Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Thompson pode levar conta da Bavaria para escritório do Rio
Até o fechamento desta coluna, era comentário corrente no mercado que a Thompson
estaria vencendo a concorr6encia da conta da cerveja Bavaria, comprada pela cervejaria
canadense Molson e atendida pela DM9DDB nos tempos de Ambev. A disputa envolveu também as
agências DPZ, Salles D'Arcy, Talent e W/Brasil.
Para fortalecer o boato, vazou a informação de que Álvaro Novaes, presidente nacional
da agência, teria sido convocado de urgência ontem à tarde para comparecer à sede da
Molson, aqui no Rio.
Se levar a conta, a Thompson-Rio não será pega despreparada. A agência anunciou
que no início de 2001 estará de casa nova, funcionando no 10º andar do Atlantic
Business Center, o mais novo edifício da cidade dentro do conceito de "prédio
inteligente". A JWT-Rio conta atualmente com uma carteira de oito clientes
de grande e médio portes e um quadro de pessoal com 55 funcionários.
Fortuna aumenta faturamento do Grupo Ronson, de Paulo Rolf
O Grupo Ronson Comunicação, presidido por Paulo Rolf Feil, incorporou a Fortuna
Comunicação e Marketing, do publicitário Toni Lourenço (ex-Thompson, Premium, SGB,
Urbana, entre outras) e que passa a ser o responsável pela nova divisão de varejo da
empresa. A incorporação traz para a Ronson 14 novos clientes ativos, entre os quais
Marapendi Veículos (maior revenda Ford do Rio de Janeiro) e Imesa/Ford Niterói,
Estação Volkswagen (grupo composto por sete das maiores revendas VW do Rio), Scala e
Autobom, além da Brilhauto, uma das maiores revendas Fiat do Rio.
A Ronson reporta um crescimento de 20% no ano 2000. Apesar de não revelar os
números absolutos, Paulo Rolf garante que com isso a agência se posiciona como
o quarto maior faturamento das agências cariocas. O Grupo Ronson começará 2001
operando com 50 funcionários.
Empresas de eletricidade preparam campanha institucional
Aconteceu esta quinta-feira, no Rio, a passagem de briefing da concorrência do
ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico, a organização que congrega mais de 60
empresas (principalmente as privatizadas) responsáveis atualmente no país pelo
fornecimento de energia elétrica. O objetivo é uma campanha institucional nacional a ser
lançada em 2001, antevendo a já anunciada abertura do setor, cuja imagem está bastante
desgastada com os sucessivos apagões das últimas semanas..
Foram convidadas a participar as agências Contemporânea, DPZ, FischerAmérica-Rio,
JVA, Propeg e V&S.
ABMN elege paulista Zagari para presidente
O diretor de comercialização do SBT em São Paulo, Walter Zagari, foi aprovado na
tarde de ontem como o próximo presidente da Associação Brasileira de Marketing e
Negócios-ABMN, em reunião de diretoria que contou com a presença, além do presidente
atual, Fernando Portella, dos diretores Felice Foglietti, Reginaldo Dória, Ronaldo Conde,
Paulo Fraga, Thomaz Naves e Jomar Pereira da Silva. A decisão não foi unânime. Jomar
fez questão de registrar sua posição contrária à ida para São Paulo do controle da
diretoria da entidade -- nascida há 30 anos no Rio de Janeiro --, alegando que isto
significará uma importante perda de poder político para o mercado carioca
A aprovação do nome de Zagari pela diretoria significa na prática sua confirmação na
presidência da entidade, já que os estatutos da ABMN não prevêem abertura de
candidaturas nem o voto dos associados.
|
Abap aprova contratação de Faveco como presidente
Valdir Siqueira, presidente em exercício da Abap, já deu início ao processo de
efetivação de Flávio "Faveco" Corrêa como o primeiro presidente contratado
da entidade, já que a alteração dos estatutos e o nome do profissional foram aprovados
por unanimidade na reunião da Abap Brasil que aconteceu na última sexta-feira em Foz do
Iguaçu. Valdir explicou que a noticiada recusa do capítulo da Abap-Bahia em aprovar as
mudanças deveu-se apenas a uma falta de um esclarecimento mais detalhado do processo, o
que pôde acontecer durante o encontro de Foz.
