Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Young Rio vira Ad Hoc e tira diretores da Fischer América-Rio
De uma só tacada, o grupo Young & Rubicam tirou da Fischer-Rio três dos seus
principais diretores para abrir a agência Ad Hoc, que substituirá o escritório carioca
da Y&R. Vieram para cuidar da nova agência que faz parte de uma rede
internacional criada pelo grupo Young -- Paula Lagrotta, como responsável pelo
atendimento e planejamento, André Pedroso, como o responsável pela criação, e Flávio
Cordeiro, para cuidar de novos negócios, mídia e administração.
Segundo o presidente do grupo Young, Waltely Longo, o diferencial da Ad Hoc (que em latim
quer dizer "sob medida") é o que ele chama de "convergência de
negócios", ou seja, reunir sob o comando de um grupo com filosofia uniforme,
técnicas como publicidade, comunicação em ponto de venda e comunicação interativa
para um grupo restrito de clientes, uma operação que ele considera especialmente
adequada ao formato do mercado carioca, onde a Young vinha atendendo basicamente a poucos
clientes, entre os quais a Telefônica Celular e a Bradesco Seguros.
Longo explicou que a Ad Hoc reunirá em uma só agência o que o grupo exerce, para outros
clientes, através da própria agência Young & Rubicam, da Energia -- que é voltada
para varejo e "brand experience" -- e da nova empresa que está sendo aberta
pela Young no Brasil, a Y&R 2.1, para desenvolvimento de atividades de interatividade
on-line e off-line.
Com a mudança na estrutura da Young-Rio, seu diretor geral, Sérgio Silva, se desliga da
operação mas, de acordo com Waltely, continua no grupo Y&R, em função que ainda
será definida. Ele ainda adianta que os principais executivos da Young-Rio serão
mantidos, mas os novos diretores da agência terão autonomia para novas contratações,
de acordo com a filosofia que a Ad Hoc pretende implantar como novo modelo para a
publicidade carioca.
Fischer
No escritório da Fischer América no Rio de Janeiro, a saída dos três diretores
não poderia ter acontecido em momento mais delicado, já que coincidiu com a entrada dos
novos sócios Arnaldo Cardoso Pires que assume a presidência -- e Anthony Talbot
-- respondendo pela área administrativa e financeira. Para dar suporte ao período de
transição, inclusive, Marcelo Gorodicht, fundador do escritório da Fischer no Rio e que
estava exercendo funções de abrangência nacional na agência, decidiu passar as
próximas semanas de volta ao Rio. Até a próxima semana, Gorodicht pretende anunciar as
novas contratações que a agência fará para os cargos chave que ficaram a descoberto.
Sílvio Matos deixa Giovanni para dirigir Newcomm
A Newcomm Bates, agência comandada por Roberto Justus, já havia convocado a imprensa
para uma coletiva a quarta-feira desta semana para apresentar sua nova estrutura
societária e organizacional quando vazou que a novidade é a entrada de Sílvio Matos na
presidência da agência. Sílvio havia sido contratado há menos de seis meses para ser o
diretor de criação e CEO da Giovanni FCB em São Paulo, mas o profissional já havia
deixado transparecer, em conversas no mercado, que estava profundamente insatisfeito com o
mau aproveitamento do seu trabalho dentro da agência e com as dificuldades de
relacionamento com Adilson Xavier, o vice-presidente nacional de criação da Giovanni
FCB.
Na Giovanni, o cargo de CEO por enquanto fica vago, passando o comando da criação
paulista para Valdir Bianchi, que já estava na agência. Os comentários em São Paulo,
porém, são de que Matos pretenderia levar Bianchi para a sua equipe.
|
Juan Vicente compra 100% como segunda agência
O diretor da agência carioca JVA, Juan Vicente, está se tornando sócio no Rio
da agência 100% (dirigida por Pedro Nonato e Gustavo Bastos), com quem mantinha
acordo operacional. O objetivo do empresário é ter dois perfis de agências para
oferecer aos clientes. A 100% ficará como opção de butique criativa, enquanto
a JVA poderá manter seu perfil de agência de varejo.
Festa do Prêmio Promoção Rio será dia 13 no Méli Mélo
A Abracomp confirmou para a próxima quarta-feira, no Teatro da Lagoa do Méli Mélo, a
festa de entrega dos prêmios aos vencedores do 6º Prêmio Promoção Rio, exatamente no
dia seguinte à entrega, em São Paulo, dos diplomas do Prêmio Promoção Brasil.
Tendo como presidente do júri Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje) e como jurados Andréa
Cúrcio (L'Oréal), Liana Barcelos (Embratel), Marcello Queiroz (Propaganda &
Marketing - São Paulo), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Paulo Macedo (Propaganda
& marketing - Rio), o 6º Promoção Rio concedeu o título de Empresa de Marketing
Promocional Do Ano para a Doctor, ficando o título de Empresa De Design Do Ano para a
Animus. O Empresário De Marketing Promocional Do Ano a receber homenagem será Roberto
Medina (Artplan) e a Profissional De Marketing Promocional Do Ano, Marcia Ballariny
(Planning). O Cliente De Promoção Do Ano foi o Ponto Frio.
As adesões para a festa do Prêmio Promoção Rio estão abertas na Dinâmica Promoções,
com Priscila Franco, pelo telefone (21) 537-8180.
Blindagem MBB na Propeg Rio
A Propeg Rio conquistou a conta da Messerschmitt Bölkom Blohm Security Cars
(MBB), blindadora de carros de passeio e utilitários. Os primeiros anúncios
de revista simulam uma placa de ferro e parafusos próprios para blindagem, com
textos como "Blindagem: ou você faz ou desce" e "Quem vai convencer
você a blindar seu carro não está do lado de fora. Está do lado de dentro".
