Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Sawa garante que Brasil terá jurado em Filmes e Imprensa
O diretor geral do Festival de Cannes, Roger Hatchuel, enviou
esta semana fax à imprensa e às agências brasileiras informando que o Brasil
terá, como nos últimos anos, 3 jurados a ser distribuídos nos júris de Filmes
e Press & Poster. Hatchuel pretendeu, com isso, responder a indagações
que outros jornalistas brasileiros lhe fizeram diretamente na última semana
a partir da matéria publicada aqui na Janela alertando que estava entre os
estudos da Sawa colocar apenas um representante do nosso país no júri de Press
& Poster e um da Argentina no de Filmes.
No fax, porém, sem as informações corretas pelo que os jornalistas lhe passaram,
Hatchuel se refere à notícia como "rumores infundados baseados em informações
não checadas".
Como a matéria foi publicada pela Janela e como prestação de contas a vocês, leitores,
que sabem que sempre procuro garantir a veracidade das informações aqui publicadas,
imediatamente assim que recebi o fax enviei e-mail a Roger Hatchuel, com cópia para todos
os coleguinhas da imprensa especializada, rebatendo o comentário feito por ele.
No e-mail, deixei claro que aquela informação tanto foi checada que me foi passada
pessoal e oficialmente por Luis Antônio Ribeiro Pinto, diretor da Promocine, que na mesma
ocasião reafirmou para mim sua autoridade como representante do Festival de Cannes,
responsável entre outras coisas pela indicação dos nomes dos
profissionais brasileiros capazes de integrar os júris do Festival.
Esta não é a primeira polêmica que surge, desde junho último, colocando em cheque
declarações da Sawa contra declarações da imprensa e de Luis Antônio Ribeiro Pinto.
Por esta razão, fiz questão de pedir formalmente no e-mail que, para o benefício de
todos no Brasil, inclusive o de Ribeiro Pinto, o chairman da Sawa esclareça oficialmente
qual a verdadeira situação e a verdadeira autoridade do diretor da Promocine em
relação à Sawa no Brasil. Afinal, ele está ou não autorizado a dar informações à
imprensa brasileira sobre o Festival de Cannes? E em que extensão? E se não estiver
autorizado, há quem fale sobre a Sawa no Brasil?
Espero que na próxima semana a Sawa tenha respondido o e-mail, para que a Janela possa
informar a seus leitores.
Grupo francês compra 100% da Marplan no Brasil
Foi assinada esta quinta-feira, em São Paulo, uma carta de
intenções através da qual o grupo francês Ipsos estará adquirindo 100% do capital da
Marplan, uma das maiores companhias de pesquisa do Brasil, fundada em 1958.
O Grupo Ipsos, fundado em 1975, já atua no Brasil com a Ipsos-Novaction (em pesquisa de
mercado) e Ipsos-ASI (em pesquisa publicitária) e está adquirindo a Marplan para poder
ofertar também serviços em pesquisa de mercado e de mídia. Recentemente, o Grupo havia
adquirido a Search Marketing (Chile) e a Mora y Araujo (Argentina).
A Marplan conta hoje com 102 profissionais trabalhando tanto em sua sede paulista quanto
na filial carioca. Com uma previsão de faturamento acima dos US$ 6 milhões para o ano
2000, o instituto ocupa o sexto lugar no ranking brasileiro das empresas de pesquisa de
mercado. Segundo previsões anunciadas pela Ipsos, o faturamento do grupo na América
Latina, em 2001, deve exceder US$ 50 milhões.
DiretaCom leva disputa do Botafogo Praia Shopping
A DiretaCom acaba de vencer a concorrência da conta disputada com
a Contemporânea, Óbvio, Eco Marketing, Arte & Mídia e Norton Publicis.
A primeira campanha começa a ser veiculada ainda este mês.
A agência, que começou no final de 1998, pertence às publicitárias Elizabeth Rocha,
diretora de arte e Socorro Machado, redatora, ainda como dupla de criação.
Carioca conquista revenda Mitsubishi
A Comunicação Carioca é a nova agência da concessionária Yen, a maior da
montadora Mitsubishi no Rio de Janeiro. Segundo Sérgio de Paula, presidente da Carioca, a
conta havia sido conquistada por ele quando ainda era diretor da agência Doctor e agora
volta a tê-lo na criação.