A contratação de Faveco, a se iniciar em janeiro de 2001, valerá até o próximo mês
de abril, quando uma nova diretoria for escolhida para a Abap Brasil. Como a presença de
um presidente contratado não é compulsória, caberá aos novos diretores eleitos
definirem se -- e com quem -- manterão a função.
Estratégica conquista Nationwide e cria campanha com Bussunda
A agência Estratégica, que está completando 10 anos e tem sede no Rio e escritório
em São Paulo, é a responsável pela primeira campanha no Brasil da empresa de seguros e
previdência privada Nationwide Marítima, com veiculação nacional em 29 praças, entre
as quais os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de janeiro e Rio Grande do Sul.
Com direção de criação de Amândio Aleixo e Ana Paula Rodrigues e aprovação, no
cliente, de Marcelo Finotti e Jorge Ferreira, a campanha contou coma participação da
atriz Maria Paula e do humorista Bussunda, interpretando aposentados brasileiros. A
"esposa" Maria Paula está indignada ao ver o marido, aposentado, em situações
delicadas, como trabalhando vendendo cartões e na fila do benefício do INSS. Para
ilustrar o "quadro", ela enquadra o marido Bussunda com uma moldura velha.
Depois de dar a dica para o plano de previdência da Nationwide Marítima, as situações
mudam para Bussunda dirigindo um carrão e na piscina, com o quadro sendo substituído
pelo Frame da Nationwide.
A Estratégica está prevendo seu faturamento para 2001 em R$ 12 milhões, através
de clientes como PUC-Rio, Rede Manaus de Pneus, Breda Transportes e Turismo,
Ematur e Bretagne Concessionária Peugeot.
Rio comemora com tema dos 500 anos os melhores do Marketing
Promocional
O mercado promocional carioca se reuniu no último dia 13 de dezembro no Teatro da
Lagoa do Méli Mélo para comemorar a entrega dos diplomas aos premiados do 6º Prêmio
Promoção Rio de Janeiro, promovido pela Abracomp.
Com a presença maciça dos homenageados, a festa foi marcada por inúmeros momentos de
grande emoção, e nem mesmo os problemas de áudio causados pelos equipamentos da empresa
Luminance conseguiram abalar a beleza da cenografia criada por Guilherme Xavier em cima do
tema dos 500 anos proposto pela agência Rio Ka e os detalhes de decoração e figurinos
criados pela Dinâmica Promoções.
O ponto alto do evento foi, sem dúvida, o discurso de Roberto Medina, presidente da
Artplan, eleito o Empresário de Marketing Promocional do Ano, lembrando a importância
dos compromissos sociais que estão sendo assumidos pelas inúmeras empresas que se
associaram ao projeto do Rock in Rio III, entendendo que cada vez mais, nos novos tempos,
a responsabilidade do marketing transcende os meros resultados de vendas de uma empresa.
A seguir, o registro de alguns momentos da festa do 6º Prêmio Promoção Rio, em fotos
de Murillo Tinoco:
|
|
Roberto Medina recebe seu diploma de
Empresário de Marketing Promocional do Ano das mãos de Liana Barcelos, do marketing da
Embratel e jurada do concurso. |
Mauro Multedo, diretor de marketing do Ponto Frio,
comemora com o jornalista Paulo Macedo a conquista do título de Cliente de Promoção do
Ano para a empresa. |
|
|
Kika Leitão, presidente da
Ampro-Associação de Marketing Promocional, discursa durante a entrega do prêmio de
Profissional do Ano a Marcia Ballariny, da Planning. |
Marcos Silveira, diretor da Doctor,
fala em nome da agência, consagrada como Empresa de Marketing Promocional do Ano no Rio
de Janeiro. |
|
|
Caio Valli, presidente da ABP e
vice-presidente da Artplan, agradece os prêmios conquistados por sua agência,
acompanhado da equipe e dos clientes. |
O ator Cyrano Rosalém, caracterizado de navegante
português para participar da entrega, foi cercado pelas índias que faziam o receptivo.