A criação foi do diretor de arte André Havt com o redator Francisco "Chiquinho"
Lucchini. A aprovação, no cliente, foi de Eduardo Cerqueira.
Ícone vai aos Estados Unidos planejar Disney on Ice 2001
A agência carioca Ícone, que está em novo endereço (no Downtown, Av. das Américas,500
- bloco 6 - cj 208 - Tel.: 3084-3171) foi convidada para participar do planejamento
de campanha da Disney on Ice para o ano de 2001. Vai ser um evento na cidade
de St. Paul, Minessota, com a presença de todas as agências filiadas a Disney
em todo mundo.
Michelin entrega para Tyocoi conta dos pneus BF Goodrich
A agência Tyocoi, do Rio, que já havia vencido a concorrência, contra 4 outras
agências, para cuidar da comunicação dos pneus BFGoodrich, líder no segmento
4X4 do Brasil, foi confirmada na conta esta semana pela Michelin, responsável
pela comercialização da marca. A Tyocoi também está comemorando a conquista
da conta publicitária da Gastal, concessionária de veículos Chrysler, Dodge
e Jeep no Rio.
UIP deixa a V&S e retorna a conta para a Contemporânea
A Contemporânea é a nova agência de propaganda da UIP - United International
Pictures no Brasil, a distribuidoras de filmes controlada meio-a-meio pela Universal
Studios e Paramount Pictures. Há 3 anos a conta havia sido perdida por alinhamento
da UIP com a rede Young & Rubicam, relacionamento rompido há alguns meses.
A verba anual, variável em função do número e da importância dos lançamentos
cinematográficos, deverá girar em torno de 8 a 10 milhões de reais.
Ronson e Rebouças se juntam por campanha do Metrô e Supervia
Para criar a campanha de lançamento do bilhete integrado do Metrô-Rio com a
Supervia (concessionária dos trens no Rio), a Ronson Comunicação e a Rebouças
Associados -- respectivas agências daquelas empresas -- acabaram trabalhando
em conjunto no planejamento, criação e na mídia. A campanha prevê três outdoors,
um anúncio de jornal, folheto, galhardetes e um jingle, com mensagens como "Segurança,
rapidez e praticidade? Embarque nessa".
Warner investe em filmes brasileiros da Conspiração
A Conspiração Filmes, que hoje se divide entre a produção de comerciais e de longa
metragens, anunciou uma parceria com a Warner Bros. para a produção e distribuição de
4 filmes brasileiros entre 2000 e 2002: "Bufo & Spallanzani" (dirigido por
Flávio R. Tambellini), "O Homem do Ano" (de José Henrique Fonseca),
"Redentor" (de Cláudio Torres) e "Casseta & Planeta - O Filme"
(de Lula Buarque de Hollanda). A Warner Bros. investirá R$ 6 milhões na produção dos
filmes, além dos recursos que serão investidos no marketing e lançamento destes filmes,
garantindo a distribuição e marketing dos filmes no Brasil, além de adquirir uma
opção de compra dos direitos internacionais dos mesmos.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários
do mercado:
08/12, sexta-feira: Adilson Xavier (Diretor Nacional de Criação da Giovanni,FCB);
09/12, sábado: Carlos Gonçalves, Jorge Falsfein (Diretor de Arte da Artplan),
Noel de Simone Jr. (Diretor de Planejamento da Casa da Criação), Juarez Precioso
(Diretor de Comerciais da CaradeCão);
10/12, domingo: Marco Antônio Pomarico, Mônica Gonçalves, Ana Maria Branco
(Mídia da Comunicação e Arte);
11/12, segunda-feira: Carlos Henrique Equi (Diretor de Planejamento da Staff),
Flávia Cerqueira (Atendimento da DPZ);
12/12, terça-feira: Miguel Rio Branco, Vilson Magno (Diretor da Set Tv Cine);
13/12, quarta-feira: Cláudia Barcellos;
14/12, quinta-feira: Edir Batista (Diretor de Grupo de Contas da Giovanni,FCB),
Rosana Braem (Diretora de Arte da Tv Globo - Div.propaganda);
* NOVAS NA INPRESS - A In Press, assessoria de comunicação afiliada à
multinacional Porter Novelli, acaba de conquistar 4 novas contas. Já responsável por
toda a comunicação da Brahma e seus produtos, a In Press passa a cuidar também da marca
Antarctica - cerveja e refrigerantes. A Gessy Lever também escolheu a In Press para
cuidar da comunicação de sua linha de sabão em pó - Omo, Minerva, Brilhante e Ala no
Brasil, Argentina e Chile. As outras contas são o creme dental Close Up, incluindo
também a criação de eventos para a marca, e a KSR, distribuidora de papel do grupo
Votorantim.
* PRÊMIOS INTERNACIONAIS - Os jurados que representarão o Brasil no Clio
Awards do ano que vem serão, nas categorias filme e rádio, Crisitiane Maradei
da Loducca Publicidade, e para press e pôster, Adilson Xavier da FCB do Rio
de Janeiro. A 42ª edição do Festival Clio Awards será realizado dos dias 22
a 25 de maio do ano que vem em Miami Beach , USA. Enquanto isso, no Cresta Awards,
Adriana Cury, vice presidente de criação da Colucci , foi formalizada como membro
permanente do Grande Júri Internacional, que já contou com nomes como Washington
Olivetto, durante dois anos, e Nizan Guanaes, durante quatro anos.
|