Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Fischer-Rio oficializa fusão com a Cult
e tira da Doctor o sócio Anthony Talbot
Depois de muitos desmentidos, finalmente foi oficializada a
fusão anunciada pelo site Blue Bus em agosto último entre a Fischer América
e a Cult, que inicialmente envolvia também a agência Doctor mas acabou evoluindo
para a absorção apenas do sócio Anthony Talbot desta agência.
Pelo novo acordo, Arnaldo Cardoso Pires, até então presidente da Cult, assume
a direção geral da FischerAmerica Rio (que mantém seu nome), trazendo as contas
da prefeitura de Niterói, parte do Governo do Rio, Infraero e Casa Shopping.
Talbot (ex-Provarejo, Y&R e Contemporânea) torna-se diretor de operações
e finanças, mas não deve levar com ele as contas da Doctor. Com a mudança,
deixam de comandar a operação da agência os publicitários Flávio Cordeiro
que volta a ser diretor de mídia e negócios estratégicos e Gláucio
Binder que volta a dirigir o atendimento de Ponto Frio. Todos eles,
aliás, juntamente com os diretores de criação André Pedroso e Manoel Zanzotti,
formarão um comitê estratégico para a agência.
Na segunda quinzena de janeiro, a Fischer América Cult deixa seu escritório
no Centro do Rio para novas instalações em um andar inteiro da Praia do Flamengo,
154, curiosamente o mesmo prédio para onde Anthony Talbot levou a Young &
Rubicam-Rio quando saiu da Provarejo para abrir esta agência.
Silveira garante que Doctor resiste
O diretor da agência Doctor, Marcos Silveira, que está perdendo
seu sócio Anthony Talbot para a Fischer-Rio, garantiu para a Janela que o
final das negociações com a Fischer foi sentido como um alívio para a equipe
da agência: "há meses estavam todos na insegurança quanto ao futuro.
Agora, recebi o apoio da minha equipe para resistir com o projeto da Doctor,
que eu mesmo criei e estou retomando como único sócio", disse.
Silveira ainda não definiu como substituirá as funções de Talbot na área de
operações. Uma das alternativas é trazer um novo profissional como contratado. Outra é
voltar a conversar com as agências que haviam se aproximado da Doctor nos últimos meses
e foram afastadas por conta do processo que vinha ocorrendo com a Fischer América.
"Acho que a Doctor, com sua forte imagem de agência criativa no mercado poderia ser
uma excelente solução para uma agência que esteja atualmente muito focada no
atendimento", sugeriu Silveira.
CULT - Na agência Cult, os funcionários ainda não foram informados se serão
dispensados por conta da fusão com a Fischer América ou se algum deles será aproveitado
nesta agência.
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Almap/BBDO foi a mais premiada no 22º Festival Publicitário
da ABP
Com uma festa no Sofitel Rio Palace, a ABP-Associação Brasileira
de Propaganda entregou ontem à noite os prêmios do seu 22º Festival de Publicidade.
A Agência do Ano do Festival foi a Almap/BBDO, que somou 488 pontos em todas
as áreas do concurso, cabendo à agência curitibana Master o prêmio de Agência
Regional. Somando as premiações de filmes e inclusões de trabalhos no shortlist,
a produtora O2 conquistou 88 pontos e foi classificada como Produtora do Ano.
Na área de áudio, a vencedora foi a MCR, que somou 180 pontos.
A 22ª versão do Festival Internacional de Publicidade da ABP teve mais de 4 mil
trabalhos inscritos por cerca de 20 países latino-americanos, o que coloca o concurso
entre os maiores da comunicação mundial. Foram 4 júris com 73 profissionais do Brasil,
México, Argentina, Paraguai, Chile, Portugal e Espanha analisando as categorias
"Filme", "Imprensa", "Rádio" e "Mídia Exterior",
para conceder os seguintes Grandes Prêmios:
RÁDIO: Campanha "Peças originais", da Almap/BBDO (SP) para a Volkswagen.
MÍDIA EXTERIOR: Campanha "Emoção ao vivo", da Master (PR) para a Calvin
Entretenimentos (Festival de Teatro).
IMPRENSA: Campanha "Selos", da Salles D'Arcy (RJ) para os Correios.
FILMES: Comercial "Pelé", da F/Nazca S&S (SP) para Zip.Net.
A F/Nazca foi a agência mais premiada na área de Filmes do Festival da ABP, com 5 Ouros;
3 pratas e 4 Bronzes, seguida pela AlmapBBDO, com 4 Ouros, 6 pratas e 3 Bronzes e pela
Giovanni,FCB, com 2 Ouros, 1 prata e 2 Bronzes.
Abap decide seu futuro em assembléia nacional dia
30
A Associação Brasileira de Agências de Propaganda abre votação
no próximo dia 30 de novembro para definir se continua elegendo seu presidente
nacional entre empresários voluntários do setor ou se passa a remunerar seu
presidente licenciado, Flávio Corrêa, o "Faveco", como profissional
contratado para o cargo.
