Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Abap-Brasil aprova mudança de estatutos com apoio do
Rio
Até o fechamento desta coluna, chegava a 63% a favor a contagem de votos da
assembléia da Abap-Brasil que prevê a mudança dos estatutos da entidade para permitir a
contratação de um profissional para representar a entidade em tempo integral o
que sempre foi impossível para os donos de agências que vinham comandando a
associação. O processo mobilizou os empresários de publicidade de todo o país nas
últimas semanas. No Rio de Janeiro, o presidente em exercício da Abap-Brasil, Valdir
Siqueira, conseguiu convencer os empresários cariocas do setor da importância da
mudança que, lembra Siqueira, já havia sido apresentada durante o último Ebap-Encontro
Brasileiro de Agências de Publicidade, no Rio. Em reunião ocorrida na última
quarta-feira, ficou combinado que os associados à Abap-Rio votariam, no dia seguinte, a
favor da mudança no estatuto da entidade nacional para permitir a contratação.
A aprovação da proposta, porém, explicou Valdir Siqueira, não significará a
contratação automática de Flávio "Faveco" Corrêa como este presidente, já
que este nome vem encontrando restrições de alguns empresários do setor. Após a
aprovação da mudança, a Abap-Brasil fará uma nova assembléia -- dia 15 de dezembro,
em Foz do Iguaçu -- para analisar a indicação de Faveco junto com outros nomes que
serão propostos durante este período. Pelo novo sistema, a Abap-Brasil terá dois
presidentes: um eleito pelos publicitários associados, para as funções representativas,
e outro contratado, para as funções executivas.
Além disso, Valdir Siqueira lembrou que em abril haverá novas eleições para a Abap em
todo o país, quando será feita uma avaliação do trabalho do presidente que tiver sido
contratado, podendo haver mudança no caso de a análise não ser satisfatória.
De acordo com o presidente da Abap-Rio, Arnaldo Cardoso Pires, a associação carioca se
reunirá novamente antes do dia 15 de dezembro para avaliar os nomes indicados à
presidência executiva da Abap-Brasil.
Presidência da ABMN pode ir para São Paulo
No momento em que completa 30 anos desde que surgiu no Rio de Janeiro, a
ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios pode ver o seu comando mudar para
São Paulo. Essa é a proposta do atual presidente da entidade, Fernando Portella, que
convocou sua diretoria para apresentar como seu candidato à sucessão o nome do
superintendente comercial do SBT, Walter Zagari, que fica sediado em São Paulo. O SBT,
inclusive, já teve uma forte aproximação com a ABMN nas últimas semanas, como
patrocinador da recente festa de entrega dos Destaques de Marketing da entidade, no Hotel
Intercontinental, do Rio.
Segundo informações chegadas à Janela, lideranças do mercado carioca inclusive
entre os atuais diretores da ABMN não receberam bem a proposta de o Rio de Janeiro
abrir mão do comando da associação e pretendem levar outros nomes para a apreciação
de Fernando Portella antes da reunião da diretoria, que acontecerá dia 18 de dezembro
próximo.
|
ABP reconta pontos do Festival e premia nova
Produtora do Ano
Não foi só nos Estados Unidos que a contagem de votos deu problema este mês de
novembro. No Brasil também. A confiança nos dados fornecidos pelas agências inscritas
no Festival da ABP traiu a entidade. Com o nome da produtora Zero Filmes digitado em
algumas inscrições como "0 Filmes", o computador da Associação Brasileira de
Propaganda deixou de considerar para ela os prêmios suficientes para destacá-la como a
Produtora do Ano da área de Filmes. Resultado: na festa, quem acabou recebendo o troféu
foi a produtora O2, que havia somado 82 pontos.
Com o protesto da Zero, a ABP fez a recontagem e descobriu que a Zero havia somado 114
pontos. Agora, diz Carlos Areias, diretor executivo da ABP, um novo troféu de Produtora
do Ano está sendo confeccionado para entregar à Zero. Quanto ao troféu entregue à O2,
ele ficará com a produtora. "Nós entregamos durante a festa, não tem sentido
tirar", explicou Areias.
Sendas define concorrência até a próxima
semana
Com a apresentação, hoje, da Giovanni,FCB para a diretoria da Sendas, termina a
primeira fase da concorrência que a rede de varejo lançou no mercado para a escolha da
agência de publicidade que cuidará da sua conta nos próximos anos. De acordo com
informações colhidas no mercado, estão participando da disputa, além da Giovanni FCB
atual responsável pelo cliente as agências Standard Ogilvy, J.Walter
Thompson e V&S.
A promessa da Sendas para as agências é que até a próxima semana já haverá uma
decisão sobre a vencedora.
Bahiense se associa a agência de São Paulo
O publicitário Roberto Bahiense é o novo sócio da agência paulista Octopus, 22ª do
ranking nacional segundo a Meio & Mensagem Bahiense, um capixaba formado em Minas mas
radicado no Rio de Janeiro há cerca de 20 anos -- já foi diretor das agências Denison,
Publicittá e Esquire --, está agora dividindo seu tempo entre a Octopus e a agência com
seu próprio nome que mantém no mercado carioca.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários
do mercado:
02/12, sábado: Luiz Alberto Marinho (Diretor de Marketing da Commaps/CEI);
03/12, domingo: Eduardo Moncalvo (Diretor de Atendimento da Staff), Marco Antônio
Vieira Souto, Marcelo Hallais (Diretor de Mídias Interativas da V7);
04/12, segunda-feira: Cláudia Rabello;
05/12, terça-feira: Guilherme Juliani (Diretor de Grupo de Contas da
Giovanni,FCB);
06/12, quarta-feira: Edson Perrota (Diretor Comercial da Rádio Tupi), Ney
Cantinho;
07/12, quinta-feira: Maurício Magalhães, Leila Monteiro (Supervisora/de Beers da
J.Walter Thompson), Cristiana Mota (Atendimento da Agência3), Jáci Bonoto (Coordenadora
de Mídia da Casa da Criação);
|