Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/DEZ/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sendas oficializa a entrega de toda a sua conta para a V&S

O Grupo Sendas oficializou somente ontem (quinta-feira) à tarde a entrega das contas de suas bandeiras Sendas, Bon Marché e CasaShow para a agência carioca V&S, depois de uma disputa de dois meses com as agências Giovanni FCB (a responsável pelo cliente nos últimos 16 anos), J.Walter Thompson e Standard Ogilvy. Segundo Carlos Alberto Carmo, diretor da agência, a empresa convocou uma reunião com a V&S para o início da tarde para questionar se a agência teria interesse em aceitar a conta inteira, já que a Giovanni FCB distribuiu à imprensa comunicado assinado pelo presidente do escritório Rio, Adilson Xavier, abrindo mão de atender apenas as bandeiras Bon Marché e CasaShow, conforme pretendido pela diretoria do Grupo Sendas.
A mudança no resultado da concorrência, diz Carlos Alberto, vai alterar bastente os planos iniciais de reestruturação da V&S para o recebimento da conta, já que, por solicitação da diretoria de marketing do Grupo, Alexandre Fontes, a agência deverá manter uma equipe para atender a bandeira Sendas diferente da equipe que cuidará de Bon Marché e CasaShow. A agência vai definir somente a partir de hoje, sexta-feira, a quantidade de profissionais que deverá contratar para cuidar, junto com outros profissionais que serão realocados internamente, da verba estimada em R$ 35 milhões que o Grupo Sendas acaba de fazer aportar em seus escritórios.
DONA DA BOLA - Não há como não considerar despropositada a atitude da Giovanni de comunicar ao cliente -- através da imprensa -- que estava abrindo mão da parte que lhe caberia na disputa. Afinal, se estava disposta apenas a levar a conta inteira, para que aceitou entrar na concorrência? Para uma agência que nasceu merecendo o respeito do mercado pelo comportamento humano e despojado do seu fundador Paulo Giovanni, é triste ver a Giovanni mais uma vez se comportar como quem só aceita elogios e vitórias, e sair do jogo criticando o juiz por tomar um gol do adversário.

Diretor do Festival de Cannes tira representação da Promocine

O diretor geral do Festival de Cannes, Roger Hatchuel, reuniu a imprensa brasileira esta terça-feira, em São Paulo, para comunicar que estará anunciando nos próximos dias um novo representante para o festival no Brasil, descredenciando totalmente a Promocine das suas relações com o evento.
Sem revelar seus candidatos, Hatchuel deixou nos jornalistas a expectativa de que as chances estão entre a Editora Abril e os jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, já que eles são alguns dos poucos veículos a se adequar às exigências da organização: estão sediados em São Paulo, têm abrangência nacional, não estão ligados a nenhum prêmio de publicidade internacional e não mantém veículos especializados em publicidade. E também não têm ligação com a Rede Globo, que Hatchuel explicitamente disse estar fora do espectro desejado, já que, por outro lado, é grande demais para o Festival. Esta quinta-feira, porém, ao saber da notícia, o jornal Valor — que tem no O Globo um de seus sócios — conseguiu uma aproximação com Hatchuel, se oferecendo para assumir o cargo.
Durante a coletiva, Roger Hatchuel deixou por diversas vezes o diretor da Promocine, Luis Antônio Ribeiro Pinto — sentado ao seu lado na mesa —, em posição extremamente desconfortável. "Desde junho já havia pedido mais de uma vez ao Sr.Pinto que comunicasse à imprensa que ele estaria deixando de receber as inscrições do festival. Como ele não o fez, fui obrigado a fazer eu mesmo", relatou Hatchuel aos jornalistas. O diretor do Festival de Cannes também declarou que a organização do evento jamais autorizou Pinto a cobrar um adicional nos custos das inscrições ou a vincular a distribuição de quartos nos hotéis às inscrições das agências. "Nós não permitimos isso, e por esta razão o Brasil passará a se inscrever em Cannes da mesma forma que o resto do mundo: diretamente conosco", reafirmou Hatchuel.
Mantendo seu estilo absolutamente destemido, Hatchuel também criticou a imprensa brasileira, "a única que ainda chama o Festival de Cannes de ‘Festival da Sawa’", uma expressão errônea já que a entidade se afastou do concurso há 14 anos, quando ele adquiriu os direitos de organizá-lo comercialmente.
DM9 SEM JURADO – Outro nome atingido pela primeira prestação de contas aberta que o diretor geral de Cannes teve com a imprensa brasileira foi o diretor de criação da DM9, Ehr Ray. Apesar de elogiar a veemência e a capacidade de persuasão do profissional, Roger Hatchuel, informou que o criativo não fará parte do júri do concurso deste ano. Disse Hatchuel que Ray o procurou tentando convencê-lo a escolhê-lo para o júri, já que seu nome havia sido incluído numa lista de possíveis jurados publicada pela imprensa especializada.
Entre os argumentos apontados por Ehr Ray estaria a promessa de a DM9 se inscrever maciçamente no festival, inclusive com os trabalhos de 1999, que não foram julgados este ano, já que a agência não participou da premiação. De acordo com o diretor do Festival de Cannes, este mesmo argumento serviu para eliminar as chances de Ehr Ray. "A presença de um jurado nestas circunstâncias poderia gerar desconfianças sobre a isenção do júri", declarou Hatchuel, que informou já ter comunicado à DM9 e à DDB a sua decisão. Ele disse não saber se ainda assim a DM9 pretende manter sua intenção de enviar para Cannes 2001 os trabalhos dos seus dois últimos anos.