A votação acontecerá em São Paulo, mas no Rio de Janeiro, o capítulo carioca da Abap
abrirá sua sede durante todo o dia 30 para receber os votos dos associados que estiverem
quites com a entidade. De acordo com informações do órgão, não está prevista nenhuma
assembléia para os associados cariocas debaterem o tema.
Carillo, Pastore fecha acordo com Casa da Criação no Rio
A Carillo, Pastore Euro RSCG, uma das agências paulistas que
mais tem crescido no mercado brasileiro, acaba de fechar um acordo operacional
com a agência carioca Casa da Criação, dos publicitários Marcos Calvi e Noel
de Simone Júnior, para o atendimento da conta da rede de supermercados Pão
de Açúcar no Rio de Janeiro.
A Carillo, Pastore, criada pelos publicitários Cláudio Carillo e Dalton Pastore, também
atende no Rio a conta da Embratel, que, no entanto, continuará sendo integralmente
cuidada pela estrutura da agência em São Paulo.
Conta dos Correios deixa Salles e DM9DDB
A Fischer América e a Giacometti são as novas agências dos
Correios do Brasil, substituindo a Salles D'Arcy e a DM9DDB, cujos contratos
venceram. A Ogilvy foi a única das agências que já atendiam o órgão que continuou
na conta, estimada este próximo ano entre R$ 48 milhões (o oficial do Edital)
e R$ 60 milhões (números do mercado).
A Salles deixa a conta com um enorme histórico de premiações, como um Leão de Ouro
para a campanha "Selos", que também já havia ganho o Colunistas Brasil, o
Festival de Londres e agora o da ABP (ver nota acima).
Rede ótica une mercado carioca ao de São Paulo
A Gráfica Pancrom, sediada em São Paulo, está iniciando as
operações no Rio de Janeiro, gerenciada por Osmar Smangorzevskit, trazendo
uma inovação de ser a primeira gráfica no Brasil a contar com uma rede exclusiva
de fibra óptica para transmitir informações em tempo real. Denominada Pancromline,
a tecnologia permite que as informações cheguem ao Parque Gráfico de São Paulo
a uma velocidade mínima de acesso de 2 megabytes por segundo. Isso permite
a uma agência de publicidade, por exemplo, enviar um anúncio para ser veiculado
em São Paulo horas antes do fechamento da edição de um jornal ou revista.
Com a nova unidade, a empresa pretende faturar no Rio de Janeiro cerca de R$ 10 milhões
no primeiro ano, o equivalente a 25% do faturamento de São Paulo. Para utilizar o
sistema, as agências devem instalar um terminal de conexão via fibra óptica com a
Pancrom ou ir até a Torre do Rio Sul, na unidade da Pancrom do Rio, e enviar via sistema
computer-to-plate (CTP) ou filmless, uma tecnologia que elimina a necessidade do uso de
filmes (fotolitos) para a produção de páginas impressas.
GM faz feirão duplo no Rio
A Salles D'Arcy, responsável pela conta de marketing regional
da General Motors no Rio de Janeiro, organiza, neste final de semana, a "1ª
venda Dose Dupla Chevrolet", um feirão de veículos que estará acontecendo,
simultaneamente, em dois locais no Rio de Janeiro: na Barra e em Duque de
Caxias, com o envolvimento de 22 concessionárias. A comunicação do feirão
será composta do filme "Dose Dupla", que entrou no ar esta quinta
feira, 24, e três anúncios nos principais jornais cariocas.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar
os próximos aniversários do mercado:
24/11, sexta-feira: Fábio Garcia (Redator da ID&A);
25/11, sábado: Luís Cláudio Salvestroni (Diretor de Arte da V&S);
26/11, domingo: George Ellis, Gustavo "JJ" Soares (Redator da Salles
DArcy);
27/11, segunda-feira: Cláudio Carvalho, Benedito Cantanhede (Supervisor de Contas
da V&S), Tony Ishaq (Diretor de Arte da Carioca);
28/11, terça-feira: Nélson Sirotsky, Sérgio Martins (Supervisor de Contas da
DPZ), Fernanda Marino (Diretora de Conta da Contemporânea);
29/11, quarta-feira: Marcelo F.Mendonça (Diretor de Arte da Elan Garden), Michelle
Paganotti (Diretora de Arte), José Luis Cafarena (Diretor Administrativo da Pubblicare),
Paola Rocha (Supervisora de Contas da Giovanni,FCB);
30/11, quinta-feira: Isabella Torquato (Diretora de Arte da Giovanni,FCB);
* AGÊNCIA 3 SE APRESENTA - As agências cariocas Speroni, Ferrari e Genesis, que
se uniram para formar a Agência3 Comunicação, estarão apresentando formalmente a nova
estrutura ao mercado no próximo dia 27, com um coquetel na boate By Marius, com a
presença de toda a equipe de diretores e funcionários.