Mas não teve medo. |
|
|
Marcio Ehrlich e Caio Valli |
Os organizadores da festa: Priscila Franco e Marcio Ehrlich |
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários
do mercado:
22/12, sexta-feira: Júlio Hungria (Editor da Blue Bus), Ricardo Waddington, Jaime
Lozober (Diretor da Dínamo Design), Riccardo d'Aquino (Supervisor de Contas da
Contemporânea), Christian Bernard (Diretor de Arte da Millenn), José Carlos Gonçalves
(Diretor de Criação da Comunicação e Arte);
23/12, sábado: Antônio Jorge Pinheiro (Diretor da Rebouças), Matheus Pizão
(Redator da J.Walter Thompson);
24/12, domingo: Ricardo Ladvocat (Vice-Presidente da Salles DArcy), Márcio
Ortman (Diretor de Atendimento da Carioca), Lúcia Martins (Diretora de Mídia da Zapt);
25/12, segunda-feira: Cláudio Pereira (Diretor Geral da Intervideo), Johnny Soares
(Redator Senior da Millenn);
26/12, terça-feira: Maria Luisa Paranaguá (Dir.Presidente de Atendimento da
Móbile);
27/12, quarta-feira: Flávio Mello (Diretor de Operações da Logomark), Francisco
Borghoff, Fred Coutinho (Redator da DPZ), Théo Pilar Drummond (Diretor de Planejamento da
Agência3);
28/12, quinta-feira: Alexandre Delconde (Dir.de Criação e Operações da Eco),
Eduardo Barbato (Diretor de Criação da W/9+d), Enio Castro (Premium, diretor de
criação). Edgard Figueira (Atendimento da Salles DArcy);
* FESTA TROPICAL - O fim de semana promete ser agitado no Club Med de Angra, no
Rio. Três agências de publicidade cariocas -- sem saberem uma das outros -- marcaram
para sábado no clube a sua comemoração de fim-de-ano: FischerAmérica-Rio,
Publicis.Norton e V&S. Será proibido levar portfólio.
* AD HOC LEVA JOSÉ LUIZ - André Pedroso, diretor de criação da Ad Hoc Young
& Rubicam, acaba de fechar a contratação do seu ex-dupla na Fischer América-Rio, o
premiado diretor de arte José Luis Vaz (Profissional do Ano do Colunistas-Rio 1998), para
engrossar a sua equipe.
* GENTE NOVA - A Ronson Comunicação acaba de contratar Flávia Esteves (
ex-Metrô Rio) para o cargo de Assistente de Contas. Flávia irá trabalhar diretamente
com Márcio Borges, Diretor de Planejamento.
* NEUZA NA ALAP - Neuza Silveira, ex-diretora da sucursal da Editora Referência no
Rio foi nomeada representante da Alap-Associação Latino-americana de Agências de
Publicidade no Rio de Janeiro. Caberá a ela promover nesta cidade o 13º Festival Mundial
de Publicidade de Gramado, que acontecerá de 13 a 15 de junho de 2001.
* CONTROLE - O Grupo Talent, presidido pelo publicitário Júlio Ribeiro, é o novo
controlador acionário da agência paulista Lage'Magy, fundada por Magy Imoberdorf e Rony
Lage em 1969. A agência, que tem clientes como Tok & Stock, Vila Romana e Yakult,
continuará atuando de forma independente, com um faturamento previsto para 2001 de R$ 45
milhões. Fazem parte do Grupo Talent, além da agência mãe Talent, as agências QG e
Triade-comm.
* MARKETING RELIGIOSO - Entrou no ar quarta-feira a nova iniciativa do
publicitário Jonas Suassuna para sua empresa Gol Records: o site As Religiões, sediado
no portal Globo.com e editado pelo astrólogo e estudioso Waldemar Falcão. Uma
interessante fonte de conhecimento sobre as diversas religiões professadas através do
mundo, o site também mantém links para os produtos comercializados pela Gol Records,
como os CDs da Bíblia narrada por Cid Moreira.
* INSTITUCIONAL - A DPZ foi a vencedora da concorrência pela conta de assuntos
corporativos da Souza Cruz, que estava na gaúcha SLM Standard. Participaram da disputa
também a CaliaAssumpção, LVBA Ink, Ogilvy e a própria SLM Standard.
|