Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 01/DEZ/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abap-Brasil aprova mudança de estatutos com apoio do Rio

Até o fechamento desta coluna, chegava a 63% a favor a contagem de votos da assembléia da Abap-Brasil que prevê a mudança dos estatutos da entidade para permitir a contratação de um profissional para representar a entidade em tempo integral — o que sempre foi impossível para os donos de agências que vinham comandando a associação. O processo mobilizou os empresários de publicidade de todo o país nas últimas semanas. No Rio de Janeiro, o presidente em exercício da Abap-Brasil, Valdir Siqueira, conseguiu convencer os empresários cariocas do setor da importância da mudança que, lembra Siqueira, já havia sido apresentada durante o último Ebap-Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade, no Rio. Em reunião ocorrida na última quarta-feira, ficou combinado que os associados à Abap-Rio votariam, no dia seguinte, a favor da mudança no estatuto da entidade nacional para permitir a contratação.
A aprovação da proposta, porém, explicou Valdir Siqueira, não significará a contratação automática de Flávio "Faveco" Corrêa como este presidente, já que este nome vem encontrando restrições de alguns empresários do setor. Após a aprovação da mudança, a Abap-Brasil fará uma nova assembléia -- dia 15 de dezembro, em Foz do Iguaçu -- para analisar a indicação de Faveco junto com outros nomes que serão propostos durante este período. Pelo novo sistema, a Abap-Brasil terá dois presidentes: um eleito pelos publicitários associados, para as funções representativas, e outro contratado, para as funções executivas.
Além disso, Valdir Siqueira lembrou que em abril haverá novas eleições para a Abap em todo o país, quando será feita uma avaliação do trabalho do presidente que tiver sido contratado, podendo haver mudança no caso de a análise não ser satisfatória.
De acordo com o presidente da Abap-Rio, Arnaldo Cardoso Pires, a associação carioca se reunirá novamente antes do dia 15 de dezembro para avaliar os nomes indicados à presidência executiva da Abap-Brasil.

Presidência da ABMN pode ir para São Paulo

No momento em que completa 30 anos desde que surgiu no Rio de Janeiro, a ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios pode ver o seu comando mudar para São Paulo. Essa é a proposta do atual presidente da entidade, Fernando Portella, que convocou sua diretoria para apresentar como seu candidato à sucessão o nome do superintendente comercial do SBT, Walter Zagari, que fica sediado em São Paulo. O SBT, inclusive, já teve uma forte aproximação com a ABMN nas últimas semanas, como patrocinador da recente festa de entrega dos Destaques de Marketing da entidade, no Hotel Intercontinental, do Rio.
Segundo informações chegadas à Janela, lideranças do mercado carioca — inclusive entre os atuais diretores da ABMN — não receberam bem a proposta de o Rio de Janeiro abrir mão do comando da associação e pretendem levar outros nomes para a apreciação de Fernando Portella antes da reunião da diretoria, que acontecerá dia 18 de dezembro próximo.

ABP reconta pontos do Festival e premia nova Produtora do Ano

Não foi só nos Estados Unidos que a contagem de votos deu problema este mês de novembro. No Brasil também. A confiança nos dados fornecidos pelas agências inscritas no Festival da ABP traiu a entidade. Com o nome da produtora Zero Filmes digitado em algumas inscrições como "0 Filmes", o computador da Associação Brasileira de Propaganda deixou de considerar para ela os prêmios suficientes para destacá-la como a Produtora do Ano da área de Filmes. Resultado: na festa, quem acabou recebendo o troféu foi a produtora O2, que havia somado 82 pontos.
Com o protesto da Zero, a ABP fez a recontagem e descobriu que a Zero havia somado 114 pontos. Agora, diz Carlos Areias, diretor executivo da ABP, um novo troféu de Produtora do Ano está sendo confeccionado para entregar à Zero. Quanto ao troféu entregue à O2, ele ficará com a produtora. "Nós entregamos durante a festa, não tem sentido tirar", explicou Areias.

Sendas define concorrência até a próxima semana

Com a apresentação, hoje, da Giovanni,FCB para a diretoria da Sendas, termina a primeira fase da concorrência que a rede de varejo lançou no mercado para a escolha da agência de publicidade que cuidará da sua conta nos próximos anos. De acordo com informações colhidas no mercado, estão participando da disputa, além da Giovanni FCB – atual responsável pelo cliente – as agências Standard Ogilvy, J.Walter Thompson e V&S.
A promessa da Sendas para as agências é que até a próxima semana já haverá uma decisão sobre a vencedora.

Bahiense se associa a agência de São Paulo

O publicitário Roberto Bahiense é o novo sócio da agência paulista Octopus, 22ª do ranking nacional segundo a Meio & Mensagem Bahiense, um capixaba formado em Minas mas radicado no Rio de Janeiro há cerca de 20 anos -- já foi diretor das agências Denison, Publicittá e Esquire --, está agora dividindo seu tempo entre a Octopus e a agência com seu próprio nome que mantém no mercado carioca.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
02/12, sábado: Luiz Alberto Marinho (Diretor de Marketing da Commaps/CEI);
03/12, domingo: Eduardo Moncalvo (Diretor de Atendimento da Staff), Marco Antônio Vieira Souto, Marcelo Hallais (Diretor de Mídias Interativas da V7);
04/12, segunda-feira: Cláudia Rabello;
05/12, terça-feira: Guilherme Juliani (Diretor de Grupo de Contas da Giovanni,FCB);
06/12, quarta-feira: Edson Perrota (Diretor Comercial da Rádio Tupi), Ney Cantinho;
07/12, quinta-feira: Maurício Magalhães, Leila Monteiro (Supervisora/de Beers da J.Walter Thompson), Cristiana Mota (Atendimento da Agência3), Jáci Bonoto (Coordenadora de Mídia da Casa da Criação);