De Paula adianta que, para o próximo ano, a verba do cliente estará em torno de R$ 1
milhão.
Americanas fazem QG aumentar equipe no Rio
A QG Comunicação, empresa do Grupo Talent, aumentou sua equipe de criação no
escritório do Rio de Janeiro com a contratação de quatro profissionais que estarão
participando do projeto das Lojas Americanas que tem como objetivo fazer este ano o maior
Natal do Brasil.
Foram contratados para a QG Rio os profissionais: Clarissa Passos (ex-Casa da Criação)
como redatora, Geórgia Ramalho (ex-Ravew Design) como diretora de arte, Hugo Novaes
(ex-Casa da Criação) como Designer e diretor de arte e Bárbara Lana como diretora de
arte Jr.
Fischer América Rio Cria para Clube Da Cultura
Começou a ser veiculada no domingo, 5 de novembro, Dia da Cultura, a campanha
criada pela Fischer América Rio para o Clube da Cultura. A partir do tema "O país
também tem fome de cultura", a campanha transmite a idéia de que o incentivo à
cultura, e consequentemente à educação, seria uma das soluções para erradicar a fome,
um dos problemas sociais mais graves do país. Em cima deste pensamento, as peças mostram
um prato de comida transformado em arte, em um quadro, em uma escultura e em um livro
raro.
A campanha é composta de 3 anúncios e 3 outdoors com criação de José Luis Vaz e
André Pedroso, que também assina a direção de criação. As fotos são de Mauro Risch,
a escultura de Stenio e a ilustração a pintura de Vitor Santos.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
10/11, sexta-feira: Arminda Mello, Gina Mesquita, Toni Jardine, Mônica Rebello
(Diretora da Salles DArcy), Rodrigo Ramalhete (Redator da Tática);
11/11, sábado: Guilherme Jahara (Diretor de Arte da F/Nazca S&S), Hugo Paz,
Júlio Castellanos (Vice Presidente da McCann Erickson), Patrícia Gonçalves (Diretora de
Planejamento da V7);
12/11, domingo: Luciana Oliveira (Coordenadora de Mídia da Ronson), Beatriz
Esteves (Executiva de Contas da Giovanni,FCB);
13/11, segunda-feira: Deirdre Gomes (Diretor de Atendimento da Metrópolis),
Leandro Liberalli (Atendimento da Senior);
14/11, terça-feira: Marcus Borges (Diretor de Operações da Multinational),
Delcino Nascimento (Diretor de Mídia da Móbile);
15/11, quarta-feira: Humberto Fernandez (Diretor de Arte da Salles DArcy),
Marcelo Mendes;
16/11, quinta-feira: Cristina Lopes (Diretora de Atendimento da Escaleno),
William Norman, João Braga (Redator da Carioca), Marcelo Coli (Redator da McCann
Erickson);
* CRIATIVOS CONTRATA - A Criativos do Brasil, agência de Fábio Santoro, acaba de
contratar o produtor gráfico e gerente operacional Moisés Passos. Moisés, que já
trabalhou na Grad-Dammann, Sales-Darcy e Propeg Comunicação, entre outras, já assumiu o
cargo.
* IVC TÉCNICO - A Associação Nacional dos Editores de Publicações Técnicas,
Dirigidas e Especializadas, Anatec, formalizou um acordo com a Fundação Vanzolini com
objetivo de auditar a tiragem das empresas filiadas à entidade. O "Acordo de
Certificação de Tiragem" foi apresentado oficialmente ao mercado na última
terça-feira na sede do Instituto de Engenharia em São Paulo.
* NISSEI - A Nissan entregou sua conta publicitária a Lowe Lintas & Partners.
A montadora japonesa se estabeleceu oficialmente no Brasil no dia primeiro de novembro e
em 2002 estará lançando no país o seu primeiro veículo nacional produzido no complexo
industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná.
* POETA - O diretor da Commente, Guto Graça, lançou na última quarta feira, na
Argumento, seu segundo livro de poesias: Poesia Carioca - O Rio, eu e vocês.
|