operações
da D'Accord), Wilson V.Gomes (Diretor de RTVC da Publinews), Selma Villar
(Gerente de Contas da Fischer América Rio);
02/01, terça-feira: Paulo Brandão, Ângela Dutra Cardoso (Gerente de
Mídia da Publicis.Norton), Alexandre Muricy (Executivo de Contas Júnior da
Staff);
03/01, quarta-feira: Isabela Velloso (Executiva de Contas da V&S);
04/01, quinta-feira: Ana Tancredo (Diretora de Operações da Eco), Luis
Loffler (Diretor de Contas da V&S), Yasmin Xavier (Secretária da Giovanni
FCB);
* SEPARAÇÃO - A agência carioca 100% começa o próximo ano
50% menor. O sócio e diretor de atendimento Pedro Nonato está se desligando
da sociedade, partindo para novos negócios na área de publicidade do Rio em
2001. A 100% continua tendo Gustavo Bastos na direção de criação, além da
participação da JVA, de Juan Vicente, como acionista.
* FELIZ SÉCULO 21 - Estamos terminando mais um ano aqui. E dessa vez
virando junto o século e o milênio. Para entrar no Ano 24 da Janela, o que
é uma tremenda responsabilidade nossa e ainda maior irresponsabilidade de
vocês, leitores. Mas como eu não consigo ficar quieto, a gente vai em frente.
Em nome da nossa equipe, só posso desejar a vocês, que mesmo nesta sexta-feira
véspera de final de ano, ainda conseguiram abrir o Monitor para ler a Janela,
um grande ano na odisséia de 2001 e 2 e tempo afora. Nos veremos de novo sexta-feira
que vem.
|