* HOMEM NA COZINHA - A Propeg Rio promove café da manhã esta sexta-feira, 24,
para apresentar a clientes e jornalistas a segunda edição de seu projeto de estudos do
mercado brasileiro "Fala Brasil". O tema desta edição é "Lugar de Homem
é na Cozinha", que, segundo a sua organizadora, Ana Lucia Miranda, da Nominal
Assessoria Empresarial, procurou obter respostas para as mudanças de papéis sociais e
familiares ocorridas na última década em relação à divisão de todo o trabalho
doméstico.
* WORKSHOP PARA NET - A produtora carioca Twister, responsável pelos efeitos
especiais dos filmes "Villa Lobos- Uma vida de paixão" e do inédito
"Amores Possíveis", está oferecendo workshop virtuais em níveis básico e
avançado. O primeiro é de Adobe After Effect 4.0, um software de composições gráficas
utilizado pela produtora, que apresentará as técnicas utilizadas pela equipe da Twister
em alguns de seus trabalhos. Os cursos estão disponíveis na página da 3Donline,
parceira da Twister no projeto. Para fazer a inscrição, o internauta tem que acessar a
página www.3donline.com.br e clicar no ícone workshop.
* EMBRULHO - O primeiro trabalho da W/Brasil para a rede francesa Fnac, que se
instalou em São Paulo, tem início amanhã. A loja, na Rua Pedroso de Morais, vai ser
embrulhada para este Natal, se transformando numa caixa de presentes, com laço de fita
vermelho e o cartão anexo: "Fnac, o natal bem pensado". Segundo a agência, o
artista plástico Christo, famoso por ter embrulhado diversos monumentos, foi quem
inspirou a idéia, mas o formato da loja, praticamente uma caixa, possibilitou o projeto.
Serão 1200 m2 de embrulho, e o material utilizado será um "rafter" uma
lona resistente e nylon acoplado. A execução acaba só na terça.
* BRITISH CLIENT - A escola de idiomas Cultura Inglesa entregou sua conta de
publicidade, antes atendida pela DPZ, para a Lew, Lara Propaganda. O novo cliente ficará
sob a responsabilidade da diretora Vera Sousa, que faz parte do grupo do diretor de
Atendimento Flávio Nara.
* CARTÃO CARAS Foi da agência paulista Art Company, de Elza Tsumori e
Ricardo Megliano, a organização da festa de lançamento do cartão Caras Unibanco
Mastercard, na última quarta-feira, na Marina da Glória.
* DESIGN - O escritório Indústria Nacional Design, formado pelos publicitários
Fernando Cassinelli, Anna Luiza Padua e Bruno Bertani (todos ex-McCann Erickson) está
fazendo a nova programação visual das vitrines L'Oréal e criando um book/manual com
essa programação para o Brasil inteiro. Além disso, está desenvolvendo um biombo que
será utilizado nessas vitrines.
* CADE APROVA CENP Com a aprovação do Acordo de Auto-Regulamentação
Publicitária, o CENP começa agora oficialmente a sua luta para tentar convencer os
veículos e anunciantes a aceitar as novas Normas-Padrão do mercado brasileiro. Por ela,
apenas as agências de publicidade que possuírem o Certificado de Qualificação Técnica
receberão o "desconto de agência" dos veículos de comunicação. O CENP ainda
não explicou é como vai fazer para os veículos deixarem de dar desconto para
anunciantes diretos.
* MEDALHA - O filme "Embaixadinha", produzido pela CaradeCão em parceria
com a Central Globo de Produções, ganhou prata na categoria de melhor filme de serviços
comunitários da Conferência PROMAX & BDA da América Latina 2000, que aconteceu nos
dias 13 e 14 de novembro, em Miami. O filme estrelado por Ronaldinho e sua família faz
parte da campanha de amamentação criada pela Central Globo de Comunicação.
* REVEILLON DE TREM - A Ronson está finalizando a campanha que o Metrô Rio
lançará para a venda de bilhetes antecipada para o reveillon. A campanha será veiculada
a partir do dia 03 de dezembro em jornais, rádios e nas estações do Metrô e terá como
slogan "Se você não comprar o bilhete agora, nem fazendo promessa para
Iemanjá" . Serão postos a venda 55.500 bilhetes com hora marcada para o dia 31 de
dezembro.
* MARKETING PÓ-DE-ARROZ- A NewSports, empresa de marketing esportivo do Grupo
NewcommBates, dirigida pelos sócios Luis Lobão e Roberto Justus, e a Companhia
Brasileira de Entretenimento (CBE), do empresário Ricardo Amaral, oficializaram, na
última terça, dia 14, parceria com o Fluminense Football Club. Com isso, foi criada uma
nova empresa, a FluLicFluminense Licenciamentos, presidida pelo empresário Paulo
Marcondes Ferraz, que terá exclusividade na exploração de todas as oportunidades
comerciais relacionadas a marca Fluminense. O contrato será de três anos, com a
possibilidade de renovação para 15 anos.
* RUBINHO NA TELA - É da diretora Lucia Novaes, da Mr.Magoo, o comercial
em que o piloto Rubinho Barichello serve de garoto propaganda da NET, numa
produção também da Magoo. A criação foi da V&S.
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