Souza Cruz quer compensar com campanha
institucional o fim da publicidade de cigarros

A Câmara Federal aprovou o projeto — que já havia sido submetido ao Senado —proibindo definitivamente a publicidade de cigarros em todas as mídias, inclusive a Internet.
A proibição passa a valer a partir de o Presidente Fernando Henrique sancionar a lei, o que deve acontecer em no máximo 15 dias. O única refresco que as cigarreiras brasileiras terão será o prazo de dois anos (janeiro de 2003) para deixar também o patrocínio de eventos culturais e esportivos no Brasil e no exterior
LICITAÇÃO – No meio do processo de proibição da propaganda dos seus produtos, a Souza Cruz decidiu reativar a sua conta institucional, que vinha sendo atendida pela agência gaúcha SLM Standard. A empresa abriu concorrência pela conta, com a participação, além da própria SLM Standard, de outras agências que se relacionavam com seus produtos, como DM9DDB, DPZ e Standard Ogilvy.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
16/12, sábado: Adolfo Rosenthal (Diretor da Up Rio), Valter Gonçalves Peixoto (Assistente de Produção da Dinâmica Promoções), Luciana Vasconi (Diretora de Atendimento da Agência3);
17/12, domingo: Márcia Braga (Diretora de Operações da KMB-Key Marketing Brasil), Alessandra Cordeiro (Assistente de Atendimento da Giovanni,FCB);
18/12, segunda-feira: Carlos Santos Paes (Diretor de RTVC da McCann Erickson), Nádia Rebouças (Diretora de Planejamento da Rebouças);
19/12, terça-feira: Álvaro Magalhães, Carlos Negreiros, Denise Vieira da Conceição (Coordenadora de Mídia da Elan Garden);
20/12, quarta-feira: Marcos Silveira (Diretor de Criação da Doctor), Pedro Buarque (Diretor da Conspiração);
21/12, quinta-feira: Fernand Hurel (Diretor de Arte da 100%), Fernando Campos (Redator da Giovanni,FCB), Ricardo Guinsburg, Rodrigo Amado (Diretor de Planejamento da Script);
* CONQUISTAS - A agência Comunicação Carioca está somando R$ 1,5 milhão na sua previsão de faturamento de 2001 com a conquista de três novas contas de concessionárias de automóveis no Rio: Rio Japan (Honda), a Galeão Veículos e o Consórcio Nacional Susuki.
* CARA NOVA - Em 2001, a Radio Atividade estará inaugurando novas instalações no Rio. A produtora de áudio, aliás, informa que o músico Ricardo Silveira é o mais novo integrante do seu time.
* ZIRALDO DESBUNDA – O cartunista Ziraldo desistiu de manter o nome "Bundas" para sua revista, que nos últimos anos caiu dos 170 mil exemplares iniciais para uma tiragem de 20 mil exemplares, além de continuar com muita dificuldade de ganhar apoio de empresas anunciantes. Segundo informações do mercado, a revista deixa de cuidar só da sátira política para se dedicar aos costumes.
* LIDERANÇA NACIONAL – Conforme antecipado pela Janela, o diretor financeiro da Contemporânea, José Antônio Calazans foi eleito presidente da Fenapro-Federação Nacional das Agências de Propaganda, para os próximos dois anos, assumindo o cargo a partir de 11 de janeiro próximo. O presidente anterior da entidade era o presidente da paranaense Master, Antônio Freitas
* ENTRA E SAI NO RIO - A Casa da Criação trouxe para a sua equipe, Eduardo Candeias como diretor de mídia e Marcelo Pradal como diretor de contas. /// Enquanto isso, o premiado diretor de arte José Christão deixa a Doctor Propaganda para buscar outros caminhos profissionais.
* PROMOÇÃO RIO – Por falta de espaço, estamos deixando para a próxima semana o registro da festa de entrega do 6º Prêmio Promoção Rio, que aconteceu esta última quarta-feira no Teatro da Lagoa.
* DEU BODE – O banqueiro Antônio José "Bode" Carneiro, ex-diretor do banco Multiplic, adquiriu esta semana 31% das ações do Grupo Total, a holding que controla a agência FischerAmerica, entre outras empresas que prevêem um faturamento para 2001 de R$ 600 milhões. Ainda dentro da mesma mudança de Contrato Social, entraram como novos sócios do grupo os publicitários Cláudio Venâncio e Antônio Fadiga. E sai Caio Ortiz, diretor da Upgrade, que pode se tornar uma empresa independente do grupo.
* DUDU RETORNA - Depois de 8 meses na direção de criação da AgênciaClick, o diretor de arte Eduardo "Dudu" Martins volta à F/Nazca para fazer parceria com Fábio Fernandes, presidente da agência.
* MEDINA DEIXA FLORIPA – O publicitário Roberto Medina vendeu para Ricardo Bornhausen e Fernanda Bornhausen Sá sua participação de 30% na agência de Florianópolis Artplan Prime, uma das maiores daquele mercado. Com isso, a agência passa a se assinar Prime DBS.
* ENTRE DOTCOMS - Cláudio Bartholo (ex-Abril e Camelot) deixou na última semana a direção de publicidade do portal Ig Finance para ser o novo diretor comercial do IBest. Outro profissional de veículo a anunciar sua mudança de pouso é Ênio Vergeiro, que deixa a Camelot no final do ano.